Nos últimos anos, a gamificação assumiu um papel cada vez maior dentro das organizações.
Procurando uma nova maneira de envolver, ensinar, recompensar e reter funcionários, as empresas agora recorrem à gamificação ao lidar com questões relacionadas ao RH.
Conceitos gamificados começaram a ser incorporados em processos do mundo real, como recrutamento, aprendizado e desenvolvimento.
Um campo em rápido crescimento, a mecânica do jogo agora é fundamental para melhorar o desempenho em vendas, atendimento ao cliente e treinamento.
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O que é Gamificação Corporativa?
Gamificação é o processo de usar mecânicas, elementos e princípios de jogos e aplicá-los a contextos que não são de jogos para envolver melhor os usuários.
A gamificação pode ser usada em muitos contextos diferentes. As empresas geralmente aplicam a gamificação ao treinamento de funcionários, recrutamento, avaliação e produtividade organizacional.
Outros usos incluem atividade física, engajamento de eleitores e programas de fidelidade do cliente.
O objetivo da gamificação é inspirar os usuários a se envolverem com o conteúdo. Especialmente com tarefas que não são agradáveis, como um programa de treinamento de segurança aprofundado ou treinamento de conformidade.
É uma ótima maneira de aumentar a produtividade e reduzir os custos associados ao baixo engajamento, que podem chegar a 18% do salário anual.
É tudo uma questão de motivação!
Você sabe quanto do dia de cada funcionário é desperdiçado? 30 minutos? Duas horas? Em média, para pelo menos 10% dos funcionários, três horas são absorvidas em perda de produtividade a cada oito horas de trabalho diário. Isso sem contar almoços e pausas.
O que você poderia fazer com o retorno desse tempo? De quanto dinheiro, crescimento e recursos retidos sua empresa poderia se beneficiar?
Mas não culpe as redes sociais…
A maior parte do desperdício de tempo se deve simplesmente a processos ruins e má gestão do tempo.
Os trabalhadores remotos também não são poupados de desafios. Para eles, o problema é em grande parte desligar, evitar o desgaste do tempo e o esgotamento.
Pode ser um desafio distribuir melhor as tarefas do dia, já que eles não têm um trajeto definido. Assim, trabalhar fora do expediente torna-se comum.
No entanto, a gamificação corporativa pode ajudar ambos os tipos de trabalhadores.
Onde quer que a motivação e o gerenciamento de tarefas sejam necessários, a gamificação pode ajudar a influenciar e incentivar os funcionários a tomar as ações desejadas.
Ela permite grandes oportunidades para o envolvimento dos colaboradores.
Ao utilizar esses motivadores, a gamificação gera resultados mensuráveis que as empresas podem analisar. E como já sabemos, o que é medido é gerenciado.
A gamificação corporativa também pode ajudar a tornar o papel de um funcionário mais claro e preciso. Eles são recompensados pelo bom desempenho e recebem feedback em tempo real.
Isso, combinado com a colaboração, leva a uma melhor sensação de bem-estar e propósito compartilhado.
Por que utilizar a gamificação corporativa?
O engajamento dos funcionários é uma das métricas mais importantes da empresa.
As estratégias de engajamento melhoram a produtividade, reduzem a rotatividade, aumentam a eficiência e o retorno financeiro, além de reter mais clientes.
A felicidade e o bem-estar geral dos funcionários são impactados positivamente.
A gamificação corporativa aumenta o envolvimento dos colaboradores por meio de cinco competências comportamentais principais, que são:
Interpessoais
Essas competências impactam nossas relações com os outros. Elas incluem comunicação, trabalho em equipe, entusiasmo, persuasão e resolução de problemas.
A gamificação corporativa pode incentivar a colaboração em equipe para desenvolver essas habilidades sociais.
Motivacionais
Mostram nossa motivação. Elas incluem motivar os outros, formar equipes, tomar iniciativa e liderar.
A gamificação pode oferecer oportunidades para assumir projetos adicionais, preparando comportamentos motivacionais.
