Não importa onde a força de trabalho de uma empresa opera. Sua cultura, boa ou ruim, estará em evidência.
A cultura de uma organização se reflete na forma como cada colaborador desempenha suas funções, se relaciona em equipe e interage com o público, mas não está vinculada à interação e às atividades presenciais.
A maioria dos líderes entende a influência que a cultura tem em suas empresas, mas muitos não têm clareza sobre como preservá-la à medida que avançam em direção a equipes remotas e híbridas.
Eles acham particularmente desafiador promover e sustentar uma cultura de trabalho saudável com funcionários que não operam no local ou usam o mesmo cronograma.
Mas os líderes devem dominar essa habilidade, pois esses modelos de trabalho não tradicionais estão se tornando cada vez mais dominantes no mundo dos negócios.
Neste artigo, você vai saber como fortalecer a cultura da sua empresa na era home office, com dicas práticas e eficazes.
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A explosão da era home office
O trabalho remoto existe desde que a internet tornou o teletrabalho uma realidade.
Mas não era um caminho típico até que a pandemia forçou multidões a realizar seus trabalhos de casa.
Então, quase da noite para o dia, o modelo de trabalho que era a exceção se tornou o novo normal para um grande número de pessoas, em todo o mundo.
No início, os líderes empresariais viam a tendência do trabalho remoto como uma estratégia paliativa para manter suas empresas operando até que a crise de saúde diminuísse.
Mas, à medida que a pandemia se arrastava, as organizações desenvolveram maneiras de refinar e aprimorar a nova construção de trabalho para operar com mais eficiência.
Eventualmente, o home office evoluiu para o business central.
Como muitas pessoas trabalharam de casa por quase dois anos, os analistas conseguiram coletar dados substanciais sobre o fenômeno e chegaram a algumas conclusões surpreendentes. A pesquisa deles mostrou:
depois de se recuperar da mudança repentina de local e se adaptar à rotina remota, um número significativo de pessoas prefere trabalhar de casa;
apesar das preocupações de alguns empregadores, a maioria dos funcionários remotos foi tão produtiva, ou até mais produtiva, quanto no escritório;
À medida que o nível de conforto das pessoas com o trabalho remoto cresceu, elas começaram a vê-lo cada vez mais como uma opção permanente.
Consequentemente, quando as restrições da pandemia começaram a recuar, muitas empresas continuaram a operar com uma porcentagem de sua equipe permanecendo remota.
Tanto os empregadores quanto seus funcionários viram vantagens no modelo de trabalho remoto.
Vantagens para os empregadores
- a capacidade de contratar a partir de um conjunto de talentos não vinculado à localização;
- a adição de um dos principais benefícios procurados pelos candidatos a emprego;
- redução de despesas gerais em espaço de escritório e custos associados;
- a capacidade de escalar com menos despesas.
Vantagens para os trabalhadores
- economia de tempo e dinheiro antes gastos em deslocamentos;
- melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- mais flexibilidade em como e onde trabalham.
Esses atributos positivos, combinados com a evolução tecnológica, garantem que o trabalho remoto continuará sendo uma parte significativa do cenário empresarial.
Como fortalecer a cultura organizacional na era home office
À medida que uma empresa enfrenta novas circunstâncias devido à transição para uma base de funcionários remotos ou ao crescimento, sua cultura pode mudar para melhor ou para pior.
Edgar Schein explica esse fenômeno em seu livro Cultura Organizacional e Liderança :
“A cultura é dinâmica, pois pode evoluir com novas experiências. Essa mudança pode acontecer de duas maneiras: como resultado de uma crise clara e presente — a síndrome da “plataforma em chamas” — ou por meio de uma evolução gerenciada sob um líder habilidoso e sofisticado.”
A pandemia causou uma mudança de cultura de plataforma em chamas.
Mas agora, os líderes empresariais estão considerando um compromisso de longo prazo com uma equipe home office.
Essa decisão deliberada lhes dá uma oportunidade de decidir como gerenciar a cultura da empresa daqui para frente. Eles têm duas opções:
- acreditam com otimismo que a cultura da sua organização irá simplesmente se adaptar;
- desenvolvem intencionalmente uma maneira nova e confiável de sustentar a cultura da empresa.
Para construir efetivamente uma cultura em um local de trabalho padrão ou virtual, os líderes devem ter um plano e um processo para abordar essa iniciativa.
Conforme especialistas, sem esses elementos, criar uma cultura robusta é pouco mais do que uma ilusão.
4 etapas para construir uma cultura dinâmica na era home office
Líderes empresariais com força de trabalho remota devem gerenciar a evolução da cultura de sua empresa com uma abordagem sistemática.
O melhor método envolve quatro etapas:
- Defina claramente os comportamentos que devem moldar a cultura
- Ensine, oriente e pratique rotineiramente os comportamentos
- Crie um roteiro para ajudar os gestores a ensinar com consistência
- Utilize a tecnologia para comunicar e enfatizar a cultura
1. Definindo a cultura do local de trabalho
Os líderes devem especificar o que querem que sua cultura seja antes de pedir que seus funcionários a sigam.
