O que é Endomarketing: Veja Exemplos e Estratégias

Hoje sabemos que os funcionários fazem uma grande diferença competitiva para qualquer negócio.

Por isso é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados da empresa.

Nesse processo, o endomarketing desempenha um papel crucial.

Ele representa uma das maneiras mais eficazes de diminuir o turnover e atrair novos profissionais altamente qualificados.

A estratégia ajuda a criar uma imagem de um bom lugar para se trabalhar e faz com que as pessoas sintam que seu cargo atual é o emprego dos sonhos.

Neste artigo você vai entender o que é endomarketing, com exemplos e estratégias que podem ser aplicadas na sua empresa.

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O que é endomarketing?

Endomarketing é um processo de gestão que se concentra em estratégias de marketing internas.

Seu objetivo é aprimorar a imagem da empresa junto aos seus colaboradores, resultando em uma equipe motivada e na redução da rotatividade.

Alguns chamam essa estratégia de “Marketing Interno”, pois forma a percepção que o funcionário tem da empresa, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-lo em evangelizador da marca.

Isso implica que todas essas pessoas possuem uma compreensão distinta da empresa: elas passam a enxergar a organização como mais humana e carismática, cultivando um sentimento de “admiração” pelo negócio.

Muitas empresas costumam dedicar  muito tempo e recursos para atrair e reter clientes, negligenciando o poder da sua força de trabalho.

A realidade é que um funcionário insatisfeito, cujas necessidades não são atendidas, não irá proporcionar ao cliente a experiência única desejada.

Em suma, o endomarketing busca vender a ideia da empresa para seus próprios trabalhadores.

Benefícios do endomarketing

São muitas as vantagens que devem ser levadas em consideração na hora de implementá-lo em qualquer empresa. As mais importantes, são:

Aumenta a produtividade

Os colaboradores estão alinhados com os valores e propósitos da empresa, com isso trabalharão mais motivados e aumentarão a lucratividade do negócio.

Feedback e promoção de novas ideias

Se os colaboradores sentirem que estão em uma organização que reconhece o valor de suas contribuições, estarão mais propensos a se engajar e expressar suas opiniões sobre diversos assuntos.

O endomarketing também pode ser traduzido como atividades que envolvem incentivos, prêmios, ou mesmo atividades que valorizam os funcionários.

Um exemplo disso é o programa da Fiat. Os funcionários da empresa são sempre os primeiros a fazer test drives de novos modelos.

Uma ideia simples, sem custo e que pode resultar em um impacto bastante positivo entre os colaboradores.

Cultura da empresa

Uma vez que permite comunicar a sua missão e valores, o marketing interno pode ajudar a desenvolver e fortalecer a cultura da sua empresa.

Ter funcionários engajados pode solidificar ainda mais a cultura, tornando sua organização um local de trabalho mais positivo e agradável.

Reconhecimento da marca

O marketing interno não apenas ajuda no desenvolvimento da marca da sua organização, como também aumenta seu reconhecimento entre os funcionários.

Isso ajuda os colaboradores a se tornarem defensores do negócio, divulgando a empresa tanto para clientes quanto para funcionários em potencial, fora do local de trabalho.

Contanto que sua mensagem seja consistente, isso também pode ajudar em seus esforços de marketing externo.

Recrutamento e contratação

O endomarketing também pode apoiar seus esforços de contratação, facilitando a comercialização de vagas de emprego e o recrutamento de funcionários talentosos.

Com funcionários mais engajados e uma cultura corporativa forte, sua organização ganhará uma reputação positiva, tornando-se um local de trabalho desejável para mais candidatos.

Retenção

Além do mais, isso também pode ajudá-lo a reter funcionários, novos e antigos.

O aumento do envolvimento dos funcionários reduz a rotatividade, permitindo que você mantenha os melhores funcionários em sua equipe para o benefício de seus negócios.

O marketing interno é muito importante para sua empresa ignorar ou negligenciar. No entanto, é crucial fazer isso corretamente para que seus esforços sejam eficazes.

