No ambiente de trabalho competitivo de hoje, é essencial que as empresas tenham funções eficazes de recursos humanos.
Isso significa que os departamentos de RH devem ser capazes de rastrear e monitorar os dados de desempenho dos funcionários, identificar e resolver possíveis problemas desde o início e criar um ambiente de apoio.
Neste artigo, vamos analisar os principais indicadores de gestão de pessoas que toda empresa deve considerar.
Antes, vamos entender melhor o que significa gerenciar pessoas.
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O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas se concentra em liderar, treinar, desenvolver, motivar e gerenciar diariamente os funcionários para dar suporte às metas e à missão geral da organização.
As responsabilidades da gestão abrangem todas as tarefas relacionadas a pessoas, incluindo recrutamento, integração, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, engajamento de funcionários e remuneração e benefícios.
Normalmente, os gerentes de linha são responsáveis pela gestão de pessoas em seus departamentos, com o departamento de RH fornecendo orientação e assistência.
Os profissionais de RH trabalham junto com os gerentes de equipe para ajudar a fornecer feedback e liderança aos funcionários, permitindo que eles trabalhem de forma unida com a equipe e atinjam suas metas de carreira.
A importância da gestão de pessoas
As pessoas são o coração de toda organização, e é por isso que a gestão eficaz é tão importante.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais fortes habilidades de gestão de pessoas podem beneficiar seus funcionários e sua organização.
Retenção de funcionários
As estatísticas mostram que as pessoas não deixam uma empresa ou um emprego. Elas deixam um gerente ruim.
O inverso disso é que as pessoas sempre se lembram de um gerente eficaz, com quem era fácil trabalhar, que as ajudava a atingir seus objetivos e as valorizava de forma genuína.
Liderança competente ajuda a reter os melhores talentos.
Estimulando a produtividade, o engajamento e o desempenho
Quando os funcionários se sentem valorizados e cuidados, são reconhecidos e recompensados pelo bom trabalho e entendem o papel que desempenham na organização e como progredir em suas carreiras, eles têm muito mais probabilidade de se engajarem no trabalho e melhorar seu desempenho.
Resolução de conflitos
Habilidades de gestão de pessoas permitem que gerentes e RH tenham conversas abertas e diretas com os funcionários.
Gerentes de equipe e profissionais de RH podem lidar com conflitos e abordar quaisquer problemas de forma antecipada, reduzindo as disputas no trabalho.
Desenvolvimento de habilidades
Bons gerentes ajudam os funcionários a se desenvolverem em suas carreiras e a ganhar as habilidades e a confiança necessárias para atingir seus objetivos pessoais e profissionais, o que também beneficia a organização.
Colaboração mais eficaz
Líderes com fortes habilidades de gestão de pessoas são mais capazes de gerenciar suas equipes, atingir objetivos e promover um ambiente engajado e colaborativo.
O que são indicadores de gestão de pessoas?
Indicadores de gestão de pessoas são estatísticas que as empresas podem usar para medir, analisar e otimizar suas operações.
Esses números fornecem informações sobre desempenho da equipe, engajamento dos funcionários e produtividade geral da organização.
Quase todos os negócios bem-sucedidos se envolvem em gestão da força de trabalho para atingir metas organizacionais.
Essa filosofia impulsiona a eficiência em todos os departamentos, influenciando tudo, desde a programação de funcionários até benchmarks e iniciativas futuras.
Seja qual for a estratégia de crescimento de uma organização, ela fracassará sem analisar e utilizar os dados adequadamente.
As lideranças podem usar os indicadores de gestão de pessoas para otimizar suas equipes, garantir o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores, melhorar os processos organizacionais e muito mais.
Por que é importante monitorar os indicadores de gestão de pessoas?
Métricas da força de trabalho são importantes, pois fornecem insights valiosos sobre funcionários, equipes e todo o negócio.
Quando as empresas analisam esses dados, elas podem tomar decisões informadas e atingir seus objetivos, ainda mais quando combinam análise com ferramentas de gerenciamento e IA.
A importância dos indicadores de gestão de pessoas se reflete em:
Aumento da eficiência
As métricas da força de trabalho destacam o desempenho de uma empresa em nível de equipe ou individual.
Com essas informações, os gerentes podem identificar áreas de melhoria e implementar estratégias baseadas em dados para aumentar a eficiência operacional.
Tomada de decisão informada
As organizações podem usar os indicadores para entender como seus negócios estão se desenvolvendo e implementar iniciativas futuras.
Se, por exemplo, for constatado que o tempo médio de atendimento ao cliente está aumentando, as empresas podem colocar estratégias em prática para agilizar o processo.
Desenvolvimento de talentos aprimorado
As empresas utilizam os indicadores para identificar iniciativas de integração eficazes e produtividade dos funcionários, determinando oportunidades de treinamento.
Essas informações levam ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores, resultando em uma força de trabalho mais capaz.
No geral, os indicadores de gestão de pessoas fornecem uma visão abrangente do desempenho organizacional e podem ser usadas para melhorar todos os aspectos das operações de uma empresa.
