Pergunte a 100 pessoas o que torna um líder eficaz e você provavelmente obterá 100 respostas diferentes.
Mas conduza atividades de liderança e você será capaz de ver imediatamente quem tem as habilidades necessárias para ocupar essa posição e o que você precisa fazer para melhorar esse potencial.
Os líderes experientes sabem que há muito mais coisas envolvidas na posição de liderança do que simplesmente “possuir as qualidades e capacidades necessárias para liderar”.
Um líder de sucesso exercitará essas qualidades e práticas para melhorar. As dinâmicas de liderança fornecem essa oportunidade de prática.
São técnicas individuais ou em equipe que permitem testar e melhorar suas habilidades e as de sua equipe, em uma situação controlada.
Essas dinâmicas de liderança são muito semelhantes aos exercícios que a maioria das equipes esportivas executa para simular uma competição real.
Ao executar dinâmicas de liderança, você e sua equipe podem estar bem preparados para qualquer situação que surgir em seu caminho.
Apoiar e construir uma boa equipe de liderança é essencial para qualquer local de trabalho.
Um líder de sucesso é capaz de fornecer gerenciamento de pessoas confiável e implementação eficaz das práticas da empresa, ao mesmo tempo que visa atingir os objetivos e metas de desempenho em toda a organização.
Líderes eficazes devem fazer mais do que apenas liderar, eles precisam inspirar a equipe a querer trabalhar de forma coesa para resolver problemas e atingir metas.
A fim de fornecer a direção, orientação e motivação necessárias para se destacar nessas áreas, os líderes precisam ter fortes habilidades de comunicação, gerenciamento de tempo, delegação e tomada de decisão, bem como a capacidade de serem flexíveis em seu estilo de liderança.
Exemplos de dinâmicas de liderança
As habilidades de liderança não são necessariamente naturais para todos os líderes. A dedicação e o comprometimento com o crescimento pessoal e profissional são essenciais.
Neste artigo, oferecemos exemplos das melhores dinâmicas de liderança que você pode usar para fortalecer as habilidades de sua equipe e levá-los ao próximo nível.
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Atividades de liderança de sobrevivência
Divida os participantes em duas equipes e apresente-lhes uma situação de sobrevivência: um acidente de avião, um naufrágio, perdidos no deserto, etc.
Em seguida, apresente-lhes uma lista de itens que podem ser úteis nessa situação. Desafie os grupos a escolher cinco itens que os ajudarão a sobreviver.
Depois que as equipes terminarem de escolher seus itens, peça-lhes que justifiquem suas seleções e como usariam essas coisas para superar a situação em que se encontravam.
Essa atividade de liderança estimula o pensamento crítico, criativo e estratégico, bem como as habilidades de resolução de problemas.
Todos a bordo
Divida sua equipe em dois grupos e, em seguida, desafie-os a construir um “barco” com materiais de sucata fornecidos por você.
Depois de terminar a construção, instrua todos os membros da equipe a se posicionarem em alguma parte de sua criação.
Em seguida, remova os pedaços, um de cada vez, enquanto os indivíduos tentam “permanecer no barco” o melhor que podem.
Esta atividade incentiva a comunicação, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o pensamento crítico.
E se
Fale , um de cada vez, e apresente-lhes uma situação hipotética difícil.
Peça-lhes que encontrem uma solução para o problema. Por exemplo, “E se você perder um cliente importante e custar muito dinheiro à empresa porque não seguiu o procedimento? Como você explicaria suas ações e como resolveria a questão?”
Esta atividade de liderança demonstra racionalidade, pensamento analítico, responsabilidade e resolução de problemas.
Campo minado
Para este exercício, você precisará de equipes de dois, uma venda e vários “obstáculos”. Os móveis de escritório fazem bem esse papel.
Coloque a venda em um membro da dupla e peça ao outro membro para guiar seu parceiro através do campo minado de obstáculos usando apenas as palavras direita, esquerda, para frente e para trás.
