No clima de negócios global de hoje, as decisões internas geralmente são motivadas por mudanças externas imprevistas.
É importante observar que as organizações estão respondendo a esse clima em constante evolução, em parte, mudando suas próprias práticas para se tornarem mais ágeis e adaptáveis.
Manter operações eficientes em meio a mudanças constantes requer planejamento estratégico, que por sua vez, requer liderança estratégica eficaz.
Organizações em todo o mundo estão procurando melhorar seu estilo de liderança, mas pode ser difícil encontrar o estilo certo.
Escolher o estilo de liderança adequado para sua equipe é a melhor maneira de desafiar práticas antigas, mitigar riscos, dimensionar sua organização e se comunicar de maneira eficaz.
É aí que entra a liderança estratégica.
Neste artigo, você saberá como funciona a liderança estratégica e as principais habilidades que um líder estratégico precisa desenvolver.
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O que é liderança estratégica?
A liderança estratégica é a capacidade de um líder de visualizar, planejar, liderar e tirar o melhor proveito dos recursos de que dispõe para executar estratégias com eficiência e sucesso.
Os líderes estratégicos combinam seu plano estratégico com sua gestão estratégica. Sua organização respeita seu papel de liderança e visão geral, enquanto trabalha para dar vida a essa visão.
A produtividade e a mentalidade de gerenciamento desempenham papéis importantes – a forma de pensar é igual a forma de liderar.
Uma mentalidade estratégica reflete a capacidade de ver como o quadro geral se relaciona com o aqui e agora.
Principais habilidades que um líder estratégico deve ter
Os líderes estratégicos ajudam as organizações a permanecerem no caminho certo para alcançar objetivos de longo prazo, ao mesmo tempo em que navegam nos desafios diários que podem influenciar o sucesso da empresa.
Embora a necessidade de uma liderança estratégica eficaz nunca tenha sido tão grande, pode ser difícil encontrá-la.
Nessa busca, é importante observar características fundamentais, como:
Visão clara
A liderança estratégica não pode acontecer sem uma visão. A visão é o que inspira e motiva as pessoas à ação.
Ela define o tom para quaisquer planos e estratégias. Com isso em mente, um líder deve obter essa visão antes de assumir o comando e liderar outras pessoas.
Sem um destino claro em mente, como eles poderiam levar alguém a algum lugar?
Mas um líder estratégico é mais do que uma pessoa com uma visão. Ele precisa lançar essa visão para as pessoas ao seu redor.
Os líderes estratégicos mais eficazes podem fazer com que os outros compartilhem sua visão e trabalhem ativamente para torná-la realidade.
Para obter essa visão, primeiro você precisa visualizá-la. Passar de 15 a 30 minutos todos os dias fazendo práticas de visualização ajudará a expandir sua visão e ver o destino em sua mente.
Você pode então fazer engenharia reversa, observando quais etapas precisa realizar para alcançá-la.
Essas metas menores são o que você pode medir para avaliar o quanto está progredindo. Elas também o ajudam a fazer planos firmes que você pode compartilhar com outras pessoas.
Os melhores estrategistas são visualistas. Depois de ver no que está trabalhando, você pode delinear, criar metas corretas e motivar as pessoas a se envolverem.
Como disse Dwight Eisenhower: “Liderança é a arte de conseguir que outra pessoa faça algo que você quer, porque ela quer fazer”.
Compartilhar seu entusiasmo pela visão fará com que os outros também sintam o mesmo.
Capacidade de equilibrar visão e execução
Líderes estratégicos eficazes possuem uma forte capacidade de conceituar objetivos de longo alcance, ao mesmo tempo em que são capazes de tomar as ações necessárias para executar metas de curto e longo prazo.
Como visionários altamente focados, eles mantêm uma perspectiva clara do que o amanhã pode trazer e são capazes de comunicar suas visões de forma eficaz para incentivar a ação.
Aprendizado contínuo
Os líderes estratégicos também passam a vida buscando e adquirindo sabedoria. Eles têm um desejo insaciável pela verdade e seguem princípios sólidos onde quer que os levem.
A sabedoria é uma combinação de conhecimento, aplicação do conhecimento e verdade. Eles testam constantemente o que funciona e o que não funciona.
Os líderes que têm sabedoria também desejam compartilhá-la com os outros em todas as oportunidades para que possam se beneficiar dela.
