A maioria dos profissionais desenvolve seu próprio estilo com base em fatores como experiência e personalidade, bem como as necessidades únicas de sua empresa e sua cultura organizacional.
Embora cada líder seja diferente, existem tipos comumente usados no local de trabalho.
Neste artigo, abordaremos os principais tipos de líderes e forneceremos características de cada um para ajudá-lo a determinar com qual estilo de liderança você mais se identifica.
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A importância de desenvolver um estilo de liderança
Conforme pesquisas, 55% dos empregadores citaram perguntar sobre habilidades de liderança em uma entrevista como a avaliação mais precisa da capacidade de um candidato de ter sucesso em uma função.
À medida que você desenvolve essas habilidades, provavelmente usará diferentes processos e métodos para alcançar objetivos do seu empregador e atender às necessidades dos funcionários que se reportam a você.
Para ser eficaz como líder, você pode usar vários tipos diferentes a qualquer momento.
Ao reservar um tempo para se familiarizar com cada um desses estilos de liderança, você pode reconhecer certas áreas para melhorar ou expandir sua própria maneira de liderar.
Você também pode identificar outras formas que atendam melhor às suas metas atuais e aprender como trabalhar com lideranças que seguem um estilo diferente do seu.
Os principais tipos de líderes
Aqui estão os principais estilos de liderança, incluindo benefícios e desafios de cada um:
Estilo de liderança de coaching
Um líder coaching é alguém que pode reconhecer rapidamente os pontos fortes, fracos e motivações dos membros de sua equipe para ajudar cada indivíduo a melhorar.
Esse tipo de líder geralmente ajuda os membros da equipe a definir metas inteligentes e, em seguida, fornece feedback regular com projetos desafiadores para promover o crescimento.
Eles são hábeis em definir expectativas claras e criar um ambiente positivo e motivador.
O estilo de liderança coach é um dos mais vantajosos para os empregadores, bem como para os funcionários que gerenciam.
Você pode ser um líder de coaching se:
- For solidário
- Oferecer orientação em vez de dar comandos
- Valorizar a aprendizagem como forma de crescer
- Fizer perguntas guiadas
- Equilibrar a transmissão de conhecimento e ajudar os outros a encontrá-lo
- For autoconsciente
Benefícios
A liderança de coaching é de natureza positiva e promove o desenvolvimento de novas habilidades, pensamento livre, capacitação, revisita os objetivos da empresa e fomenta uma cultura empresarial confiante.
Líderes com estas características têm o potencial de serem mentores preciosos.
Desafios
Embora esse tipo de líder tenha muitas vantagens, os resultados podem ser mais demorados, pois requer tempo individual com os funcionários, o que pode ser difícil de obter em um ambiente orientado a prazos.
Estilo de liderança visionário
Líderes visionários têm uma capacidade poderosa de impulsionar o progresso e inaugurar períodos de mudança, inspirando funcionários e ganhando confiança para novas ideias.
Um líder do tipo visionário também é capaz de estabelecer um forte vínculo organizacional. Eles procuram incentivar a confiança recíproca entre gestores e colaboradores.
Este tipo de líder é ideal para empresas menores e de crescimento rápido ou organizações já estabelecidas em que estejam ocorrendo mudanças de estruturação corporativa.
Você pode ser um líder visionário se for:
- Persistente e ousado
- Estratégico
- Assumir riscos
- Inspirador
- Otimista
- Inovativo
- Cativante
Benefícios
A liderança visionária pode ajudar as empresas a crescerem, unir equipes e toda a empresa; e melhorar tecnologias ou práticas desatualizadas.
Desafios
É fácil para um líder visionário deixar passar detalhes relevantes ou oportunidades, pois sua visão está voltada para o quadro geral.
Eles também podem sacrificar a resolução de problemas atuais porque são mais orientados para o futuro, o que pode fazer com que sua equipe se sinta ignorada.
Estilo de liderança servidora
Líderes servidores vivem por uma mentalidade de pessoas em primeiro lugar e acreditam que quando os membros da equipe se sentem realizados pessoal e profissionalmente, eles são mais eficazes e mais propensos a produzir regularmente um ótimo trabalho.
Por causa de sua ênfase na satisfação e colaboração dos funcionários, eles tendem a alcançar níveis mais altos de respeito.
O tipo servidor é um excelente estilo de liderança para organizações de qualquer setor e tamanho, mas é especialmente predominante em organizações sem fins lucrativos.
Esses tipos de líderes são excepcionalmente habilidosos em construir o moral dos funcionários e ajudar as pessoas a se engajarem novamente em seu trabalho.
Você pode ser um líder servidor se:
- Motiva sua equipe
- Tem excelentes habilidades de comunicação
- Preocupe-se pessoalmente com sua equipe
- Incentiva a colaboração e o engajamento
- Compromete-se a desenvolver sua equipe profissionalmente
Benefícios
Os líderes servidores têm a capacidade de aumentar a lealdade e a produtividade dos funcionários, melhorar seu desenvolvimento e a tomada de decisões, cultivar a confiança e criar futuros líderes.
