Análises SWOT é uma ferramenta incrivelmente simples, porém poderosa, para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de negócios, independentemente do tamanho da sua empresa.
A sigla SWOT significa:
- Strengths – Forças
- Weaknesses – Fraquezas
- Opportunities – Oportunidades
- Threats – Ameaças
Você pode pensar que já sabe tudo o que precisa fazer para ter sucesso, mas análises SWOT o forçará a olhar para os seus negócios de novas maneiras e em novas direções.
Quando você dedicas um tempo para fazer análises SWOT, você está armado com uma estratégia sólida para priorizar o trabalho que precisa fazer e expandir seus negócios.
O que torna essa ferramenta particularmente poderosa é que, com um pouco de reflexão, ela pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que você está bem posicionado para explorar. E entendendo as fraquezas do seu negócio, você pode gerenciar e eliminar ameaças que, de outra forma, o pegariam de surpresa.
Mais do que isso, olhando para você e seus concorrentes usando análises SWOT, você pode começar a elaborar uma estratégia que o ajude a se diferenciar dos seus concorrentes, para que possa competir com sucesso em seu mercado.
Essa técnica funciona melhor quando diversos grupos ou vozes dentro de uma organização são livres para fornecer pontos de dados realistas. A realização de análises SWOT é uma maneira poderosa de avaliar sua empresa ou projeto, mesmo que você tenha 2 ou 500 colaboradores.
A ferramenta SWOT pode ser aplicada a uma empresa ou organização inteira ou a projetos individuais em um único departamento. Geralmente, as são usadas no nível organizacional para determinar o grau de alinhamento de uma empresa com suas trajetórias de crescimento e referências de sucesso.
Também podem ser usadas para verificar o desempenho de um determinado projeto, como uma campanha de publicidade on-line, verificando se ela está de acordo com as projeções iniciais.
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Vantagens da Ferramenta Análises SWOT
Análise SWOT é uma ótima maneira de orientar reuniões de estratégia de negócios. É importante reunir as partes envolvidas para discutir os pontos fortes e fracos da empresa e, a partir daí, definir as oportunidades e ameaças e, finalmente, fazer um brainstorming de ideias.
Muitas vezes, os resultados que você possui antes de uma reunião podem mudar, adicionando fatores que você desconhecia e que nunca teria capturado se não fosse a contribuição do grupo.
Uma empresa pode usar análises SWOT para sessões gerais de estratégia de negócios ou para um segmento específico, como marketing, produção ou vendas.
Dessa forma, você pode ver como a estratégia geral desenvolvida a partir dessa ferramenta será filtrada para cada segmento, antes de se comprometer com ela.
Quem Deve Fazer Análises SWOT?
Para que a aplicação dessa ferramenta seja eficaz, os empregadores e líderes da empresa precisam estar profundamente envolvidos. Esta não é uma tarefa que pode ser delegada a outras pessoas.
Mas a liderança da empresa também não deve fazer o trabalho por conta própria. Para obter melhores resultados, convém reunir um grupo de pessoas com perspectivas diferentes da organização.
Selecione pessoas que possam representar diferentes aspectos da sua empresa, desde vendas e atendimento ao cliente, até marketing e desenvolvimento de produtos. Todos devem se sentar à mesa.
As empresas inovadoras também olham para fora de suas próprias fileiras internas quando realizam análises SWOT, buscando informações dos clientes para adicionar sua voz exclusiva ao mix.
Se você está iniciando ou administrando um negócio por conta própria, ainda pode fazer uso dessa ferramenta. Recolha pontos de vista adicionais de amigos que sabem um pouco sobre sua empresa, seu contador ou mesmo vendedores e fornecedores. A chave é ter diferentes pontos de vista.
As empresas podem usar análises SWOT para avaliar sua situação atual e determinar uma estratégia para avançar. Mas lembre-se de que as mudanças acontecem constantemente e você deve reavaliar sua estratégia, realizando uma nova análise a cada seis ou doze meses.
Para startups, análises SWOT faz parte do processo de planejamento de negócios. Isso ajudará a codificar uma estratégia para que você comece da melhor maneira e saiba a direção que deverá seguir.
Como fazer uma análise SWOT
Reúna representantes de todas as partes da sua organização. Você descobrirá que diferentes grupos dentro da sua empresa terão perspectivas totalmente diferentes que serão fundamentais para tornar a aplicação da ferramenta bem-sucedida.