Individuais
Refletem nossos atributos pessoais. Incluem tomada de decisão, confiança, habilidade técnica, motivação e trabalho em equipe.
A gamificação pode recompensar e mostrar o desempenho individual em relação às metas.
Analíticas
Essas competências mostram nossa capacidade numérica. Elas incluem resolução de problemas com dados, capacidade técnica, análise e manipulação de dados.
A gamificação pode dar propósito aos dados e incentivar a tomada de decisões orientada por dados.
Gerenciais
Se concentram em habilidades de liderança. Elas incluem tomada de decisão de alto nível, gerenciamento de pessoas, resolução de problemas, planejamento e análise.
A gamificação pode informar o foco da gestão e fornecer estatísticas em tempo real.
A gamificação corporativa exerce um impacto real e tangível nesses comportamentos.
A longo prazo, isso leva a uma cultura de alto desempenho e responsabilidade, fatores que estão no topo dos benefícios para a cultura geral da empresa e o envolvimento dos funcionários.
Como utilizar a gamificação corporativa
Toda empresa, organização ou negócio deseja que seus funcionários atinjam seu potencial máximo.
Uma força de trabalho produtiva, engajada e motivada influencia fortemente a capacidade de uma organização de crescer e ter sucesso.
A gamificação corporativa pode impactar significativamente os resultados de negócios em várias áreas, como:
Treinamento de habilidades
Com novos softwares e produtos surgindo diariamente, é impossível manter uma equipe altamente qualificada sem treinamento regular.
Oferecer módulos de treinamento gamificados é uma maneira rápida e infalível de garantir que os níveis de aprendizado se mantenham à frente da concorrência.
Os elementos do jogo e o feedback rápido mantêm os funcionários motivados a concluir cada módulo à medida que é lançado.
A natureza divertida do treinamento gamificado significa que eles ficarão entusiasmados a colocá-lo em prática, após a conclusão.
Considerando que as empresas estão achando difícil envolver uma força de trabalho multigeracional e multidemográfica, utilizar as abordagens tradicionais de integração e treinamento pode ser ineficaz.
Usar os princípios da gamificação não apenas torna a jornada de aprendizado mais divertida, mas também aumenta a retenção dessas habilidades recém-adquiridas.
Gamificação dos números de vendas
O treinamento é uma maneira de tornar uma equipe de vendas mais eficaz. Mas definir alvos dentro de um ambiente de jogo pode ser desafiador. É preciso ter cautela.
Esses ambientes podem provocar a divisão de marketing e vendas ou colocar equipes umas contra as outras. É necessário que a dose de competição seja amigável.
A gamificação pode ajudar equipes remotas em colaboração e recompensar o desempenho incremental em relação às metas.
Independentemente do produto, é possível aplicar elementos de jogo nas vendas.
Utilize vários motivadores e diferentes mecânicas de jogo, como conquistas individuais e de equipe.
Considere diferentes elementos, como tabelas de classificação ou barras de progresso, pontos ou moeda virtual, missões, insígnias, níveis de conquistas e competências vinculadas aos jogos.
Isso provavelmente aumentará o interesse e impulsionará a adoção geral.
Gamificando hábitos saudáveis dos funcionários
Uma força de trabalho mais saudável é mais engajada, focada e produtiva. Ser saudável melhora a qualidade de vida geral, reduzindo os fatores de risco para doenças.
Além disso, um local de trabalho saudável reduzirá o absenteísmo e a rotatividade de funcionários.
A gamificação corporativa que vincula o rastreamento de condicionamento físico está se tornando popular.
As empresas podem criar missões e incentivar competições de condicionamento físico para ajudar suas equipes a se manterem saudáveis.
Ao oferecer recompensas e reconhecimento visível, elas estão incentivando a participação.
Gestão do tempo
Perda de tempo, distração e sobrecarga são problemas comuns enfrentados no local de trabalho.
