Trata-se de habilidades que são muito valorizadas no mercado corporativo, pois são capazes de formar equipes eficientes e que se sentem motivadas com seu trabalho.
Com o mundo dos negócios cada vez mais competitivo é preciso se destacar no mercado e ao mesmo tempo alcançar bons resultados. Dessa forma é possível tornar sua organização mais próspera.
Continue lendo e você vai compreender o que são competências de um líder, conhecer sua importância dentro da empresa, quais são essas habilidades e como se tornar um gestor melhor.
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O que são competências de um líder?
São habilidades que preparam um líder para gerenciar pessoas. Pois elas são essenciais para que ele atue com sucesso, engaje e inspire seus liderados, independente do cargo de liderança que estiver ocupando.
Por que as competências de um líder são importantes para a empresa?
Porque por meio dessas habilidades é possível gerenciar melhor a equipe, motivá-la e inspirá-la, assim tornando-a mais produtiva e eficiente. Isso gerará mais resultados para empresa e consequentemente maiores lucros.
Assim aumentando a satisfação da empresa e funcionários que se sentirão mais engajados a continuar realizando um bom trabalho, o que tornará a organização mais competitiva no mercado.
Quais são as competências de um líder?
Existem várias competências que um líder deve desenvolver, cada uma delas diz respeito a melhor forma de atuar para liderar a equipe e assim trazer bons resultados. Vamos conhecê-las.
Saber inspirar
Um bom líder deve inspirar a equipe a realizar um bom trabalho. Para isso é preciso agir de acordo com o que fala e trabalhar com eficiência e bom ânimo, pois assim seus colaboradores se sentirão mais engajados a imitá-lo.
Senso de ética e segurança
É importante que o líder tenha padrões éticos altos e aja com justiça. Dessa forma passará mais confiança a seus funcionários que também se sentirão engajados a seguirem as regras.
Além disso, ele também deve passar suas expectativas de maneira direta e com segurança, assim todos estarão cientes sobre os objetivos que deverão alcançar.
Essas características trazem segurança aos colaboradores que se sentirão mais tranquilos para exercer suas funções e socializar.
Boa comunicação
Um bom líder também deve saber se comunicar de maneira clara e direta para que a equipe fique ciente dos principais objetivos e tarefas que deverão realizar.
Ele deve saber tanto falar quanto ouvir as pessoas em grupo, de maneira individual, pessoalmente, por e-mail, telefone ou redes sociais.
É bom manter uma comunicação contínua com a equipe para estar a par do que cada um está fazendo e dar seu feedback.
Inteligência emocional
Essa é uma competência importante que todo bom líder deve ter, pois em cargos de gestão é preciso saber lidar com pressão e emoções para que possa reconhecer seus sentimentos, se automotivar e atuar da melhor maneira possível.
Além disso, o líder também precisa reconhecer a emoção dos outros e ter habilidades em se relacionar com a equipe.
Busca frequente por conhecimento
É preciso que o líder esteja sempre inteirado sobre as novidades do mercado para que possa atuar com eficiência, por isso deve buscar frequentemente novos conhecimentos, seja por meio de cursos, treinamentos ou mesmo pela prática.
Mais do que aprender é preciso praticar bastante para que possa desenvolver competências e habilidades necessárias para atuar da melhor maneira possível.
Confiança
É imprescindível que o líder tenha confiança em si mesmo, dessa forma terá uma relação melhor com os membros de sua equipe e passará mais segurança a eles para que possam apresentar uma performance melhor.
Pois um líder confiante ajuda a extrair o melhor de cada colaborador para que se tornem capazes de alcançar seus objetivos e os da organização.
Saber delegar
Outra competência importante do líder é saber delegar tarefas para que sua equipe seja capaz de trabalhar com autonomia. Isso faz com que os colaboradores sejam mais produtivos e proativos.
Dessa forma se mostram mais comprometidos com o trabalho e passam a apresentar melhores resultados.
Existem líderes que têm medo de dar autonomia a sua equipe, pois acreditam que ela poderá cometer erros que eles terão que assumir.
Você deve dividir os resultados com os membros de sua equipe, sejam eles bons ou ruins. Dessa forma eles serão capazes de aprender com os acertos e erros e assim passar a ter um desempenho melhor.
Saber motivar
Um bom líder também deve saber motivar sua equipe, para isso você deve fazer mais do que pagar um salário justo, mas dar elogios e promover benefícios que recompensam o esforço de seus colaboradores.
É preciso ficar atento ao que motiva cada funcionário, dessa forma saberá como recompensá-los e em troca verá sua equipe mais engajada e produtiva.
Visão de futuro
O líder também deve ter uma visão de futuro, ou seja, ter clareza de onde deseja chegar. Dessa forma você saberá que ações tomar para chegar a esse objetivo.
