O processo de contratação está mudando rapidamente à medida que nosso mundo incorpora cada vez mais o trabalho remoto.
Embora o foco na contratação on-line tenha aumentado nos últimos tempos, a capacidade de gerenciar todo o processo virtualmente não é um conceito novo.
As entrevistas on-line são apenas uma parte desse processo que ajudou as empresas a contratar equipes melhores.
Uma pesquisa recente revelou que 63% dos gerentes de RH usam ou usaram entrevistas por vídeo no processo de contratação.
A entrevista em vídeo é apenas um exemplo de como os recrutadores estão alcançando muitos candidatos remotamente.
De entrevistas de pré-seleção a testes de pré-qualificação, o processo de entrevista on-line pode economizar tempo e dinheiro dos recrutadores.
Este guia mostrará como utilizar as melhores ferramentas de entrevista on-line para obter os melhores resultados.
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O que é uma entrevista on-line?
Uma entrevista on-line é uma entrevista realizada remotamente através de uma plataforma de bate-papo, vídeo ou áudio.
Às vezes chamada de entrevista digital, a entrevista on-line é definida principalmente pelo tipo de tecnologia ou plataforma utilizada.
O vídeo domina o espaço, mas a chave para fazer essas plataformas funcionarem para você é aprender a usar essas ferramentas estrategicamente.
Algumas dessas ferramentas, incluem:
Vídeo ao vivo
O tipo mais comum de entrevista on-line é em vídeo ao vivo. A entrevista é realizada em uma plataforma como Skype, Zoom ou Google Hangouts.
Isso não é diferente de uma entrevista cara a cara, mas tem a vantagem de permitir que uma empresa inclua candidatos remotos que não podem comparecer para uma reunião pessoal.
Vídeo pré-gravado
Os candidatos têm alguns minutos para ler as perguntas da entrevista e, em seguida, registram suas respostas para que o recrutador as visualize conforme sua conveniência.
Também conhecida como entrevista em vídeo unidirecional, esse formato geralmente inclui um período de tempo e pode ser selecionado para adicionar um certo número de gravações repetidas, dependendo dos requisitos da empresa.
As perguntas geralmente servem como uma triagem inicial para os empregadores e podem ser facilmente combinadas com uma avaliação de habilidades.
Currículo em vídeo
Os currículos em vídeo são outro exemplo de metodologia de triagem que os empregadores podem utilizar no lugar de uma entrevista tradicional.
Um recrutador cria um conjunto de diretrizes sobre o que o vídeo deve incluir e solicita que os candidatos enviem uma apresentação.
Embora você possa receber algumas respostas bem ensaiadas, isso lhe dará uma noção das habilidades de comunicação, bem como confiança e linguagem corporal.
Avaliação de competências
Uma entrevista de simulação de habilidades relacionadas ao trabalho pode ajudar os recrutadores a obter uma imagem mais clara do talento de um candidato do que uma entrevista de emprego tradicional.
Como sabemos, as entrevistas tradicionais não são um indicador de desempenho.
Em vez disso, é possível testar as habilidades relacionadas ao trabalho usando uma plataforma de entrevista on-line.
Bate-papo ao vivo
O recrutamento baseado em bate-papo está aumentando à medida que mais funcionários da geração do milênio e da geração Z entram no mercado de talentos.
Os recrutadores estão recorrendo a ferramentas como WeChat, Whatsapp e Facebook Messenger para simplificar a pré-seleção e as entrevistas iniciais no processo de contratação.
Chatbot
Ferramentas de recrutamento de IA podem assumir a etapa inicial de triagem de candidatos e oferecer opções para que eles enviem vídeos e respostas de voz.
Vantagens da entrevista on-line
As entrevistas on-line economizam tempo e dinheiro para as empresas.
Os custos mais baixos de entrevistar centenas de candidatos tornam a entrevista on-line a melhor opção para a maioria das empresas.
Algumas das vantagens, são:
Entrevista em escala
Uma plataforma de entrevista on-line deve facilitar a escala do seu processo de entrevista.
Entrevistas em vídeo ou gravadas permitem que você possa fazer a triagem de um volume maior de candidatos com eficiência.
