Todo negócio ou empresa, independentemente do seu tamanho ou setor, precisa de uma liderança sólida para prosperar.
Mas quando se trata de liderança, há muita reflexão sobre o que a torna eficaz, qual tipo é o melhor e como ela impacta o ambiente de trabalho.
Uma liderança eficaz tem mais a ver com entender e orientar do que apenas comandar, controlar e fazer o trabalho.
E é exatamente isso que a liderança comportamental representa. Tem a ver com a essência do que faz sua equipe funcionar.
É por isso que a liderança comportamental se destaca como uma abordagem transformadora que se concentra em entender e influenciar o comportamento de indivíduos e equipes para atingir objetivos organizacionais.
Este método de liderança tem menos a ver com dar ordens ou definir expectativas e mais com nutrir uma compreensão profunda da inteligência emocional, habilidades de comunicação e dinâmica interpessoal que impulsionam a liderança eficaz e ajudam uma organização a prosperar.
Neste artigo, você saberá o que é liderança comportamental e quais seus benefícios para promover o engajamento duradouro dos colaboradores em sua organização.
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O que é liderança comportamental?
Liderança comportamental é um estilo de liderança que se concentra em entender e influenciar os comportamentos de indivíduos e grupos dentro de uma organização.
É sobre os líderes estarem cientes de seu comportamento e entenderem o quanto isso impacta a produtividade e o humor da sua equipe.
Ao contrário dos modelos tradicionais que podem enfatizar a autoridade hierárquica ou a conclusão de tarefas, a liderança comportamental se concentra nos aspectos psicológicos, comportamentais e sociais de liderar pessoas.
Esse modelo acredita que líderes bem-sucedidos não nascem assim. Eles se desenvolvem por meio do aprendizado e da prática.
Nessa abordagem, o foco está no que os líderes fazem, e sugere que a melhor maneira de prever se alguém será um líder bem-sucedido é observando suas ações.
Em outras palavras, liderança comportamental é mais uma liderança de pessoas. E o que isso significa?
Por exemplo: um líder orientado para tarefas irá verificar o processo para ver se algo no fluxo de trabalho precisa mudar.
Um líder orientado para pessoas irá diretamente a sua equipe, perguntando o que está errado para, juntos, realizarem as mudanças.
Como resultado, a liderança comportamental aumenta a motivação dos funcionários, melhora a comunicação, solidifica o trabalho em equipe e resolve conflitos nas práticas de gestão modernas.
Os princípios-chave da liderança comportamental, são:
- inteligência emocional: capacidade de identificar, analisar e controlar as próprias emoções, pois reconhece o quanto elas afetam as emoções das outras pessoas;
- empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo seus sentimentos e perspectivas;
- comunicação: uma comunicação clara, honesta e eficaz são os pilares fundamentais para construir confiança e orientar equipes;
- adaptabilidade: capacidade de mudar a estratégia dependendo das circunstâncias e das pessoas envolvidas.
Compreendendo o comportamento humano
A liderança comportamental é baseada em reações humanas, então primeiramente é necessário entender as teorias e conceitos que explicam as atitudes das pessoas.
Aqui estão algumas teorias fundamentais que fornecem insights sobre o que motiva e impulsiona os indivíduos:
Hierarquia de necessidades de Maslow
A hierarquia de necessidades de Maslow é uma teoria motivacional em psicologia que compreende um modelo de cinco níveis de necessidades humanas, frequentemente retratado como níveis hierárquicos dentro de uma pirâmide, da base para cima:
- necessidades fisiológicas: necessidades básicas como comida, água e abrigo;
- necessidades de segurança: segurança e proteção contra danos;
- necessidades de amor e pertencimento: relacionamentos sociais e afeição;
- necessidades de estima: autoestima, reconhecimento e respeito dos outros;
- necessidades de autorrealização: realização do potencial pessoal, autorrealização e busca de crescimento pessoal e experiências de pico.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Essa teoria, também conhecida como teoria da motivação-higiene, defende que há certos fatores no local de trabalho que causam satisfação, enquanto um conjunto separado de fatores causa insatisfação.
