Ética no Trabalho: Qual sua importância na vida profissional?

A ética no trabalho proporciona muitos benefícios não só para a vida profissional de quem a pratica, mas também para a pessoal. Trata-se do conjunto de normas, valores e atitudes que a pessoa deve exercer dentro da empresa.

Ter ética profissional ajuda o profissional a se desenvolver, assim como a construir um ambiente saudável, amigável e produtivo.

Neste artigo você vai entender melhor o que é ética no trabalho, por que ela é importante e como colocá-la em prática para que o ambiente na sua empresa seja cada vez melhor.

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O que é ética no trabalho?

A ética profissional, como mencionamos anteriormente, é o conjunto de normas e regras dentro de uma empresa que proporciona uma boa convivência entre colaboradores, subordinados e líderes.

Assim é possível direcionar as ações dos funcionários para garantir um bom clima organizacional e reputação da empresa.

Cada profissão e organização tem seu próprio código de ética, no entanto existem alguns conceitos que devem ser aplicados em qualquer atividade profissional como responsabilidade, honestidade, respeito, entre outros.

A ética no trabalho vai além dos desejos de cada um e maneira de pensar, direcionando as ações de acordo com os valores. Assim os funcionários atuam em prol da empresa, para que ela e seus colaboradores possam se
desenvolver em um ambiente harmônico.

Quais são os valores atribuídos à ética?

Existem alguns valores que são atribuídos como éticos e é através deles que podemos exercer a ética no trabalho. Entre eles, temos:

  • Altruísmo – é realizar atitudes que visam o bem-estar do próximo;
  • Virtude – qualidade moral particular, uma capacidade exclusiva dos seres humanos;
  • Moralidade – conjunto de relações efetivas ou atos concretos que adquirem um significado moral, ou seja, que siga princípios, normas ou ideias morais;
  • Solidariedade – um ato de bondade e compreensão com o próximo;
  • Responsabilidade ética – capacidade de assumir as consequências dos seus atos;
  • Consciência – sentimento ou percepção que o ser humano possui para determinar o que é moralmente certo ou errado.

 

Qual a importância da ética no trabalho?

O comportamento ético é muito valorizado no mercado de trabalho. Pois isso não apenas gera uma imagem positiva do próprio funcionário, mas também ajuda o profissional a manter bons relacionamentos de trabalho.

Além disso, a ética profissional é extremamente necessária para o desenvolvimento de um ambiente saudável, uma vez que ajuda a manter todos os membros da empresa responsáveis por suas ações.

Dessa forma existem limites que os funcionários respeitam, criando uma sensação de segurança. Além de permitir que os gestores tomem decisões que beneficiem a empresa.

Como cultivar a ética no trabalho?

Para cultivar a ética no trabalho você precisa adotar alguns bons hábitos e agir sempre de acordo com eles, mesmo nas situações mais difíceis, que possam até mesmo testar sua integridade e retidão.

Entre esses hábitos, temos:

Seja responsável

Você deve sempre agir com responsabilidade e assumir os compromissos que você tem com a empresa, realizando seu trabalho da melhor forma possível.

Além disso, você deve cuidar bem do patrimônio da organização e ser discreto quanto a informações referentes à empresa e seus funcionários, agindo com total sigilo.

Tenha compromisso

Quando você se comprometer a entregar uma atividade é importante que você cumpra, assim sendo é essencial que você apenas faça promessas que possa cumprir e aceite apenas prazos e trabalhos que você for capaz de executar.

Cumprir com o que se comprometeu proporciona credibilidade, quando ocorre o contrário as pessoas perdem a confiança em você e passarão a duvidar sobre sua capacidade.

Seja pontual

Outro hábito que você deve ter é a pontualidade, portanto se você marcar determinado horário para estar na empresa ou algum compromisso de trabalho você deve cumprir.

No caso da entrega de um trabalho, se você se atrasar deve conversar com a pessoa que o solicitou e informar que precisa de mais tempo para executá-lo.

Seja honesto

A honestidade também deve fazer parte de suas ações, sendo assim você deve assumir seus erros sem colocar a culpa em outra pessoa, agindo sempre de forma correta. Isso não só fará com que todos confiem em você como contribuirá para que o ambiente seja mais respeitoso.

Aja com Retidão

Seja sempre uma pessoa que age com retidão, evitando espalhar fofocas, falar mal de colegas ou chefes ou fazer alguma ação que prejudique as pessoas ao seu redor.

Reconheça o mérito alheio

Você também deve saber reconhecer os méritos de seus colegas de trabalho e subordinados, não os reconhecendo por favoritismo, mas sim por conta de suas ações. Isso vai estimulá-los a continuar se empenhando em seu trabalho, assim aumentando a produtividade.