Eles não podem confiar na missão, visão e valores essenciais de sua empresa para determinar como a cultura deve ser em tempo real.
Em vez disso, eles devem definir os comportamentos que ajudarão seu pessoal a trabalhar de forma unida e bem-sucedida.
Missão, visão e valores tendem a ser abstratos, mas comportamentos são ações.
Como são algo que os gerentes podem literalmente ver as pessoas fazendo, comportamentos são muito mais fáceis de ensinar, orientar e dar feedback.
Consequentemente, são mais fáceis de operacionalizar, não importa onde os funcionários trabalhem.
2. Ensinando comportamentos com repetição
Após definir os comportamentos, os líderes precisam desenvolver um método estruturado para ensiná-los continuamente.
A única maneira de fazer com que a mudança de atitude se mantenha é por meio da repetição e da prática.
Não é suficiente imprimir e distribuir uma lista de comportamentos ou mencioná-los em mensagens ocasionais.
Para que os comportamentos tenham um impacto concreto, os líderes devem criar oportunidades para levar todos os membros da equipe a falar regularmente sobre eles.
A melhor maneira de fazer isso é criar rotinas ou rituais.
Por exemplo, o CEO pode exigir que cada reunião virtual ou presencial comece com uma discussão sobre um comportamento específico e como ele se relaciona com o que o grupo está fazendo.
3. Criando um roteiro
O terceiro passo é criar um roteiro em torno dos comportamentos desejados, fornecendo aos gerentes e supervisores as ferramentas para ensinar utilizando material padronizado.
Se os gerentes não sabem como ensinar esses comportamentos, ou se cada um ensina de forma diferente, eles correm o risco de confundir os membros da equipe remota em vez de ajudá-los.
Há muitos componentes que os líderes podem escolher para criar um roteiro.
Por exemplo, eles podem incorporar vídeos curtos para enfatizar aspectos dos comportamentos esperados e criar tutoriais para um aprendizado mais aprofundado.
A chave é desenvolver conteúdo rico o suficiente para estimular e envolver continuamente colaboradores home office, ao mesmo tempo em que fortalece a cultura.
4. Utilizando a tecnologia
O quarto passo para manter uma cultura forte com equipes remotas é maximizar a tecnologia.
Um dos benefícios do nosso mundo digital é a multiplicidade de ferramentas disponíveis que permitem às pessoas se comunicarem efetivamente, não importando a localização.
Entre Zoom, Microsoft Teams, Slack, e vários aplicativos móveis, há muitas maneiras de envolver colaboradores e ensinar cultura.
Quanto mais cedo os líderes fornecerem acesso e encorajarem toda a sua equipe a adotar essas ferramentas, mais eficazes serão com sua iniciativa cultural.
A tecnologia pode ajudar os funcionários a se engajarem na cultura da empresa de três maneiras principais:
1. Colaboração
A tecnologia que promove o trabalho em equipe inclui videoconferência otimizada, recursos de bate-papo em grupo e ferramentas de projeto compartilhadas que facilitam a colaboração eficaz.
Essas plataformas elevam a cultura ao fornecer mais canais para:
- interação significativa, incluindo formação de equipe;
- fazendo com que as pessoas se sintam mais incluídas e sintonizadas;
- proporcionando mais acesso à gestão;
- feedback construtivo regular e mentoria;
- alinhamento de expectativas;
2. Reconhecimento
Uma das maneiras mais eficientes pelas quais as empresas podem fortalecer sua cultura é aproveitar a tecnologia para comunicar reconhecimento significativo.
Programas de reconhecimento de TI são ferramentas valiosas para ajudar colaboradores que trabalham home office a se sentirem notados, energizados, positivos e respeitados.
Essas plataformas ajudam empresas com várias equipes de trabalho a reforçar os comportamentos que fortalecem a cultura organizacional.
Mas o reconhecimento deve ser significativo. As pessoas sabem quando um elogio é superficial ou autêntico. Um reconhecimento genuíno tem os seguintes componentes:
É específico
O reconhecedor diz a alguém exatamente o que ele apreciou, ao invés de dizer apenas: “Bom trabalho!”
É oportuno
Quanto mais próximo o reconhecimento estiver do evento que está sendo reconhecido, mais eficaz ele será.
A tecnologia permite que os líderes ajam instantaneamente em vez de esperar por reuniões de equipe.
Descreve o impacto
Além de destacar o que foi bem feito, a apreciação significativa também descreve como essas ações afetaram a equipe e a organização.
3. Objetivo
Junto com os impulsionadores da cultura interna, como colaboração fluida e reconhecimento significativo, um fator mais pessoal pesa muito no engajamento dos funcionários: os valores.
As pessoas querem trabalhar para uma empresa com valores alinhados aos seus, que se esforça para impactar positivamente a organização e a comunidade em geral.
Muitas empresas são construídas com base em princípios significativos, mas eles frequentemente não parecem visíveis para as pessoas que trabalham lá.
E esses valores podem frequentemente parecer ainda mais abstratos para equipes remotas.
