10 Habilidades Comportamentais Mais Procuradas Pelos Rhs

Em quase todos os empregos, há certas habilidades necessárias para um bom desempenho que podem variar de posição para posição.

No entanto, há algumas habilidades que podem não ser mencionadas diretamente pelo seu recrutador, apesar de serem fundamentais.

As organizações corporativas criaram várias sessões como parte da “entrevista baseada em competência”. Mas quais habilidades comportamentais são mais críticas e o que elas envolvem?

Neste artigo, nós selecionamos uma visão geral das 10 habilidades mais procuradas pelos RHs, o impacto dessas habilidades e como desenvolvê-las.

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O que são as habilidades comportamentais?

Desenvolvidas na década de 1970 por vários psicólogos industriais, as habilidades comportamentais são um dos principais fatores usados ​​para avaliar o desempenho e a atitude de alguém.

Essas habilidades são frequentemente denominadas como bom caráter, simpatia, maturidade e bom senso.

A maioria das pessoas tende a cometer o erro de pensar que essas características vêm naturalmente como parte de ser bom ou inteligente, mas não se limita a isso.

As habilidades comportamentais não se restringem às suas ações, mas ajudam a determinar sua cadeia de pensamentos e emoções.

A maioria dessas habilidades é de natureza social, ajudando você a se conectar melhor com as pessoas.

Aqui estão as 10 principais habilidades comportamentais mais procuradas pelos RHs.

  • comunicação;
  • resolução de conflitos;
  • autoaperfeiçoamento;
  • gestão de tempo;
  • gestão do estresse;
  • paciência;
  • equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • empatia;
  • tomada de decisão;
  • resolução de problemas.

Comunicação

A comunicação é uma área vasta para explorar com diferentes sub-habilidades que vão desde a linguagem corporal apropriada e contato visual até a capacidade de escrever uma informação clara e precisa.

Uma das principais habilidades de comunicação inclui a precisão em ouvir e seguir instruções.

Muitas vezes tendemos a ignorar o que as pessoas dizem ou até mesmo pedir acompanhamentos para verificar sua compreensão. Essa atitude pode levar a falsas suposições, criando ineficiência e frustração no trabalho.

Ter uma excelente habilidade de comunicação pode realmente ajudá-lo a crescer de forma eficiente em uma organização.

Resolução de conflitos

Existem situações de desequilíbrio e atrito dentro de uma organização devido ao conflito de interesses ou desacordos entre funcionários.

A resolução pode ser vista como um desdobramento da comunicação, embora seja uma habilidade distinta que é difícil de desenvolver devido à hesitação e à natureza íntima do ambiente de trabalho.

Nos piores casos, esses conflitos podem crescer intensamente e prejudicar relacionamentos e reputação pessoal, além de afetar a empresa.

Portanto, a resolução de conflitos é uma das habilidades comportamentais mais importantes que ensinam maneiras de resolver diferentes tipos de atritos, conscientizam os indivíduos sobre os problemas potenciais e também facilitam o trabalho em equipe e a cooperação entre os colaboradores.

Autoaperfeiçoamento

Ter uma curiosidade insaciável, bem como uma atitude persistente em relação ao autoaperfeiçoamento está entre as habilidades comportamentais essenciais para desenvolver.

Ter um conhecimento limitado só levará à forma repetida de tarefas realizadas todos os dias, enquanto aumentar seu conhecimento sobre coisas novas o ajudará a crescer e explorar novos horizontes.

É por isso que trabalhar no autoaperfeiçoamento deve ser um aspecto importante a ser considerado em sua jornada de desenvolvimento.

Gestão do tempo

Um dos atributos subestimados de um funcionário, o gerenciamento de tempo, não se refere simplesmente à capacidade do colaborador de cumprir prazos, mas a uma organização e execução eficientes de seu trabalho para concluir uma tarefa específica no prazo.

O gerenciamento de tempo depende mais das habilidades e hábitos do funcionário, então, você pode desenvolver eficiência em seu desempenho.

