Como recrutar bons funcionários

Na corrida para encontrar os melhores e mais brilhantes funcionários, as empresas investem muito tempo e recursos. Mas sem uma estratégia de recrutamento sólida, mesmo os melhores esforços serão frustrados.

Candidatos qualificados em busca de novas oportunidades estão se tornando cada vez mais hábeis em identificar uma organização que não parece atender suas aspirações desde o início.

Um processo de contratação adequado é um dos aspectos mais importantes, mas muitas vezes esquecido, na administração de um negócio de sucesso.

Dedicar tempo para desenvolver uma estratégia de recrutamento eficaz pode resultar em um melhor grupo de candidatos, um processo de entrevista mais curto e, finalmente, um ROI mais alto, reduzindo os custos associados à rotatividade de funcionários.

Neste artigo, apresentamos um roteiro para recrutadores que desejam aprimorar seus processos, começando por atrair funcionários em potencial que sejam qualificados e mantendo-os na organização.

Ajudaremos você a entender os elementos de um recrutamento bem-sucedido, os métodos de recrutamento mais eficazes e outros fatores que você deve considerar ao desenvolver sua estratégia de contratação de funcionários.

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O que é estratégia de recrutamento?

Uma estratégia de recrutamento pode ajudá-lo a otimizar seus esforços desde o primeiro encontro com um candidato até a contratação.

É um plano de ação bem pensado para reconhecer, engajar e contratar com sucesso candidatos de alta qualidade.

A estratégia deve ser desenvolvida tendo em mente os objetivos da contratação e as metas da empresa.

Como parte do processo em andamento, os resultados devem ser medidos em relação aos benchmarks estabelecidos e o plano deve ser refinado de acordo com a necessidade.

Uma estratégia de recrutamento pode ser realizada por um gerente de RH interno, por uma agência de recrutamento externa ou por um consultor individual.

A estratégia pode servir como um modelo, portanto, não importa quem esteja recrutando e contratando para sua empresa, um processo claro e acionável deverá ser seguido.

A implementação de uma estratégia de recrutamento – também conhecida como marketing de recrutamento – é uma das melhores maneiras de atrair candidatos passivos, que representam 70% da força de trabalho global.

Candidatos passivos são indivíduos que não estão procurando ativamente um novo emprego, mas podem estar abertos à oportunidade certa.

Uma estratégia pode ajudá-lo a definir quem você está procurando e onde encontrá-los.

Como desenvolver uma estratégia de recrutamento?

Então, como uma empresa monta um plano de recrutamento eficaz, prático e inteligente?

Comece avaliando sua estratégia existente: o que está funcionando? Onde há espaço para melhorias? Quais são seus KPIs e benchmarks?

Depois de saber onde você está, você pode construir a partir daí.

Pense em suas contratações-alvo: quais habilidades resultariam no melhor ROI para sua organização? Não se trata apenas das habilidades técnicas.

Considere as habilidades sociais que podem fazer um candidato se destacar do grupo.

Quais competências são críticas e quais qualidades tornarão sua equipe mais forte? Onde as contratações em potencial são mais propensas a se conectar com sua organização? Qual é a melhor maneira de interagir com eles?

Avalie seu processo de entrevista e contratação existente: ele é simplificado ou bons candidatos estão escapando da sua rede devido a ineficiências? Qual é a sua rotatividade de funcionários atual? Se for alto, investigue isso com seus gerentes.

Não se esqueça de conversar com seus funcionários, especialmente os recém-contratados que ainda têm a experiência de contratação muito recente em suas mentes.

Melhores práticas para recrutar bons funcionários

Aqui estão algumas estratégias ou métodos de recrutamento que você pode usar para melhorar o seu processo.

Estabeleça uma marca empregadora clara

Sua marca de empregador é crucial para a estratégia de recrutamento.

Conforme pesquisas, 72% dos líderes na área de recrutamento de diversos setores concordam que uma forte identidade de marca tem um impacto significativo na contratação.

Por exemplo, empresas como Facebook, Disney e Tesla são mais do que apenas gigantes corporativos que dominam o mercado de hoje.

Essas empresas também estão entre os empregadores mais procurados por potenciais candidatos a emprego, de acordo com o LinkedIn. Por quê? Por causa de seu valor de marca.

Cada uma dessas organizações compartilha um fator importante: uma identidade forte, onde clientes e funcionários em potencial têm uma ideia sólida do que estão “comprando” ao se alinharem a cada marca.

Elas são instantaneamente reconhecíveis – não apenas pelos produtos que vendem, mas pelo valor percebido da marca.