Para incentivar o engajamento, o comprometimento de uma empresa com esses princípios deve ser amplamente compartilhado, e os funcionários devem ser convidados a participar de iniciativas que os tragam à realidade diária.
A tecnologia oferece os meios para construir uma plataforma comunitária com várias maneiras de se conectar e fazer parte da experiência.
Além disso, também oferece maneiras criativas de reforçar os comportamentos que permitem que os funcionários manifestem esses princípios em seu trabalho.
Essas ferramentas acessíveis podem ajudar os trabalhadores a desenvolver um senso de propósito e realização.
As pessoas ficam muito mais engajadas quando têm orgulho do que fazem e da organização para a qual trabalham.
5 comportamentos-chave que moldam a cultura em um ambiente home office
Os comportamentos que formam a cultura de uma empresa são ações reais que determinam como a organização funciona.
Uma cultura de trabalho ancorada em comportamentos positivos específicos capacita os funcionários a prosperar independentemente de onde e quando eles realizam suas atividades.
Os cinco comportamentos relacionados ao trabalho a seguir são particularmente importantes para serem incorporados a uma cultura remota para garantir o sucesso individual e da organização.
- Honrar compromissos
- Torne a qualidade pessoal
- Tenha clareza sobre as expectativas
- Compartilhe informações
- Pense primeiro na equipe
1. Honrar compromissos
Não é fácil para os gerentes monitorarem efetivamente a atividade de todos com uma equipe das nove às cinco que opera sob o mesmo teto.
Equipes remotas apresentam um desafio ainda maior. É por isso que honrar compromissos é um dos comportamentos mais valiosos para as empresas incentivarem na força de trabalho moderna.
Líderes criam um senso de responsabilização positiva quando fazem do acompanhamento de entregas uma parte importante da cultura de sua empresa.
Eles eliminam a necessidade de microgerenciamento e hipervigilância porque honrar compromissos e entregar resultados se tornam hábitos comuns entre os colaboradores.
2. Torne a qualidade pessoal
Junto com honrar compromissos, funcionários que entregam consistentemente trabalho de qualidade são essenciais para o sucesso de uma organização.
Portanto, aderir a altos padrões é outro comportamento essencial que os líderes devem incorporar em sua cultura de trabalho.
Mas, na ausência de uma orientação constante e presencial de um gerente, os funcionários remotos precisam de guias internos para manter um desempenho de alto nível.
Os melhores colaboradores são predispostos a fazer da qualidade uma questão pessoal, embora o coaching estratégico possa reforçar esse comportamento.
Consequentemente, os líderes precisam procurar por essa característica ao selecionar membros de equipe para trabalho home office.
Eles devem buscar pessoas que priorizem fazer as tarefas bem feitas e não simplesmente fazer.
3. Seja claro sobre as expectativas
A produtividade ou o desempenho desiguais geralmente estão enraizados em mal-entendidos.
Então, um objetivo central de uma cultura de alto desempenho é garantir que todos estejam na mesma página, trabalhando sob o mesmo teto ou em códigos postais diferentes.
Ter clareza sobre as expectativas é um comportamento importante para qualquer cultura de trabalho, mas é particularmente crítico para pessoas que não exercem suas atividades de maneira presencial.
Os líderes devem treinar os gerentes para que sejam específicos sobre quando, como e por que as tarefas devem ser feitas.
E se os subordinados diretos não tiverem certeza do que é esperado deles, devem ser encorajados a fazer perguntas até que tenham uma imagem clara.
Estabelecer esse tipo de alinhamento para equipes remotas pode levar um certo tempo, mas resultará em eficiência a longo prazo.
4. Compartilhe informações
É fácil para os funcionários caírem em uma mentalidade de silo quando trabalham remotamente ou em horários não padronizados.
Isso ocorre porque eles atendem às tarefas à sua frente sem o lembrete constante de que são parte de uma unidade.
Então, embora possam honrar seus compromissos e produzir trabalho de qualidade, eles também podem estar atrasando o progresso da equipe porque negligenciaram o compartilhamento de informações úteis.
A comunicação eficaz depende dos hábitos e atitudes das pessoas.
Uma cultura de trabalho que enfatiza o compartilhamento de informações ajuda as pessoas a formar hábitos produtivos em torno desse comportamento, incluindo o uso estratégico da tecnologia.
E como em todos os aspectos da cultura da empresa, os colaboradores seguirão o exemplo dos responsáveis.
Um alto nível de transparência deve ser modelado de cima para baixo para ser eficaz.
5. Pense primeiro na equipe
Funcionários remotos naturalmente se sentem separados da organização. Para superar esse obstáculo, os líderes devem criar um ambiente voltado para a equipe que vá além do trabalho em proximidade.
Eles devem intencionalmente treinar comportamentos que priorizem a colaboração e façam as pessoas se sentirem parte do grupo.
Um dos elementos mais críticos a incluir na cultura do local de trabalho é valorizar as perspectivas e contribuições de todos.
Essa qualidade é ainda mais crítica com equipes remotas, onde as pessoas podem frequentemente se sentir excluídas ou negligenciadas.
As pessoas não precisam trabalhar no mesmo espaço para funcionar como uma equipe.
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