7 Estratégias Eficazes Para Desenvolvimento de Equipes

O desenvolvimento de equipe é um processo que propicia a construção de grupos de trabalho eficientes, garantindo os melhores resultados para a empresa, bem como colaboradores felizes, motivados e comprometidos com o sucesso da organização.

Uma equipe é forte quando seus membros trabalham bem juntos, então desenvolver o grupo é essencial para o gerenciamento eficaz dentro de qualquer organização.

A preparação é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de equipe. Definir os objetivos com clareza e antecipação torna mais fácil para os membros agirem como uma unidade.

A equipe precisa ter papéis bem definidos e entender claramente as tarefas a serem realizadas para alcançar os objetivos. Depois de fazer isso, o próximo passo é a atribuição de funções dentro da equipe, delegando tarefas conforme a qualificação de seus membros.

Quando a equipe tem metas claras e mensuráveis ​​desde o início, é mais fácil alcançar o sucesso.

A maneira como os membros da equipe se relacionam influencia muito o desempenho e o consequente resultado. Alguns grupos têm uma pessoa que é responsável pela tomada de decisões e em outros, todos os membros da equipe têm o mesmo direito de voz e voto.

As lideranças precisam avaliar o progresso geral e a capacidade dos membros de trabalhar em equipe, estando sempre atualizados e gerenciando o relacionamento entre os membros, garantindo um bom ambiente.

A motivação é fundamental. Até mesmo a equipe mais funcional pode melhorar sua produtividade, desde que cada membro esteja motivado. A união de uma equipe cresce quando são dados desafios que exigem comunicação e cooperação entre seus membros.

Um líder pode atingir esse objetivo com novos projetos ou planejando atividades para promover o espírito de equipe. Ele também pode fortalecer essa união, elogiando o trabalho individual ou coletivo e reconhecendo conquistas.

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Estágios do Desenvolvimento de Equipe

Cada estágio desempenha um papel vital na criação de uma equipe de alto desempenho.

Em 1965, um psicólogo chamado Bruce Tuckman disse que as equipes passam por 5 estágios de desenvolvimento: formação, ataque, normatização, execução e adiamento. Os estágios começam do momento em que um grupo se encontra pela primeira vez, até o término do projeto.

Sua teoria, chamada “Estágios de Tuckman”, foi baseada em pesquisas que ele realizou sobre a dinâmica da equipe. Ele acreditava que esses estágios são inevitáveis para que uma equipe cresça a ponto de seus membros trabalharem efetivamente juntos e entregarem resultados de alta qualidade.

Estágio de Formação

A primeira etapa do desenvolvimento de equipe é a formação, o que é muito parecido com o dia da formatura na faculdade ou com um novo emprego.

A equipe acaba de ser apresentada e todos são excessivamente educados e agradáveis. No início, a maioria está animada para começar algo novo e conhecer os outros membros da equipe.

Durante esta fase, serão discutidos:

  • Habilidades dos membros, histórico e interesses;
  • Objetivos do projeto;
  • Timeline;
  • Regras básicas;
  • Papéis individuais.

 

Quando o grupo começar a se familiarizar, papéis e responsabilidades começarão a se formar. É importante que os membros da equipe desenvolvam relacionamentos e compreendam o papel de cada pessoa.

Mas, como esse estágio se concentra mais nas pessoas do que no trabalho, a equipe provavelmente não será muito produtiva ainda.

Estágio de Ataque

Estar em equipe é como estar em um relacionamento. No começo, você pode pensar que alguém é perfeito. Mas então você percebe que eles não são. Uma vez que você está ciente de suas falhas, aprenda a aceitá-las ou o relacionamento terminará rapidamente.

Na fase de ataque, a realidade e peso de completar a tarefa agora atingiu todos. Os sentimentos iniciais de excitação e a necessidade de ser educado provavelmente acabaram.

Personalidades podem colidir. Os membros podem discordar sobre como concluir uma tarefa ou expressar suas preocupações se sentirem que alguém não está colaborando. Eles podem até questionar a autoridade ou orientação dos líderes do grupo.

Mas é importante lembrar que a maioria das equipes enfrenta conflitos. Se você é o líder, lembre aos membros que as divergências são normais.

Algumas equipes pulam a fase de ataque ou tentam evitar o conflito a qualquer custo. Evitar geralmente faz o problema crescer até explodir. Portanto, reconheça os conflitos e resolva-os desde o início.

Estágio de Normatização

Durante esse estágio de desenvolvimento de equipe, as pessoas começam a perceber e apreciar os pontos fortes de seus integrantes. Grupos começam a se estabelecer e todos estão contribuindo e trabalhando como uma unidade coesa.

