O aprendizado e o desenvolvimento corporativo estão mudando rapidamente.
Se você está preso nos dias de enviar instrutores para sua empresa, hospedá-los em hotéis, fornecer treinamentos presenciais enormes e ainda não ver resultados, você está vivendo no passado.
Agora é a hora de utilizar uma plataforma de aprendizagem corporativa.
Essas plataformas estão mudando o jogo para recursos humanos, vendas e outros departamentos ao redor do mundo.
Elas são usadas por organizações para implementar e gerenciar iniciativas corporativas de treinamento e desenvolvimento.
Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber para desenvolver uma plataforma de aprendizagem corporativa na sua empresa. Continue lendo!
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O que é aprendizagem corporativa?
Organizações que investem em aprendizado corporativo podem aumentar a produtividade e ganhar uma vantagem competitiva genuína e sustentável.
Mas o sucesso de uma empresa é, em última análise, construído com base no sucesso de sua força de trabalho.
Um relatório recente revelou que mais de 80% das organizações pesquisadas estão repensando seu aprendizado corporativo para torná-lo mais centrado nas pessoas.
A aprendizagem corporativa funciona em um nível organizacional e individual.
Ela descreve tanto o treinamento de funcionários para executar seu trabalho quanto a capacidade da organização de reunir e disseminar informações e conhecimento.
A aprendizagem corporativa tradicional tem sido responsabilidade dos departamentos de aprendizagem e desenvolvimento ou treinamento e RH.
A principal função dos programas de treinamento corporativo é dar suporte ao trabalho e preencher quaisquer lacunas de habilidades.
Mas, essa visão da aprendizagem corporativa é estática e reativa.
Em um ambiente de negócios acelerado e tecnologicamente aprimorado e diante de uma escassez global de habilidades, a aprendizagem corporativa precisa ser muito mais do que isso.
Quais são os objetivos da aprendizagem corporativa?
O objetivo fundamental é posicionar uma organização para enfrentar desafios básicos de negócios.
Isso significa equipar os funcionários com o conhecimento e conjuntos de habilidades para trabalhar de forma produtiva e eficiente.
Uma aprendizagem bem-sucedida ajuda uma organização a entregar melhor desempenho, aumentar sua eficiência e competitividade e, finalmente, melhorar seus resultados financeiros.
Existem três tipos principais de objetivos de aprendizagem para empresas:
Baseado em conhecimento: concentra-se em transmitir informações, fatos e conhecimento para proporcionar uma melhor compreensão dos produtos e processos da organização.
Baseado em habilidades: o objetivo aqui é fornecer treinamento prático para concluir tarefas, seja uma habilidade técnica, como programação de computadores, ou uma habilidade interpessoal, como comunicação.
Baseado em atitude: o foco é trabalhar para moldar atitudes, crenças e comportamentos dos funcionários, como incentivar uma mentalidade de crescimento e abraçar a diversidade.
Por que a aprendizagem é importante?
A aprendizagem corporativa abrange todo o ciclo de trabalho e as operações.
Ela é projetada para ser abrangente. Uma revisão das principais áreas de treinamento revela seu escopo:
Integração
A indução e a orientação representam um estágio crítico para novos funcionários.
É uma experiência formativa e pode fazer a diferença entre alguém desenvolver totalmente seu talento ao longo dos anos ou pedir demissão no espaço de alguns meses.
O treinamento de integração oferece à organização a chance de integrar novos contratados com segurança ao trabalho, ao mesmo tempo em que desenvolve um forte senso da cultura e dos valores da organização.
Conformidade
O treinamento de conformidade garante que os funcionários sigam as políticas e regras da empresa e estejam cientes das consequências do não cumprimento.
Neste caso, o objetivo é torná-la parte das práticas normais de trabalho. Isso inclui saúde e segurança, diversidade e bem-estar dos funcionários.
Alguns setores, como os setores financeiro e farmacêutico por exemplo, são fortemente regulamentados, tornando o treinamento de conformidade corporativa ainda mais crítico.
Desenvolvimento de funcionários
Os funcionários têm mais probabilidade de permanecer e investir em uma organização que oferece oportunidades de desenvolvimento de carreira.
A aprendizagem corporativa deve fornecer qualificação e requalificação regulares para desenvolver os funcionários e fornecer à organização as habilidades para enfrentar os desafios comerciais atuais e futuros.
O rápido avanço de novas tecnologias impulsiona a necessidade de qualificação.
Desenvolvimento de liderança
Como uma extensão do desenvolvimento geral dos funcionários, as organizações precisam identificar e dar suporte a candidatos para funções de supervisão, gerência e alta liderança.
Os programas de liderança corporativa oferecem treinamento em habilidades-chave e dão suporte ao planejamento de sucessão.
Conhecimento do produto
As organizações devem desenvolver programas de treinamento corporativo para novos produtos e serviços à medida que eles entram em operação.