Defina um conjunto de perguntas uma vez em uma plataforma que pode fazer e receber respostas automaticamente para você.
Envie um link para dezenas, senão centenas, de candidatos para alcançar uma extensa rede de candidatos em potencial.
Quase instantaneamente, você poderá ver uma lista de candidatos classificados com a experiência certa, soft skills e hard skills.
Uma entrevista presencial típica pode levar de 45 minutos a uma hora, enquanto uma entrevista digital gravada avaliada por uma ferramenta de recrutamento de IA pode classificar dezenas de candidatos no mesmo período de tempo.
Encurta o processo de contratação
As entrevistas on-line facilitam o trabalho de agendamento.
Quando você precisa trazer vários candidatos para uma entrevista cara a cara, pode acabar indo e voltando várias vezes tentando agendar um horário que funcione para todos.
É um malabarismo que muitas vezes estende o processo desnecessariamente e um dos motivos pelos quais o tempo médio de contratação é de 36 dias.
As entrevistas em vídeo gravadas tornam o processo de contratação melhor para o candidato e o recrutador.
Os candidatos podem responder a perguntas quando for conveniente para eles, e os gerentes de contratação podem revisar suas respostas quando for adequado a sua programação.
Base para pesquisas
Muitas vezes é dado muito peso à entrevista tradicional.
Mas, na realidade, as entrevistas deveriam constituir apenas uma pequena parte do processo de seleção de candidatos.
As ferramentas de entrevista on-line podem ajudar a equilibrar essa etapa do processo de contratação, selecionando os candidatos, ao invés de eliminá-los com base em linhas arbitrárias de um currículo.
Em vez de selecionar as pessoas pelas informações de seu histórico, ferramentas de entrevista on-line podem classificar os candidatos com melhor desempenho, após a validação de suas habilidades.
Da mesma forma, as entrevistas on-line podem melhorar o acompanhamento do desempenho no futuro.
Depois de utilizar entrevistas em vídeo em seu processo de contratação, você poderá observar seus funcionários de melhor desempenho e avaliar o que suas entrevistas têm em comum.
Analisar a linguagem corporal, as respostas a perguntas específicas e o conjunto de habilidades pode ajudá-lo a escolher candidatos mais adequados daqui para frente.
Aumenta a consistência
Embora você tente ser consistente com suas perguntas, é fácil esquecer de abordar um ponto específico ou ficar sem tempo.
Isso também significa que cada candidato obtém uma experiência de entrevista ligeiramente diferente e, em última análise, torna mais difícil para você comparar as perspectivas.
As entrevistas automatizadas permitem que você entreviste todos os candidatos em paralelo e elimine esse problema.
Você pode manter a consistência geral com um conjunto de perguntas predeterminadas.
Isso iguala o campo de jogo para os candidatos, bem como para os gerentes de contratação, aumentando as chances de uma decisão mais bem informada.
Melhora a diversidade na contratação
As entrevistas on-line são como audições de emprego virtuais.
Essas simulações de trabalho podem ser feitas em escala para centenas de candidatos simultaneamente e nas mesmas condições.
Isso significa que todos os candidatos têm chances iguais de mostrar seu talento, independentemente do que diz seu currículo.
Também amplia seu pool de candidatos, permitindo que candidatos remotos que podem não ter recursos para ir pessoalmente na empresa participem do processo de contratação.
Avalia a experiência tecnológica
Independentemente do cargo para o qual você está contratando, uma entrevista on-line fornecerá uma compreensão do domínio do candidato sobre a tecnologia.
Não importa a função, você inevitavelmente irá querer contratar alguém que tenha algum conhecimento sobre tecnologia.
Este processo permite que você analise sua familiaridade e compreensão logo de início.
A maneira como eles se comportam durante uma entrevista on-line também pode revelar muito sobre sua atenção aos detalhes e preparação.
Erros comuns em entrevistas on-line
Para muitas organizações, adotar rapidamente o processo de contratação para uma plataforma de entrevistas on-line significa simplesmente traduzir os processos existentes em métodos virtuais.
As equipes de contratação precisam proceder com cautela ao fazer isso. O processo de contratação tradicional está repleto de preconceitos.