Desafios
Os líderes servidores podem ficar esgotados, pois muitas vezes colocam as necessidades de sua equipe acima das suas. Eles podem ter dificuldade de usar a autoridade quando se faz necessário.
Tipo de líder autocrático
Também chamado de “estilo de liderança autoritária”, esse tipo de líder é alguém que está focado principalmente em resultados e eficiência.
Eles geralmente tomam decisões sozinhos ou com um grupo pequeno e confiável e esperam que os funcionários façam exatamente o que lhes é solicitado.
Pode ser útil pensar nesses tipos de líderes como comandantes militares.
O estilo autocrático pode ser ideal em organizações com diretrizes rígidas ou setores com muita conformidade.
Também no caso em que os funcionários precisam de muita supervisão, como aqueles com pouca ou nenhuma experiência.
Você pode ser um líder autocrático se:
- Tem autoconfiança
- É automotivado
- Comunica-se de forma clara e consistente
- Segue as regras
- Valoriza ambientes altamente estruturados
- Acredita em ambientes de trabalho supervisionados
Benefícios
O líder do tipo autocrático pode promover a produtividade por meio da delegação, fornecer comunicação clara e direta e reduzir o estresse dos funcionários tomando decisões rapidamente por conta própria.
Desafios
Os líderes autocráticos geralmente são propensos a altos níveis de estresse porque se sentem responsáveis por tudo.
Este modelo de liderança tende a abafar a criatividade e fazer os colaboradores se sentirem delimitados.
Como eles não têm flexibilidade e muitas vezes não querem ouvir as ideias dos outros, esses líderes costumam causar ressentimentos em suas equipes.
Tipo de líder laissez-faire ou hands-off
O estilo laissez-faire é o oposto do tipo de liderança autocrática, concentrando-se principalmente em delegar muitas tarefas aos membros da equipe e fornecer pouca ou nenhuma supervisão.
Como um líder laissez-faire não gasta seu tempo gerenciando intensamente os funcionários, muitas vezes ele tem mais tempo para se dedicar a outros projetos.
É o tipo de liderança ideal para equipes de alta performance, bem treinadas e que necessitam de baixa supervisão.
No entanto, também pode causar uma queda na produtividade se os funcionários estiverem confusos sobre as expectativas de seu líder ou se alguns membros da equipe precisarem de motivação e limites consistentes para trabalhar bem.
Você pode ser um líder laissez-faire se:
- Delegar efetivamente
- Acreditar na liberdade de escolha
- Fornecer recursos e ferramentas suficientes
- Assume o controle somente se necessário
- Oferece críticas construtivas
- Promove qualidades de liderança em sua equipe
- Promove um ambiente de trabalho autônomo
Benefícios
Esse estilo incentiva a responsabilidade, a criatividade e um ambiente de trabalho descontraído, o que geralmente leva a taxas mais altas de retenção de funcionários.
Desafios
O estilo de liderança laissez-faire não funciona bem para novos funcionários, pois eles precisam de orientação e apoio prático no início.
Esse método também pode levar à falta de estrutura, confusão de liderança e funcionários que não se sentem devidamente apoiados.
Estilo de liderança democrática ou participativa
O estilo democrático, também chamado de “estilo participativo”, é uma combinação dos tipos de líderes autocráticos e laissez-faire.
Um líder democrático é alguém que pede opiniões e considera o feedback de sua equipe antes de tomar uma decisão.
Como os membros da equipe sentem que sua voz é ouvida e suas contribuições são importantes, um tipo de líder democrático frequentemente promove níveis mais altos de engajamento dos funcionários e satisfação no local de trabalho.
Como esse tipo de liderança impulsiona a discussão e a participação, é um estilo excelente para organizações focadas em criatividade e inovação, como o setor de tecnologia.
Você pode ser um líder democrático/participativo se:
- Valoriza discussões em grupo
- Oferece os dados necessários para que a equipe tome decisões
- Promove um ambiente de trabalho onde todos compartilham suas ideias
- É racional
- É flexível
- Tem boas habilidades de mediação
Benefícios
Sob esse tipo de liderança, os funcionários podem se sentir empoderados, valorizados e unificados. Tem o poder de aumentar a retenção e o moral.
Como geralmente os colaboradores fazem parte de forma natural das decisões e sabem o que devem realizar, é um tipo de liderança que utiliza menos o seu gerenciamento.
Desafios
Esse estilo de liderança tem o potencial de ser ineficiente e cara, pois leva muito tempo para organizar discussões em grandes grupos, obter ideias e feedback, discutir possíveis resultados e comunicar decisões.
Também pode adicionar pressão social aos membros da equipe que não gostam de compartilhar ideias em grupos.
Estilo de liderança pioneiro
O estilo pioneiro é um dos mais eficazes para alcançar resultados rápidos. Esse tipo de líder está focado principalmente no desempenho, geralmente estabelece altos padrões e responsabiliza os membros de sua equipe por alcançar seus objetivos.
