Construir e liderar uma cultura organizacional em torno de um conceito de equipe de sucesso é considerado uma competência crítica de liderança.
Os desafios são que, em qualquer ambiente de equipe, as pessoas devem trabalhar em conjunto para alcançar resultados.
Elas devem trabalhar de forma eficaz em toda a organização, realizando tarefas e objetivos com rapidez suficiente para se manterem competitivas.
Outros desafios incluem conflitos, obtenção de resultados máximos de equipes virtuais e gerenciamento de equipes altamente diversificadas.
E tudo isso mantendo a mentalidade de trabalho em grupo, enquanto capitaliza a diversidade de talentos, habilidades, conhecimentos e personalidades dentro da equipe.
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Entendendo a teoria por trás das equipes
O psicólogo Bruce Tuckman descreveu os seguintes estágios de crescimento das equipes: Forming, Storming, Norming and Performing, ou seja, Formação, Tempestade, Normatização e Desempenho.
É importante revisar esses descritores e o papel do líder em cada estágio do desenvolvimento da equipe para entender a complexidade de criar e gerenciar equipes de alto desempenho.
Formação
As equipes inicialmente passam por um estágio de formação em que os membros geralmente são positivos e educados.
Neste ponto, os membros da equipe estão experimentando uma infinidade de emoções.
Alguns membros podem estar ansiosos, ainda sem saber exatamente o que se espera deles. Outros podem ficar animados com a perspectiva de fazer parte da equipe.
Esse estágio é geralmente bastante curto, talvez durando apenas o primeiro encontro.
É nesta fase que os membros da equipe são apresentados uns aos outros, metas e objetivos são estabelecidos, discussões são realizadas delineando como o trabalho será realizado dentro da equipe e como as metas e objetivos serão alcançados.
Responsabilidades do líder na fase de Formação:
- Estabelecer objetivos claros e expectativas de responsabilidade da equipe;
- Remover os obstáculos que podem impedir a equipe de atingir as metas;
- Fornecer feedback oportuno sobre o progresso da equipe.
Tempestade
Neste estágio, a realidade se instala. Os membros da equipe podem disputar posições e buscar esclarecimentos sobre seus papéis. As regras já estão definidas.
Algumas pessoas estão prontas para cumprir as tarefas da equipe, enquanto outras podem estar se sentindo sobrecarregadas com a quantidade de trabalho a ser realizado.
As metas e o valor dos objetivos da equipe podem ser questionados. Esta fase pode ser muito emocional. Todo estão frequentemente em uma página diferente.
Eles podem se sentir frustrados ao tentar atingir metas e objetivos pelos quais serão responsabilizados quando não sentem que não têm o apoio dos processos estabelecidos nem o apoio dos colegas de equipe.
É muito comum as equipes falharem nesta fase.
Responsabilidades do líder no estágio Tempestade:
- Auxiliar a equipe no estabelecimento de processos e estrutura;
- Resolver conflitos de equipe;
- Auxiliar os membros da equipe na construção de boas relações de trabalho;
- Fornecer suporte individual no caso de membros com dificuldades;
- Remover os obstáculos que impedem a equipe de atingir as metas;
- Fornecer feedback oportuno sobre o progresso da equipe.
Normatização
Se a equipe passar pelo estágio de Tempestade, eventualmente passará para o estágio de Normatização.
Surgem líderes naturais, a equipe está começando a trabalhar sinergicamente, confiando uns nos outros para conselhos e ajuda, e podem até estar socializando juntos.
Pode haver uma sobreposição entre este estágio e o anterior.
À medida que surgem novas e mais desafiadoras tarefas, a equipe pode retornar ao estágio de Tempestade.
Com o tempo e a confiança entre os membros da equipe, esses comportamentos eventualmente cessam.
Responsabilidades do líder no estágio de Normatização:
- Permitir que a equipe trabalhe de forma mais independente;
- Fornecer suporte na forma de recursos, treinamento para desenvolver as habilidades necessárias no desempenho das funções e/ou eventos de teambuilding;
- Remover os obstáculos que podem impedir a equipe de atingir as metas;
- Fornecer feedback oportuno sobre o progresso da equipe.
Execução
Quando a equipe atinge esse estágio, os membros estão trabalhando de forma colaborativa para atingir as metas.
Os processos e a estrutura para realizar as tarefas estão bem estabelecidos e tende a haver pouco ou nenhum conflito destrutivo.
Nesse estágio, os líderes podem delegar mais trabalho à equipe e também podem se concentrar no desenvolvimento de seus membros.
Responsabilidades do líder na fase de Execução:
- Delegar o quanto for razoável fazê-lo;
- Permitir à equipe o máximo de autonomia possível / confiando neles para trabalhar por conta própria com o mínimo de check-ins;
- Remover os obstáculos que podem impedir a equipe de atingir as metas;
- Fornecer feedback oportuno sobre o progresso da equipe.
Como líder de equipe, seu objetivo principal é ajudar a equipe a atingir o estágio de Execução o mais rápido possível.