Não é uma solução adequada para evitar preconceitos substituir as tradicionais entrevistas cara a cara por uma videochamada.
Contar com uma tela de currículo, tela de telefone e uma videochamada on-line ainda abre a porta para os mesmos preconceitos inerentes.
Significa apenas que o processo é feito remotamente ou virtualmente.
E, embora receber gravações de vídeo de candidatos possa economizar tempo no agendamento, o fato é que essas gravações ainda precisam ser revisadas por alguém em sua organização.
Assistir a horas de vídeos de candidatos simplesmente não é uma solução escalável.
Como conduzir uma entrevista on-line
Uma entrevista on-line tem algumas das mesmas regras de uma entrevista pessoal, mas com as vantagens adicionais da tecnologia.
Aqui estão algumas etapas a serem seguidas e fatores a serem considerados ao estruturar o seu processo.
Determine onde, no processo de contratação, usar uma entrevista on-line
Para a maioria dos recrutadores, a parte mais desafiadora do uso de uma plataforma de entrevista on-line é determinar como e quando inserir essa ferramenta no processo de contratação.
As entrevistas on-line podem substituir o telefone e a tela de currículo, ser usadas antes da entrevista pessoal ou substituir a entrevista pessoal final.
Qualquer uma ou todas essas etapas podem ser conduzidas remotamente usando o software certo.
A triagem de candidatos com base em habilidades significa menos tempo gasto na filtragem e mais tempo em tarefas de alto contato.
Decidir conduzir entrevistas digitais é uma oportunidade para repensar seu processo de contratação.
Tradicionalmente, uma entrevista é realizada no final do processo.
Mas mover uma avaliação on-line para o início significa que você pode identificar rapidamente os candidatos com o conjunto de habilidades certo e avançar para o próximo estágio.
Encontre a ferramenta certa
Um desafio para a entrevista remota é garantir que a tecnologia seja fácil de entender e amplamente acessível aos candidatos remotos.
Encontre uma ferramenta que não envolva equipamento extra, como uma webcam ou microfone, ou um processo de download complicado.
As melhores ferramentas de entrevista on-line funcionam por Wi-Fi e podem ser usadas em um dispositivo móvel ou desktop.
Certifique-se de que a plataforma ou ferramenta que você usa para entrevistas digitais é personalizável para sua marca.
Com uma ferramenta flexível, você pode criar uma experiência on-line positiva, o que evita danos à sua marca empregadora.
Elabore antecipadamente suas perguntas
Em última análise, esta é a etapa mais crítica em sua entrevista on-line.
Você pode ter todos os outros fatores bem estruturados, mas se não tiver preparado suas perguntas com precisão, a entrevista não será útil para nenhuma das partes.
Seja uma entrevista de pré-seleção ou uma primeira rodada, suas perguntas devem revelar informações relevantes sobre o candidato.
Pense em termos de resultados de negócios. Você precisa selecionar a melhor pessoa para se encaixar na equipe e entregar o trabalho.
Consulte as pessoas da sua organização: o que elas precisam em uma nova contratação? Como eles avaliariam essa pessoa? Quais habilidades são significativas para a função?
Consulte a descrição do trabalho antes de elaborar as perguntas relevantes para a função em aberto.
Além do teste de habilidades, pergunte sobre as experiências anteriores, desafios e pontos fortes, bem como suas metas de desenvolvimento profissional.
Para avaliar a compreensão de sua personalidade, inclua perguntas sobre seu estilo de gerenciamento preferido, seu ambiente de trabalho ideal e seus altos e baixos em experiências anteriores.
Fique atento ao horário
Se você está incluindo candidatos internacionais, precisa estar atento aos fusos horários.
Você deve observar o fuso horário ao agendar a entrevista, para que todas as partes estejam na mesma página desde o início.
Dê aos candidatos que participam de uma entrevista unidirecional ou pré-gravada bastante tempo para fazer as perguntas e responder com atenção.
Se você escolher um chatbot sempre ativo, certifique-se de que haja um procedimento para responder a perguntas e confirmar o recebimento de aplicativos que chegam enquanto sua equipe está off-line.