Agindo assim você poderá motivar seus funcionários a agirem igual, engajando-os a se esforçarem para atingir objetivos em comum e também alcançar suas próprias realizações, o que fará que eles apresentem um melhor desempenho.
Criatividade
Você também deve ser criativo e incentivar sua equipe a compartilharem ideias e soluções para as tarefas que realizam no dia a dia.
Dessa forma todos sentirão que estão contribuindo para o crescimento da empresa e ficarão mais engajados.
Saber integrar a equipe
É importante que você saiba criar uma boa integração entre os membros da sua equipe, para que possa construir uma relação forte em que todos se sintam parte do grupo e da empresa.
Pois quando os funcionários se sentem seguros se tornam capazes de trabalhar com mais engajamento e qualidade.
Por isso, você deve tratar bem os membros de sua equipe, chamá-los pelo nome e lembrar-se de seus interesses e até mesmo familiares.
Você também deve estimular o trabalho em equipe e a boa relação entre todos, você pode fazer isso por meio de uma música, slogan ou algo que identifique seu time para que todos se sintam mais conectados.
Positividade
Todo bom líder também deve ser positivo mesmo nas situações mais difíceis.
É preciso ser capaz de rir de si mesmo quando algo sai fora do que foi planejado. Isso ajuda a deixar o ambiente mais leve, sem stress e perturbações.
Você também pode perguntar quais são os planos de sua equipe para as férias, isso vai ajudar a melhorar o clima e também deixar os colaboradores mais felizes.
Dessa forma o ambiente se torna mais agradável, o que dá margem ao aumento da disposição e produtividade.
Respeito
Um bom líder também deve ter respeito por sua equipe, pois cada pessoa possui competências, limitações, valores e crenças.
Por isso você deve saber respeitar as diferenças e valorizar cada pessoa, para que ela seja capaz de dar seu melhor por meio de suas próprias habilidades.
Saber desenvolver novos líderes
O líder também deve se preocupar com o futuro profissional de seus liderados e prepará-los para atuarem em cargos de liderança na empresa.
Por isso é importante treiná-los e capacitá-los para que possam crescer continuamente.
Dessa forma eles se tornarão profissionais melhores capazes de realizar estratégias e realizar tarefas com extrema eficiência e consequentemente serão mais gratos e leais ao líder que tanto se esforça para seu sucesso.
Responsabilidade
Um bom líder também deve ser responsável tanto pelo sucesso da equipe quanto suas falhas.
Pois se seus colaboradores virem você apontar o dedo e culpar outras pessoas perderão a confiança e o respeito por você.
O ideal é aceitar os erros, se responsabilizar e buscar soluções para corrigir e melhorar o que precisa ser mudado ou aprimorado.
Humildade
Uma competência importante do líder é a humildade, pois por meio dela você pode ter mais empatia pelas pessoas e não querer que elas tenham as mesmas habilidades que você.
Para isso você deve enxergar seus colaboradores pelo que são, com suas competências e limitações, sem se achar melhor que ninguém.
Resiliência
Um bom líder também sabe como lidar com problemas, pressões e stress, sendo capaz de passar por situações difíceis, tendo uma visão analítica para que possa tomar decisões mais assertivas.
Pois a liderança traz muitos desafios, em que é necessário ter jogo de cintura e buscar soluções para realizar as melhores estratégias.
Por isso você precisa saber como agir nesses momentos, assim poderá levar sua equipe a bons resultados, o que vai refletir na prosperidade da empresa e em sua vida profissional.
Como se tornar um líder melhor?
Para se tornar um líder melhor é preciso que você se empenhe para desenvolver as competências que mencionamos e também realize algumas três ações que poderão ajudar, como:
- fazer questionamentos e pedir conselhos seja para os membros de sua equipe ou outros profissionais;
- comunicar os objetivos da empresa à sua equipe;
- continuar buscando conhecimento.
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Agora é com você!
Neste post vimos que as competências de um líder são habilidades que ajudam a gerenciar melhor os colaboradores, desenvolvendo-os em profissionais melhores e mais produtivos.
Listamos 17 competências que poderão te tornar um líder melhor, entre elas:
- saber inspirar;
- senso de ética e segurança;
- boa comunicação;
- inteligência emocional;
- busca frequente por conhecimento;
- confiança;
- saber delegar;
- saber motivar;
- visão de futuro;
- criatividade;
- saber integrar a equipe;
- positividade;
- respeito;
- saber desenvolver novos líderes;
- responsabilidade;
- humildade;
- resiliência.
Desenvolvendo essas competências você será capaz de gerenciar melhor sua equipe e trazer bons resultados para sua empresa e vida profissional.