Se sua empresa tem uma marca forte, um candidato pode já estar familiarizado com quem você é, tornando o engajamento mais promissor.

Se eles ainda não estiverem familiarizados, apresentar uma marca de empregador unificada em todos os pontos de contato – desde seu site até como um recrutador responde a perguntas – permitirá que o candidato saiba mais a seu respeito.

Crie anúncios de trabalho atraentes

Seus anúncios de emprego costumam ser a primeira impressão que um candidato terá de sua empresa.

Uma descrição vaga que deixa um candidato com mais perguntas do que respostas não fará nada para ajudá-lo a atrair candidatos qualificados.

Eles simplesmente seguirão em frente. Uma descrição detalhada explicará claramente a função, as responsabilidades e as qualificações.

Um candidato deve ser capaz de se ver desempenhando com sucesso nessa função e determinar se suas habilidades podem ser compatíveis.

No entanto, seu anúncio deve fazer mais do que apenas listar as qualificações profissionais que você está procurando.

Se você mostrar um ambiente de trabalho criativo e de espírito livre, ou um ambiente de negócios mais formal, use uma linguagem que transmita a cultura da sua empresa.

Melhore seu processo de entrevista

Um processo de entrevista suave e eficiente é algo que os candidatos apreciarão e fará com que sua estratégia de contratação se destaque.

Para tirar o máximo proveito de cada conversa com um potencial candidato, organize entrevistas para cargos específicos.

Aproveite o tempo para se aprofundar nas responsabilidades e fazer perguntas que irão revelar os principais talentos para essa função.

Assim como no anúncio de emprego, esta é sua chance de compartilhar seus valores e ter uma ideia do que é importante para o candidato.

Também é benéfico incorporar avaliações de personalidade ou outros métodos que lhe darão uma visão das habilidades sociais de um indivíduo.

De acordo com um relatório do LinkedIn de 2019, 92% dos gerentes de contratação disseram que as habilidades sociais são mais importantes que as habilidades técnicas, enquanto 89% disseram que as contratações ruins geralmente não possuem essas habilidades.

Organizar entrevistas em grupo pode ser outra maneira de aprimorar seu processo de entrevista.

Quer você entreviste um pequeno grupo de candidatos de cada vez ou vários candidatos ao mesmo tempo, esta é uma boa maneira de ver como eles interagem com outras pessoas.

Segmente candidatos a empregos passivos

Uma estratégia de marketing completa leva em consideração leads quentes, aqueles que estão prontos para comprar o que você está vendendo, e leads frios, aqueles que nem estão cientes de um problema que você poderia ajudá-los a resolver.

Seu plano estratégico de recrutamento não deve ser diferente.

Você sabia que apenas 12% dos trabalhadores estão procurando ativamente uma oportunidade em um determinado momento?

Embora esses leads quentes possam estar prontos para se envolver com você, outros números mostram que as melhores oportunidades estão com candidatos passivos, aqueles que não estão procurando ativamente, mas prestarão atenção se a oportunidade certa aparecer.

Faça sua pesquisa sobre quem são essas pessoas, onde são encontradas e quais são seus objetivos. Então, você pode ir atrás deles com uma abordagem personalizada.

Muitos profissionais estão abertos a discutir outras oportunidades de trabalho.

Um plano de marketing de recrutamento robusto ajudará você a encontrar um grupo maior de candidatos qualificados para fazer sua seleção, estejam eles ansiosos para ingressar em sua equipe ou apenas aprendendo sobre o potencial de crescimento que sua empresa pode oferecer.

Use as mídias sociais

Tornou-se um fato simples dos negócios que alavancar as mídias sociais é uma necessidade absoluta.

Seja para construir sua marca, aumentar o número de seguidores ou interagir com os consumidores, é uma parte essencial de qualquer plano de negócios.

Isso também deve incluir sua estratégia de recrutamento. Muitas empresas estão usando o recrutamento social para se conectar com possíveis contratações, especialmente aquelas voltadas para a geração do milênio.

As empresas que tiveram sucesso com essa técnica incluem Zappos, Uber e Apple.

Além de enviar mensagens diretas a potenciais contratações com vagas de emprego específicas em sua empresa, você pode usar as mídias sociais para mostrar os valores, o impacto e sua cultura de trabalho, construindo o reconhecimento e o patrimônio da sua marca.

Isso pode incluir a postagem de fotos, artigos relacionados ao setor, postagens em blogs e/ou depoimentos de funcionários atuais.