A gamificação corporativa pode reduzir esses fatores motivando e incentivando os funcionários a desenvolver hábitos de tempo eficazes.
Assim, quando os jogos são criados para melhorar o conhecimento da equipe, os contatos repetidos diminuem.
Quando a equipe colabora em uma base de conhecimento, a integração é mais eficiente.
A gamificação pode ser utilizada para rastrear tendências, facilitando o gerenciamento na definição de orçamentos e foco para futuras iniciativas de treinamento.
Ao melhorar as métricas de tempo, o crescimento geral dos negócios se beneficia. E os gerentes também gastarão menos tempo quantificando o desempenho para avaliações de funcionários.
Prévias de funções
A gamificação também é eficaz no recrutamento. Mostre aos seus candidatos como é um dia na vida exercendo a função.
Ao fazer isso por meio de jogos, os candidatos desfrutam de um desafio divertido, enquanto os gerentes de contratação obtêm insights acionáveis.
Jogos baseados em histórias são ótimos para isso. Eles permitem que você apresente cenários do mundo real para o candidato reagir.
Suas decisões no momento fornecem uma grande quantidade de informações sobre como eles desempenhariam o papel.
Etiqueta no local de trabalho
Toda organização tem padrões de comportamento. Eles podem variar em natureza de uso apropriado de tecnologia, padrões de comunicação, linguagem corporal e terminologia do local de trabalho.
Por exemplo, as empresas podem querer que as equipes assinem todos os e-mails com um “atenciosamente e obrigado” ou que os computadores do local de trabalho não possam ser usados para carregar dispositivos pessoais.
Qualquer que seja o padrão exigido, o treinamento deve ocorrer em toda a organização, deve ser intensivo, abrangente e frequente para manter padrões claros.
Ao usar jogos para ensinar esse fundamento básico, os colaboradores obtêm feedback em tempo real.
Esse reforço do aprendizado, aplicação e realização constrói uma relação positiva entre o comportamento e o funcionário.
Com o tempo, deve aumentar a aplicação consistente da etiqueta desejada no local de trabalho.
Integração mais eficaz
À medida que acolhemos novos funcionários em nossos negócios, precisamos fornecer um bom nível de treinamento básico.
Eles aprenderão muitas habilidades conforme desempenham seus papéis, mas ter uma base da empresa e seus produtos é sempre necessária.
Além disso, alguma integração na equipe e na estrutura corporativa também pode facilitar esse processo.
Como em qualquer programa de integração, é bom fornecer uma visão geral das políticas, processos, cultura, responsabilidades da função, códigos de conduta, visão corporativa, histórico, qualquer treinamento de conformidade, treinamento de sistemas e informações sobre o produto.
Apresentar essas informações por meio da gamificação pode ajudar na absorção do conhecimento.
Algumas maneiras interessantes de gamificar o onboarding em sua empresa, são:
- Tour 360 no escritório
Antes que seus novos contratados cheguem, mostre a eles seu novo local de trabalho com um tour virtual, apresentando seus colegas, equipamentos, áreas de convivência, entre outros.
Isso é ótimo para funcionários tímidos ou introvertidos.
- Vídeo de boas-vindas
Compartilhe um pouco da personalidade de sua equipe com um vídeo de introdução animado.
Crie um vínculo e comunique histórias especiais de forma mais envolvente por meio de mídias audiovisuais.
- Visão de realidade virtual
Projete uma imagem do futuro que você vê para sua empresa em uma experiência 3D interativa para seus novos contratados.
Eles viverão antecipadamente sua cultura, produtos ou serviços.
- Questionários divertidos
Torne o aprendizado mais incentivador com questionários interativos em sua plataforma de jogo. Informe sobre os valores e objetivos da empresa de maneira criativa.
- Módulos de treinamento gamificados
Crie caminhos de aprendizado cheios de níveis interativos divertidos, questionários pop e missões para cumprir.
