Você nunca ouve líderes carismáticos se descrevendo como carismáticos, embora outros possam rotulá-los como tal.
Isso ocorre porque o carisma é um traço de personalidade que os outros decidem que você tem. Para uma pessoa ser carismática, ela deve fazer as pessoas se sentirem inspiradas, importantes, compreendidas e especiais.
Significa que o carisma é menos uma qualidade de liderança dada por Deus e mais sobre como as pessoas percebem você.
Para criar essa percepção específica, os líderes devem pensar, agir e se comportar de maneira a influenciar sua equipe a vê-los como atenciosos, motivacionais, solidários, contagiantes e calorosos.
Quando um líder orienta seus funcionários dessa maneira, eles naturalmente praticam a liderança carismática.
Neste artigo, aprenda mais sobre este modelo de liderança, os traços de personalidade, prós e contras e como ser um líder carismático.
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O que é liderança carismática?
A liderança carismática é um tipo de liderança que combina simpatia, conexão interpessoal e persuasão para motivar os outros.
Líderes carismáticos podem motivar e inspirar suas equipes em direção a um objetivo maior.
Eles fazem isso explorando as emoções dos membros de sua equipe, criando um senso de confiança, paixão e propósito maior do que eles mesmos.
A liderança carismática se diferencia de outros estilos de liderança, como laissez-faire ou autocrático, por focar mais no relacionamento interpessoal e em como o líder interage com as pessoas que lidera.
Muitos líderes são, em certo sentido, carismáticos. As pessoas querem seguir o líder como pessoa, de uma forma ou de outra, não apenas pelo objetivo comercial que representam.
No entanto, a liderança carismática depende de vários atributos de carisma para provocar comportamentos desejados.
Seu carisma molda o crescimento dos funcionários e da empresa e produz resultados específicos.
Características da liderança carismática
A liderança carismática é composta por uma combinação de características.
Muitas delas funcionam em conjunto e podem ser implementados em momentos diferentes para melhor aproveitamento.
Aqui estão algumas características da liderança carismática a serem consideradas:
Comunicação
Um líder carismático pode comunicar claramente os deveres e objetivos do trabalho para sua equipe.
Eles falam abertamente, de forma profissional, e transmitem seus pensamentos exatos falando pouco.
Eles também permitem uma comunicação aberta entre todos. Encorajam seus funcionários a falar livremente, sem medo de repercussões.
Também têm boas habilidades de escuta para que seus colaboradores se sintam ouvidos.
Empatia
Ao permitir que seus funcionários falem abertamente, um líder carismático também deve fazer bom uso da empatia e da compaixão.
Eles estão abertos às preocupações e paixões de seus funcionários, dispostos a entender seus sentimentos.
Líderes carismáticos têm alta inteligência emocional. Por causa dessa habilidade, eles se tornam queridos entre seus subordinados, como grandes ouvintes e confidentes.
Confiança
A ideia de carisma muitas vezes traz consigo a ideia de autoconfiança. A forte confiança no mundo dos negócios tem muitos aspectos.
A postura correta e a linguagem corporal correta, como manter contato visual, criam uma imagem de confiança.
Um líder que assume desafios com forte segurança de que ele e sua equipe podem enfrentá-los se apresenta como confiante.
Quando surgem problemas, um líder carismático pode assumir o controle com confiança . Eles delegam tarefas e comunicam claramente seus desejos e o resultado que buscam.
Humildade
Um líder carismático entende que não é perfeito. Arrogância e liderança não combinam.
Um líder deve estar disposto a aceitar seus erros e assumir os erros de sua equipe como se fossem seus. Ele entende que pode melhorar e se esforça para fazê-lo pelo bem de sua equipe.
Líderes carismáticos também estão cientes de que fazem parte da equipe.
Se for necessário, irão atuar na linha de frente, da mesma forma que seus comandados.
Visão convincente
Uma das principais maneiras pelas quais um líder carismático convida os funcionários a acompanhá-lo no cumprimento das metas da organização inclui a criação de uma visão convincente em torno dessas metas.
Os líderes conectam essas visões aos interesses e emoções de seus funcionários para criar entusiasmo em trabalhar e atingir as metas da empresa, garantindo que cada colaborador permaneça pessoalmente investido no sucesso.
Motivação convincente
Para que os líderes carismáticos concluam suas tarefas com sucesso, eles encontram a motivação adequada que seus funcionários precisam para concluir suas tarefas.
Geralmente, um líder carismático transmite três tipos de motivação para seus funcionários: a necessidade de poder, realização e afiliação.
