O capital humano das empresas são as pessoas que trabalham nela e exercem variadas funções.
Investir nessa área impacta consideravelmente a empresa, podendo melhorar seus resultados.
Pois os colaboradores se tornam mais capazes e ficam mais satisfeitos, assim aumentando sua produtividade e diminuindo a taxa de turnover.
Para que você entenda melhor do que estamos falando vamos explicar o que é o capital humano e qual sua importância nas empresas.
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O que é capital humano?
São todas as habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que os colaboradores possuem e que podem auxiliar a empresa a obter bons resultados.
Essa expressão surgiu em 1950 quando Theodore W. Schultz divulgou estudos sobre a importância das pessoas nas organizações e o aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores.
Ele considerava que por meio do trabalho das pessoas dentro das empresas é possível produzir valor econômico.
Qual a importância do capital humano nas empresas?
Ao contrário do que se pensa são as pessoas e não a tecnologia que geram capital nas empresas.
Pois por meio de seus conhecimentos, habilidades e competências são capazes de gerar bons resultados e que pode fazer as organizações obterem mais lucro.
São as pessoas que gerenciam a tecnologia, se relacionam com o mercado e os clientes, ajudando a tornar a empresa competitiva.
Por isso é importante realizar uma boa gestão do capital humano, dessa forma é possível alcançar a satisfação dos colaboradores e torná-los mais produtivos e fiéis ao seu negócio.
Muitas empresas estão enxergando o potencial do capital humano e estão tomando atitudes para geri-lo da melhor forma possível.
Elas fazem isso motivando seus colaboradores e qualificando-os para torná-los profissionais melhores e mais capacitados.
Quais os benefícios da gestão do capital humano nas empresas?
São vários benefícios que as empresas recebem ao investir no capital humano.
Vamos conhecê-los:
Aumento da retenção de talentos
Com a gestão do capital humano as empresas passam a investir em ações para desenvolver seus colaboradores e motivá-los no trabalho.
Isso faz com que eles se sintam mais engajados e produtivos.
Por estarem em uma ambiente de trabalho mais favorável, dificilmente desejam deixar a empresa.
Por isso diminui a taxa de turnover, o que também reduz a dor de cabeça com demissões e novas contratações assim como os gastos financeiros com essa parte.
Desenvolvimento dos profissionais
A gestão de capital humano investe muito no desenvolvimento dos profissionais.
Isso os torna mais aptos e capazes no trabalho e também aumenta a qualidade das atividades exercidas assim como os resultados da empresa.
Dessa forma os serviços que a empresa presta ou os produtos que fabrica aumentam a qualidade e podem atrair mais clientes, gerando mais lucro.
Melhora da cultura e clima organizacional
Outro benefício que essa ação proporciona é a formação de uma cultura e clima organizacional mais saudável.
Pois a gestão do capital humano estimula a colaboração, respeito mútuo e satisfação dos colaboradores.
Dessa forma diminui fofocas, brigas, pressão e o estresse dentro da empresa, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.
Isso motiva os funcionários a trabalharem melhor e a crescer com a organização, assim aumentando seus resultados.
Aumento da satisfação dos funcionários
Em um ambiente de trabalho mais saudável, os colaboradores se sentem mais satisfeitos, além de motivados pelo investimento em sua capacitação.
Isso os torna mais engajados no trabalho, fazendo com que realizem suas tarefas com mais qualidade, aumentem sua produtividade e gerem mais lucros para a organização.
Menos custos operacionais
O investimento no capital humano também gera economia nas empresas, que não precisam gastar dinheiro com recrutamento de novos funcionários e investir em sua infraestrutura.
Pois investir em pessoas traz mais benefícios, já que os profissionais se tornam mais preparados.
Assim passam a produzir mais, cometem menos erros e necessitam menos da ajuda de superiores ou outros profissionais, o que gera uma boa economia para a organização.
Melhora a relação com os clientes
Por meio de funcionários mais capacitados e satisfeitos há uma melhora evidente na relação com os clientes.
Pois os colaboradores podem atendê-los melhor e ajudá-los de maneira mais eficaz e cordial.
Isso ajuda a melhorar a visão que os clientes têm da empresa e pode até mesmo atrair mais público.
Como gerir o capital humano nas empresas?
Existem várias ações que a empresa pode tomar para realizar uma boa gestão do capital humano.
Essas ações podem contribuir para aumentar a motivação e crescimento dos funcionários.
Vamos conhecê-las:
Faça um plano de carreira para os colaboradores
É importante fazer um plano de carreira para cada funcionário, isso o ajuda a evoluir profissionalmente e o motiva, mostrando que a empresa está valorizando seu trabalho.