Isso inclui remover distrações como celulares e mídias sociais para garantir que você esteja focado em suas tarefas.

Gestão de estresse

De fazer malabarismos com várias tarefas e responsabilidades no trabalho a enfrentar lutas pessoais em casa, um indivíduo não consegue escapar do estresse ao longo do dia.

O gerenciamento do estresse é uma habilidade que todos precisam dominar nos tempos atuais, onde nosso trabalho exigente e vidas pessoais complicadas podem aumentar nossa tendência de ficarmos estressados, ansiosos e deprimidos facilmente.

Embora os locais de trabalho tenham começado a adotar atividades para ajudar seus colaboradores a amenizar suas agendas estressantes, adaptar estratégias eficientes de gerenciamento do estresse no âmbito pessoal certamente pode transformar sua perspectiva de vida.

Para implementar um melhor gerenciamento do estresse em sua rotina diária, as melhores maneiras de lidar com as situações intensas são por meio da meditação, ioga, ou atividades físicas, por exemplo.

Paciência

Esta é uma das habilidades menos convencionais da lista, mas tem um papel importante a desempenhar.

Neste mundo acelerado reforçado pela tecnologia, esquecemos que tudo tem seu próprio tempo e tudo o que você precisa é de um pouco de paciência para controlar suas emoções.

Algumas das habilidades comportamentais importantes nesta seção incluem treinamento de tempo, conclusão de projetos, melhoria de habilidades e cumprimento de metas.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Uma rotina de trabalho extenuante pode impactar seu bem-estar físico e mental. Por isso, é fundamental garantir que haja um equilíbrio saudável entre esses dois aspectos de sua vida.

É importante se dedicar ao seu trabalho e contribuir para o crescimento de sua organização, mas é igualmente importante que você cultive a autoconsciência de seus limites, bem como da sua saúde.

Dessa forma você irá trabalhar de maneira mais eficaz e eficiente.

Empatia

A empatia é uma das principais habilidades comportamentais para funcionários no ambiente de trabalho e também na vida pessoal.

Pode ser simplesmente definida como consciência ou sensibilidade para entender as emoções e sentimentos de outra pessoa do seu ponto de vista.

No trabalho, essa habilidade é fundamental na criação de uma equipe forte, onde os indivíduos entendem e aceitam opiniões diferentes, habilidades ou limitações.

Sendo assim, o líder da equipe é capaz de delegar tarefas sabendo o que cada membro é capaz de fazer.

Tomada de decisão

Para tomar uma decisão específica, você deve reunir as informações necessárias, avaliar soluções alternativas, aprender sobre os prós e contras e, então, abordar o problema.

Esse processo pode ser trabalhoso, mas leva a decisões mais acertadas e conscientes.

Resolução de problemas

Seja você um gerente ou um membro de equipe, você precisa de boas habilidades de resolução de problemas para atingir qualquer meta ou marco no trabalho.

Para resolver uma questão, você deve primeiro analisar o problema, identificar a causa, e criar uma linha de ação.

Esta é uma das habilidades comportamentais mais requisitadas em todos os setores de trabalho porque, como um excelente solucionador de problemas, você pode se tornar um bom líder.

Outras habilidades comportamentais

As seguintes habilidades fazem parte do aprendizado socioemocional e experimental também valorizadas pelos RHs.

  • habilidades de assertividade;
  • mutabilidade;
  • habilidades interpessoais;
  • pensamento crítico;
  • impacto e influência;
  • valor e propósito;
  • habilidades de persuasão;
  • autoconfiança;
  • cooperação;
  • inteligência emocional;
  • construção de confiança;
  • assunção de riscos.

Importância das habilidades comportamentais

Habilidades comportamentais desempenham um papel importante no desenvolvimento da personalidade, no crescimento da carreira, bem como na incorporação de uma cultura corporativa inclusiva.