20 indicadores de gestão de pessoas
Da contagem de funcionários ao tempo médio de atendimento, aqui estão indicadores de gestão de pessoas que você pode usar para entender melhor seu negócio e atingir suas metas de desempenho.
1. Satisfação do cliente
Esse indicador mostra quão bem os produtos, serviços e experiência geral do cliente atendem às expectativas.
É um recurso valioso, pois se seus clientes estão felizes, sua gestão de pessoas está correta.
É possível utilizar o indicador de satisfação do cliente de algumas formas:
Pesquisas com clientes: colete o sentimento do consumidor diretamente da fonte com pesquisas, pontuações de esforço do cliente e Net Promoter Score.
Grupos focais: organizar reuniões com clientes em grupos focais ou reuniões consultivas pode fornecer mais contexto do que apenas pesquisas.
Mídias sociais: use suas páginas sociais a seu favor monitorando comentários de clientes e realizando enquetes.
Taxa de resposta: indicadores como tempo de primeira resposta e tempo de resolução destacam quanto tempo leva para resolver os problemas do cliente. Quanto mais rápido você for, mais felizes seus clientes ficarão.
Rotatividade de clientes: monitore o número de clientes que encerram o relacionamento com sua empresa para obter insights sobre áreas de melhoria.
Este é apenas um ponto de partida para medir a satisfação do cliente, e você pode usar qualquer método relevante que achar adequado para avaliar.
2. Contagem de colaboradores
É o número total de funcionários dentro de uma organização. Esse número pode ser a contagem total em toda a empresa ou segmentado por departamento ou função.
Ao alinhar esse indicador com as metas de negócios e as demandas do mercado, as organizações podem determinar se têm o número certo de funcionários no momento certo.
3. Taxa de frequência
A taxa de frequência, também conhecida como taxa de absenteísmo, mede a pontualidade e a confiabilidade da sua força de trabalho.
Essa métrica pode ser calculada como a porcentagem de funcionários que consistentemente se apresentam ao trabalho no horário.
O monitoramento desse indicador ajuda a identificar o desempenho dos colaboradores, sejam eles indivíduos que estão com baixo desempenho ou aqueles que estão consistentemente atendendo às expectativas.
Taxa de frequência = (Número total de faltas / Número total de dias úteis) x 100
4. Pontualidade
Medem instâncias de atraso entre funcionários. Você pode avaliar isso em uma base individual, departamental ou organizacional.
Analisar esse indicador pode ajudar a identificar padrões de pontualidade, engajamento de funcionários e áreas potenciais para melhoria em sua organização.
5. Taxa de rotatividade
O indicador de rotatividade é o percentual de colaboradores que deixam uma empresa em um determinado período.
Esse número inclui saídas voluntárias, demissões e rescisões, mas exclui mudanças internas como transferências ou promoções.
Alta rotatividade impacta a produtividade e os orçamentos de mão de obra, enquanto baixa rotatividade pode indicar uma força de trabalho estável e satisfeita.
Taxa de rotatividade = Número de demissões ou saídas em um período / Número de funcionários no início do período
6. Ocorrências de horas extras
Ocorrências de horas extras representam funcionários que trabalham além de suas horas regulares programadas.
Embora algumas horas extras possam ser necessárias para atender à demanda, níveis consistentemente altos podem indicar problemas em áreas como:
- distribuição da carga de trabalho;
- níveis de pessoal;
- alocação de recursos.
Calcule essa métrica somando todas as ocorrências de horas extras em um determinado grupo, seja em um departamento específico ou em toda a empresa.
7. Tempo de contratação
Este indicador representa o tempo que leva para preencher uma vaga, desde a publicação inicial até que um candidato aceite uma oferta.
Um longo tempo para contratar pode causar problemas de produtividade e perda de receita, enquanto um processo de contratação rápido garante que sua organização esteja totalmente equipada e eficiente.
Quando os gerentes analisam essa métrica, eles podem identificar gargalos no processo de recrutamento e agilizar as operações para tornar a contratação mais eficiente.
8. Taxa de retenção de funcionários
A taxa de retenção representa a porcentagem de trabalhadores que permanecem com seus empregadores por um determinado período.
Uma alta taxa de retenção indica uma força de trabalho saudável e satisfeita.
Em contraste, uma baixa taxa de retenção pode indicar problemas com a satisfação dos funcionários, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e outros fatores importantes.
Taxa de retenção = (Número de funcionários no final de um período / Número de funcionários no início do período) x 100
9. Distribuição salarial
A distribuição salarial é uma visão panorâmica do pagamento de todos em uma organização.
As empresas podem usar essas informações para examinar os salários coletivos dos trabalhadores e entender as taxas de pagamento dos funcionários em uma função, departamento ou equipe específica.
Também podem usar esses dados para identificar lacunas salariais problemáticas, avaliar se sua remuneração é competitiva no mercado, além de outros fatores.
10. Receita por funcionário
A receita por funcionário mede aproximadamente quanto cada trabalhador contribui para a receita organizacional.
