Aplicando Inteligência Artificial nos Negócios

Inteligência Artificial (IA) refere-se à simulação da inteligência humana em máquinas programadas para pensar como pessoas e imitar suas ações.

A expressão também é aplicada a qualquer equipamento que possua atributos relacionados à mente humana, como por exemplo, resolução de problemas e aprendizado.

Este tipo de tecnologia está evoluindo de forma muito rápida pela sua capacidade de processar grande quantidade de informações, com velocidade e precisão que seriam humanamente impossíveis.

A IA é usada extensivamente em uma variedade de aplicações atualmente, com vários níveis de sofisticação.

Alexa e Siri, por exemplo, são chatbots que aparecem em sites ou na forma de alto-falantes inteligentes.

As empresas estão adotando a IA na busca de melhores resultados em setores como RH, finanças, vendas, marketing e muitos outros.

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Inteligência Artificial nos negócios

Automação, análise de dados e Processamento de Linguagem Natural (NLP) estão entre as principais aplicações da IA.

Esses três domínios simplificam os processos e aumentam a eficiência operacional. Veja como eles afetam uma ampla gama de negócios:

Automação

As pessoas não precisam mais realizar atividades repetitivas. A automação realiza tarefas monótonas ou sujeitas a erros, liberando os trabalhadores para que possam se concentrar em atividades de maior valor.

Outra ideia é usar IAs para ajudar em seu marketing. Por exemplo, você pode pedir ao ChatGPT para dar diversas ideias para o nome da sua loja de acessórios, combinar opções e assim em poucos cliques ter centenas de ideias na palma da sua mão.

Análise de dados

A análise de dados permite que as organizações obtenham insights que antes eram inacessíveis, descobrindo novos padrões e correlações nos dados.

Processamento de Linguagem Natural (PNL)

O Processamento de Linguagem Natural é benéfico porque capacita os mecanismos de pesquisa a serem mais inteligentes, os chatbots a serem mais úteis e aumenta a acessibilidade para pessoas com deficiências, como por exemplo, deficiências auditivas.

Outros usos atuais da IA para negócios incluem:

  • Previsão do comportamento do consumidor e sugestões de produtos;
  • Detecção de fraude;
  • Mensagens de publicidade e marketing personalizadas para o indivíduo;
  • Atendimento ao cliente por telefone ou chatbot.

Conheça os casos de uso da inteligência artificial em algumas das principais áreas de negócios.

Inteligência Artificial em Vendas

Vendedores especializados e empresas de vendas estão repensando o equilíbrio entre pessoas e máquina na realização de diversas atividades.

A IA de automação já está afetando as vendas e continuará a fazê-lo. As empresas que usam IA para vendas são capazes de aumentar seus leads em mais de 50%, reduzir o tempo de chamada em 60 a 70% e ter reduções de custos de 40 a 60%.

Aqui estão alguns usos atuais da IA em vendas:

Previsão de demanda

As previsões são complexas, mas podem ser automatizadas. A inteligência artificial permite a criação de projeções de vendas automatizadas e precisas com base em todas as interações com clientes e resultados anteriores.

Leads

A IA ajuda na priorização de leads. Essas ferramentas ajudam os profissionais de vendas a priorizar os clientes com base em sua probabilidade de conversão.

Com a IA, o algoritmo pode classificar as oportunidades ou leads no pipeline com base em suas chances de fechar negócios com sucesso, compilando informações anteriores sobre um cliente e postagens de mídia social e o histórico de interação do vendedor com determinado cliente.

Chat de representante de vendas/bot de e-mail

De acordo com pesquisas, os chatbots melhoram as vendas em 67% em média.

Eles podem ajudar a iniciar a conversa enviando uma mensagem personalizada, tornando simples para os clientes interagirem imediatamente ou voltarem mais tarde.

Os algoritmos de IA também podem produzir e-mails personalizados, facilitando o trabalho dos representantes de vendas que precisam enviar mensagens personalizadas para vários clientes diferentes.

Inteligência Artificial em Marketing

Para melhorar a eficiência operacional e aumentar a experiência do cliente, muitas organizações e equipes de marketing estão adotando rapidamente soluções de tecnologia inteligentes como a IA.

Os profissionais de marketing podem adquirir uma visão mais profunda de seus consumidores-alvo.

Os dados obtidos podem então ser utilizados para aumentar as conversões e, ao mesmo tempo, reduzir a carga de trabalho das equipes.

