O que é a Liderança Facilitadora? Método em alta!

Existem muitos estilos de liderança que os gestores utilizam no local de trabalho e, embora alguns estilos possam apoiar um ambiente de trabalho autônomo, outros podem encorajar a colaboração e apoiar um ambiente mais estruturado.

Se você trabalha em uma posição de liderança, aprender mais sobre o estilo de liderança facilitadora pode ajudá-lo a gerenciar funcionários com mais facilidade e aumentar a inclusão no local de trabalho.

Neste artigo, explicamos o que é liderança facilitadora, descrevemos as principais características de um líder facilitador, e apresentamos alguns benefícios ao implementar este modelo na sua empresa.

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O que é liderança facilitadora?

Liderança facilitadora é um estilo de liderança e gestão que busca alinhar as contribuições e ideias de cada membro da equipe para capacitar as equipes a alcançar objetivos comuns com mais facilidade.

Este estilo visa implementar processos mais inclusivos para apoiar a contribuição de cada colaborador e pode ajudar a minimizar potenciais conflitos que geralmente resultam de opiniões ou ideias divergentes.

Os líderes facilitadores ajudam os funcionários a se sentirem mais confortáveis ​​em contribuir com seus conhecimentos e ideias.

Ao contrário de outras formas de liderança, a liderança facilitadora tenta envolver todos os membros da equipa em cada etapa do processo de tomada de decisão.

O líder facilitador normalmente ouve os funcionários que gerencia, antes de decidir tomar uma decisão que afete todo o grupo.

Este modelo costuma ser benéfico para organizações descentralizadas, onde os gerentes costumam pedir a opinião dos funcionários ao tomar uma decisão.

Características dos líderes facilitadores

Os líderes facilitadores têm uma série de características que os ajudam a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Algumas dessas características incluem:

Atenção

Bons líderes facilitadores normalmente ouvem atentamente os membros da sua equipe e usam suas contribuições para ajudar a informar suas decisões.

Frequentemente, eles estão dispostos a se reunir com cada funcionário individualmente para discutir suas preocupações e fazer um esforço para garantir alta atenção aos detalhes no local de trabalho.

Comunicação

Os líderes facilitadores também entendem como compartilhar informações com os funcionários de forma clara, tanto verbalmente quanto por escrito.

Eles usam suas habilidades de comunicação para moderar discussões e estão dispostos a adaptar seu estilo de comunicação a diferentes situações.

Criatividade

Um líder facilitador muitas vezes é capaz de demonstrar criatividade e promover a inovação nos membros de sua equipe.

Eles são capazes de desenvolver soluções exclusivas para problemas complexos e fornecer clareza aos funcionários, mesmo quando a situação é incerta.

Inteligência emocional

Esses líderes são capazes de manter a calma em situações desafiadoras, compreendendo suas próprias emoções e respostas.

Eles também são capazes de reconhecer e influenciar as emoções dos outros para evitar conflitos e garantir que as equipes permaneçam produtivas.

Transparência

Bons líderes facilitadores são honestos com os membros de sua equipe e praticam a transparência ao desenvolver expectativas para si e para os outros.

Isso os ajuda a direcionar e gerenciar pessoas e recursos de forma eficaz, melhorando o envolvimento e o desempenho dos funcionários.

Justiça

Os líderes facilitadores muitas vezes fazem um esforço para ouvir as ideias e sugestões de todos os membros da equipa e podem implementar processos para garantir que exercem a liderança de forma igualitária.

Isso os ajuda a criar um ambiente de trabalho mais positivo e reduzir o ressentimento.

Determinação

Embora o estilo de liderança facilitador muitas vezes permita que os funcionários e os seus gestores tomem decisões em conjunto, existem algumas situações que exigem que os líderes facilitadores tomem decisões em nome das suas equipas.

Ser decisivo pode ajudá-los a lidar bem com as situações e a tomar decisões mais eficazes e mutuamente benéficas.

Incentivo

Os líderes facilitadores normalmente dão muito apoio e estão dispostos a ajudar os funcionários quando eles precisam, fornecendo-lhes recursos e ferramentas valiosas.

Também frequentemente fazem um esforço para tranquilizar os funcionários e podem até oferecer-lhes feedback prático para ajudá-los a melhorar suas funções.

Observação

Bons líderes facilitadores tendem a ser altamente observadores e usam as informações que coletam para basear suas ações.

A sua capacidade de observar os outros permite-lhes avaliar as situações com precisão e ajuda-os a identificar os pontos fortes dos funcionários.

Organização

Ser organizado ajuda os líderes facilitadores a priorizar melhor seu tempo e garantir que todos em sua equipe tenham o melhor desempenho.

Bons líderes facilitadores muitas vezes planejam sua agenda todos os dias para que possam gerenciar suas tarefas e reuniões com mais facilidade.