De acordo com Herzberg, os fatores que levam à satisfação no trabalho – os motivadores, são:
- conquista;
- reconhecimento;
- o trabalho em si;
- responsabilidade;
- avanço.
Por outro lado, os fatores que levam à insatisfação – fatores de higiene, incluem:
- políticas da empresa;
- supervisão;
- salário;
- relações interpessoais;
- condições de trabalho.
Teoria da expectativa de Vroom
A teoria da expectativa de Vroom afirma que os indivíduos são motivados a agir de uma certa maneira com base no resultado esperado.
A teoria possui três componentes principais:
- expectativa: a crença de que maior esforço levará a maior desempenho;
- instrumentalidade: a crença de que se alguém atingir as expectativas de desempenho, receberá uma recompensa desejada;
- valência: representa o valor que uma pessoa atribui às recompensas de um resultado.
Entender essas teorias ajuda os líderes a criar estratégias que efetivamente motivam e engajam suas equipes. Por exemplo:
Usando a hierarquia de Maslow
Os líderes podem garantir que as necessidades básicas sejam atendidas e criar oportunidades de crescimento e realização pessoal.
Aplicando a teoria de Herzberg
Os líderes podem se concentrar em aumentar os motivadores e, ao mesmo tempo, garantir que os fatores de higiene não causem insatisfação.
Aproveitando a teoria de Vroom
Os líderes podem esclarecer a ligação entre esforço, desempenho e recompensas para motivar suas equipes.
Tipos de liderança comportamental
Liderança comportamental inclui muitos estilos diferentes. Cada um tem suas próprias características e maneiras de ser usado no trabalho.
Vamos dar uma olhada mais de perto nesses estilos.
Liderança transformacional
Líderes transformacionais encontram maneiras de encorajar e conduzir suas equipes criando uma visão envolvente e encorajando uma cultura de crescimento e novas ideias em conjunto.
Eles mostram aos outros a melhor maneira de fazer as coisas e dão ao seu pessoal as ferramentas de que precisam para chegar ao resultado.
A liderança transformacional pode ser difícil de usar em lugares onde as pessoas não gostam de mudanças ou onde os sistemas são rígidos.
Os líderes também precisam ser capazes de se comunicar bem e entender como as pessoas se sentem.
Um ótimo exemplo é Steve Jobs, cofundador da Apple Inc., que era conhecido por liderar sua equipe com visão e criatividade, o que levou à criação de novos produtos e à transformação completa de indústrias inteiras.
Liderança servidora
Líderes servidores colocam as necessidades dos membros de sua equipe à frente das suas próprias, focados em ajudar os outros em vez de estar no comando.
A liderança servidora ajuda os grupos a construir confiança, lealdade e trabalho em equipe.
Ela motiva as pessoas a falarem umas com as outras honestamente, se importarem com os outros e trabalharem para o bem maior.
Também leva os líderes a encontrar um equilíbrio entre ajudar e atingir os objetivos da empresa.
Porém, nas situações em que decisões rápidas precisam ser tomadas ou uma orientação forte é necessária, a liderança servidora pode ser vista como fraca ou inútil.
Liderança democrática
Líderes democráticos incluem membros da equipe no processo de tomada de decisão e pedem suas opiniões e contribuições para encorajar o trabalho em equipe e a propriedade.
Eles se importam com abertura, justiça e em fazer com que suas equipes concordem sobre as coisas.
A liderança democrática faz com que os colaboradores sintam que são donos de seu trabalho e estão comprometidos com ele, o que leva a mais satisfação e novas ideias.
A liderança democrática pode não funcionar bem quando as decisões precisam ser tomadas rapidamente ou os líderes precisam dar instruções firmes.
Liderança situacional
Esses líderes mudam a forma como lideram com base no cenário do momento, nas necessidades e habilidades de sua equipe e em seu próprio estilo pessoal.
