Diferença Geracional: Montando sua Equipe de Sucesso

O ambiente de negócios atual pode ser o primeiro a incluir cinco gerações diferentes trabalhando lado a lado em busca de objetivos econômicos e comerciais compartilhados.

O gerenciamento dessa força de trabalho pode não ser uma tarefa tão simples.

Cada geração definida tem diferentes expectativas, estilos de comunicação e perspectivas.

No entanto, a adoção de uma estratégia de gestão que aborde as características distintas de diferentes gerações, permite que os empregadores aproveitem seus respectivos valores e habilidades como um diferencial competitivo.

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O que é diferença geracional no local de trabalho?

Em termos gerais, é a distinção de comportamento e perspectiva entre grupos de pessoas que nasceram em épocas diferentes.

Cada geração cresce em um determinado contexto e, como resultado, pode ter múltiplas expectativas de trabalho.

Por exemplo, os membros da geração silenciosa são tipicamente retratados como sendo muito conservadores, enquanto os baby boomers podem mostrar tendências mais liberais.

Os Gen Zers são fortemente dependentes de tecnologia e se sentem confortáveis ​​usando plataformas de mídia social, enquanto as gerações mais velhas podem preferir outras formas de comunicação.

Embora existam exceções em todas as gerações, conhecer a estrutura geral de experiência de seus colaboradores pode ajudá-lo a entender seu ponto de referência e definir políticas mais apropriadas.

Reconheça que não existe uma abordagem única para gerenciar várias gerações no local de trabalho. As empresas podem precisar se adaptar à medida que sua força de trabalho muda e cresce.

Neste artigo, você irá conhecer melhor as características de cada geração e como montar uma equipe distinta, voltada para o sucesso.

5 gerações trabalhando juntas

Há muitos benefícios de uma força de trabalho multigeracional.

Cada geração pode ter forças e preocupações variadas, e as diferenças de estilos e expectativas às vezes podem criar tensão.

Estudar os hábitos de trabalho de cada geração e antecipar proativamente suas necessidades pode ajudar as empresas a traçar estratégias eficazes de gestão do capital humano.

Vale ressaltar que as datas usadas para definir cada geração são aproximadas. Algumas das experiências de seus colaboradores podem refletir mais uma geração anterior ou posterior.

Geração Z

Os membros da Geração Z nasceram entre 1997 e 2012.

Criados como nativos digitais, eles podem considerar smartphones e outros dispositivos como essenciais.

Em comparação com as gerações anteriores, se concentram mais na essência de uma pessoa – engraçada, espirituosa, inteligente – em vez de questões como raça ou etnia, devido em grande parte à forma como a tecnologia moldou seus relacionamentos.

Geração do milênio

A maior geração na força de trabalho atual, os Millennials nasceram entre 1981 e 1996.

Eles cresceram quando a internet revolucionou a sociedade e se sentem mais à vontade para se comunicar digitalmente do que as gerações anteriores.

Mais de  9 em cada 10 Millennials possuem smartphones e tendem a adotar novas plataformas de mídia social mais rapidamente do que as gerações mais velhas.

No local de trabalho, os membros desta geração podem preferir enviar mensagens instantâneas, e-mails ou textos em vez de atravessar a sala para conversar com alguém, mesmo que apenas para fins de eficiência.

Geração X

A Geração X foi moldada pela evolução dos computadores pessoais.

Esta geração, nascida entre 1965 e 1980, é geralmente mais educada do que as gerações anteriores.

Vistos como autossuficientes e trabalhadores, os integrantes da Geração X costumam ser reconhecidos como altamente responsáveis.

Baby boomers

Nascidos após a Segunda Guerra Mundial, até 1964, os baby boomers há muito são conhecidos por sua forte ética de trabalho e tendências centradas em objetivos.

Eles tendem a ser trabalhadores e valorizam a interação face a face. Eles não cresceram usando computadores, embora usem a tecnologia para funções relacionadas ao trabalho.

Geração silenciosa

A geração mais velha atualmente no mercado de trabalho é a geração silenciosa, nascida entre 1928 e 1945.

Eles cresceram sem a tecnologia atual e muitas outras conveniências modernas.

Muitos membros desta geração superaram condições econômicas adversas em suas vidas e, assim, estabeleceram hábitos financeiros diligentes.

Eles são trabalhadores esforçados com fortes valores fundamentais.

