Como lidar com funcionário indiscreto na empresa

Todos têm um papel vital a desempenhar na criação de um ambiente de trabalho positivo. Mas, embora todos saibam disso, às vezes o clima organizacional se torna negativo ou até mesmo tóxico.

Várias atitudes podem interferir em um ambiente profissional e uma delas é a prática da fofoca por parte de certos funcionários que não levam em conta a discrição como fator importante na sua ética de trabalho.

Pode até parecer inofensivo, com o “interlocutor da rádio corredor anunciando: últimas notícias…”, mas não é.

A fofoca, a indiscrição tem consequências reais. Ela pode baixar o moral da equipe e também impacta a produção coletiva de uma empresa.

Neste artigo, vamos nos aprofundar nesse tema, além de fornecer boas práticas para você saber como lidar com um funcionário indiscreto na empresa. Continue lendo!

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que constitui indiscrição no local de trabalho?

A indiscrição ou fofoca no local de trabalho é a comunicação informal que as pessoas compartilham sobre seus colegas ou superiores. Ela normalmente envolve informações pessoais ou privadas.

Quando você decide contar a seus colegas ou superiores informações pessoais sobre você, isso é simplesmente considerado compartilhamento.

Mas se você passar adiante o que outra pessoa lhe contou, sem o conhecimento ou consentimento dela, isso é considerado indiscrição.

Normalmente, não tem relação com as tarefas de trabalho.

Os danos da indiscrição

Ser indiscreto pode se tornar um desastre para o relacionamento entre colegas. Como na vida, a confiança é essencial em qualquer local de trabalho.

Quando alguém espalha boatos ou fala negativamente sobre os outros, isso prejudica a confiança. Pior ainda, pode facilmente levar a um ambiente de trabalho hostil.

Se não for eliminada, a fofoca leva à falta de trabalho em equipe e à falha na comunicação porque os colegas se sentem desrespeitados.

Além disso, a indiscrição pode prejudicar a reputação de uma empresa. Por exemplo, alguém pode compartilhar informações confidenciais, o que pode resultar na perda de negócios ou até mesmo em ações legais.

Uma vez quebrada a confiança, é difícil reconstruí-la. Em um ambiente de trabalho tóxico, é muito mais fácil quebrar as normas sociais e de grupo.

Além de prejudicar os relacionamentos e a própria empresa, esta atitude inadequada por parte de algum funcionário leva ao aumento dos níveis de estresse e impacta negativamente toda a equipe.

Não é apenas responsabilidade da administração evitar fofocas no local de trabalho. Todos na equipe contribuem para a criação de uma cultura de trabalho positiva.

Você constrói e mantém a confiança e promove um ambiente mais colaborativo, evitando conversas inúteis e desrespeitosas.

Como a indiscrição no local de trabalho difere de um ambiente de trabalho hostil

Embora a fofoca excessiva no local de trabalho possa fazer parte de um ambiente de trabalho hostil, os dois conceitos são diferentes em vários aspectos importantes.

Aqui estão três maneiras pelas quais a indiscrição no local de trabalho é diferente de um ambiente de trabalho hostil:

Intenção

Quando alguém faz um comentário sobre outra pessoa no trabalho, a intenção pode ser positiva ou negativa.

Por exemplo, duas colegas podem comentar sobre o quanto gostaram do uniforme personalizado de um terceiro colega.

Embora a discussão não esteja relacionada a tarefas de trabalho, também é evidência de uma intenção positiva.

Quando colegas ou gestores criam um ambiente de trabalho hostil, a intenção é normalmente negativa.

A motivação por trás da criação de um ambiente de trabalho hostil é excluir certos funcionários com base na raça, religião, identidade de gênero ou outros fatores.

Tipo de ação

A indiscrição no trabalho geralmente é de natureza casual e envolve conversas faladas ou escritas.

Quando alguém comenta sobre um colega ou superior, o ato normalmente ocorre enquanto a pessoa em questão está em outro lugar.

Por exemplo, se um representante de vendas espalha um boato ou uma informação sobre outro representante de vendas em uma plataforma de bate-papo em grupo, isso é um exemplo de fofoca.

Normalmente, a hostilidade no local de trabalho é mais evidente e pode envolver uma gama mais ampla de atos, incluindo intimidação física.

Embora alguns atos de hostilidade ocorram quando o alvo está ausente, outros ocorrem na sua presença.

Por exemplo, num ambiente de trabalho hostil, um funcionário pode receber mensagens ameaçadoras ou encontrar pichações no seu carro depois do trabalho.

Consequências

Tanto as fofocas no local de trabalho quanto quaisquer ações que contribuam para um ambiente de trabalho hostil podem ter consequências negativas.

No entanto, essas consequências diferem em tipo, alcance e gravidade.