Seja profissional
É importante tratar uma entrevista on-line com o mesmo nível de respeito que uma entrevista pessoal.
É fácil supor que é mais casual porque o candidato não está fisicamente presente, mas uma entrevista on-line deve ser mais intensa.
Trate-o com o mesmo nível de profissionalismo de uma entrevista pessoal.
Experiência do candidato e entrevistas on-line
Muitas empresas temem que a entrevista on-line pareça muito impessoal e possa prejudicar a experiência do candidato.
Esse é um fator essencial a ser considerado durante todo o processo de contratação, pois tem o potencial de afetar a retenção de funcionários e a marca do empregador.
As primeiras impressões de um candidato são formadas desde o início e afetarão sua tomada de decisão no futuro.
Quando gerenciados adequadamente, os candidatos relatam que as entrevistas on-line são realmente mais agradáveis do que as presenciais.
As ferramentas de entrevista digital ajudam a acelerar o processo de contratação, e as audições de emprego podem manter os candidatos engajados desde o início do processo.
Algumas vantagens da entrevista on-line para os candidatos, são:
Reduz o estresse
Entrevistas cara a cara podem ser extremamente estressantes para muitos candidatos. Entrevistados estressados podem inadvertidamente enviar o sinal errado de suas capacidades.
Em alguns casos, eles podem não conseguir dar uma resposta tão eloquente quanto possível, prejudicando sua capacidade de conseguir o emprego certo.
Breves entrevistas em vídeo gravadas e avaliações com base em situações reais de trabalho podem amenizar esse desafio, dando aos entrevistados a oportunidade de refazer perguntas específicas.
Além dos estressores naturais da entrevista presencial, as entrevistas on-line eliminam o estresse secundário adicional da experiência.
Vários fatores inevitavelmente aumentam a pressão de um encontro cara a cara, como por exemplo:
- Haverá um engarrafamento?
- Onde vou estacionar?
- Vou encontrar o endereço correto?
- Vou encontrar a recepção correta?
Todos esses são fatores auxiliares que causam ansiedade desnecessária. Eles são totalmente eliminados por um processo de entrevista on-line.
Aumenta a oportunidade
A entrevista em vídeo unidirecional também cria oportunidades para candidatos passivos descobrirem uma nova função.
Muitos indivíduos talentosos não estão procurando um emprego diferente, mas podem estar interessados em novas oportunidades.
Tradicionalmente, comparecer a uma entrevista durante o horário de trabalho seria difícil, mas as entrevistas pré-gravadas e audições de emprego on-line, tornam isso possível.
As entrevistas on-line garantem que os candidatos passivos tenham acesso mais amplo a oportunidades e progressão na carreira.
A entrevista por vídeo facilita a realização de reuniões após o expediente, aliviando o estresse de buscar uma mudança de carreira sob o olhar atento de seu empregador atual.
Outro bônus de entrevistas on-line para candidatos é a maior disponibilidade global.
Os candidatos podem participar de entrevistas e se candidatar a empregos em todo o mundo, removendo o estigma ou as limitações da geografia.
Com os avanços tecnológicos, mais e mais empresas estão oferecendo soluções de trabalho remoto, abrindo as portas para funcionários talentosos, onde quer que eles estejam.
Consistência
A consistência na experiência do candidato ajuda a garantir que sua marca empregadora seja representada da mesma maneira em diferentes pontos de contato, o que afeta seus esforços de marketing e a fidelidade do cliente.
Uma solução de entrevista on-line com tecnologia de IA projetada para contratar em escala pode se comunicar com aqueles que concluírem sua avaliação de habilidades, informando-os sobre as próximas etapas.
Existem várias ferramentas e plataformas de tecnologia de RH que ajudam as equipes a se comunicarem de forma consistente com os candidatos durante todo o processo de contratação.
Certifique-se de que qualquer ferramenta que você escolher seja personalizada para incluir o mesmo logotipo, marca e descrição da empresa em sua página do LinkedIn, canais de mídia social e página de carreiras.
Além disso, não esqueça de personalizar a experiência do candidato para refletir a voz da sua organização.
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