Líderes estratégicos exibem um forte senso de curiosidade, uma sede insaciável de aprender mais sobre seu setor, seu cenário competitivo e suas próprias operações comerciais.
Essa curiosidade aumenta sua capacidade de antecipar tendências, mudanças e disrupções porque estão muito atentos às mudanças sutis do mercado.
Isso é extremamente útil durante os processos de desenvolvimento e planejamento da visão.
Sua curiosidade funciona como uma espécie de intuição e os ajuda a antecipar proativamente possíveis desafios.
Isso significa que são questionadores e tentam entender o “porquê” por trás de qualquer mudança que ocorra, seja ela interna ou externa.
Mentalidade colaborativa
Embora confiantes em seu próprio conhecimento, os líderes estratégicos eficazes também percebem o valor que as novas ideias de seus colegas de trabalho ou equipe podem trazer.
Eles se preocupam em integrar essas novas ideias em sua visão para o negócio.
Ao incorporar múltiplas perspectivas de maneiras únicas, os líderes estratégicos ajudam a promover uma cultura de negócios que valoriza o livre fluxo de informações e, por sua vez, é mais capaz de se adaptar às mudanças.
A liderança estratégica é transparente e baseada em dados
Com a quantidade crescente de dados acessíveis, a chave é encontrar as melhores maneiras de usar esses dados.
A liderança estratégica eficaz envolve a compreensão do valor do uso da informação durante o processo de tomada de decisão e durante o desenvolvimento de estratégias organizacionais e departamentais.
Os líderes usam dados para apoiar suas decisões, mantendo uma cultura da empresa que valoriza a transparência e os objetivos orientados por dados.
Em uma organização com uma cultura orientada por dados, a transparência garante a realização contínua de novas fontes de valor comercial.
Os líderes estratégicos também estão trabalhando consistentemente para encontrar novas maneiras de usar as informações para manter uma posição competitiva no mercado.
Ter líderes estratégicos dentro de sua organização é fundamental para ter sucesso no mundo dos negócios.
Sem indivíduos para inspirar ações, antecipar desafios, buscar feedback organizacional e avaliar dados, as organizações ficam às cegas, apenas esperando que estejam indo na direção certa.
Cultivar a inovação
Os líderes estratégicos devem ter a coragem e a mentalidade para desafiar o status quo por meio da inovação.
Ao fazer isso, eles também podem incutir um espírito de inovação em suas organizações.
A inovação pode acontecer de várias maneiras. Você pode optar por fazer iterações em produtos ou serviços existentes.
A inovação também pode acontecer ao explorar novas ideias e mercados como parte de uma estratégia de oceano azul.
Essa estratégia de inovação cria um espaço totalmente novo onde apenas o inovador reside. Pense em empresas como a Uber, que pegou a ideia de um serviço de táxi e o abriu para todos com um veículo e um smartphone.
A liderança estratégica resulta nesse tipo de sucesso, pois a inovação reina suprema.
Tomar medidas decisivas
Uma vez que um líder tenha sabedoria, ele pode tomar decisões importantes com confiança. Isso pode acontecer mesmo que um líder não tenha todas as informações que deseja.
Os líderes estratégicos examinam todas as opções, entendem os prós e os contras e abordam cada possibilidade com uma mentalidade imparcial.
Quando o momento chega, os líderes devem agir. Eles podem fazê-lo com segurança se agirem de acordo com seus princípios e valores.
Durante a tomada de decisão, um líder considera o impacto que suas decisões terão a curto e longo prazo.
Eles envolvem outras pessoas no processo, pois também desejam feedback e opiniões.
Quando tomam uma decisão, os líderes estratégicos nunca sentem que precisam se contentar com algo insatisfatório. Eles avançam direto, totalmente comprometidos com o que decidem.
Possuem foco na cultura
Outra qualidade dos líderes estratégicos é que eles têm um foco inabalável na cultura. Possuem uma compreensão clara do valor de uma cultura forte em uma organização.
Essa cultura forte tem um efeito mais benéfico sobre os trabalhadores do que microgerenciá-los.
Os líderes estratégicos investem em sua cultura porque sabem que, a longo prazo, a cultura certa terá um impacto mais positivo no resultado final do que qualquer outra coisa.