Às vezes, a fase de ataque se sobrepõe à normatização. À medida que surgem novas tarefas, os grupos ainda podem experimentar alguns conflitos. Se você já tiver lidado com discordância antes, provavelmente será mais fácil abordar novos conflitos.

Estágio de Execução

Se você chegou ao quarto estágio, parabéns! Você está no caminho para o sucesso.

No estágio de desempenho, os membros são confiantes, motivados e familiarizados o suficiente com o projeto e a equipe para que possam operar sem supervisão. Todos estão na mesma página e avançam a toda velocidade em direção ao objetivo final.

No processo de desenvolvimento de equipe, o quarto estágio é aquele que todos os grupos se esforçam para alcançar. No entanto, alguns não conseguem. Eles não são capazes de superar o conflito e, portanto, não conseguem trabalhar juntos.

Estágio de Adiamento

Em 1977, Tuckman adicionou um quinto estágio chamado adiamento. Uma vez que o projeto termina, a equipe se desfaz. Esta fase é às vezes conhecida como luto porque os membros se aproximaram e experimentam um sentimento de perda, agora que a experiência acabou.

Os estágios de desenvolvimento de equipe são de extrema importância, pois fortalece os grupos que se tornam tão sincronizados durante o estágio de execução, parecendo realizarem as tarefas sem nenhum esforço. Mas não se engane. As equipes mais eficazes e de alto desempenho são cultivadas.

Reunir um grupo de pessoas talentosas não significa que elas formarão uma grande equipe. Entender o processo de desenvolvimento de equipe pode aumentar suas chances de alcançar as metas do projeto.

 

7 Estratégias Eficazes no Desenvolvimento de Equipe

Os donos de empresas, gestores e empresários são frequentemente vistos como líderes de equipe. Se algo falhar, eles levarão a culpa. Se tiverem sucesso, receberão elogios.

Se você está liderando toda a sua empresa ou um grupo menor de pessoas, você tem uma enorme influência no desenvolvimento e desempenho da equipe.

Para facilitar o processo de desenvolvimento, guie sua equipe em cada etapa com as seguintes dicas:

Defina um propósito e uma missão claros e revise-os ao longo do processo

Por que sua equipe ou empresa existe? Quais valores são importantes para você? Qual problema você vai resolver? Por que você precisa resolver isso?

Todas estas questões devem ser respondidas com um claro propósito e missão. É o quadro que irá ajudá-lo a tomar decisões. Isso lhe mostrará a direção que deverá seguir.

As pessoas, muitas vezes, ficam tão concentradas em uma tarefa específica que esquecem qual era o objetivo inicial. As equipes precisam de um propósito e missão claros e devem ser lembradas disso com frequência.

Defina regras básicas e certifique-se de que elas sejam seguidas

As regras podem não parecer divertidas, mas devem ser esclarecedoras. Sem elas, ninguém saberá o que é considerado comportamento aceitável. Todos terão seu próprio estilo de fazer as coisas. Grupos sem regras são desarticulados, propensos a conflitos e ineficientes.

Uma das primeiras tarefas que as equipes devem fazer é estabelecer regras básicas. Elas podem se referir a como interagir no grupo para completar tarefas modo eficiente. Alguns exemplos são:

  • Não interrompa outro membro quando ele estiver falando;
  • Desligue seu telefone durante as reuniões de trabalho;
  • Gerencie seu tempo de forma efetiva;
  • Crie um plano de trabalho semanal com tarefas e compartilhe-o com a equipe.

 

Lembre-se de que as regras devem ser criadas para ajudar sua equipe a manter o foco no que é mais importante: o desempenho.

Deixe os outros membros agirem como líderes ou facilitadores

Toda equipe deve ter um facilitador, uma pessoa que conduz e guia reuniões e discussões. Alguém que leva o grupo a um objetivo comum. Como proprietário ou gestor da empresa, você pode ser o líder de equipe designado. Mas isso não significa que você deve sempre liderar.

Não faça tudo sozinho. Às vezes, pode até haver outro membro do grupo mais qualificado para liderar uma discussão do que você. Se você está discutindo a segurança de um aplicativo para dispositivos móveis que está criando, o melhor facilitador pode ser o especialista em segurança cibernética de sua equipe.

Equipes de alta funcionalidade trabalham tão bem juntas que as funções de facilitadores podem girar sem afetar seu desempenho.

Não tente evitar conflitos. É normal e pode ser saudável

Se todos no seu grupo pensam e agem da mesma forma, por que você tem um grupo? O benefício de trabalhar em equipe é que você tem acesso a diversas experiências, habilidades e opiniões.