Como alternativa, realize esta atividade em um parque ou playground. É uma ótima opção de experiência para ambiente externo.
Esta atividade de liderança promove a comunicação, escuta e confiança.
Líderes que você admira
Primeiro, divida sua equipe em grupos de no máximo cinco e posicione-os em diferentes partes da empresa para que possam conversar livremente.
Peça-lhes que conversem sobre os líderes, vivos ou mortos, que admiram e escolham um desses líderes para ser o representante de seu grupo.
Após um determinado período de tempo, reúna todos e peça a cada grupo que apresente o líder que admira.
Como organizador desta atividade, pergunte o motivo das escolhas.
Em seguida, destaque os traços comuns e as características de liderança desejáveis de um ou de todos os líderes mencionados.
Esta atividade de liderança melhora o trabalho em equipe e o engajamento e revela características e qualidades que todos podem seguir.
30 segundos restantes
Dê aos membros da sua equipe alguns minutos para pensar sobre o melhor momento de suas vidas.
Enfatize que pode ser uma conquista profissional, uma aventura emocionante ou uma descoberta pessoal.
Vale tudo, mas deixe-os saber que compartilharão com o resto do grupo. Quando todos tiverem seu momento em mente, peça-lhes que reduzam para os melhores 30 segundos.
Em seguida, circule pela sala e peça a cada pessoa que descreva o momento. Esta atividade de liderança ajuda sua equipe a se conhecerem e a si próprios, e incentiva a união como um grupo.
Quebra-gelo
Nesta tarefa, cada participante deve apresentar cinco perguntas gerais de “quebra-gelo” como por exemplo, “Quem tem mais de um metro e oitenta de altura?”
Quando todos tiverem terminado, iniciando por qualquer grupo, peça que cada um faça suas perguntas.
Conte quantas pessoas levantam a mão.
Vence o grupo com o maior número de pontos no final da rodada. Por exemplo, se a pergunta do grupo for: “Quem tem cabelo loiro?” e três pessoas levantam a mão, o grupo ganha três pontos.
Esta atividade de liderança é ideal para aliviar a tensão, desenvolver a comunicação interpessoal, estimular a discussão e criar um senso de conexão entre os membros da equipe.
Tarefa do Líder
Esta é uma dinâmica de liderança de três partes, portanto, dê bastante tempo para os participantes concluírem as tarefas.
Você pode até realizá-la em mais de um dia. Funciona da seguinte maneira:
Parte 1
Peça a sua equipe para escrever um ensaio sobre um determinado tópico de liderança ou organize um debate sobre o mesmo tópico.
Defina alguns critérios que você possa seguir para determinar dois ou três vencedores.
Parte 2
Divida os outros membros de sua equipe em duas ou três equipes menores, dependendo de quantos vencedores você tiver na primeira parte.
Nomeie os vencedores da primeira parte como líderes desses pequenos grupos.
Parte 3
Chame os líderes e dê-lhes uma tarefa. A tarefa dos líderes é organizar sua equipe para concluir com sucesso o projeto atribuído.
Os líderes podem fazer isso como quiserem, mas a primeira equipe que conseguir atingir a meta ganha a recompensa.
Corrida de liderança
Antes de reunir todos para esta dinâmica de liderança, escreva uma lista de 20 ou mais qualidades de líder na forma de declarações “Eu sou …”.
Por exemplo:
- Sinto-me confortável em tomar decisões importantes com bastante tempo de espera.
- Sinto-me confortável em tomar decisões importantes sem tempo de espera.
- Não culpo os outros pelos meus problemas.
- Sou acessível mesmo em momentos de estresse.
- Tenho uma atitude positiva diante das adversidades.
Quando chegar a hora de conduzir a atividade, alinhe todos os participantes lado a lado, de frente para você.