Fatores que influenciam o endomarketing

Existem determinados fatores que influenciam diretamente no endomarketing empresarial. Os principais deles, são:

Visão corporativa

A visão corporativa impacta significativamente a cultura de marketing interno. Pelo prisma dos valores, a visão articula o propósito da empresa.

Quando comunicada de forma eficaz, a visão e seus princípios orientadores fornecem aos funcionários uma estrutura conceitual para determinar as interações mais eficazes com o cliente, atingindo as metas da empresa.

Além disso, oferece diretrizes que os funcionários podem empregar para compreender a ampla gama de opções.

Recursos

A disponibilidade de recursos pode ter um impacto significativo na eficiência do desempenho dos programas de endomarketing.

Mesmo as melhores fontes disponíveis para educar sobre a visão e os valores da organização seriam ineficazes se os recursos disponíveis não pudessem transmitir adequadamente no momento apropriado.

Comunicação

O ambiente de marketing interno da empresa pode ser afetado pelo nível de comunicação existente.

Diferentes departamentos podem facilmente criar agendas autônomas que impedem a comunicação aberta se a empresa permitir que trabalhem isoladamente.

É de suma importância a disseminação de conhecimentos, informações e ideias idênticos, apresentados de forma semelhante em toda a organização.

Etapas de um plano de endomarketing

Para fazer um plano de endomarketing, o principal, e antes de tudo, é fazer uma análise aprofundada da situação atual da empresa. Considere as seguintes etapas:

Conheça seus funcionários

Primeiro, é importante conhecer os funcionários atuais da sua empresa. Procure entender suas necessidades, converse com eles e preste atenção em suas principais queixas.

Dessa forma você irá criar um plano específico, trazendo resultados reais para sua organização.

Análise do ambiente

O fundamental é saber como se desenvolve o ambiente de trabalho na sua empresa.

Às vezes, os problemas internos vêm da influência de fatores externos.

Os fatores que devem ser levados em conta são: as políticas da empresa, o setor em que atua, a seleção e promoção de pessoal, o tamanho da empresa, a comunicação interna e tudo o que ajuda a fazer uma análise comparativa.

Defina os principais objetivos

As estratégias de endomarketing devem ser desenvolvidas com base em objetivos claros. Alguns deles podem ser:

  • Estabelecer a lealdade do empregado;
  • Motivar os colaboradores a alcançar melhores resultados;
  • Melhoria do processo de comunicação interna;
  • Aumentar a sinergia da equipe.

Planeje o que você vai fazer

Aqui, o plano que vai seguir de guia para sua estratégia é estruturado.

Para fazer isso, você precisa responder a três perguntas principais: o que será feito? por que será feito? e como será feito? Veja algumas ferramentas que você pode usar:

  • Oferecer incentivos como bônus, comissões, viagens, etc.;
  • Realização de campanhas de conscientização;
  • Criação de outros canais para comunicação como intranet, TV corporativa, software especializado, etc.

Estudo do mercado interno

Uma vez apontados os fatores internos que influenciam o desempenho da equipe, deve-se analisar o interno.

Para isso é imprescindível a realização de: terapias e/ou reuniões de equipe, entrevistas em profundidade, pesquisas que ajudem a identificar as expectativas ou problemas que ocorrem aos trabalhadores.

Processo de adaptação

Implementa políticas necessárias que ajudam a resolver e atender às necessidades dos trabalhadores. É essencial que os trabalhadores estejam cientes das novas abordagens e requisitos exigidos.

Acompanhe e meça os resultados

Finalmente, é importante acompanhar os resultados que você alcança. Para isso é necessário definir indicadores-chave de desempenho.

Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade. Aqui estão alguns indicadores principais:

  • Nível de satisfação dos funcionários;
  • Taxa de absenteísmo;
  • Nível de produtividade;
  • Quantidade de desperdício de material;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Exemplos de endomarketing

Antigamente, as empresas podiam usar táticas de marketing da velha escola voltadas diretamente para seus clientes-alvo.

Contas corporativas de mídia social, publicidade, white papers, conferências… E, na maioria das vezes, isso era bom o suficiente.

Mas os tempos mudaram.