Devem estar envolvidos não apenas a equipe de produtos, mas também marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Principais desafios na aprendizagem corporativa
A teoria e os objetivos por trás da aprendizagem corporativa são claros, mas o mundo real apresenta obstáculos e desafios significativos:
1. Abordagem de cima para baixo para a aprendizagem
O treinamento corporativo é frequentemente direcionado de cima com pouca consideração ou contribuição do seu público-alvo.
As corporações que adotam uma abordagem de cima para baixo correm o risco de desengajar seu público e minar a eficácia da aprendizagem como um todo.
2. Tamanho único
O que se segue da perspectiva de cima para baixo é que os programas de treinamento se tornam um tamanho único.
Essa falta de flexibilidade e diferenciação reduz a relevância e força os funcionários a suportar treinamentos dos quais eles realmente não precisam.
A eficácia é sacrificada na busca equivocada pela padronização.
3. Compartilhamento de conhecimento
Conhecimento é uma mercadoria valiosa em qualquer organização, mas é compartilhado de forma imperfeita e inconsistente.
Funcionários individuais tendem a se apegar ao conhecimento considerando-o um bem pessoal.
Da perspectiva da organização, o compartilhamento eficiente de conhecimento é uma necessidade para a criação de um ambiente de aprendizagem eficaz e para otimizar o desempenho.
4. Recursos insuficientes
O subinvestimento em tempo e dinheiro prejudica os programas de aprendizagem e resulta em falta de materiais de treinamento adequados, instrutores dedicados e administradores de aprendizagem.
O treinamento é frequentemente considerado como um tempo gasto longe da empresa, em vez de algo que é uma parte essencial do trabalho, incorporado ao fluxo das atividades.
5. Alinhamento com os objetivos do negócio
A aprendizagem corporativa deve dar suporte aos negócios de uma organização. Esse alinhamento é colocado sob pressão quando os objetivos de negócios mudam.
Os programas de aprendizado precisam ser ágeis e responsivos para que materiais e iniciativas possam ser atualizados conforme as demandas de negócios.
6. Lacunas de competências
As organizações enfrentam uma escassez global de habilidades e, ao mesmo tempo, precisam inovar para permanecerem competitivas.
Se contratar talentos for impossível ou muito custoso, a pressão aumenta para melhorar e requalificar os funcionários existentes.
Uma abordagem de cima para baixo para treinamento e a falta de orçamento tornam a aprendizagem difícil de implementar.
7. Trabalho remoto
Um legado da pandemia da Covid é o crescimento do trabalho remoto.
Mesmo antes da crise, as organizações e seus funcionários se tornaram mais dispersos, com seções da organização localizadas em diferentes áreas e fusos horários.
Nessas circunstâncias, uma solução de aprendizado única parece ainda mais uma abordagem geral e suas ineficiências ficam expostas.
Como enfrentar os desafios da aprendizagem corporativa
Para torná-la adequada ao mercado atual, a aprendizagem corporativa deve envolver o uso inteligente da tecnologia e novas estratégias, tornando o treinamento mais relevante, envolvente e voltada para o funcionário.
Dessa forma:
1. Coloque os colaboradores em primeiro lugar
Ao invés da abordagem de cima para baixo, coloque os funcionários no centro. Isso envolve entender suas necessidades e construir treinamento em torno delas.
O foco principal precisa ser o desempenho e o desenvolvimento da força de trabalho, revertendo a visão de cima para baixo.
2. Personalize
O aprendizado é mais eficaz se o colaborador tiver interesse nele.
Permitir a personalização por meio do fornecimento de caminhos de aprendizado individuais significa que os funcionários aprendem o que é necessário quando precisam.
Eles são capazes de traçar sua própria jornada de aprendizado como parte de seu desenvolvimento de carreira, aumentando os níveis de moral e engajamento.
3. Colaboração
A colaboração entre indivíduos e equipes promove o compartilhamento de conhecimento.
Usar aplicativos de gerenciamento de projetos e espaços colaborativos em plataformas de aprendizagem significa que o conhecimento está sendo usado e capturado ativamente.
Idealmente, esse conhecimento capturado é então usado para atualizar ou criar novos conteúdos, tornando a geração de informações cíclica e sustentável.
4. Digitalização de conteúdo
Tornar os materiais de aprendizagem digitais incentiva a reutilização, atualização e reposicionamento do conteúdo, economizando recursos.
As plataformas de aprendizagem não apenas selecionam conteúdo digital em uma ampla variedade de formatos, de texto simples a simulações, mas também acomodam cursos prontos para uso, padrão da indústria, evitando a necessidade de refazer os materiais.
5. Traga o aprendizado para o fluxo de trabalho
Conteúdo digitalizado compartilhado entre plataformas e dispositivos reduz a necessidade de levar grupos de pessoas para fora do ambiente corporativo.