Ser alvo de indiscrições ou fofocas no local de trabalho pode fazer com que a pessoa se sinta perseguida e diminuir o senso de confiança ou conforto, enquanto está trabalhando.

Numa situação em que um funcionário vive um ambiente de trabalho hostil, ele pode se sentir inseguro dentro ou fora do trabalho.

Como essas ações têm diferentes tipos de consequências, elas também podem ter penalidades diferentes se um funcionário for pego praticando-as.

Frequentemente, os colaboradores recebem advertências verbais ou escritas por espalharem boatos negativos ou falsos no ambiente de trabalho.

Ações que resultem em um ambiente hostil podem ser motivo para demissão.

Como lidar com a indiscrição se você for o alvo

Se você descobrir que seus colegas estão compartilhando informações pessoais sobre você sem o seu consentimento, há várias coisas que pode fazer para resolver a situação.

Aqui estão algumas etapas a serem seguidas quando você for alvo de fofocas no local de trabalho:

Converse com a pessoa

O primeiro passo que você pode tomar é confrontar a pessoa com calma e solicitar que pare de divulgar informações pessoais suas no local de trabalho.

Se você abordar a pessoa com calma e educação, é provável que ela respeite seu pedido e pare imediatamente.

Fale com seu gerente

Se a indiscrição continuar, você pode conversar com seu supervisor sobre a situação e pedir ajuda.

Frequentemente, um gerente pode encorajar os membros da equipe a se absterem de tópicos de discussão não profissionais.

Consulte o RH

Em alguns casos, a fofoca pode continuar depois que seu supervisor interferir na questão.

Se ele não conseguir impedir ou até mesmo participar da conversa, vá ao departamento de RH e pergunte sobre como registrar uma reclamação.

Quando abordar fofocas no local de trabalho

Se você perceber que seus colegas estão sendo indiscretos sobre um cliente, gerente ou outros funcionários, você pode ignorar a situação ou intervir.

Quando a informação é positiva ou pró-social, você pode ficar fora da situação e se concentrar no seu próprio trabalho.

Se for negativa, discriminatória ou excludente, denuncie ao seu gerente e ao departamento de RH.

7 dicas para lidar com funcionário indiscreto na empresa

Se você é gerente ou líder de equipe, pode criar um ambiente de trabalho que incentive a comunicação positiva e reduzir as conversas que não trazem nenhum proveito pessoal ou profissional.

Aqui estão sete dicas para ajudá-lo a gerenciar qualquer fofoca que ocorra no local de trabalho.

Lidere pelo exemplo

Uma ótima maneira de contribuir para um ambiente de trabalho positivo e evitar a indiscrição é dar o exemplo.

Desde o momento em que você chega ao trabalho até voltar para casa, certifique-se de que suas ações sejam profissionais e atenciosas com os outros.

Antes de começar suas atividades, você pode passar alguns minutos refletindo sobre suas metas diárias e adotando uma atitude positiva.

Ao falar com outros colegas ou supervisores, é importante agir com integridade.

Se alguém compartilhar informações privadas com você sobre suas vidas pessoais, seja confiável e guarde essas informações para si mesmo.

Faça o possível para falar apenas positivamente sobre as pessoas no local de trabalho e tente evitar falar sobre a vida pessoal delas, relacionamentos íntimos ou status social.

Se alguém tentar ser indiscreto sobre outra pessoa, você pode deixar claro que não deseja participar da conversa.

Seja inclusivo

Outra ótima maneira de evitar fofocas no local de trabalho é participar ativamente no desenvolvimento de um ambiente de trabalho inclusivo.

Isso significa que você pode se comportar de uma forma que faça com que todos se sintam bem-vindos e importantes.

Ao conhecer colegas ou superiores, tenha a mente aberta e trate todos com cuidado e respeito.

Se você é gerente ou outro profissional de liderança, pode lançar um programa de desenvolvimento profissional com foco na diversidade e inclusão.

Ser inclusivo também significa celebrar as diferenças das pessoas e reconhecer o valor do ponto de vista único de cada uma.

Ao incluir as pessoas, você pode ajudar a apoiar uma cultura de local de trabalho saudável e positiva.

Quando elas se sentem seguras e apreciadas, é menos provável que se isolem ou formem grupos sociais exclusivos, o que evita serem alvo de colegas indiscretos.

Aja cedo

Às vezes, mesmo depois de tomar todas as melhores medidas de precaução, você pode encontrar boatos negativos circulando no ambiente de trabalho.

Se isso ocorrer, é importante informar um gerente ou membro do departamento de recursos humanos sobre o que está acontecendo o mais breve possível.

Quanto mais rápido a equipe de gestão ou o RH conseguir resolver a situação, menos danos a indiscrição poderá causar.

Se você for líder de equipe ou outro membro júnior, poderá entrar em contato primeiro com seu gerente. Considere escrever um e-mail para ele e enviar uma cópia para o departamento de RH.