A Inteligência Artificial pode ajudar a melhorar a experiência do visitante em um site por meio de personalizações inteligentes, como:

Experiência no site

A localização de um único usuário, dados demográficos, dispositivo, interação com o site e outras informações são analisadas usando Inteligência Artificial, que exibe as ofertas e conteúdos mais relevantes com base nas análises.

Notificações push

As notificações push podem ser direcionadas para usuários individualmente com personalização comportamental, garantindo que eles recebam a mensagem mais relevante no momento mais apropriado.

Reconhecimento de imagem

Computadores e sistemas podem perceber significado em imagens digitais, vídeos e outras entradas visuais e então agir ou recomendar de acordo.

Os profissionais de marketing podem usar esse sistema para analisar os milhões de fotos publicadas diariamente em sites de mídia social, obtendo informações sobre como e onde os produtos ou serviços são usados.

Ao fazer isso, a penetração no mercado e o reconhecimento da marca podem ser medidos de novas maneiras.

Otimização de SEO

Na otimização de mecanismos de busca, o termo “volume de buscas” informa quantas pessoas estão procurando por termos e frases específicos, enquanto pesquisam itens ou serviços.

Os algoritmos de aprendizado de máquina agora estão sendo usados para obter uma melhor compreensão da intenção por trás do uso do termo de pesquisa, bem como da substância das pesquisas.

Outra aplicação é analisar as táticas de SEO dos concorrentes para identificar quaisquer lacunas que possam existir no seu próprio site, ou para aproveitar as palavras-chave que os concorrentes estão usando.

A IA também pode criar material de marketing amigável para SEO, aplicável em seu próprio site.

Inteligência Artificial no Atendimento ao Cliente

As empresas trabalham muito para garantir que os consumidores apreciem sua experiência com uma organização ou serviço e queiram compartilhar isso.
Resolver problemas prontamente é uma das maneiras mais eficientes de manter os clientes satisfeitos.

Mas, para escalar os negócios, isso pode ser um desafio à medida que mais e mais solicitações chegam.

Como resultado, as empresas estão introduzindo IA nas equipes de atendimento ao cliente para aprimorar essa experiência.

Aqui estão alguns usos atuais da IA no suporte ao cliente:

Chatbots como agentes de atendimento ao cliente 

Os bots com inteligência artificial ajudam as organizações a lidar com tarefas, corrigir problemas e até mesmo se comunicar com consumidores em potencial.

Eles podem ajudar um grande número de consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como resultado, os chatbots com inteligência artificial estão sendo usados para interagir com os clientes.

Usar chatbots como um primeiro encontro pode ajudar a identificar as necessidades do consumidor e garantir que ele se conecte com as pessoas certas.

Além disso, pode reduzir os tempos de espera e o tempo que os agentes de atendimento ao cliente gastam respondendo a perguntas repetidas.

Voicebots reduzem o número de chamadas

Os voicebots de Inteligência Artificial são capazes de ouvir o chamador, interpretar seu humor e detectar a gravidade da situação.

Um voicebot de IA, semelhante a um chatbot, pode ser treinado para oferecer respostas a perguntas comuns, por conta própria, como um chatbot, mas em formato de fala.

Como eles são capazes de entender as consultas, eles também podem ser usados para melhorar a categorização das chamadas e garantir que os chamadores sejam conectados ao departamento mais apropriado.

Inteligência Artificial em Contact Centers

O atendimento eficiente ao cliente é um foco importante. Os contact centers possuem uma grande quantidade de dados e a IA pode ajudar as organizações a entender melhor seus clientes.

Tem havido muito interesse na implantação de agentes virtuais baseados em IA que são teoricamente indistinguíveis de pessoas reais.

Os usos mais populares da IA em contact centers, são:

Reconhecendo as consultas mais urgentes dos clientes

É possível usar a Inteligência Artificial para filtrar uma infinidade de conversas com clientes e leads.

Você pode codificar modelos de IA para reconhecer as palavras mais importantes que indicam urgência.

No caso de consultas de clientes, a IA pode captar palavras ou frases propensas a crises como “Vou deixar sua empresa”.

No caso de leads, a IA pode reconhecer frases como “Esta oferta parece interessante” ou “Gostaria de comprar na próxima semana” e outras que podem indicar uma possível venda.

Executando campanhas de divulgação

Um voicebot de Inteligência Artificial pode entrar em contato com centenas ou milhares de indivíduos para apresentar a oferta, responder a perguntas simples e repassá-las a um representante de vendas, se a pessoa estiver interessada.

Isso era anteriormente inatingível para a maioria das empresas, pois exigiria um grande investimento em agentes de divulgação.