O microlearning em pequenas porções incentiva o aprendizado no trabalho no ponto de necessidade, na hora certa.
6. Ofereça qualificação
A disponibilidade e acessibilidade do aprendizado digital facilitam a qualificação.
Conteúdo digital pode ser criado rapidamente para treinar pessoas em uma nova habilidade sem esperar que um novo programa seja implementado.
Conteúdo gerado pelo usuário com dicas e conselhos de especialistas pode ser facilmente gravado em um dispositivo digital, carregado em uma plataforma de aprendizagem e estar instantaneamente disponível em toda a organização.
7. Torne-se móvel
A renderização de conteúdo de aprendizagem em dispositivos móveis significa que nenhum usuário fica sem acesso a informações e treinamento.
Isso se aplica àqueles que trabalham em casa, aqueles que estão na estrada e aqueles em diferentes geografias.
Gravar sessões de treinamento e disponibilizá-las na rede significa que nenhum colaborador vai ficar para trás.
Principais benefícios da aprendizagem corporativa no local de trabalho
A aprendizagem corporativa eficaz traz benefícios significativos, como:
Expande o conhecimento dos funcionários
A aprendizagem corporativa aumenta os níveis de expertise e capacidade da força de trabalho.
Além disso, ajuda a reduzir lacunas de habilidades e a aprimorar capacidades.
Retenção de talentos
Investir em treinamento corporativo demonstra o comprometimento de uma organização com o desenvolvimento profissional dos funcionários.
Pesquisas mostram que oportunidades de crescimento e mobilidade interna são fatores-chave para manter e atrair funcionários talentosos e reduzir a rotatividade dispendiosa.
Aumento do desempenho
Usar as estratégias de aprendizagem certas para tornar os funcionários melhores em seu trabalho leva a uma maior produtividade.
Melhor desempenho e trabalho mais eficiente proporcionam um ROI maior em relação ao treinamento.
Minimiza a lacuna de competências
A aprendizagem corporativa ágil e responsiva identifica lacunas de habilidades e fornece a qualificação e a requalificação para preenchê-las.
Isso promove o desenvolvimento dos funcionários, a retenção e aquisição de talentos.
Melhora o moral e o bem-estar dos colaboradores
Criar um local de trabalho comprometido com o aprendizado e o desenvolvimento dá à organização uma reputação de colocar o bem-estar de seus funcionários em primeiro lugar.
Uma política ativa e envolvente de aprendizagem acessível a todos impacta de maneira positiva o moral dos funcionários em vários aspectos.
Tendências futuras na aprendizagem corporativa
A aprendizagem corporativa continuará a utilizar os produtos e serviços criados pela revolução digital.
A mudança para o aprendizado digital transformará o foco do treinamento corporativo, que se tornará cada vez mais centrado no trabalhador.
Aqui estão algumas tendências que poderão ser observadas:
- As plataformas de aprendizagem estarão no centro da entrega, gestão e curadoria da aprendizagem corporativa.
A ascensão das LXPs aumentou a capacidade das organizações de fornecer aprendizagem personalizada e rastrear a eficácia do treinamento com dados concretos.
- A aprendizagem corporativa está se voltando para a gamificação para fornecer treinamento contextual baseado em casos.
Os usuários são incentivados a aprender pelos elementos competitivos e aprender fazendo, melhorando sua retenção de conhecimento e desempenho.
- A personalização mais profunda da aprendizagem corporativa aumenta sua eficácia ao torná-la mais relevante para o colaborador individual.
A personalização dá suporte ao desenvolvimento do funcionário com caminhos de aprendizado individualizados com marcos e recompensas.
- Ferramentas de análise de aprendizagem fornecem dados concretos sobre o que está funcionando em seus programas de treinamento e identificam lacunas.
A análise de aprendizagem permite que os administradores acompanhem o progresso, o comportamento e o desempenho do usuáro.
- Os sistemas baseados em IA facilitam o gerenciamento do aprendizado com alertas, notificações e recomendações personalizadas.
Eles removem parte da carga administrativa, liberando tempo para priorizar o gerenciamento do aprendizado.
- Dividir o conteúdo em microlearning ajuda as organizações a se afastarem de uma abordagem única para a aprendizagem corporativa.
Rápido de criar, o microlearning é uma estratégia-chave na qualificação.
- O aprendizado social incentiva o compartilhamento de conhecimento.
As plataformas de aprendizado social fornecem as ferramentas para facilitar a colaboração e capturar conhecimento que alimenta o conteúdo formal de aprendizado.
- A mudança para um trabalho mais remoto exige um compromisso com o aprendizado remoto.
Conteúdo digitalizado e conectividade móvel garantem que nenhum funcionário fique sem acesso à aprendizagem corporativa, desde a integração até a conformidade e a qualificação.
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