Mantenha o dia de treinamento interessante, dividindo o aprendizado em sala de aula com sessões ambientais sobre TI, controle de acesso, políticas de RH e segurança.
Melhor aprendizado das soft skills
Soft skills são habilidades não técnicas que se relacionam com a forma como você trabalha.
Elas incluem como você interage com colegas, resolve problemas e gerencia seu trabalho.
A experiência gamificada ajudará os participantes a manter o conhecimento por mais tempo porque o processo de aprendizado é mais leve e divertido.
Ele pode ser baseado em jogos que permite ao usuário praticar em tempo real. Os participantes podem representar essas habilidades e não apenas ouvir sobre elas.
Para a maioria das pessoas, fazer é melhor do que ler. Assim, os simuladores de jogos fornecem um conjunto de situações na prática.
Embora não haja consequências realistas, o sucesso ou o fracasso no cenário são rastreados em tempo real.
Os usuários obtêm feedback imediato sobre como seu curso de ação se desenrolou.
Eles precisarão usar lógica e raciocínio rápido para resolver problemas de soft skills. À medida que praticarem mais, desenvolverão habilidades de gerenciamento como estratégia, análise, liderança, comunicação e assim por diante.
Também descobrirão que isso amplia sua memória. Os participantes aprendem a priorizar essa habilidade em sua mente para uma recuperação mais rápida, quando for necessário aplicá-la.
E, como tudo é feito on-line, ficarão mais à vontade para se adaptar às tecnologias e plataformas em constante mudança.
Promove a garantia de qualidade
A garantia de qualidade é mais do que um departamento. É uma forma de conduzir os negócios, procurando e eliminando ineficiência nos processos de front e back-end.
O objetivo final é que cada cliente tenha a melhor experiência possível, sempre. Vai além da qualidade do produto ou do controle de qualidade para todas as seções do negócio.
Com algumas boas práticas, várias áreas serão beneficiadas:
- Gerenciamento
Forneça a sua equipe sênior os dados para tomar decisões importantes com rapidez e precisão.
Um bom Sistema de Gestão da Qualidade permitirá relatórios detalhados em tempo real.
A definição de metas gamificadas ajudará a identificar os melhores desempenhos e aqueles que precisam de melhorias.
- Atendimento ao cliente
Forneça treinamento gamificado regular para manter todos os departamentos de serviço operando de forma única.
Certifique-se de que eles entendam os padrões esperados e que possam monitorar seu próprio desempenho.
- Recrutamento e treinamento
Invista em suas equipes com programas de treinamento gamificados de alta adoção em torno de produto, cliente e cultura.
Não pare após a primeira semana. Mantenha o ritmo inicial através de módulos regulares de atualização.
- Marketing & Branding
Incentive a marca a ir além da fonte e das cores para uma articulação completa da visão e dos valores que a empresa possui.
Infundir em toda a equipe a visão e a missão da marca podem construir melhor os vínculos emocionais com seus clientes.
- Produtos e serviços
Quaisquer que sejam seus bens ou serviços, busque a melhor relação custo-benefício possível na mente do cliente.
Certifique-se de que todos os membros da equipe entendam intimamente os recursos e benefícios do seu produto.
Provoque paixão e entusiasmo pela sua proposta de venda exclusiva.
- Teste de produto
Avalie, melhore e reavalie rigorosamente seu produto para que ele atenda continuamente às necessidades de seus clientes.
Veja todos os casos de uso viáveis para garantir que seja estável quando chegar às mãos do cliente.
A qualidade é fundamental para satisfazer seus clientes e manter sua fidelidade para que eles continuem comprando de você no futuro.
Produtos de qualidade são uma importante contribuição para a receita e a lucratividade de longo prazo.
Eles também permitem cobrar e manter preços mais altos. A qualidade é um diferencial importante em um mercado competitivo.
É a razão pela qual a Apple pode precificar seu iPhone mais alto do que qualquer outro telefone celular na indústria – porque a empresa estabeleceu uma longa história de entrega de produtos superiores.
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