Saiba fazer críticas

Além de saber reconhecer o mérito dos outros você também deve saber fazer críticas quando for necessário. Por isso é importante fazer isso sempre de forma direta, sem falar pelas costas.

É importante agir de forma educada e fazer uma crítica construtiva, de modo que ajude a pessoa a aprender com seus erros.

Reconheça seus erros

É importante que você saiba reconhecer seus erros, afinal todos podem errar uma vez ou outra. E você deve ter a humildade de reconhecer publicamente sua falha, demonstrando sua vontade em se empenhar para resolver o problema e evitar errar novamente.

Isso é muito melhor do que culpar os outros por uma falha cometida, o que é totalmente antiético. Reconhecendo seus erros você demonstrará que é uma pessoa honesta e humilde, gerando mais confiança e admiração por parte de seus colegas e subordinados.

Aja com coerência

Ser uma pessoa coerente significa que você deve agir de acordo com o que diz.

Nada de seguir o velho ditado “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Você não deve apenas se empenhar em fazer belos discursos, mas agir da mesma forma daquilo que defende.

Dessa forma você estará reafirmando sua conduta moral e ajudará a construir uma empresa mais ética.

Respeite o trabalho dos outros

Você também deve respeitar o trabalho dos outros, pois uma empresa não é formada apenas por uma pessoa, mas uma equipe que deve se ajudar.

Por isso não adote uma postura individualista, que apenas se preocupa consigo mesmo, isso não só demonstra desrespeito com as outras pessoas, mas também prejudica os resultados da empresa.

Aja com igualdade

Você deve tratar todos de forma igual, sem favorecer nem desmerecer ninguém, seja por qual motivo for, principalmente se você for um gestor.

Pois todos têm o direito de promover seu crescimento na empresa através de seus esforços.

Por isso você deve dar crédito a quem merecer e chamar a atenção de quem estiver adotando uma conduta errada, agindo de forma igual para com todos. Isso ajuda não só a todos se respeitarem entre si como ter a chance de se desenvolverem livremente.

Seja prudente

Você também deve ser prudente, evitando inimizades para não alimentar sentimentos negativos e sabendo controlar suas emoções para que assim não haja conflitos e evitar que a relação com seus colegas, subordinados e
chefes seja comprometida.

Respeite a privacidade

Você também deve respeitar a privacidade de cada colega de trabalho, seja em relação à sua vida pessoal ou mesmo ao seu espaço de trabalho.

Por isso você nunca deve se intrometer na vida das pessoas ao seu redor e nem mexer em seus objetos pessoais de trabalho sem sua autorização.

Quais as vantagens da ética no trabalho?

Agir de forma ética traz muitas vantagens não apenas para o próprio profissional, mas também para a empresa. Entre elas temos:

  • Desperta a credibilidade, pois as pessoas que a praticam são vistas como confiáveis e se tornam referência para seus colegas;
  • Melhora o ambiente de trabalho, uma vez que a ética proporciona mais respeito entre todos, promovendo o relacionamento interpessoal e a troca de ideias, o que traz melhores resultados;
  • Aumenta a produtividade, pois há um maior rendimento em equipes que praticam a ética no trabalho;
  • Promove um bom trabalho em equipe, o bom entendimento entre os funcionários garante uma boa cooperação, dessa forma há uma boa comunicação entre todos, o que permite realizar um bom trabalho.

 

Como você pode ver neste artigo a ética no trabalho é realmente importante para uma empresa. Através dela você gera uma imagem positiva sobre si mesmo, tendo mais credibilidade, assim se tornando referência para os outros funcionários.

Você também pode manter uma boa relação com seus colegas de trabalho, subordinados e chefes e ajuda a promover um ambiente agradável e saudável para todos.

É possível cultivar a ética profissional através de ações simples, mas que fazem toda a diferença como:

  • Ser responsável;
  • Ter compromisso;
  • Ser pontual;
  • Ser honesto;
  • Reconhecer o mérito alheio;
  • Saber fazer críticas;
  • Reconhecer seus erros;
  • Agir com coerência;
  • Respeitar o trabalho dos outros;
  • Agir com igualdade;
  • Ser prudente;
  • Respeitar a privacidade.

 

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Melhore!

Através dessas ações você pode trazer muitos benefícios para a empresa, despertando a credibilidade, o que fará com que seus colegas o vejam como uma figura confiável, assim como seus clientes, trazendo uma boa imagem para a empresa.

Você também ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, otimizando sua relação com seus colegas e fazendo com que eles ajam da mesma forma, assim há uma melhor comunicação e melhores resultados.

Dessa forma não só as pessoas, mas a empresa também se beneficiará, além de você mesmo que estará agindo de forma correta e íntegra.

Além disso, a ética pode te ajudar não apenas no trabalho, mas também em sua vida pessoal, podendo até mesmo melhorar a relação que você tem com sua família e amigos.

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