Como Montar uma Equipe de Sucesso com Diferentes Gerações

Cada geração tem seus próprios sistemas de valores e pontos de vista sobre a vida e o trabalho.

Isso levanta a questão: é possível adaptar seu estilo de gerenciamento para obter o melhor de todos os cinco grupos?

Embora a diversidade geracional seja incrivelmente benéfica para as empresas, ela também vem com seu quinhão de desafios.

Você irá precisar de uma estratégia robusta de diversidade, equidade e inclusão para sustentar seus esforços.

O gerenciamento bem-sucedido exige, em primeiro lugar, o conhecimento das principais características  de cada geração.

Além disso, é necessário ter consciência das necessidades em constante mudança e disposição para adotar novas formas de administrar uma equipe.

Quando feito corretamente, é muito mais provável que você alcance seu objetivo de construir uma força de trabalho feliz e engajada, na qual cada geração experimente satisfação no trabalho e níveis mais altos de confiança.

Esses investimentos irão estabelecer as bases para o sucesso a longo prazo.

Conhecendo melhor as gerações

O que valorizamos como indivíduos é muitas vezes influenciado por eventos totalmente fora de nosso controle, ditados por nossas experiências no início de nossas vidas e carreiras.

Cada geração entrou na força de trabalho sob certas condições, o que ajudou a moldar nosso senso de propósito, nossas preferências e nossos motivadores de sucesso.

Por exemplo, um recém-formado, que começou seu primeiro emprego durante a pandemia e está acostumado a uma configuração remota, pode valorizar muito o trabalho flexível e preferir se comunicar digitalmente.

Por outro lado, alguém que entrou no mercado de trabalho anos antes, pode valorizar a segurança e a rotina no emprego e preferir trabalhar em um horário previsível, cinco dias por semana.

Os estereótipos de idade vão longe demais ao supor que todas as pessoas reagiram aos marcos de sua geração da mesma maneira.

São suposições, muitas vezes falsas, e podem fazer com que os colaboradores se sintam isolados e julgados, antes mesmo de entrar em uma organização.

Atraindo e retendo cada geração

Com uma abordagem diferente, você pode superar os problemas e criar um local de trabalho que apoie suas necessidades e interesses.

Geração Z

Os empregadores devem construir uma marca forte nas plataformas digitais.

Os funcionários desta geração costumam recorrer à Internet e às mídias sociais ao pesquisar possíveis empregadores.

Depois de contratados, eles podem se envolver mais ativamente em seus empregos quando recebem acesso a tecnologia de ponta.

Eles estão ansiosos para iniciar suas carreiras e tendem a  priorizar o salário em detrimento de outros benefícios.

Geração do milênio

Os candidatos a emprego da geração do milênio geralmente esperam um processo de inscrição orientado para a tecnologia.

O processo deve incluir sistemas de rastreamento de candidatos otimizados para dispositivos móveis e aprendizado sobre oportunidades de carreira por meio do recrutamento social.

Os esforços de retenção devem se concentrar na criação de um programa de treinamento estruturado por habilidades que atenda ao desejo de treinamento de liderança, desenvolvimento de habilidades e progressão na carreira.

Geração X

Os integrantes da Geração X se sentem à vontade usando tecnologia e ferramentas de recrutamento e contratação on-line, mas também apreciam as interações face a face.

Baby boomers

Os funcionários mais velhos podem se sentir mais à vontade com os processos de recrutamento tradicionais, que incluem a criação de currículos formais e a realização de entrevistas presenciais.

Eles podem ser mais propensos a encontrar empregos por meio de anúncios e referências.

As estratégias de retenção que funcionam bem para esta geração concentram-se em reconhecê-los por suas conquistas através de cerimônias públicas ou outros prêmios que possam compartilhar com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Geração silenciosa

Enfatizar os fundamentos pode ajudar as empresas a atrair e reter colaboradores dessa geração. Eles querem se sentir como se fossem pagos de forma justa por um trabalho bem feito.

Ambiente de trabalho ideal

Apoiar as necessidades de cada faixa etária e fazer com que colaborem traz enormes benefícios para sua empresa, agora e no futuro.

Geração Z

A segurança no emprego é uma prioridade para a Geração Z.

Eles procuram oportunidades um tanto estáveis ​​e pretendem permanecer na mesma empresa por dois a quatro anos.

No trabalho, eles podem preferir alguma flexibilidade na forma como realizam as tarefas e a oportunidade de adicionar informações sobre melhorias no processo.