Eles observam o quão prontos e desenvolvidos seus colaboradores estão e mudam a forma como trabalham com eles com base nessas informações.
A liderança situacional segue uma abordagem adaptável, rápida e sensível para lidar com uma ampla gama de problemas e oportunidades com facilidade.
Os líderes podem precisar ter muita inteligência emocional e conhecimento social para usar a liderança situacional.
Pode ser difícil usar o mesmo método com equipes diferentes e em condições diferentes.
O papel da liderança comportamental no local de trabalho
Liderança comportamental é uma ferramenta importante para líderes modernos que querem motivar e engajar suas equipes.
Profissionais de RH, líderes empresariais e tomadores de decisão podem criar uma força de trabalho mais motivada, unida e de alto desempenho ao entender e usar os princípios da liderança comportamental.
Tornar o local de trabalho positivo e colocar a saúde e a felicidade dos funcionários em primeiro lugar tem um grande impacto em seu engajamento, satisfação e retenção.
De acordo com a Gallup , os tres fatores de uma liderança eficaz, são:
- liderar e apoiar a mudança;
- comunicar-se claramente;
- inspirar confiança no futuro.
Quando todos os três fatores estão presentes, 95% dos funcionários confiam em seus líderes e, como resultado, a organização prospera. Este é o verdadeiro poder da liderança comportamental.
Os princípios da liderança comportamental tornam o local de trabalho um lugar onde motivadores intrínsecos e extrínsecos podem ser encontrados, levando a trabalhadores felizes e engajados.
Os líderes podem adaptar sua abordagem e criar um ambiente que incentive a motivação intrínseca ao aprender sobre as necessidades de seus funcionários e o que os motiva.
Comunicação clara, feedback e ajuda também dão aos trabalhadores as ferramentas de que precisam para fazer o melhor.
Líderes comportamentais são ótimos em lidar com diferenças de forma construtiva, o que os ajuda a resolver conflitos e promover mudanças.
Ao mostrar empatia e ouvir ativamente, eles podem descobrir as razões dos conflitos e ajudar a encontrar respostas.
Da mesma forma, sua capacidade de se adaptar os ajuda a liderar equipes por meio de mudanças de uma forma que cause o mínimo de problemas e aumente a adesão.
Benefícios da liderança comportamental
Liderança comportamental representa o valor dos estilos de um líder com ênfase na preocupação com as pessoas e os processos realizados.
Promove a tomada de decisões e o desenvolvimento da equipe apoiando as necessidades individuais e alinhando aos objetivos do grupo.
Além disso, podemos ver outros benefícios que fazem parte dos quatro modelos de liderança.
Aumento da produtividade da equipe
Uma das responsabilidades dos líderes é basear as decisões nas capacidades dos membros de sua equipe, para que eles se tornem mais produtivos.
Dessa maneira, os colaboradores terão maior confiança em seus líderes e estarão mais comprometidos com os objetivos e metas da organização.
Maior motivação
A liderança comportamental incentiva os funcionários a melhorar seu desempenho por meio das tarefas delegadas.
Ou seja, eles recebem diferentes responsabilidades em sua rotina profissional, estimulando-os a enfrentar os obstáculos com todo o suporte necessário para aumentar o desenvolvimento de suas habilidades.
Essa cultura permite que a equipe esteja motivada a melhorar seus resultados diariamente.
Mais flexibilidade na gestão
Uma das diferenças na liderança comportamental é que o líder passa a ouvir mais sua equipe, mesmo na liderança autoritária.
Vale lembrar que na liderança autoritária a decisão final será tomada pelo líder, mesmo após ouvir as opiniões dos demais liderados.
Aumento da confiança da equipe
À medida que os funcionários recebem suas demandas a serem executadas e têm a certeza de que terão todo o apoio necessário de seus líderes, eles começam a se sentir mais confiantes.