Aqui estão as principais razões pelas quais as habilidades comportamentais são importantes:

  • habilidades comportamentais ajudam você a se tornar um líder melhor;
  • aceleraram seu crescimento profissional ao equipar você com adaptabilidade e habilidades transferíveis;
  • elas contribuem para o desenvolvimento da personalidade, aprimorando sua capacidade de comunicação e comportamento no ambiente de trabalho;
  • elas aumentam sua empregabilidade ao torná-lo um candidato mais preparado para a carreira escolhida;
  • geram confiança e proatividade, ajudando você a se tornar um indivíduo melhor, pessoal e profissionalmente;
  • aprimoram a cultura de trabalho, pois os funcionários se comunicam de forma eficiente dentro das equipes, assumem papéis de liderança e se tornam mais produtivos;
  • tornam o ambiente de trabalho mais acolhedor, empático e inclusivo.

Métodos de treinamento de habilidades comportamentais

O treinamento comportamental é utilizado para desenvolver certas habilidades importantes nos colaboradores em um local de trabalho.

Existem diferentes métodos de treinamento comportamental que você pode usar para fornecer treinamento de habilidades e alguns deles, são:

  • jogos Interativos;
  • rotação de trabalho;
  • acompanhamento de trabalho;
  • programas e sessões de mentoria;
  • situações de dramatização;
  • treinamento de equipe;
  • treinamento comportamental corporativo;
  • treinamento baseado em estímulo ou incentivo.

Habilidades comportamentais necessárias para ser um líder

Para se tornar um líder eficaz, você precisa dominar certas habilidades comportamentais que podem ajudá-lo a prosperar em sua carreira.

Aqui estão as principais habilidades comportamentais necessárias para ser um líder bem-sucedido:

  • comunicação;
  • paixão pelo que faz;
  • proatividade;
  • capacidade de assumir os riscos certos no momento certo;
  • compaixão e empatia;
  • adaptabilidade;
  • vontade de orientar os outros;
  • escuta ativa;
  • gentileza e respeito para com os colegas de trabalho;
  • atitude calma durante um conflito.

Como desenvolver novas habilidades comportamentais de forma rápida

Se você quer aprender novas habilidades, mas quer aprendê-las rapidamente para poder começar a colher seus benefícios, use estas etapas para acelerar o processo:

Defina sua meta de aprendizagem

O primeiro passo para adquirir novas habilidades rapidamente é definir uma meta que você deseja atingir.

Por exemplo, se você deseja desenvolver suas habilidades de falar em público, sua meta de aprendizado pode ser dominar as habilidades essenciais para fazer um discurso impactante.

Divida seu conjunto de habilidades

Em seguida, divida sua habilidade principal em sub-habilidades separadas que abrangem todo o conjunto de habilidades.

Por exemplo, se você quiser aprender novas habilidades tecnológicas, você pode fazer uma lista de todas as habilidades menores e separadas para dominar, como digitar, criar documentos ou compactar arquivos para enviar em um e-mail.

Identificar potenciais barreiras

Após encontrar os melhores métodos para abordar seu aprendizado, você deve identificar quaisquer barreiras ou desafios potenciais para o aprendizado dessas habilidades.

Faça uma lista dessas barreiras, como finanças, tempo ou deslocamento e então, apresente uma lista de motivações para aprender essa nova habilidade, como avanço na carreira, mais dinheiro ou fluência em um segundo idioma para viagens internacionais.

Ao comparar as listas, você pode determinar como tornar seu desenvolvimento mais acessível e realista.

Aplique a regra “80/20”

A regra “80/20” se refere à ideia de que 20% das abordagens de aprendizagem que você identifica e usa podem levar à realização de 80% de sua meta.

Então, se sua meta é dominar habilidades essenciais de comunicação, a regra “80/20” implica que você pode dominar 20% das sub-habilidades de comunicação, como melhorar o tom, usar vocabulário profissional em mensagens escritas ou aprender a interpretar a linguagem corporal, para dominar 80% de suas habilidades gerais de comunicação.

Concentre-se em uma habilidade de cada vez

À medida que você se desenvolve mais no aprendizado de novas habilidades, concentre-se em uma sub-habilidade de cada vez.