Usar a mídia social como um recurso também pode fornecer informações para elaborar sua abordagem de recrutamento a candidatos passivos.

Aproveite as mídias sociais pela ferramenta de marketing que ela é e você encontrará exatamente quem está procurando.

Implementar um programa de indicação de funcionários

Grandes pessoas costumam ter o hábito de se cercar de outros profissionais altamente capazes.

Embora muitos funcionários provavelmente já estejam compartilhando funções abertas com contatos qualificados em suas redes, um programa de indicação de funcionários bem desenvolvido pode impulsionar ainda mais esse comportamento.

Ao incentivar referências com bônus e concursos, você pode animar e motivar ainda mais sua força de trabalho a trazer talentos que eles conhecem para sua organização.

Participe de encontros relacionados ao setor

Embora as feiras de emprego possam ser úteis para encontrar candidatos qualificados, eventos não específicos de recrutamento também são uma excelente oportunidade para conhecer profissionais motivados que desejam fazer contatos e avançar em seu campo.

Por exemplo, se você está procurando um engenheiro de software, busque um grupo, encontro ou associação local focado no desenvolvimento de software e participe de uma reunião.

Os profissionais mais apaixonados se destacarão rapidamente.

Incluir colegas no processo de entrevista

Às vezes, a melhor pessoa para entrevistar um candidato é alguém que já trabalha na mesma função ou em uma função semelhante.

Esse funcionário já sabe o que é preciso para se destacar no cargo e pode verificar se os candidatos têm as habilidades e a experiência necessárias para fazer bem o trabalho.

Além disso, os funcionários atuais podem fornecer uma descrição precisa das experiências do dia a dia e ajudar os candidatos a entender melhor o que podem esperar se forem contratados.

Quando se trata de encontrar e contratar ótimas pessoas, você precisa ser persistente e estar disposto a pensar fora da caixa.

Use seus benefícios a seu favor no recrutamento de funcionários

Mantenha  seus benefícios acima do padrão do setor  e adicione novos sempre que for possível.

Você também precisa educar os funcionários sobre o custo e o valor de seus benefícios para que eles apreciem o quão bem você está cuidando das necessidades deles.

Você não pode ser um empregador de escolha sem um bom pacote de benefícios que inclua benefícios padrão como seguro médico, aposentadoria e seguro odontológico.

Considere planos de participação nos lucros  e bônus que paguem ao funcionário por realizações e contribuições mensuráveis.

Os funcionários também valorizam a flexibilidade e a oportunidade de equilibrar o trabalho com outras responsabilidades, interesses e problemas da vida.

Utilizando estas estratégias, com certeza você irá minimizar a possibilidade de uma contratação inadequada e encontrará o perfil ideal para sua organização.

Como integrar funcionários remotos

A contratação de trabalhadores remotos tornou-se comum para as empresas e vem com seu próprio conjunto de desafios.

Ao canalizar candidatos remotos pelo processo de contratação, você precisará fazer alguns ajustes. Embora os princípios fundamentais da integração permaneçam os mesmos, existem diferenças.

Eles não podem ver seu espaço físico. Grande parte do processo de integração inclui a oportunidade de ver o espaço e se acostumar com o local.

Estas são algumas maneiras de adaptar o processo das contratações remotas para mantê-los engajados:

Prepare-se antes de recebê-los

Ao analisar a tecnologia especificamente, verifique se as credenciais e os logins de seus funcionários estão definidos e se eles têm todo o equipamento de que precisam antes do primeiro dia.

Dê-lhes uma recepção calorosa

Isso pode parecer básico, mas muitas vezes é esquecido. Prepare uma introdução em vídeo com a equipe do novo contratado para que ele se sinta bem-vindo.

Lembre-se, eles estão entrando em sua organização em um ponto muito diferente de onde outros começaram no passado.

Faça com que eles se sintam à vontade, mesmo que você não possa estar no mesmo local.

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Esteja disponível

Seu novo contratado, com certeza, terá dúvidas.

Ele não pode caminhar até sua sala ou se dirigir aos colegas de equipe, então, precisa se sentir à vontade para fazer contato pelos canais de comunicação remotos.

A comunicação livre das informações, a disponibilidade e abertura para perguntas são cruciais se você estiver integrando novas contratações remotamente.

Fornecer um guia on-line completo e claro será muito útil, já que o novo funcionário não terá folhetos ou documentos físicos a sua disposição.

Oferecer o melhor acolhimento para um novo contratado, independente do modelo de trabalho que ele vá exercer, pode prevenir uma questão fundamental que impacta diretamente nos resultados da organização: a rotatividade.

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