A inclusão no local de trabalho tem sido uma ideologia sempre presente nas organizações. Um dos maiores desafios que temos hoje é criar ambientes diversificados e inclusivos na força de trabalho.
Muitas organizações descobriram o aspecto da diversidade, mas não a inclusão. Finalmente ouvimos falar da inclusão e sua extrema importância no ambiente de trabalho.
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O que é um local de trabalho inclusivo
Um local de trabalho inclusivo é definido como um ambiente de trabalho que faz com que cada funcionário se sinta valorizado, ao mesmo tempo em que reconhece suas diferenças e como essas diferenças contribuem para a cultura da organização e os resultados de negócios.
Como já vimos, a inclusão nas organizações é caracterizada por ação afirmativa, em que qualquer impacto de parcialidade / discriminação / oportunidade desigual é negado.
Como você pode ver a partir desta definição, um local de trabalho inclusivo celebra a diversidade e seu papel no ambiente organizacional.
As empresas que praticam a inclusão não fingem que todos têm igualdade de condições. Em vez disso, elas reconhecem as diferenças, assumindo a responsabilidade de oferecer oportunidades iguais para todos.
Um local de trabalho inclusivo é aquele em que todos recebem o mesmo tratamento. As expectativas de um colaborador graduado são as mesmas de um trabalhador mais experiente que não possui um curso superior.
Apesar dos movimentos em direção à diversidade e inclusão, estudos sugerem que ainda existe um caminho bastante longo a percorrer.
O poder da inclusão nas organizações
Pesquisas recentes indicam que equipes diversificadas e inclusivas superam seus pares.
Empresas com práticas inclusivas de talentos na contratação, promoção, desenvolvimento, liderança e gerenciamento de equipe geram receita até 30% maior por colaborador e maior lucratividade do que seus concorrentes.
Sem uma forte cultura de inclusão e flexibilidade, o modelo centrado na equipe que compreende diversos indivíduos pode não ter um bom desempenho.
A inclusão no local de trabalho continuará a ser um componente vital nas próximas décadas. Para que os programas e iniciativas de diversidade tenham sucesso, as organizações devem ser inclusivas. Diversidade não existe sem inclusão.
Quando os colaboradores se sentem incluídos, eles desenvolvem um sentimento de pertencimento que leva a resultados de desempenho positivos cada vez maiores e cria equipes colaborativas inovadoras e envolventes.
Os funcionários que sentem este sentimento de inclusão têm maior probabilidade de se engajar positivamente na organização.
O maior envolvimento dos colaboradores gera níveis mais altos de produtividade, retenção e sucesso geral da empresa.
Principais benefícios da inclusão baseada no mérito no local de trabalho
A maioria das empresas que afirmam ser diversificadas e inclusivas segue uma política baseada no mérito.
A inclusão baseada no mérito significa que uma empresa avalia os colaboradores e candidatos quanto à qualidade do trabalho, níveis de habilidade, experiência e outras características estritamente profissionais.
Às vezes, a educação pode ser uma condição, embora sua eficácia na avaliação do potencial de um candidato esteja atualmente sendo questionada.
Características como sexo, idade, raça ou mesmo idioma não entram no processo de tomada de decisão.
Qual a importância disso da inclusão nas organizações?
Você implementa a inclusão desde o início
A contratação por mérito garante que não haja discriminação desde o primeiro dia em que um funcionário interage com a sua empresa.
Isso torna muito mais fácil construir uma força de trabalho diversificada e inclusiva em estágios posteriores.
Por exemplo, vejamos o caso do preconceito de gênero no local de trabalho. Uma empresa que contratou 50% de mulheres candidatas tem mais probabilidade de ter um grupo de candidatos justo para promoções posteriores e planejamento de sucessão do que uma empresa com apenas 20% de mão de obra feminina na linha de frente.
Simplificando, a contratação com base no mérito fortalece suas políticas de diversidade, que são seguidas desde a base até os escalões superiores, espalhadas por todo o ciclo de vida do colaborador.
Traz talentos de alta qualidade, sem qualquer favoritismo
Este é provavelmente o benefício mais significativo da inclusão baseada no mérito. Evita que gestores contratem pessoas com personalidades e experiências semelhantes às suas, caso não atendam a um perfil de mérito específico.
No curto prazo, isso significa que você sempre seleciona os melhores candidatos possíveis do grupo, com base em entrevistas, avaliações, trabalhos anteriores e outros parâmetros de triagem, de preferência usando tecnologia que evita o preconceito inconsciente durante o processo de recrutamento e seleção.
Com o tempo, isso leva a um aumento em sua diversidade cognitiva. À medida que indivíduos qualificados e com experiências de vida diferentes entram na força de trabalho, você pode tirar proveito de suas diversas perspectivas sobre inovação e solução de problemas.
Promove uma cultura de alto desempenho
A inclusão baseada no mérito não se limita apenas à contratação. Deve orientar todas as decisões de desenvolvimento de colaboradores, incluindo gerenciamento de desempenho, treinamento cruzado e planos de sucessão.