As etapas a seguir ajudarão a garantir que você esteja fazendo a coisa certa na hora certa:
- Avalie regularmente a dinâmica da equipe para identificar em qual estágio do desenvolvimento ela está operando;
- Ajuste seu comportamento e abordagem de liderança para se adequar ao estágio que sua equipe alcançou;
- Considere o que precisa ser feito para mover a equipe efetivamente para o estágio de Execução;
Liderando Equipes Virtuais
Equipes que estão dispersas em grandes áreas geográficas, seja nacional, internacional ou dentro de regiões, representam desafios únicos para o líder.
Tudo o que foi mencionado acima sobre equipes de alto desempenho também se aplica a equipes virtuais.
O que muda é o método de liderança e comunicação com essas equipes dispersas.
A comunicação se torna o desafio mais óbvio nestes casos. A interação para equipes dispersas depende da tecnologia que pode ser facilitadora ou limitante.
Em equipes dispersas, a tecnologia se torna um componente crítico para o compartilhamento eficaz e oportuno de informações.
Devido ao aumento das oportunidades de falha de comunicação, é extremamente importante que a tecnologia certa para a equipe seja utilizada.
No caso de equipes dispersas que precisam confiar na tecnologia para a comunicação, careza de função, clareza de propósito, visão e definição de metas tornam-se criticamente fundamentais.
Esses grupos têm um momento especialmente desafiador nos estágios de Formação e Tempestade do desenvolvimento da equipe, uma vez que a interação face a face pode ser limitada ou mesmo impossível.
Os líderes podem mitigar os desafios das equipes virtuais fazendo o seguinte:
- Garantindo que a tecnologia escolhida para comunicação atenda às necessidades do grupo e promovendo a facilidade de acesso e outras informações;
- Assim como nas equipes tradicionais, comunicando claramente a visão para atingir metas e objetivos e descrevendo de forma precisa as expectativas para os resultados e comportamentos;
- Fazendo conexões programadas e conscientes. Sempre que possível, reunindo a equipe cara a cara para interação social e empresarial.
Resolvendo conflitos de equipe
A principal vantagem que as equipes têm sobre os indivíduos é a diversidade de recursos, talentos, conhecimentos e ideias.
No entanto, o próprio atributo da diversidade também é a força motriz por trás dos atritos.
Diferenças em termos de poder, atitudes, valores e fatores sociais podem contribuir para os conflitos negativos de equipe, do tipo que corroem a confiança, rompem relacionamentos e inibem a produtividade.
A seguir estão os principais passos para a resolução eficaz de conflitos de equipe:
Não ignore o conflito esperando que ele desapareça
A melhor abordagem é a abordagem direta para eliminar o conflito antes que danos irreparáveis sejam causados à equipe.
Quando um conflito é ignorado, os membros da equipe têm a chance de escolher lados e dividir a equipe.
Assim que o líder toma conhecimento do conflito dentro da equipe, ele deve ser tratado imediatamente.
Forneça orientação objetiva e apoio para resolver o conflito
O líder não pode resolver efetivamente o conflito se tomar partido ou tiver uma opinião pré-formada de quem é o responsável.
Embora possa parecer lógico, nunca diga à equipe para resolver isso entre eles. Se eles pudessem ter resolvido sem a sua ajuda, teriam feito isso.
O que eles precisam do líder é orientação para conversar e chegar a uma solução.
Garanta a vez de todos os envolvidos
Assegure-se de que cada pessoa tenha a chance de falar e contar seu lado da história.
Faça com que cada pessoa fale diretamente com a outra, tendo o líder como mediador.
Estimule a colaboração
Incentive o brainstorming e determine uma solução de forma colaborativa.
Desenvolva um plano de ação com etapas definidas para o sucesso.
Defina responsabilidades
Responsabilize os membros da equipe envolvidos por cumprir sua parte da resolução e por cumprir todas as etapas do plano de ação.
Medindo o desempenho da equipe
Então, como você sabe quando sua equipe atingiu o estágio de Execução? Equipes de alto desempenho exibem certas características.
Ao buscar maneiras de medir o desempenho da equipe, é benéfico avaliar os seguintes fatores:
Confiança e respeito
Confiar em equipes de alto desempenho significa confiar em cada membro da equipe para fazer sua parte e contribuir para o sucesso geral da operação ou projeto diário.
Referida como “integração comportamental”, a confiança é o processo de trabalhar em conjunto, compartilhar informações abertamente, tomar decisões de forma colaborativa e compartilhar riscos e recompensas coletivamente.
À medida que a confiança cresce, as equipes são capazes de abordar e resolver desafios, diferenças e desacordos.
Os membros demonstram respeito entre si pelas ideias, opiniões, habilidades e talentos.
Comunicação
A comunicação dentro de equipes de alto desempenho é clara, honesta, atende às necessidades de todos e impulsiona a realização bem-sucedida das metas e objetivos.
A comunicação aberta é promovida em um ambiente de confiança, onde as pessoas se sentem seguras para expressar suas ideias.