Leia cada declaração de qualidade de liderança em voz alta e instrua os participantes a darem um passo à frente se a declaração se aplicar a eles.
Diga-lhes de antemão que devem estar prontos para explicar por que sentem que possuem essas qualidades.
Arranha-céu
Para esta dinâmica de liderança, você precisará de muitos itens do dia a dia, como: fita, corda, blocos, jornal, palitos de dente, macarrão cru.
Encontre seus próprios itens exclusivos para tornar esta atividade mais interessante e divertida.
Você também precisará de um saco de marshmallows para o processo de construção e para o final.
Divida todos em pelo menos duas equipes, dependendo de quantos itens você tem e desafie-os a construir a torre mais alta possível, usando apenas os itens fornecidos em um determinado período de tempo.
O arranha-céu deve deve suportar um marshmallow colocado no topo. A equipe com o arranha-céu mais alto vence.
Esta atividade recompensa a comunicação em grupo, colaboração, resolução de problemas, inovação, liderança e dinâmica de equipe.
Palco central
Selecione quatro membros da equipe como voluntários. Um membro da equipe desempenha o papel de um funcionário que perdeu reuniões ou se atrasou para o trabalho recentemente.
Cada um dos outros três participantes demonstra um estilo diferente de líder. Para economizar tempo, indique o traço de personalidade específico.
Peça a todos os participantes que formem um círculo e coloque duas cadeiras no meio do círculo.
Após cada demonstração de como lidar com o funcionário, peça a todo o grupo que reflita sobre as diferentes abordagens de liderança.
Por exemplo, o grupo pode considerar o que funcionou e o que não funcionou. Finalmente, para concluir esta atividade, peça ao grupo para considerar o que o líder “ideal” faria no cenário.
Atividades que mostram estilos de liderança diferentes
Existem três estilos de liderança diferentes. São eles: autocrático, delegativo e democrático.
Um líder autocrático toma decisões sem primeiro consultar os outros, enquanto um líder delegativo permite que a equipe tome as decisões.
Por fim, um líder democrático consulta a equipe na tomada de decisões. Aqui está um excelente recurso para explorar diferentes estilos de liderança.
As dinâmicas a seguir ajudam os participantes a pensar mais profundamente sobre os estilos de liderança.
O grupo deve ser dividido em pequenos grupos de 3 a 4 participantes. Os participantes trabalham em grupos para a primeira atividade e, em seguida, trabalham individualmente na segunda atividade.
Primeira atividade
Forneça uma lista de aproximadamente 10 a 12 cenários, exibindo os três estilos de liderança diferentes.
Por exemplo: um novo gerente acaba de ser colocado no comando da linha de produção. Ele imediatamente começa dizendo ao grupo quais mudanças precisam ser realizadas. Quando algumas sugestões são feitas, ele diz que não tem tempo para considerá-las.
O grupo então trabalha junto para descobrir qual estilo de liderança é usado em cada cenário e para discutir se ele é eficaz ou se um estilo diferente poderia funcionar melhor.
Incentive os participantes a pensarem sobre si mesmos em uma situação semelhante e sua reação ao estilo de liderança específico.
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Segunda atividade
Forneça aos participantes a declaração: “considere uma ocasião em que você, ou outro líder, usou o estilo de liderança autoritário, participativo ou delegativo”.
Peça aos participantes que reflitam sobre a afirmação e façam alguns comentários, como:
- Foi eficaz?
- Um estilo de liderança diferente funcionaria melhor?
- Quais foram as experiências dos colaboradores?
- Eles aprenderam com o estilo de liderança?
- O que foi que eles aprenderam?
- Qual estilo é mais fácil de usar e por quê?
Para concluir essas duas atividades, reúna-se todo o grupo e discuta o que foi aprendido sobre os três estilos de liderança.
Com um pouco de imaginação, você pode até criar suas próprias atividades de dinâmicas de liderança para uma experiência verdadeiramente personalizada.