Fazer análises SWOT é semelhante a reuniões de brainstorming, e existem maneiras certas e erradas de executá-las. É aconselhável dar a todos material para fazer anotações e pedir que gerem ideias por conta própria para começar. Isso evita o pensamento do grupo e garante que todas as vozes sejam ouvidas.
Após cinco a 10 minutos de brainstorming individual, coloque todas as anotações em um local visível e agrupe ideias semelhantes. Permita que alguém adicione notas neste momento, se a ideia de outra pessoa despertar um novo pensamento.
Depois que todas as ideias estiverem organizadas, é hora de classificá-las. É interessante usar um sistema de votação, onde todos os participantes recebem cinco ou dez votos que podem distribuir da maneira que quiserem. Materiais autocolantes, em cores diferentes, são úteis para essa parte do exercício.
Com base no exercício de votação, você deve ter uma lista priorizada de ideias. Obviamente, a lista está agora em discussão e debate, e alguém na sala deve poder fazer a chamada final sobre a prioridade. Normalmente, esse é o CEO, mas pode ser delegado a outra pessoa encarregada da estratégia de negócios.
Você deve seguir esse processo de geração de ideias para cada um dos quatro quadrantes de análises SWOT. Para ajudá-lo a realizar sua análise, escreva as respostas para as seguintes perguntas.
Strengths – Forças
- Que vantagens sua organização tem?
- O que você faz melhor do que ninguém?
- Quais recursos únicos ou de menor custo você pode usar que outros não podem?
- O que as pessoas do seu mercado veem como seus pontos fortes?
- Qual é a Proposta de Venda Exclusiva da sua organização?
Considere seus pontos fortes sob uma perspectiva interna e do ponto de vista de seus clientes e pessoas no seu mercado. Além disso, se tiver alguma dificuldade em identificar pontos fortes, tente escrever uma lista das características da sua organização.
Ao analisar seus pontos fortes, pense neles em relação aos seus concorrentes. Por exemplo, se todos os seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, um processo de produção de alta qualidade não é uma força no mercado da sua organização, é uma necessidade.
Weaknesses – Fraquezas
- O que você poderia melhorar?
- O que você deve evitar?
- Quais fatores provocam perdas em suas vendas?
Novamente, considere isso de uma perspectiva interna e externa: outras pessoas percebem fraquezas que você não vê? Seus concorrentes estão se saindo melhor que você?
Opportunities – Oportunidades
- Que boas oportunidades você pode encontrar?
- Que tendências interessantes você conhece?
Oportunidades úteis podem surgir de coisas como:
- Mudanças na tecnologia e nos mercados em escala ampla e estreita;
- Mudanças na política do governo relacionadas ao seu campo;
- Mudanças nos padrões sociais, perfis populacionais, mudanças no estilo de vida e assim por diante;
- Eventos locais.
Uma abordagem útil ao analisar as oportunidades é examinar seus pontos fortes e se perguntar se eles abrem outras possibilidades. Como alternativa, observe suas fraquezas e pergunte a si mesmo se você pode gerar oportunidades, eliminando-as.
Threats – Ameaças
- Quais obstáculos você enfrenta?
- O que seus concorrentes estão fazendo?
- Os padrões ou especificações de qualidade de seu trabalho, produtos ou serviços estão mudando?
- A mudança de tecnologia está ameaçando sua posição?
- Você tem dívidas incobráveis ou problemas de fluxo de caixa?
- Alguma de suas fraquezas poderia ameaçar seriamente seus negócios?
O Que Fazer A Seguir
Com análises SWOT concluída, você está pronto para convertê-la em estratégia real. Afinal, o exercício é sobre produzir uma estratégia na qual você possa trabalhar durante os próximos meses.
O primeiro passo é examinar seus pontos fortes e descobrir como você pode usá-los para aproveitar suas oportunidades. Em seguida, observe como seus pontos fortes podem combater as ameaças existentes no mercado. Use esta análise para produzir uma lista de ações que você pode executar.
Com sua lista de ações em mãos, observe o calendário da empresa e comece a colocar suas metas. O que você deseja realizar a cada mês ou trimestre, do seu calendário?
Você também deseja fazer isso analisando como as oportunidades externas podem ajudar a combater suas próprias fraquezas internas. Você também pode minimizar essas fraquezas para evitar as ameaças que identificou?
Novamente, você terá uma lista de ações que deseja priorizar e agendar.