Uma visão atraente ajuda a desenvolver a motivação, mas a forma como seus funcionários veem a empresa também pode motivá-los.
Por exemplo, uma empresa pratica ações comunitárias ou de caridade pode provocar nos funcionários um sentimento de orgulho.
Valores pessoais
Construir processos de negócios com base em um grupo que possui fortes valores pessoais permite que seus funcionários saibam que a empresa pode atingir seus objetivos mantendo a integridade.
Cultivar valores que os funcionários compartilham também pode melhorar o moral no local de trabalho.
Metas claras e desejáveis
Como líder carismático, é útil ser específico sobre quais metas você espera alcançar para a empresa.
Você pode conseguir isso comunicando claramente qual é o objetivo e como é alcançá-lo com sucesso.
Considere ajudar os funcionários a ver que atingir uma meta pode ser mais do que simplesmente atingir um determinado número ou porcentagem de vendas.
Vincule a outras metas de trabalho, como a capacidade de adicionar uma nova linha de distribuição ou expandir as operações para adicionar novos empregos.
Ter objetivos específicos além do trabalho diário de sua equipe pode ajudá-los a ver o propósito por trás de seu trabalho e motivá-los ainda mais.
Pensamento criativo
Uma característica proeminente dos líderes carismáticos é o desejo de fazer as coisas de maneiras novas e interessantes.
Você provavelmente tem uma equipe de pessoas ao seu redor com ideias nas quais confia.
Quer você solicite ideias criativas deles ou apenas leve suas opiniões a sério ao dar suas próprias ideias, usar a equipe como um recurso ajuda a garantir que você baseie suas decisões em contribuições criativas bem consideradas.
Como os líderes carismáticos geralmente se sentem confortáveis com algum nível de risco, é útil ser criativo ao desenvolver novos processos, estratégias de marca ou até implementações de cultura no local de trabalho.
Use a liderança carismática para impulsionar o desempenho
A liderança carismática pode ser um dos melhores estilos de liderança para motivar os funcionários a alcançar objetivos maiores.
Esse estilo de liderança os energiza em tudo o que fazem. Por sua vez, isso cria um sentimento de pertencimento para ajudar a reter funcionários valiosos.
Não importa quem está liderando uma equipe, usar técnicas para gerar mais carisma pode trazer benefícios.
É hora de desenvolver suas habilidades de liderança e descobrir seu potencial como líder carismático.
Quais são os benefícios da liderança carismática?
A liderança carismática pode ser uma abordagem altamente eficaz para otimizar e motivar equipes, pois esses líderes geralmente operam com a coragem de suas convicções e defendem aquilo em que acreditam.
- Alguns dos benefícios da liderança carismática incluem:
- Conexão inspirada com membros da equipe ou funcionários;
- O compromisso concentrado com o projeto ou missão de uma empresa ou organização;
- Fortes fatores motivadores que produzem resultados;
- Uma ênfase na colaboração e suporte orientado para a equipe para atender às necessidades de um projeto ou missão;
- A mudança positiva é encorajada, o que por sua vez inspira o movimento para a frente;
- Funcionários e membros da equipe são valorizados por suas contribuições e apoiados em seus objetivos;
- Egos são deixados na porta a serviço do bem maior;
- Os erros são encarados como oportunidades de aprender e melhorar.
Quais são as desvantagens da liderança carismática?
Algumas das principais desvantagens incluem:
- Líderes carismáticos com uma base menos autoconfiante podem priorizar seu próprio foco e não o da empresa;
- Pessoas de fora podem ver essa abordagem como hipócrita e questionar as intenções por trás de produtos ou ações;
- A incapacidade de corrigir o curso ou ver o erro de seus caminhos pode criar uma situação em que o líder pode inadvertidamente sabotar uma iniciativa;
- Alguns líderes podem decidir que não precisam ouvir mais ninguém, especialmente aqueles que lideram.
5 passos para se tornar um líder carismático
Existem muitos fatores a serem considerados e embora leve tempo, há coisas que você pode fazer agora para começar a desenvolver este modelo de liderança.
Construa uma base para o seu carisma
A pesquisa mostra que, para ser carismático, você deve primeiro possuir um alto grau de autoconfiança.
Este é o traço mais fundamental necessário para ter a capacidade de alcançar efetivamente todos os outros fatores no carisma de liderança.
Avalie sua autoconfiança e, se estiver faltando, certifique-se de trabalhar nela todos os dias.
