19 People Skills Que Você Precisa Desenvolver

O que realmente diferencia um candidato do outro durante o processo de seleção?

Seja na etapa que envolve a verificação de currículos ou na entrevista, certas qualidades estão cada vez mais ocupando o centro das atenções dos recrutadores.

Para os candidatos que desejam permanecer um passo à frente, é importante saber quais são as people skills mais procuradas no local de trabalho atual.

A pesquisa sobre o que os especialistas de RH acreditam ser as people skills mais importantes, indica que estamos nos afastando de uma mentalidade de que os colaboradores em potencial devem ter o conhecimento técnico e as qualificações acadêmicas corretas.

Embora sejam pré-requisitos inevitáveis, a ênfase mudou.

No mundo de hoje, empregadores e recrutadores perceberam que é muito mais fácil treinar certos indivíduos para desempenhar as especificidades de qualquer função.

Isso desde que eles já tenham adquirido um conjunto de determinadas aptidões difíceis de ensinar.

Esse conjunto inclui pensamento crítico, habilidades interpessoais e uma certa competência básica em algumas áreas de especialização.

Portanto, se você deseja conseguir o emprego dos seus sonhos ou se destacar na carreira que já segue, dê uma olhada nas people skills abaixo, avalie sua posição e encontre uma maneira de desenvolver ainda mais suas habilidades.

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Mas o que são people skills?

Ao contrário  das hard skills que podem ser medidas, como habilidades de programação ou conhecimento jurídico, as people skills, conhecidas também como habilidades pessoais ou soft skills, são qualidades ou traços intangíveis que aprimoram nossas interações.

Em comparação com as hard skills, people skills são tão ou mais importantes para os empregadores, embora você precise de uma  mistura de ambas.

Indivíduos com fortes people skills podem comunicar ideias com clareza e ouvir bem os outros.

Eles também demonstram uma atitude positiva no trabalho, o que é fundamental para qualquer  cultura empresarial saudável.

Os líderes das organizações procuram colaboradores com people skills desenvolvidas, porque são mais capazes de implementar melhores resultados.

Eles geralmente são mais confiáveis, cumprem prazos e concluem tarefas.

Além disso, são motivados e apaixonados pelo seu trabalho, o que contribui para o seu sucesso.

People skills que você precisa desenvolver para ter mais sucesso

Ter boas habilidades pessoais significa maximizar a interação humana eficaz e produtiva para o benefício de todos.

Portanto, quanto mais você demonstrar essas habilidades, mais rápido sua carreira avançará.

São os “diplomatas do escritório” com forte inteligência emocional que têm maior probabilidade de serem líderes corporativos mais eficazes.

Aqui estão 19 people skills e atributos que você precisa desenvolver para ter sucesso no trabalho:

Habilidades de comunicação – ouvir, falar e escrever

As habilidades de comunicação são talvez o primeiro conjunto que os empregadores em potencial notarão.

Desde o momento inicial em que você entrar em contato com eles, o empregador estará analisando a forma como você se comporta.

Seja o modo como você fala ao telefone, como fornece informações por e-mail, seu currículo e carta de apresentação ou sua maneira de agir durante a entrevista, eles estarão avaliando se você possui habilidades de comunicação refinadas.

Certifique-se de revisar qualquer forma de comunicação escrita que enviar e dedique seu tempo para ouvir o que eles perguntam, ou leia as instruções com atenção e responda com frases bem pensadas e gramaticalmente corretas.

A forma como você expressa seus pensamentos deve ser impecável, pois é assim que eles esperam que você se comunique com colegas e clientes, durante o tempo que estiver na organização.

Habilidades analíticas e de pesquisa

Por mais que você ache que uma pergunta/problema que lhe é apresentado é fácil, muito cuidado ao dar uma resposta precipitada.

Reserve um tempo para analisar a situação, pense em todos os cenários possíveis e, se for viável, peça um tempo para fazer algumas pesquisas e responder com mais informações.

Ser analítico, mas também ter fortes habilidades de pesquisa, diferencia um colaborador do outro.

Isso demonstra sua determinação, sua capacidade de avaliar diferentes cenários e seu compromisso de ter 100% de certeza, antes de dar uma resposta ao seu empregador.

Isso pode significar a diferença entre uma ideia mal pensada e algo que pode gerar um grande lucro para a empresa.

Flexibilidade/adaptabilidade

A capacidade de gerenciar várias atribuições ao mesmo tempo e ser flexível o suficiente para trabalhar em condições, gerenciamento, ambiente e regras em constante mudança, é muito apreciada.