Inteligência Artificial em Recursos Humanos

Os especialistas de RH estão enfrentando um ambiente totalmente diferente do que era antes do COVID-19.

Os modelos de trabalho híbrido e remoto continuam se expandindo.

Os processos de recrutamento e seleção e o foco na diversidade e inclusão fizeram com que novas dinâmicas fossem introduzidas.

As organizações precisam utilizar sistemas e tecnologias para continuarem sendo competitivas no mercado e a Inteligência Artificial é a base para isso.

Aqui estão alguns usos atuais da IA em recursos humanos:

Currículos de candidatos em formulários digitais inteligentes

O RH tem tudo a ver com conectar empresas com funcionários atuais e futuros em um nível pessoal.

Para que isso seja alcançado em larga escala, os departamentos de RH precisam aproveitar a tecnologia de IA escalável.

Por exemplo, as empresas tradicionalmente solicitam que os candidatos insiram novamente as mesmas informações em várias etapas da jornada de contratação.

Essa tarefa repetitiva e tediosa pode deixá-los com uma impressão negativa da organização.

Para evitar isso, as empresas estão usando a IA que ajuda os candidatos a transferirem informações de seus currículos para formulários digitais inteligentes e preencher com mais eficiência suas inscrições.

À medida que as empresas fazem da experiência do candidato uma prioridade para suas operações de recrutamento, muitas investiram em IA para analisar a experiência e os interesses de trabalho anteriores de um candidato.

Com base na preferência demonstrada, essa informação é utilizada para combinar com as funções abertas da organização, encontrando as mais adequadas para os candidatos.

Além disso, também estão aproveitando a IA para avaliar os candidatos antes mesmo de terem contato com um recrutador.

Recrutamento

A IA pode ser usada para simplificar a busca de candidatos, filtrar e gerenciar inscrições e identificar perfis que atendam aos critérios de seleção para uma determinada posição.

Os chatbots podem ser usados para conversar com um candidato na forma de perguntas pré-gravadas, coletando informações sobre habilidades, treinamentos e contratos anteriores.

Eles substituem as interações iniciais entre gestores de RH ou funcionários e candidatos, liberando tempo para que possam se dedicar a questões mais importantes de forma mais eficaz.

Algoritmos analisam semanticamente o conteúdo das ofertas de emprego, visando os currículos que melhor atendem às expectativas dos recrutadores em bancos de dados internos e externos por meio de redes sociais profissionais como o LinkedIn.

Os perfis de CV que não foram pré-selecionados podem então ser identificados.

Empresas especializadas em IA oferecem um serviço onde destacam os perfis dos candidatos sem a necessidade de currículos, diplomas ou experiência.

Seu posicionamento é baseado em afinidade e correspondência preditiva ou na criação de dados inteligentes.

Essas ferramentas são voltadas principalmente para empresas com grandes volumes de pedidos a processar, como bancos para posições de atendimento ao cliente ou grandes varejistas para supervisores de departamentos.

Os candidatos são notificados sobre o processo e autorizam a ativação do microfone e da câmera de seu smartphone ou computador.

Formação e competências

A abordagem de IA ao treinamento envolve uma mudança da aquisição de habilidades de negócios para a personalização de planos de carreira.

Com o advento da análise de aprendizado, as técnicas de treinamento estão evoluindo.

Os dados para rastrear o tempo necessário na aquisição de conhecimento e o nível de compreensão podem ser usados na representação de como as pessoas aprendem e individualizar sugestões no desenvolvimento de habilidades.

Além disso, a IA é usada para oferecer aos funcionários oportunidades de mobilidade interna com base em seus desejos, habilidades e opções disponíveis dentro da empresa.

Existem sistemas de IA que apresentam soluções para agilizar a gestão da mobilidade, combinando avaliação, treinamento e sugestões sobre caminhos, cargos e programas para o desenvolvimento de habilidades.

Melhoria da experiência do funcionário

A IA pode ser integrada de forma eficiente em todo o ciclo de vida do funcionário, desde o recrutamento e a integração até a entrega de serviços de RH e o plano de carreira, resultando em uma experiência personalizada.

Os departamentos de recursos humanos agora podem avaliar o envolvimento dos funcionários e a satisfação no trabalho com mais precisão do que nunca, com questionários de feedback personalizados e programas de reconhecimento.

Isso é especialmente útil porque é vital entender as necessidades gerais dos colaboradores, mas também há vários benefícios organizacionais significativos em ter esse conhecimento, utilizando posteriormente na busca dos melhores resultados para toda a empresa.

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