Mostre empatia e cuidado

Empatia é a capacidade de uma pessoa se conectar com outras pessoas e perceber o que elas estão sentindo ou vivenciando.

Se você sabe que alguém é alvo de indiscrição, tente imaginar como essa pessoa pode estar se sentindo.

Ofereça empatia, gentileza e carinho. Fazer isto pode ajudar a contrabalançar alguns dos impactos negativos do evento.

Além disso, ser amigável e atencioso com todos os seus colegas de trabalho e superiores também ajudará a encorajar outros a se comportarem de maneira semelhante.

Incentive a interação positiva

Um ambiente de trabalho livre de fofocas é a meta ideal para qualquer organização.

No entanto, esta pode ser uma meta irrealista. A natureza humana anseia pela troca de informações. Embora a prática dos boatos seja inadequada e prejudiciais no local de trabalho, ela é quase inevitável.

Para lidar com isso, os gestores podem incentivar a divulgação de informações positivas.

Esse tipo de valorização dos funcionários pode incluir a promoção de conversas sobre os marcos da carreira de um colega, a execução qualificada de tarefas, um desempenho acima da média, etc.

Observe e avalie

Se você ouvir conversas indiscretas, é importante observar cuidadosamente a situação e avaliar a intenção e o impacto que elas têm.

Se o que você ouviu for positivo, é provável que não precise realizar nenhuma ação adicional.

Caso contrário, tente avaliar se o que você ouviu é um exemplo de fofoca ou um exemplo de acontecimento hostil.

Nos casos em que o comentário esteja relacionado à raça, sexo, etnia ou outra característica distintiva de uma pessoa, ele pode ser discriminatório.

Se você chegar a essa conclusão, entre em contato com seu gerente ou RH imediatamente.

Realize um treinamento sobre os efeitos da indiscrição

A cultura do local de trabalho em torno de evitar comentários inadequados pode se beneficiar com o coaching sobre o assunto.

Os trabalhadores devem ter uma ideia do impacto que a indiscrição pode ter nos colegas e no ambiente organizacional.

Este treinamento também pode orientar os colegas-alvo sobre os próximos passos apropriados. Eles podem ser orientados a falar por si mesmos e como lidar com colegas de trabalho difíceis.

Os líderes podem desenvolver habilidades de resolução de conflitos.

Da mesma forma, medidas para conter a prática de comentários inadequados — antes de começarem — podem ser compartilhadas durante as sessões.

Os colaboradores podem ser orientados a se afastar, mudar de assunto ou informar os canais certos sobre a ocorrência.

A indiscrição no local de trabalho é o sintoma de um problema maior?

Embora seja uma característica comum da natureza humana, a fofoca pode sinalizar algo mais profundo dentro de uma organização.

Quando os funcionários espalham boatos ou fazem comentários indevidos, podem estar discutindo informações confidenciais sobre o local de trabalho.

Isto pode ocorrer quando os trabalhadores não confiam na gestão para partilhar detalhes sobre o problema.

Os colaboradores também podem comentar sobre um encontro desagradável com a gerência ou outro colega.

Isto pode ocorrer onde não há meios para abordar tais trocas. Quando os funcionários não têm canais oficiais para expor suas queixas, a fofoca pode prosperar.

Mantendo-se longe de boatos

Por mais tentador que seja, evitar as fofocas sempre é o melhor caminho. Veja como você pode fazer isso.

Recuse-se a participar

Desencoraje a indiscrição no local de trabalho, tornando-se a pessoa que fica longe da multidão e desse tipo de situação.

Isso não significa parecer o “certinho” ou isolar-se dos colegas.

Significa evitar situações onde a prática da indiscrição é mais comum, como na sala de descanso ou nos minutos antes do início de uma reunião.

Se você não puder evitar uma situação como essa, simplesmente diga “Prefiro não discutir sobre ele sem que esteja presente” e deixe por isso mesmo.

Se não quiser fazer um comentário direto, você também pode dizer algo como: “Realmente não sei nada sobre isso”.

Faça comentários positivos

Como regra geral, faça questão de falar sobre colegas ou superiores de maneira positiva e inspiradora.

Seja a pessoa que sempre tem algo de bom a dizer. Quando outras pessoas virem você modelando um “bom” comportamento, talvez sigam o exemplo.

Evite desabafar no trabalho

Se você está expondo frustrações pessoais ou profissionais com seus colegas, você pode ser alvo de comentários indiscretos.

Resista expressar seu descontentamento com uma nova política da empresa ou compartilhar o que aconteceu em uma reunião privada.

Se você discutir assuntos pessoais ou profissionais no trabalho, faça-o com pessoas em quem possa realmente confiar.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pesquisar

Descubra seu Perfil Comportamental!

Responda ao rápido questionário e receba um relatório completo sobre suas habilidades pessoais e interpessoais!