Culturas que prosperam têm apoio de lideranças, defensores em toda a organização e pessoas que acreditam no que está tentando ser realizado.
Refinam estratégias
Ao observar o progresso, os líderes estratégicos acreditam que eles e suas equipes podem fazer melhor.
Eles estão constantemente procurando maneiras de refinar o trabalho que é feito.
Eles podem fazer isso analisando os dados atuais, verificando com os colegas de trabalho e medindo o quão longe eles estão de atingir as metas.
Os líderes estratégicos sabem que nenhum método é perfeito e sempre há melhorias a serem realizadas.
Talvez um membro da equipe tenha um desempenho melhor com mais recursos e suporte, ou talvez um colega de trabalho prefira uma abordagem mais direta.
Os líderes analisam as estratégias atuais e tentam refiná-las o máximo possível para que nenhum tempo ou esforço seja desperdiçado.
O que a liderança estratégica não é
Muitas pessoas podem confundir o que implica liderança estratégica, levando à frustração e insatisfação em toda a organização.
Por isso, é essencial compreender o que não é a liderança estratégica.
Primeiro, o microgerenciamento não é algo que um líder estratégico faz.
Embora alguns gerentes possam manter uma lista de tarefas que seus funcionários precisam realizar, ela não leva em conta a visão e os objetivos ambiciosos.
Os microgestores insistem que todos fazem X, Y e Z e podem repreender aqueles que não cumprem esse padrão.
Por outro lado, os líderes estratégicos lançam sua visão para seus colegas de trabalho.
Não há necessidade ou tempo para eles microgerenciarem e garantir que todos permaneçam na tarefa, porque todos acreditam nessa visão e trabalham para alcançá-la.
Além disso, os líderes estratégicos não são reacionários. Eles não gastam seu tempo apagando incêndios.
A liderança estratégica antecipa problemas e vê o quadro maior. Alguém que apenas reage nunca poderá inovar ou liderar.
Os líderes estratégicos devem evitar o modelo reacionário e se concentrar mais em ser um revolucionário.
Exemplos de liderança estratégica
Steve Jobs
Chamar Steve Jobs de visionário é pouco.
As maneiras pelas quais sua estratégia de liderança inovou e mudou o mundo são difíceis de medir.
Desde a introdução do computador pessoal ao smartphone, Jobs e a Apple estão na vanguarda há gerações.
Talvez não haja melhor exemplo do pensamento inovador de Jobs do que o iTunes.
Antes do surgimento do iTunes, os consumidores tinham apenas duas opções: comprar CDs superfaturados por apenas algumas músicas que desejavam ou pirateá-los.
Na época, os piratas estavam ganhando. Por meio do iTunes, Jobs criou algo novo e melhor, satisfazendo os consumidores e salvando a indústria da música.
Napoleão Bonaparte
Para o bem ou para o mal, Napoleão Bonaparte colocou suas estratégias de liderança em uso ao conquistar grande parte da Europa.
Ele foi o primeiro grande líder mundial a introduzir o conceito de “guerra total” na era pós-pólvora.
Napoleão criou suas estratégias a partir do estudo intenso de líderes militares do passado, como Alexandre, o Grande, César e Aníbal.
Ele também era um planejador meticuloso, tendo um conhecimento firme até mesmo dos menores detalhes antes de lançar uma campanha militar.
Grande parte de sua estratégia consistia em distrações levando a ataques de flanco devastadores que dividiam seus oponentes.
Ele obteve um tremendo sucesso no campo de batalha, até que as nações opostas começaram a usar suas próprias táticas contra ele.
Sara Blakley
Sara é a fundadora da Spanx, uma empresa de roupas íntimas modeladoras que é a preferida de celebridades como Oprah Winfrey, Gwenetty Paltrow e Madonna.
Como muitos empreendedores, Sara Blakley começou com quase nada, mas expandiu seus negócios a ponto de se tornar bilionária.
Durante sua jornada, ela manteve uma visão clara de transformar a indústria de roupas íntimas femininas, apesar dos inúmeros desafios e erros ao longo do caminho.
Ela acreditava em seu produto inovador e sabia quem era seu público.
Blakley também se mantém fiel a uma missão ambiciosa, que em suas próprias palavras é “ajudar as mulheres a se sentirem bem consigo mesmas e com seu potencial”.
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