Assumir um novo conjunto de habilidades pode ser muitas vezes difícil, mas ao separá-lo em pequenas metas alcançáveis, você pode ir trabalhando metodicamente para realizar o todo.

Priorize o desenvolvimento pessoal

Superar desafios para seu aprendizado também pode significar priorizar seu desenvolvimento pessoal. Isso pode significar reservar um tempo para praticar ou estudar suas habilidades ou buscar oportunidades para promover seu progresso.

Tornar seu desenvolvimento pessoal uma prioridade máxima pode ajudar você ao aprender novas habilidades.

Defina metas de longo prazo

Ao abordar o aprendizado de uma nova habilidade, você pode considerar definir metas de longo prazo em vez de objetivos de curto prazo.

Enquanto objetivos de curto prazo podem ajudar você a monitorar seu progresso, focar em seus resultados como metas de longo prazo irá facilitar seu aprendizado de diferentes abordagens para superar desafios e motivá-lo mesmo quando você se depara com obstáculos.

Encontre oportunidades para praticar

Procure mais oportunidades para praticar o conjunto de habilidades que você está aprendendo.

Por exemplo, se seu objetivo é aprender novas maneiras de se comunicar ou iniciar uma conversa com outras pessoas, você pode pensar em ser voluntário em um centro comunitário.

Ou se você quiser aprender habilidades essenciais de cuidados infantis, você pode ser voluntário em uma creche local, escola ou outros centros juvenis.

Quanto mais oportunidades você tiver para praticar o que está aprendendo, mais chances de sucesso você terá em atingir seus objetivos.

Procure recursos adicionais

Procure ferramentas e recursos adicionais para ajudar você a aprender suas habilidades.

Por exemplo, se você estiver aprendendo novas habilidades de informática, você pode considerar fazer pesquisas sobre o tópico para ajudá-lo a estudar, ou se juntar a um grupo para aprender habilidades de informática e digitação em um centro comunitário local ou online.

Encontrar maneiras adicionais para ajudar em seu progresso pode ser altamente eficaz na superação de obstáculos de aprendizagem.

Use os erros como ferramentas de aprendizagem

Cometer erros pode ser uma ferramenta benéfica para o aprendizado.

Conforme você pratica suas habilidades, você pode cometer erros, mas aprender o que não fazer da próxima vez o deixa muito mais perto de seu objetivo.

Por exemplo, aprender novas linguagens de codificação como um desenvolvedor de software pode levar a pequenos erros ao longo do caminho, como um código quebrado ou uma lição esquecida.

Usar esses erros como ferramentas irão ajudá-lo a descobrir onde você errou, quais elementos consertar e talvez até mesmo ter insights sobre sua próxima abordagem.

Dicas para aprender novas habilidades rapidamente

Aprender novas habilidades pode levar tempo e paciência, assim como motivação para ter sucesso. As dicas a seguir vão ajudá-lo a chegar onde você quer.

Seja paciente consigo mesmo

Como pode levar tempo e consistência para aprender bem um novo conjunto de habilidades, permanecer paciente com seu progresso irá mantê-lo motivado, mesmo se você enfrentar desafios.

Mantenha um registro do seu aprendizado

Considere documentar seu progresso conforme você atinge seus objetivos para medir e monitorar seu progresso.

Isso mostrará o quão longe você chegou, bem como permitirá que você se questione sobre conceitos já dominados.

Aproveite os recursos

Pesquise diferentes abordagens para dominar a habilidade lendo guias on-line, comunicando-se com outras pessoas em fóruns ou juntando-se a um grupo de profissionais que estão aprendendo as mesmas habilidades.

Avalie suas novas habilidades

Praticar e avaliar o seu próprio aprendizado é uma das formas mais eficientes de desenvolver suas novas habilidades.

Por exemplo, você pode praticar suas habilidades de comunicação conversando com novas pessoas ou fazer autoavaliações semanais para testar suas novas habilidades tecnológicas.

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