Quando os membros discordam sobre algo, ouça cada lado e busque o meio-termo. Afinal, cada um quer alcançar o objetivo final. Quando os conflitos são resolvidos, eles pode melhorar os processos existentes e unir mais ainda os membros.

Lembre os membros do grupo para ouvir

Cada pessoa do seu grupo tem algum valor, caso contrário, não estaria lá. Lembre sua equipe de ouvir os insights de cada pessoa.

No início, crie um ambiente aberto e sem julgamento. Realize sessões de brainstorming. Anote todas as ideias que são oferecidas, não importa o quão ridículo pareça. Alguns dos maiores empreendedores e inventores tiveram empresas fracassadas e ideias mal concebidas.

Para cada ideia brilhante, existem 100 descartadas. Encorajar sua equipe a compartilhar ideias e opiniões é a chave para encontrar as grandes ideias.

Termine cada reunião com um feedback perspicaz e construtivo

Quando você lidera um grupo, parte da sua responsabilidade é observar. Estude como a equipe funciona como uma unidade e individualmente.

O que eles estão fazendo bem? O que eles precisam melhorar? Dê feedback individual em reuniões individuais. Mas, você pode apontar áreas de melhoria ou pontos fortes para o grupo como um todo, sem apontar os dedos.

Não repreenda as equipes por seus erros e falhas, sem mostrar a elas o que deu errado. Não indique problemas sem oferecer soluções e conselhos. É importante criticar de uma forma que os capacite a fazer melhor. Como líder, não pense que você é impecável. Dê e peça feedback da sua equipe.

Encerre sua palestra de maneira memorável: elogie seu público, faça uma piada ou compartilhe uma informação chocante ou uma citação que sugira urgência.

Para progredir, todos devem contribuir e participar

O objetivo de ter uma equipe é trabalhar em conjunto. Cada pessoa desempenha um papel e tem algo para contribuir. Quando uma pessoa não consegue concluir uma tarefa, o resto do grupo sofre.

É importante incutir esse senso de responsabilidade no grupo. Mas você ainda pode precisar lembrar e motivar os membros a serem produtivos.

Esta é outra área em que o rastreamento do tempo pode ajudar. Existem ferramentas tecnológicas que permitem aos membros da equipe acompanhar o trabalho que fazem. Isso é especialmente útil se você tiver algumas pessoas trabalhando remotamente.

Mesmo que seu grupo tenha dois ou mais líderes, nem sempre você poderá monitorar sua equipe. Você não pode garantir que todos estejam fazendo o trabalho. Idealmente, sua equipe é formada por pessoas confiáveis ​​que conhecem e cumprem suas responsabilidades.

Existem outras vantagens em rastrear seu tempo com um aplicativo. Quando você sabe quanto tempo leva um processo, é possível identificar áreas que poderiam ser mais eficientes.

O desenvolvimento de equipe não é fácil. É um processo. Conhecer cada estágio pode ajudá-lo a criar equipes que proporcionam resultados surpreendentes.

A Equipe é Eficaz ou Não?

Existem vários indicadores para medir se uma equipe está trabalhando efetivamente em conjunto como um grupo. As características de equipes eficazes e bem-sucedidas incluem:

  • Comunicação clara entre todos os membros;
  • Sessão de brainstorming regular com todos os membros participantes;
  • Consenso entre os membros da equipe;
  • Resolução de problemas feita pelo grupo;
  • Compromisso com o projeto e os outros membros da equipe;
  • Reuniões regulares da equipe são eficazes e inclusivas;
  • Ajuda oportuna de membros da equipe para outros garantindo que o projeto continue se movendo na direção certa;
  • Relações de trabalho positivas e de apoio entre todos os membros da equipe.

 

As equipes que não estão trabalhando efetivamente juntas exibirão as características listadas abaixo. O líder da equipe precisará estar envolvido ativamente com essas equipes.

Quanto mais cedo o líder da equipe abordar os problemas e ajudar a equipe a migrar para uma maneira mais eficaz de trabalhar em conjunto, maior a probabilidade de o projeto terminar com êxito.

  • Falta de comunicação entre os membros da equipe;
  • Não há papéis e responsabilidades claros para os membros da equipe;
  • Membros da equipe se esquivam de suas responsabilidades sobrecarregando outros pela falta de preocupação com os cronogramas ou a
  • qualidade do trabalho;
  • Membros da equipe trabalham sozinhos, raramente compartilhando informações e oferecendo assistência;
  • Membros da equipe culpam os outros pelo que dá errado, ninguém aceita responsabilidade;
  • Membros da equipe não oferecem suporte a outros membros da equipe;
  • Membros da equipe estão frequentemente ausentes, causando deslizes no cronograma e trabalho adicional para os colegas.

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