Dessa forma, é proporcionado um ambiente de ajuda mútua.
Comunicação melhorada
Na liderança comportamental, a comunicação também é favorecida, tendo em vista que antes de qualquer decisão ser tomada, todos os membros da equipe estarão cientes das etapas do processo e da possível decisão escolhida.
Como desenvolver habilidades de liderança comportamental
Desenvolver habilidades e competências de liderança comportamental é obrigatório se você deseja gerenciar sua força de trabalho de forma eficaz e promover um ambiente positivo.
A seguir estão algumas estratégias e dicas práticas para desenvolver habilidades essenciais de liderança comportamental, como inteligência emocional, escuta ativa, empatia e resolução de conflitos.
Construa relacionamentos positivos
Equipes bem-sucedidas são construídas em relacionamentos fortes e positivos. Crie confiança e promova uma comunicação aberta sendo direto, sincero e empático.
Favoreça um ambiente seguro para críticas e ouça ativamente os outros para promover uma conversa aberta.
Lide com disputas de forma rápida e justa. Para compreender outros pontos de vista e chegar a soluções ganha-ganha, envolva-se em exercícios de escuta ativa e empatia.
Reserve um tempo para conhecer os indivíduos da sua equipe e aprender sobre seus objetivos e habilidades. Isso promove um sentimento de proximidade e aceitação.
Desenvolva habilidades de inteligência emocional
A inteligência emocional é a base para uma comunicação eficaz e para promover relacionamentos significativos. Ela consiste em quatro componentes principais:
- autoconsciência: é a compreensão das próprias emoções, gatilhos e pontos fortes;
- autorregulação: um controle adequado de suas emoções e reações;
- consciência social: capacidade de perceber as emoções de outras pessoas e entender a dinâmica social;
- gestão de relacionamento: envolve criar relacionamentos fortes e bons com as pessoas.
Desenvolver habilidades de inteligência emocional requer prática. Aqui estão algumas dicas:
Exercícios de atenção plena: pratique regularmente técnicas de atenção plena como meditação, para melhorar a autoconsciência e a regulação emocional.
Busque feedback: consulte colegas de trabalho confiáveis sobre seu estilo de comunicação e inteligência emocional.
Observe e aprenda: preste atenção em como os líderes emocionalmente inteligentes se comportam e aplique esses princípios ao seu próprio estilo de liderança.
Motive e inspire suas equipes
Motivar equipes requer entender o que as move. Considere várias teorias motivacionais:
Definição de metas: defina metas que sejam claras, atingíveis e alinhadas aos desejos da equipe e da pessoa.
Reconhecimento e recompensas: reconheça e comemore conquistas, grandes e pequenas. Isso reforça comportamentos desejados e motiva mais sucesso.
Ambiente de apoio: crie um ambiente de trabalho que promova aprendizado e crescimento. Forneça oportunidades para desenvolvimento profissional e garanta acesso aos recursos necessários.
DICA BÔNUS
Tenha uma atitude otimista e encontre soluções quando enfrentar dificuldades. Mantenha uma atitude positiva reconhecendo pequenas vitórias e realizações.
Lidere pelo exemplo
Pratique o que prega! O que você faz e como você age impacta muito sua equipe. É por isso que dar um bom exemplo é importante. A honestidade constrói a fé e encoraja outros a fazerem o mesmo.
Mantenha altos padrões morais. Sua equipe trabalhará mais e estará mais engajada se confiar em você e nos ideais da empresa.
Aprendizagem e desenvolvimento contínuos
Adote uma atitude de crescimento e faça do aprendizado uma prioridade máxima.
Peça feedback de colegas, superiores e até mesmo de pessoas da sua equipe.
Reflita sobre experiências de liderança, tanto as boas quanto as ruins, regularmente. Analise o que pode ser melhorado e encontre maneiras de atingir esse resultado.
Invista em si mesmo e em sua carreira. Participe de workshops, programas de treinamento e oportunidades de coaching ou mentoria.
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