Eles também podem preferir horários de trabalho flexíveis e procurar ambientes que priorizem a responsabilidade social e a diversidade.

Geração do milênio

As organizações devem se apoiar no desejo de um propósito mais profundo.

Ajude-os a entender a missão da sua empresa e como ela pode tornar a vida das pessoas, indústrias ou o mundo em geral um lugar melhor.

Permita que eles trabalhem remotamente, se suas responsabilidades puderem ser concluídas fora do escritório.

Geração X

Os membros desta geração podem preferir um ambiente com uma ênfase mais individual.

Eles podem querer flexibilidade para gerenciar sua carga de trabalho, bem como maior espaço físico e psicológico.

Baby boomers

Os baby boomers geralmente não estão procurando emprego, então a segurança no trabalho é importante para eles.

Podem apreciar um ambiente mais formalizado e estruturado do que as gerações mais jovens.

Crescer sem comunicação digital significa que eles são mais receptivos à interação em reuniões de grupo.

Geração silenciosa

Embora os membros desta geração apreciem a tecnologia avançada usada hoje, podem não estar tão familiarizados com ela ou não se sentirem confortáveis ​​em usá-la.

Fornecer opções off-line para concluir tarefas pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo para colaboradores mais velhos.

Como a geração baby boomeers, eles valorizam as interações pessoais e podem ser eficazes quando têm a oportunidade de se encontrar pessoalmente.

Gerenciando de forma assertiva

A diversidade de experiência em uma equipe leva a uma melhor solução de problemas e mais produtividade. Manter cada geração feliz permitirá que você aproveite esse poder.

Geração Z

Desejam participar de relacionamentos gerenciais altamente colaborativos.

Esses jovens colaboradores esperam que a liderança estabeleça uma forte missão geral e dê um exemplo para ajudá-los a aprender e crescer.

Ao desenvolver políticas de gestão para esta geração, as empresas devem se concentrar em atrair o talento certo, investir em seu desenvolvimento e criar oportunidades de mentoring, coaching e aprendizado com a equipe sênior.

Geração do milênio

A geração do milênio se preocupa com a qualidade do desempenho e julga suas lideranças pelo conteúdo de seu trabalho.

Eles, por sua vez, querem ser julgados não por suas horas de trabalho, mas por seus resultados.

Ao se comunicar sobre o trabalho com a geração do milênio, é melhor que os gerentes adotem uma abordagem transparente e honesta, certificando-se de incentivar os colaboradores a fazerem perguntas.

Geração X

Geralmente prefere menos supervisão e maior autonomia quando se trata de concluir as responsabilidades do trabalho.

Podem se sentir confortáveis ​​usando várias formas de comunicação, tanto on-line quanto pessoalmente.

Os integrantes da Geração X estão bem avançados em suas carreiras e têm uma experiência que deve ser valorizada pelos gerentes.

Os membros desta geração também podem ter se acomodado na vida familiar e desejar um horário mais flexível que lhes permita alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Baby boomer

Os baby boomers normalmente são trabalhadores e querem ser reconhecidos por suas habilidades.

Costumam ser uma grande fonte de conhecimento sobre seu setor e apreciam a chance de compartilhar.

Os gerentes devem procurar alavancar suas habilidades e incentivá-los a orientar os colaboradores mais jovens.

Geração silenciosa

Discussões pessoais com esses funcionários podem ajudar a esclarecer as metas e permitir que os gerentes forneçam feedback.

Encorajá-los a compartilhar seus conhecimentos e experiências pode beneficiar toda a força de trabalho.

As semelhanças superam as diferenças

Existem muitos pontos em comum entre diferentes gerações no local de trabalho.

A maioria de nós gosta de se sentir valorizado. Também gostamos de sentir que estamos fazendo a diferença, realizando algo significativo para nós e para os outros.

Ainda assim, equipes com lacunas de geração podem enfrentar desafios relacionados à idade durante a colaboração.

Ter diferentes gerações no local de trabalho significa que a cultura e a comunicação da empresa não são de tamanho único.

Não force as pessoas a se encaixarem no mesmo ambiente de trabalho. Em vez disso, estabeleça diretrizes que permitam a todos se sentirem confortáveis.

Considerar quais valores e hábitos cada geração tem a oferecer em um ambiente de equipe, leva ao crescimento e à realização.

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