Usando Análises SWOT Em Gerenciamento De Projetos E Marketing
Se você estiver usando análises SWOT como uma ferramenta séria e não como um aquecimento casual para a formulação da estratégia, verifique se você é rigoroso na maneira de aplicá-lo:
- Aceite apenas declarações precisas e verificáveis, por exemplo, “vantagem de custo de R$ 10,00 / tonelada no fornecimento de matéria-prima x”, em vez de “boa relação custo / benefício”;
- Corte rigorosamente longas listas de fatores e priorize-os, para que você gaste seu tempo pensando nos fatores mais significativos;
- Certifique-se de que as opções geradas sejam levadas para as etapas posteriores do processo de formação da estratégia;
- Aplique-a no nível certo. Por exemplo, pode ser necessário aplicar a ferramenta no nível do produto ou da linha de produtos, e não no nível da empresa inteira, que é muito mais vago;
- Use-o em conjunto com outras ferramentas estratégicas para obter uma imagem abrangente da situação com a qual está lidando.
Por que Sua Empresa De Pequeno Porte Deve Realizar Análises SWOT
Se você é um comerciante ou proprietário de uma pequena empresa, pode estar se perguntando se as análises SWOT são práticas ou mesmo viáveis para empresas e organizações menores.
Embora haja definitivamente uma sobrecarga de recursos envolvida na criação de análises SWOT, há muitos benefícios em fazê-lo, mesmo para as menores empresas.
Por um lado, a utilização dessa ferramenta abrangente fornece uma oportunidade única de obter uma melhor compreensão de como sua empresa opera.
É muito fácil se perder nas atribulações do dia a dia de uma pequena empresa, e a realização de análises SWOT permite que você tenha uma visão mais ampla e panorâmica dos seus negócios e da posição que ocupa em seu setor.
Outro benefício é que essa técnica pode ser aplicada a uma ampla variedade de cenários, não apenas como uma visão geral dos seus negócios.
Você pode usar para avaliar os pontos fortes e fracos em potencial de uma próxima campanha publicitária, um projeto de conteúdo planejado ou mesmo se sua empresa deve ser representada em uma feira comercial ou evento do setor.
A realização de análises SWOT permite identificar o que sua empresa faz bem, onde ela pode melhorar e as oportunidades e ameaças que seus negócios enfrentam.
No entanto, esse sistema oferece a oportunidade de não apenas identificar esses fatores, mas também desenvolver e implementar roteiros e cronogramas tangíveis para possíveis soluções.
Isso pode ser benéfico na criação de planos orçamentários, na identificação de necessidades de contratação e em outro planejamento estratégico de médio a longo prazo.
Exemplo De Análises SWOT
Uma pequena consultoria de start-up, após utilizar a ferramenta, pode chegar às seguintes conclusões:
Forças
- Somos capazes de responder muito rapidamente, pois não temos burocracia e não precisamos de aprovação da gerência;
- Somos capazes de oferecer realmente um bom atendimento ao cliente, pois a pequena quantidade atual de trabalho significa que temos tempo de sobra para dedicar aos clientes;
- Nosso consultor líder tem uma forte reputação no mercado;
- Podemos mudar de direção rapidamente se descobrirmos que nosso marketing não está funcionando;
- Temos despesas gerais baixas, para que possamos oferecer um bom valor aos clientes.
Fraquezas
- Nossa empresa tem pouca presença ou reputação no mercado;
- Temos uma equipe pequena, com uma base superficial de habilidades em muitas áreas;
- Somos vulneráveis a colaboradores vitais estarem doentes ou saindo da empresa;
- Nosso fluxo de caixa não será confiável nos estágios iniciais.
Oportunidades
- Nosso setor de negócios está em expansão, com muitas oportunidades futuras de sucesso;
- O governo local quer incentivar as empresas da comunidade;
- Nossos concorrentes podem demorar para adotar novas tecnologias.
Ameaças
- O desenvolvimento da tecnologia pode mudar nosso mercado além da nossa capacidade de adaptação;
- Uma pequena mudança no foco de um grande concorrente pode acabar com qualquer posição de mercado que alcançarmos;
- Como resultado de sua análise, a consultoria pode decidir se especializar em resposta rápida, serviços de bom valor para empresas locais e governo local.
Para o caso específico, como sugestão, o marketing deverá estar em publicações locais selecionadas para obter a maior presença de mercado possível contando com um orçamento de publicidade definido, e a consultoria deverá manter-se atualizada com as mudanças de tecnologia sempre que possível.
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