No mundo de hoje, uma descrição de trabalho é muito fluida e pode mudar de forma a qualquer momento.

Ser capaz de se adaptar de um ambiente de trabalho para outro, ou mesmo de um tipo de trabalho para outro, é uma grande vantagem.

Demonstra o compromisso do indivíduo com a organização e influenciará sua progressão na carreira.

Habilidades interpessoais

Nenhum homem é uma ilha. Assim diz o ditado. Cada vez mais no local de trabalho, todos nós temos que interagir com outras pessoas para concluir um projeto.

Seja trabalhando em equipe ou lidando com clientes ou fornecedores, habilidades interpessoais são uma vantagem definitiva e algo que os empregadores sempre procuram.

A capacidade de construir relacionamentos com as pessoas ao seu redor em qualquer circunstância e a capacidade de inspirá-las a fazer o que precisa ser feito, é essencial.

Habilidade de tomar decisões e resolver problemas

A tomada de decisões e a resolução de problemas é outra habilidade muito procurada.

A capacidade de identificar problemas complexos e revisar as informações relacionadas a fim de desenvolver e avaliar opções e implementar soluções, pode diferenciar um colaborador do outro.

Os empregadores valorizam fortes  solucionadores de problemas, pois eles tomam decisões de forma eficaz e rápida, mantendo em grande parte suas emoções sob controle.

Eles coletam o máximo de informações que podem e permitem que a intuição, a lógica e o pensamento inovador conduzam a melhor solução.

Ser um grande colaborador e aberto às ideias e opiniões dos outros também é muito importante.

Portanto, certifique-se de destacar sua capacidade de trabalhar com outras pessoas para encontrar a melhor solução.

Capacidade de planejar, organizar e priorizar o trabalho

Por mais simples que pareça, uma pessoa que consegue mostrar que sabe planejar e organizar seu trabalho é muito valiosa.

Preste especial atenção à forma como planeja as suas tarefas e certifique-se de cumprir todos os prazos que lhe são atribuídos.

Da mesma forma, saber quais tarefas priorizar e quais deixar para depois é uma habilidade importante.

Habilidade de usar “vários chapéus”

Teoricamente, quando alguém recebe uma oferta de emprego, há uma descrição do trabalho incluída no contrato.

Na realidade, porém, não se espera que os funcionários se atenham apenas ao que está sob a descrição de seu trabalho.

Pelo contrário, espera-se que eles se envolvam em outras áreas do negócio, entendam todas as etapas e ofereçam ajuda quando necessário.

Na verdade, os empregadores procuram alguém disposto a experimentar coisas diferentes e assumir vários papéis ao mesmo tempo, lidar com diferentes projetos e indivíduos e fornecer mais de uma única contribuição por vez para a empresa.

Habilidades de liderança/gestão

A capacidade de gerenciar pessoas é muito poderosa.

Você pode não apenas inspirar as pessoas a fazerem o que é certo, mas também orientá-las ao longo do caminho e monitorar seu progresso em cada etapa.

Ser capaz de liderar um grupo e gerenciar esses indivíduos de uma forma que não impeça seu progresso é altamente desejável no local de trabalho de hoje.

Com a geração Y assumindo o controle do ambiente de trabalho e seu forte desejo de serem deixados sozinhos para fazer o que precisam fazer, é essencial ter pessoas que saibam liderar e gerenciar suas equipes, de forma a deixar espaço para todos os colaboradores mostrarem suas próprias maneiras de fazer as coisas.

Atenção aos detalhes

Mesmo que muitos pensem que o panorama geral é mais importante do que os pequenos detalhes, a atenção aos detalhes é o que fará alguém se destacar no que faz.

Prestar atenção às pequenas coisas pode poupar muitos aborrecimentos à empresa e, possivelmente, manter distância de um resultado catastrófico.

Autoconfiança

Ser autoconfiante demonstra que pode convencer aqueles para quem ou com quem trabalha que você sabe o que está fazendo.

Se você não acredita em si mesmo, em suas habilidades, não pode esperar que alguém acredite em você.

Seja confiante e garanta que todos o vejam como alguém que tem a capacidade de superar qualquer situação que surja pelo caminho.

Fala em público

Falar para uma plateia é uma habilidade muito importante de se ter, o que requer muita autoconfiança, prática e análise de seu público.

Embora seja natural para algumas pessoas, é definitivamente um atributo que pode ser adquirido e também bastante procurado pelos empregadores.