Isso pode ser alcançado com práticas úteis, como por exemplo a leitura de literatura positiva, uma dieta saudável e uma rotina de exercícios constante.
Crie metas para todos os aspectos da sua vida
Definir metas é crucial para os negócios, mas a liderança carismática não termina quando você sai do escritório - é um estilo de vida.
Por esse motivo, estabeleça metas para cada parte da sua vida. Anote suas metas para o seguinte:
- Carreira e negócios;
- Relacionamentos e família;
- Finanças;
- Saúde;
- Desenvolvimento pessoal.
Definir suas metas é importante para fins de clareza.
Escrever uma definição clara para seus objetivos servirá para renovar sua visão quando as coisas ficarem difíceis.
Depois de fazer isso, coloque seus objetivos em algum lugar onde você os verá todos os dias. Você pode até considerar fazer várias cópias e publicá-las em vários lugares.
Manter seus objetivos em mente é um fator crucial para que eles aconteçam!
Livre-se da negatividade
A conversa interna negativa pode facilmente se tornar um hábito, por isso é melhor tratá-la imediatamente.
Da próxima vez que você se pegar pensando ou dizendo algo negativo, substitua o pensamento ou declaração por um positivo.
Estabeleça afirmações que descrevam o que você gostaria de acreditar sobre si mesmo e comece a recitá-las diariamente.
Os otimistas são mais bem-sucedidos.
O otimismo é necessário para desenvolver o carisma de liderança porque é sua fonte de motivação, enquanto você persegue sua visão.
Há muitas maneiras de se tornar mais otimista, que incluem praticar uma conversa interna positiva, focar em objetivos, evitar fontes de negatividade e se parabenizar por suas realizações.
Aja de forma carismática
Observe sua postura
Revise sua presença física, ou seja, como você se senta, se levanta ou caminha.
A postura correta e ereta comunica autoconfiança, energia, disciplina e força. A má postura comunica insegurança, autoimagem negativa e falta de autoconfiança.
Comece a criar o hábito de uma postura ereta agora mesmo, enquanto continua lendo.
Verifique sua expressão
Use seu sorriso no local de trabalho. Isso é contagioso!
Quando uma pessoa sorri, ela desencadeia uma reação: essa pessoa é imitada por aqueles ao seu redor e eles, por sua vez, desfrutam de um impulso em seu humor.
Então eles sorriem, e assim por diante.
Faça contato visual
O contato visual é um fator importante para ser percebido como um líder carismático.
Aqueles que mantêm contato visual causam uma impressão mais duradoura e positiva de autoconfiança e honestidade.
Geralmente, você deve interromper o contato a cada três a cinco segundos e manter contato visual enquanto alguém estiver falando com você.
Domine o aperto de mão
É um gesto simples que parece bastante fácil, mas é importante, pois é uma parte significativa das primeiras impressões.
Fique frente a frente com a outra pessoa com os braços ao seu lado, palmas para dentro e com uma postura reconfortante. Não se esqueça de fazer contato visual e sorrir.
A comunicação é fundamental
Carisma tem tudo a ver com comunicação, individualmente ou em pequenos grupos, com aqueles que trabalham para você.
Se você não se reuniu com sua equipe recentemente, reúna-os para discutir as interdependências e os objetivos do projeto. Na próxima vez que você conversar com sua equipe:
- Mantenha suas mensagens otimistas;
- Ouças;
- Comunique-se individualmente o máximo possível;
- Solicite ideias, opiniões e sugestões de outras pessoas;
- Mostre cortesia comum a todos.
Elogie onde é devido
Todo mundo faz algo digno de nota. Esteja ciente das conquistas notáveis dos membros de sua equipe diariamente.
Dê os parabéns e agradeça pelo esforço.
Faça avaliações frequentes dos funcionários
Quando foi a última vez que você realizou uma avaliação de funcionários?
Faça questão de revisar individualmente as metas dos membros de sua equipe com eles. Faça isso pelo menos uma vez por mês, se não com mais frequência.
Envolva todos
Embora alguns funcionários compartilhem feedback em todas as reuniões, outros raramente o fazem.
Ao discutir seu próximo grande projeto, busque informações daqueles que tendem a permanecer em silêncio.
Se necessário, designe um tempo com eles individualmente para pedir suas ideias.
Compartilhe seus conhecimentos
Faça um brainstorming de ideias para começar seu próprio blog e se estabelecer on-line.
Conecte-se com especialistas do setor nas redes sociais e compartilhe o conhecimento que você aprendeu lendo novas publicações, junto com sua opinião pessoal. Começa hoje!
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