Esse número é importante porque pode impactar a lucratividade e o planejamento de operações futuras e determinará se os gerentes precisam implementar mudanças para promover produtividade adicional.
Uma receita maior por funcionário significa que a empresa está operando de forma eficiente, enquanto uma taxa baixa pode indicar uma mudança na estratégia ou a necessidade de treinamento dos funcionários.
Receita por funcionário = Receita em um período / Número de funcionários
11. Taxa de utilização
A taxa de utilização é a porcentagem de tempo que um trabalhador se envolve em atividades geradoras de receita.
Essa métrica destaca a produtividade do funcionário, e uma taxa de utilização mais alta pode significar gerenciamento de tempo e alocação de recursos eficazes.
Os gerentes podem usar essas informações para orientar oportunidades de treinamento e desenvolvimento ou fazer mudanças operacionais para aumentar a produtividade.
Taxa de utilização = Total de horas faturáveis / Total de horas disponíveis
12. Tempo livre não planejado
Tempo livre não planejado refere-se a casos em que os funcionários estão ausentes do trabalho inesperadamente devido a doenças ou outras circunstâncias imprevistas.
As lideranças podem avaliar o tempo livre não planejado para determinar como a organização deve responder proativamente a uma queda inesperada de curto prazo no trabalho.
13. Tempo livre planejado
O tempo de folga refere-se a férias, folgas e outras licenças aprovadas.
As empresas precisam saber quando seus funcionários estão ausentes para garantir a cobertura apropriada e manter as operações funcionando sem problemas.
14. Custo total da força de trabalho
O custo total da força de trabalho é a soma de todos os custos de mão de obra, incluindo salários, bônus, custos de treinamento, atendimento ao cliente interno e todas as outras despesas relevantes.
Esse indicador ajuda as organizações a determinar o quanto uma equipe ou departamento impacta os orçamentos de mão de obra e como alinhar esse impacto com as metas organizacionais.
15. Produtividade dos funcionários
A produtividade dos funcionários avalia a produção de trabalho de um colaborador ou equipe em comparação com sua entrada, ou horas trabalhadas e recursos utilizados, em um determinado período.
As empresas podem usar esse número para determinar quão efetivamente os funcionários operam por hora, por semana ou em períodos de tempo mais longos.
As empresas também podem usar este indicador em conjunto com outras métricas e ferramentas, como pesquisas de funcionários, para medir a satisfação dos colaboradores.
Quanto maior a produtividade, mais eficaz um local de trabalho está operando.
16. Cumprimento do cronograma
Mede o quão efetivamente os funcionários atendem ao cronograma de trabalho atribuído a eles.
Embora seja semelhante à produtividade, a principal diferença é que o cumprimento do cronograma mede o quanto um funcionário trabalha e o quão efetivamente ele está cumprindo seu cronograma, não necessariamente o quão produtivo ele é.
Cumprimento do cronograma = Tempo total trabalhado / Tempo total programado
17. Taxa de ocupação
A taxa de ocupação mede a porcentagem de tempo que os funcionários gastam em tarefas relacionadas ao trabalho, especificamente atividades geradoras de receita, como lidar com interações com clientes.
No contexto de um call center, esse número ajuda as organizações a entender quanto tempo um colaborador gasta em atividades relacionadas ao suporte em comparação a atividades não relacionadas ao suporte.
As organizações podem garantir serviço e suporte produtivos quando os funcionários operam com eficiência máxima.
Uma alta taxa de ocupação mostra que uma empresa utiliza os funcionários de forma eficaz.
Taxa de ocupação = Tempo gasto em tarefas relacionadas ao suporte / Tempo total programado
18. Tempo médio de atendimento
O tempo médio de atendimento mede a duração de uma interação de atendimento ao cliente.
Os call centers geralmente usam essa métrica como um indicador-chave de desempenho para melhorar as operações, pois um índice menor geralmente indica que os clientes estão tendo seus problemas resolvidos prontamente.
Tempo médio de atendimento = (Tempo de conversação + Tempo de espera + Tempo de acompanhamento) / Número total de chamadas
19. Taxa de rampa
A taxa de rampa é o tempo que leva para um novo contratado se tornar totalmente produtivo em sua função.
Essa métrica pode fornecer insights sobre o processo de integração, pois um tempo de rampa mais curto indica processos de treinamento eficazes.
Em comparação, um tempo de rampa mais longo pode significar que uma organização precisa mudar sua abordagem de nova contratação.
20. Custo por contratação
O custo por contratação calcula todas as despesas associadas à contratação de um novo funcionário.
Isso pode incluir custos internos, como salários de RH e custos de integração, e custos externos, como taxas de publicação de vagas e testes de triagem de candidatos.
Custo por contratação = (Custos de recrutamento interno + Custos de recrutamento externo) / Número total de contratações
A gestão de pessoas apresenta aos gerentes e RH um conjunto único de desafios, sendo o principal o conflito entre defender os funcionários e, ao mesmo tempo, se esforçar para atingir os objetivos do negócio.
Ao acompanhar e medir os indicadores certos, a possibilidade de sucesso será muito maior.
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