Quando os funcionários sabem que é apenas seu mérito local que importa, eles são mais propensos a afirmar isso concentrando-se no trabalho e no desempenho para progredir.
Distrações como política de escritório ou favoritismo são esquecidas, pois os colaboradores estão cientes do critério de avaliação mais importante – seu desempenho.
Você fortalece a transparência em torno das decisões da força de trabalho
Para grandes empresas, a inclusão baseada no mérito pode contribuir muito para fortalecer a transparência e a conformidade ética.
Você tem uma visão clara do processo de tomada de decisão, quais parâmetros foram usados para avaliar os candidatos e por que a decisão final foi tomada.
E isso também se aplica à contratação interna. Com a inclusão baseada no mérito, você pode ter certeza sobre a natureza ética das decisões da força de trabalho, mantendo registros detalhados de cada avaliação e processo de tomada de decisão.
No longo prazo, isso pode até ajudar nas auditorias e conformidade, fornecendo dados transparentes sobre ações inclusivas.
Mas, apesar dos benefícios da inclusão baseada no mérito, há algumas ressalvas a serem consideradas.
5 melhores práticas para inclusão nas organizações
Veja agora um exemplo de projeto para a construção de um local de trabalho inclusivo. Aqui estão algumas das melhores práticas que você pode seguir:
1 – Crie campanhas de marketing de recrutamento
Você pode criar campanhas de marketing de recrutamento que posicionem a inclusão como parte de sua proposta de valor para o funcionário.
Mencione claramente que sua empresa recebe candidatos de todas as esferas, enfatizando especificamente aqueles que podem ter dificuldade em encontrar um emprego remunerado como ex-detentos, por exemplo.
2 – Publique um relatório anual sobre suas medidas de diversidade e inclusão
Empresas como Google, Facebook e outras já publicam um relatório anual dedicado para compartilhar dados de diversidade e inclusão.
É uma boa ideia monitorar dados / métricas internos sobre inclusão para entender o progresso na direção certa. Disponibilizar esses dados publicamente ganhará confiança em sua marca corporativa.
3 – Estabeleça um mecanismo para relatar comportamento não inclusivo
Sem um sistema de fiscalização, seus esforços para a inclusão no local de trabalho provavelmente fracassarão.
A primeira etapa para fazer cumprir as políticas de local de trabalho inclusivas é fornecer um mecanismo para relatar comportamentos que não estejam de acordo.
Os colaboradores devem ser capazes de falar sobre qualquer assédio ou ato discriminatório que testemunhem sem medo de repercussões ou quebra de sigilo. Você pode até ter uma equipe interna para gerenciar tais ações fornecendo uma solução rápida.
4 – Nomeie a minoria e funcionários de origens desfavorecidas para a liderança
A indicação de grupos minoritários para funções de liderança tem um impacto enorme na cultura de diversidade geral de uma empresa.
Estudos têm constatado repetidamente que as mulheres em cargos de liderança costumam colocar em prática a cultura de um local de trabalho mais diversificado e inclusivo de maneira mais efetiva, comparado com as lideranças masculinas.
Além da inclusão baseada no mérito, é possível destacar as histórias desses funcionários, suas perspectivas e experiências, inspirando outras pessoas com vivências semelhante a progredir na hierarquia.
5 – Forneça treinamento de cultura inclusiva
Ao treinar novos funcionários, a inclusão e o respeito aos colegas devem ser itens essenciais da sua lista de verificação.
Tornando parte do processo de integração, você pode garantir que os colaboradores estejam familiarizados com a cultura inclusiva, as políticas de local de trabalho e a ética comportamental da sua empresa desde o primeiro dia.
Além disso, o treinamento permite maior responsabilidade. Uma vez que novos funcionários são treinados em comportamento e cultura inclusivos, eles podem ser responsabilizados por qualquer violação de política posteriormente.
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Ferramentas de que você precisa para construir um local de trabalho inclusivo
Se você deseja tomar medidas proativas e abraçar a diversidade e a inclusão, certifique-se de ter as seguintes tecnologias em seu kit de ferramentas de RH:
Plataforma de denúncia de assédio
Ele permite que os funcionários relatem comportamento antiético, completo com informações de testemunhas, data / hora e outros dados.
Auditoria de salários e ferramentas de certificação
Ele analisa seus níveis de remuneração para detectar diferenças salariais, recomendando ações corretivas e fornecendo uma certificação quando você atinge um limite específico.
Software de recrutamento livre de preconceitos
Ele permite a contratação baseada no mérito e em dados que elimina o risco de parcialidade.
Existem plataformas que permitem escrever descrições de cargos inclusivas, avaliar candidatos por meio de uma abordagem de contratação cega e oferecer uma experiência de inclusão ao candidato.
Ferramenta inclusiva de engajamento
Torna mais fácil conduzir pesquisas de engajamento de colaboradores que estudem especificamente a resposta dos questionários em relação aos níveis atuais de inclusão e práticas contínuas de sua empresa.