Quanto mais confiável for o ambiente, mais eficaz será a comunicação da organização.
É responsabilidade do líder cultivar o ambiente de confiança, agindo como modelo e cumprindo suas responsabilidades, em cada estágio do desenvolvimento da equipe.
Resultados de negócios
Embora o bom relacionamento para a equipe seja importante, não pode faltar a obtenção de resultados de negócios.
A equipe deve estar entregando pelo menos o padrão mínimo de expectativas.
O líder deve analisar e avaliar o quão bem a equipe está cumprindo as metas e objetivos e entregando os resultados finais.
É responsabilidade da liderança relatar atividades mensuráveis, informando se estão ou não entregando resultados de forma eficaz, de maneira produtiva e oportuna, e responsabilizando-os pelos resultados.
Informe as decisões com dados
Para os gerentes, o acesso aos dados leva a decisões mais informadas sobre como apoiar suas equipes.
Use regularmente insights a seu favor para ter uma noção de como sua equipe está trabalhando e quais melhorias podem ser feitas.
Com a plataforma certa, você pode assumir o controle total de seus dados de gerenciamento de desempenho para maximizar a tomada de decisões.
Isso vai além de ver como os OKRs estão sendo atendidos.
Na verdade, você pode criar relatórios personalizados em praticamente qualquer métrica, incluindo taxas de promoção e aumento, quanto orçamento está sendo gasto, como são os níveis de engajamento e as pontuações do eNPS e outras análises de desempenho valiosas.
Mas você também precisa olhar além de sua equipe para obter insights importantes.
As tendências da empresa em grande escala e os insights de RH podem apontar para problemas individuais, especialmente ao abordar o engajamento e a satisfação dos funcionários.
Depois de dividir os dados em diferentes demografias, você pode realmente descobrir que existem certos grupos de colaboradores que precisam de suporte adicional.
Pode não surgir individualmente, mas quando você olha para todo o grupo, começa a ver algumas tendências.
Trabalhe com os líderes de RH para analisar tendências agregadas de engajamento e usar referências para identificar áreas de melhoria, resolver problemas e implementar mudanças em toda a equipe, conforme necessário.
Forneça aos membros da equipe uma plataforma de autoatendimento
Capacite suas equipes de alto desempenho para acessar as informações de que precisam quando precisam.
Os recursos de gerenciamento de desempenho em uma plataforma de análise de pessoas capacitam as equipes de alto desempenho a tomar suas próprias decisões de carreiras.
Além de ver seus OKRs e KPIs personalizados, os funcionários podem acessar, documentar e aproveitar dados históricos de desempenho, taxas de conclusão de desenvolvimento profissional, feedback de 1:1s, pacotes de remuneração e muito mais.
Mesmo os novos funcionários que estão ingressando em uma empresa podem se atualizar rapidamente tendo acesso a suas descrições de trabalho, planos personalizados de 30-60-90 dias, estruturas de relatórios, tarefas de integração, OKRs de equipe, desde seu primeiro dia.
Além disso, as plataformas modernas são atualizadas automaticamente. Portanto, não existe o risco de utilizarem informações desatualizadas.
Encontre uma plataforma dinâmica que sirva como um sistema de registro para sua equipe de alto desempenho, permitindo que eles sejam completamente donos de seu crescimento e se sintam confiantes ao acessar as informações corretas.
Seja confiável e confiante
Não importa o quão difícil as coisas fiquem, grandes líderes projetam confiança e sempre podem ser confiáveis quando as coisas não acontecem do jeito que querem. Eles jogam duro, lutam de forma justa e nunca desistem.
Para que uma equipe tenha um bom desempenho, os membros precisam saber que seu líder não tentará transferir a culpa, fugir dos confrontos e abandoná-los.
Equipes de alto desempenho não acontecem por acaso. Elas são o resultado de um bom planejamento e garantia de que a equipe se engaje nos comportamentos corretos ao desenvolver hábitos produtivos.
Para fazer isso com eficiência e eficácia, as equipes precisam concordar com seus propósitos, entender seus pontos fortes individuais e coletivos, além das habilidades, riscos e objetivos envolvidos.
Comemore o sucesso
Como líder, é imperativo que você se lembre de comemorar os sucessos da equipe incluindo, mas não se limitando a:
- Cumprimento de marcos;
- Sucessos do indivíduo;
- Sucessos específicos da equipe.
A celebração assume muitas formas, caindo em duas categorias: formal e informal.
Celebrações formais são planejadas e geralmente precisam de um certo investimento, como prêmios, bônus, ou algo semelhante.
As celebrações informais geralmente custam pouco ou mesmo nada, acontecem com frequência e tendem a ser mais pessoais.
Exemplos podem ser algo tão simples como um “obrigado” de um líder ou um artigo detalhando a realização de um indivíduo ou equipe no boletim informativo da empresa.
“Se você pudesse fazer com que todas as pessoas de uma organização remassem na mesma direção, você poderia dominar qualquer setor, em qualquer mercado, contra qualquer concorrência, a qualquer momento.”
Patrick Lencioni
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