Afinal, ao atender clientes, você representa a empresa como um todo. É justo que eles prefiram contratar alguém que possa se apresentar bem, enquanto expressa os valores e produtos da empresa.

Tatibilidade

Ter tato é necessário em muitas situações, ao lidar com pessoas de modo geral.

Por mais que você acredite que está certo sobre algo, ou que pode ser mais útil para o seu colega saber exatamente o que você pensa, saiba que nem todo mundo reage da mesma forma a diferentes estilos de confronto.

É importante que as pessoas saibam como e quando lidar com vários problemas que possam surgir no ambiente de trabalho, seja com clientes, colegas ou lideranças.

Criatividade

Ser criativo pode ser benéfico para qualquer função que você possa ter no local de trabalho.

Envolve a capacidade de encontrar soluções para problemas usando criatividade, raciocínio e experiências passadas, aliadas a informações e recursos.

Utilizar formas inovadoras de melhorar fluxos e processos no local de trabalho, ou encontrar uma nova forma de realizar um projeto, pode alterar a dinâmica da empresa, poupar tempo e custos e até melhorar a qualidade dos produtos/serviços.

Integridade

Integridade e valores morais bem fundamentados devem ser altamente respeitados no ambiente de trabalho.

Mesmo que acontecimentos desagradáveis ocorram, é essencial que os colaboradores mantenham seus valores e integridade a todo custo.

Honestidade e adesão aos seus valores definitivamente compensarão a longo prazo. Afinal, uma reputação imaculada é o que o ajudará a subir na carreira.

Forte ética de trabalho

Os empregadores sempre procuram funcionários apaixonados pelo que fazem e muito comprometidos com suas atribuições.

Eles precisam ter certeza de que seus colaboradores permanecerão em um problema até que ele seja resolvido e farão o que for necessário para concluir todas as tarefas.

Chegar ao trabalho no horário, disposição para trabalhar e assumir responsabilidades são indicadores básicos do comprometimento de um indivíduo.

Esses fatores podem mostrar se um funcionário é talhado para uma função específica.

Capacidade de aceitar e aprender com a crítica

Se uma pessoa demonstra que aprecia o feedback, pode-se deduzir que ela está disposta a aprender.

Independentemente da idade e da experiência, todos estão aprendendo constantemente no local de trabalho e devem estar sempre abertos a novas informações que possam aprimorar suas competências e habilidades.

Os cargos estão em constante mudança e evolução, e colaboradores de todos os níveis devem mostrar que estão abertos a crescer e aprender, seja vivenciando novas situações, treinando, ou mesmo ouvindo e aprendendo com as críticas.

Vendas e marketing

O conhecimento dos princípios e métodos de promoção, apresentação e venda de produtos e serviços é essencial, independentemente da sua função na empresa.

A qualquer momento, você pode se deparar com uma oportunidade de promover sua empresa e seus produtos ou serviços para as pessoas que conhece.

Pode ser simplesmente promovê-los a um amigo ou conhecido, ou pode ser em um ambiente mais formal, onde você é chamado para uma reunião ou projeto.

O conhecimento de pelo menos uma estratégia básica de marketing, bem como uma variedade de técnicas de vendas e sistemas de controle de vendas, podem ser úteis.

Matemática

Mesmo que seu trabalho não tenha nada a ver com matemática, aritmética, geometria, álgebra, cálculo e estatística, o conhecimento básico dessas matérias pode se tornar necessário em algum momento.

Atualizar seus conhecimentos com frequência é uma parte essencial para manter sua vantagem competitiva no mercado de trabalho.

As estatísticas, em particular, podem ser úteis, pois muitas vezes você pode precisar produzir alguns gráficos e figuras analisando dados quantitativos.

Programação

A programação de computadores pode ser vista como uma habilidade que só precisa ser dominada pelos poucos especialistas em TI de uma organização.

No entanto, o conhecimento, mesmo em um nível básico de programação de computador, pode ser útil se você estiver tentando desenvolver um novo programa que, espera, possa ajudar seu departamento na maneira como processa as informações.

Imagine, por exemplo, que você trabalha no departamento de RH da empresa e deseja criar um sistema que monitore e avalie o desempenho e os salários de todos os funcionários.

Saber até mesmo programação básica de computador pode ajudá-lo a perceber o que é possível e como você pode começar este projeto, colocando-o em uma posição melhor para colaborar com o departamento de TI da empresa, a fim de produzir um sistema mais avançado que atenda as suas necessidades.

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