Embora o estilo de liderança que “define o ritmo” seja motivacional e útil em ambientes acelerados, onde os membros da equipe precisam ser energizados, nem sempre é a melhor opção para aqueles que precisam de orientação e feedback.
Você pode ser este tipo de líder se:
- Define altos padrões
- Foca nos objetivos
- É lento para elogiar
- É altamente competente
- Valoriza o desempenho sobre as habilidades sociais
Benefícios
O tipo de líder pioneiro impulsiona os funcionários a atingir metas e os objetivos de negócios. Favorece locais de trabalho onde a dinâmica e a alta energia são mais evidentes.
Desafios
A liderança que define o ritmo também pode levar a funcionários estressados, pois eles estão sempre se esforçando para atingir uma meta ou prazo.
Um local de trabalho muito acelerado pode ocasionar falhas na comunicação ou ausência de orientações claras.
Tipo de líder transformacional
A liderança transformacional é um estilo em que os líderes incentivam, inspiram e motivam os funcionários a inovar e criar mudanças que ajudarão a crescer e moldar o sucesso futuro da empresa.
Isso é conseguido dando o exemplo no nível executivo por meio de um forte senso de cultura corporativa, propriedade dos funcionários e independência no local de trabalho.
Líderes transformacionais inspiram e motivam sua força de trabalho sem microgerenciar – eles confiam em funcionários treinados para assumirem a responsabilidade sobre as decisões em seus trabalhos designados.
Como os líderes transformacionais gastam muito do seu tempo em metas abrangentes, esse estilo de liderança é melhor para equipes que podem lidar com muitas tarefas delegadas sem supervisão constante.
Você pode ser um líder transformacional se:
- Fornece incentivo
- Inspira os outros a alcançar seus objetivos
- Pensa no quadro geral
- Valoriza o desafio intelectual de sua equipe
- É criativo
- Tem um bom entendimento das necessidades organizacionais
Benefícios
A liderança transformacional valoriza as conexões pessoais com suas equipes, o que pode aumentar o moral e a retenção dos colaboradores.
Também valoriza a ética da empresa e da equipe em vez de ser totalmente orientada para objetivos.
Desafios
Os críticos desse estilo de liderança dizem que seguidores ou subordinados de um líder transformacional persuasivo e carismático podem ser levados a cumprir a visão de seu líder, mesmo que isso seja enganoso e sem mérito.
Esses líderes também podem ignorar detalhes.
Estilo de liderança transacional
A liderança transacional é um sistema baseado em recompensas e punições, projetado para motivar os funcionários a alcançar resultados.
É um sistema que segue um processo rígido e pré-definido: se você conseguir o que lhe é pedido, você é recompensado. Se você não fizer, então você é punido.
Sob esse sistema, os líderes monitoram constantemente o desempenho dos funcionários e os recompensam quando atingem suas metas.
Isso contrasta com uma revisão de desempenho tradicional, quando as empresas geralmente esperam até uma data ou período definido para revisar o progresso da meta.
Você pode ser um líder transacional se:
- Valoriza a estrutura corporativa
- Microgerencia
- Não aceita questionar a autoridade
- *É prático e pragmático
- *Valoriza alcançar metas
- *É reacionário
Benefícios
Líderes transacionais facilitam o alcance de metas, fracionando-as em curto prazo e em uma estrutura claramente definida.
Desafios
Estar excessivamente focado em metas de curto prazo e não ter metas de longo prazo pode fazer com que uma empresa lute contra as adversidades.
Esse tipo de líder sufoca a criatividade e é desmotivador para os funcionários que não são incentivados por recompensas monetárias.
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Estilo de liderança burocrática
Os líderes burocráticos são semelhantes aos líderes autocráticos, pois esperam que os membros de sua equipe sigam as regras e procedimentos exatamente como estão escritos.
O tipo de líder burocrático se concentra em tarefas fixas dentro de uma hierarquia onde cada funcionário tem uma lista de responsabilidades definida, e há pouca necessidade de colaboração e criatividade.
Esse estilo de liderança é mais eficaz em setores ou departamentos altamente regulamentados, como finanças, saúde ou governo.
Você pode ser um líder burocrático se:
- É detalhista e focado na tarefa
- Valoriza regras e estrutura
- É obstinado
- Tem um compromisso com sua organização
- É autodisciplinado
Benefícios
O estilo de liderança burocrática pode ser eficiente em organizações que precisam seguir regras e regulamentos rígidos.
Cada pessoa na equipe/empresa tem um papel claramente definido que leva à eficiência. Esses líderes separam o trabalho dos relacionamentos para evitar obscurecer a capacidade da equipe de atingir as metas.
Desafios
Este estilo não promove a criatividade, o que pode ser restritivo para alguns funcionários. Esse tipo de líder também é lento para mudar e não prospera em um ambiente que precisa ser dinâmico.