Já não basta uma empresa falar de si mesma. Em 2017, pela primeira vez em quase duas décadas, a confiança das pessoas caiu em todo tipo de instituição, incluindo negócios.

Em vez disso, as pessoas estão se voltando para pessoas que conhecem ou com quem podem se relacionar:

  • 96% dos consumidores não confiam em anúncios;
  • Depois dos especialistas técnicos, um funcionário “normal” é a voz mais confiável de uma empresa.

Assim como no marketing tradicional, você pode executar o endomarketing por meio de várias táticas.

O marketing interno tem um objetivo em mente: ganhar o apoio entusiástico de seus colaboradores. A ideia é que esse suporte, por sua vez, seja comunicado externamente pelos próprios funcionários.

Portanto, como você atinge esse objetivo é realmente limitado apenas pela sua criatividade.

No entanto, existem algumas estratégias testadas e comprovadas que aparecem com frequência no marketing interno bem-sucedido. Conheça algumas.

Comunicação consistente da missão, visão e valores da empresa

Por que isso é importante? Não basta ter sua missão e valores guardados em uma unidade compartilhada ou colados nas paredes.

Você deve consultá-los com frequência e ter uma liderança que realmente acredite neles e os siga. Porque os funcionários se importam.

Na verdade, 73% dos funcionários que acreditam trabalhar para uma empresa “orientada por propósitos” são engajados , contra apenas 23% daqueles que não acreditam.

Como executar

Você provavelmente já tem uma missão, visão e valores. A chave é identificar oportunidades de comunicação e revisitá-las regularmente como parte de seu marketing interno.

Pense em reuniões semanais, avaliações trimestrais, avaliações de desempenho dos funcionários e assim por diante.

Um forte plano de 1 a 2 anos

Por que isso é importante? Os funcionários querem saber o que estão construindo.

Embora a missão e a visão sejam importantes para um pensamento de longo prazo, elas não explicam os detalhes de curto prazo.

Ter um plano claro e positivo para os próximos 12 a 24 meses ajudará os funcionários a se sentirem seguros e otimistas.

Eles estarão na mesma página com a liderança da empresa e saberão exatamente o que suas atividades diárias representam no objetivo geral.

Como executar

Trabalhe com a liderança para documentar seu plano de 1 a 2 anos.

Em seguida, comunique-o regularmente a todos na empresa. Esta é uma etapa crítica, visto que 71% dos funcionários não conseguem identificar a estratégia da organização para a qual trabalham.

Cada departamento e funcionário deve entender exatamente como contribui para o sucesso do plano.

Buscar e agir com base no feedback dos funcionários

Por que isso é importante? Os dois primeiros exemplos são “de cima para baixo” por natureza.

Incentive os funcionários a falar e compartilhar suas opiniões sobre como a empresa pode fazer melhorias. O feedback dos funcionários é um elemento crítico. Ele envia a mensagem de que suas vozes também são ouvidas.

Nem todo feedback pode ou deve ser implementado, é claro. Mas todos os comentários devem ser reconhecidos.

Como executar

Comece a receber feedback sobre a experiência de seu funcionário. Você pode usar plataformas simples e gratuitas.

Qualquer que seja sua escolha, é importante que você esteja genuinamente interessado e disposto a fazer alterações com base nesse feedback.

Comunicação interna clara e centralizada

Por que isso é importante? Você provavelmente já percebeu que a comunicação é um tema central, quando se trata de marketing interno.

Afinal, a comunicação é fundamental para qualquer grande relacionamento. A relação entre empregador e empregado não é exceção.

A chave do marketing interno é garantir que suas mensagens não se percam entre e-mail, bate-papo, mídia social e assim por diante.

Como Executar

Limite o uso de canais de comunicação tradicionais para endomarketing. Ferramentas como e-mail e bate-papo são projetadas para produtividade.

Eles não são adequados para fornecer comunicações de “quadro geral” mais ponderadas, destinadas a aumentar o moral, obter adesão estratégica e feedback.

Em vez disso, concentre suas mensagens em um hub de comunicações centralizado.

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