Por isso a empresa deve investir nas habilidades dos profissionais e oferecer formações para que ele cresça cada vez mais.
Por essa razão no caso de vagas em cargos mais altos é sempre bom promover um funcionário que trabalha na sua empresa.
Pois além de você estar valorizando os talentos do seu negócio ainda tem a vantagem de que o colaborador já conhece a rotina da empresa e realiza um bom trabalho.
Invista em capacitação
Dentro dessa primeira ação se encontra essa segunda que é investir na qualificação dos profissionais.
Isso pode ser feito por meio de cursos dentro da empresa e treinamentos, o que além de tornar os colaboradores mais aptos ainda vai demonstrar que a empresa os está valorizando.
Dê autonomia à equipe
É importante que o gestor confie em sua equipe. Isso ajuda a aumentar a confiança dos colaboradores e lhes dá maior poder de decisão.
Por isso, todo gestor deve compartilhar planos e estratégias com a equipe para que ela possa lhe ajudar a tomar a melhor decisão.
Assim se formará um laço de confiança entre ele e a equipe e tornará os funcionários mais responsáveis e com sentimento de reconhecimento.
Motive os funcionários
Todo profissional deve se sentir motivado dentro da empresa e a melhor forma de fazer isso é mostrar como seu trabalho é útil para a organização.
Por isso que a empresa deve motivar seus sonhos, aspirações e investir em seu crescimento profissional.
Assim ele poderá alcançar mais resultados e se sentir mais realizado com seu trabalho.
Tenha uma boa liderança
É importante escolher gestores que motivem a equipe e se preocupem com o bem-estar de seus colaboradores no ambiente de trabalho.
Isso pode ser feito por meio de feedbacks e avaliações de desempenho dos funcionários.
Para isso é preciso organizar o histórico e criar metas para que os colaboradores tenham noção de onde precisam chegar.
Bonifique seus colaboradores
Outra ação que você deve tomar é bonificar os funcionários que tiveram um bom desempenho na empresa.
Isso pode motivá-los a atingirem uma meta.
Existem várias formas de bonificação, podendo ser financeira, por meio de promoções ou mesmo incentivos como folgas, home office alguns dias da semana, entre outros.
Busque ajuda de empresa especializada
Quando sua empresa apresenta dificuldade para gerir o capital humano é necessário buscar uma orientação.
Por isso a melhor escolha é procurar uma empresa que realize consultoria em RH. Pois ela tem o conhecimento e a técnica necessários para realizar uma boa gestão de capital humano.
Assim você vai poder tomar as ações com mais confiança e agir de forma certeira de modo a obter melhores resultados de seus funcionários.
Como mensurar os resultados da gestão de capital humano?
Para saber se a gestão de capital humano de sua empresa está sendo eficaz é preciso levar em consideração alguns indicadores. Entre eles:
- absenteísmo: se refere a faltas e atrasos de profissionais no trabalho. Se a taxa estiver alta, significa que os colaborares estão desmotivados;
- competências: são as habilidades técnicas e emocionais dos colaboradores. A empresa deve avaliar se os colaboradores apresentam bom desempenho em suas funções;
- desempenho: trata-se dos resultados das equipes. Você deve verificar se elas estão cumprindo prazos e atingido os objetivos estipulados;
- taxa de turnover: se refere ao número de funcionários que são demitidos ou pedem demissão na empresa, isso se relaciona com o nível de satisfação dos colaboradores;
- headcount: é a quantidade de funcionários que aumentou ou diminuiu dentro da organização. Você deve analisar esses valores e as razões disso ter acontecido, assim poderá avaliar a situação da empresa.
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Agora é com você!
Como você viu o capital humano compreende as habilidades, competências e ações dos funcionários dentro da empresa.
Ele é mais importante que o capital financeiro e a tecnologia investida dentro da organização. Pois é por meio das pessoas que a empresa pode tomar decisões e ações que contribuem para seu crescimento.
Por isso é necessário investir na gestão do capital humano, o que pode ser feito por meio de algumas ações como:
- fazer um plano de carreira para os colaboradores;
- investir na capacitação;
- dar autonomia à equipe;
- motivar os funcionários;
- ter uma boa liderança;
- bonificar os colaboradores;
- buscar ajuda especializada.
Dessa forma é possível aumentar a retenção de talentos, desenvolver os profissionais, melhorar a cultura e clima organizacional.
Além de aumentar a satisfação dos funcionários, ter menos custos operacionais e melhorar a relação com os clientes.
Portanto, investir no capital humano vai não só melhorar o ambiente de trabalho como trazer melhores resultados para sua empresa.