Dicas para praticar liderança facilitadora

Se você deseja se tornar um líder mais facilitador no local de trabalho, aqui estão algumas dicas para considerar:

Incentive a participação ativa

A liderança facilitadora requer apoiar novas ideias e capacitar os funcionários para serem mais criativos enquanto trabalham em um projeto ou tarefa.

Faça um esforço para incentivar a participação ativa e deixe os funcionários saberem que você valoriza a opinião deles no local de trabalho.

Por exemplo, se você lidera uma equipe de vendedores e deseja criar um novo processo para rastrear leads, em vez de criar a ideia sozinho, incentive sua equipe a contribuir com suas próprias ideias e peça sua opinião antes de implementar o novo processo.

Oferecer aos funcionários a oportunidade de participar do processo de tomada de decisão e planejamento pode ajudá-lo a garantir que o projeto ou processo atenda as suas necessidades.

Também pode aumentar a probabilidade de sucesso a longo prazo.

Quando os membros da equipe sentem que os líderes valorizam sua contribuição, é mais provável que permaneçam leais à empresa e trabalhem para manter um alto nível de desempenho.

Inspire sua equipe

A liderança facilitadora requer capacitar os funcionários para concluir as tarefas exigidas de uma forma que apoie a produtividade a longo prazo e agregue valor à organização.

Ajude cada membro da equipe a se sentir valorizado e reconheça funcionários de alto desempenho.

Antes de implementar uma nova política ou processo, explique sua intenção e peça a opinião de seus funcionários. Você pode, então, explicar seus objetivos de longo prazo e incentivá-los a desenvolver os seus próprios.

Além disso, considere seus valores pessoais e aplique-os ao seu trabalho.

Por exemplo, se você valoriza a comunicação, estabeleça um canal de comunicação aberto para permitir que os membros da equipe abordem suas preocupações e forneçam feedback.

Se você valoriza a honestidade, seja honesto sobre seus erros para incentivar sua equipe a admitir os seus próprios erros e aumentar a confiança.

Construa relacionamentos

Melhore a qualidade do seu relacionamento com os membros da sua equipe, apoiando-os em seu trabalho e fornecendo-lhes feedback e orientação de qualidade.

Quando você tem um bom relacionamento com sua equipe, pode ser mais fácil oferecer feedback construtivo para ajudá-los a melhorar.

Ao avaliar os funcionários, ofereça reforço positivo e considere agendar reuniões mais informais para permitir que eles discutam suas preocupações e expectativas com você.

Resolva conflitos

Pode surgir conflito quando um funcionário discorda de outro sobre o método mais produtivo para concluir um projeto.

Para reduzir o nível de conflito no local de trabalho, pode ser útil desenvolver uma estratégia de gestão de conflitos para esclarecer a questão, permitir às partes opostas a oportunidade de discuti-la e desenvolver uma solução que beneficie ambas.

Incentive os funcionários envolvidos em um conflito a abordarem suas preocupações com respeito e considere pesquisar técnicas de mediação para ajudá-los a resolver conflitos mais rapidamente.

Para evitar conflitos futuros, esforce-se na criação de um ambiente de trabalho colaborativo, reconhecendo e recompensando toda a equipe.

Permaneça flexível

Embora seus processos de gerenciamento de equipe possam diferir dependendo da empresa onde você trabalha, é importante permanecer flexível para se adaptar mais facilmente às novas circunstâncias e continuar a facilitar um ambiente de trabalho produtivo.

Considere ajustar suas técnicas de liderança à medida que as situações mudam e revisar seus planos quando necessário.

Por exemplo, se você souber que um cliente alterou os requisitos do pedido, poderá decidir reunir-se com sua equipe mais cedo do que o programado anteriormente para discutir as alterações.

A flexibilidade e a adaptabilidade podem facilitar o desenvolvimento de soluções mais criativas para os problemas e a gestão das mudanças.

Benefícios da liderança facilitadora

A liderança facilitadora pode ajudar os funcionários em todos os níveis de uma organização, ao mesmo tempo que permite aos gerentes considerarem mais detalhadamente a contribuição de cada funcionário.

Aqui estão alguns benefícios adicionais que facilitam a liderança no local de trabalho:

Apoia a autonomia

A liderança facilitadora pode ajudá-lo a proporcionar mais autonomia aos funcionários e, ao mesmo tempo, monitorar seu desempenho.

Isso permite capacitá-los para que concluam tarefas por conta própria, permitindo que se tornem mais autoconscientes.

Educa os funcionários

A liderança facilitadora visa incluir funcionários de todos os níveis da organização no processo de tomada de decisão.

Ao incluí-los neste processo, eles podem tornar-se mais conscientes dos objetivos e desafios de longo prazo da empresa e mais dispostos a fornecer a sua opinião em reuniões futuras.

Aumenta o compromisso

Ao capacitar os funcionários para tomarem as suas próprias decisões e criar um ambiente de trabalho inclusivo, a liderança facilitadora pode ajudar a aumentar o respeito no local de trabalho.

Os funcionários que se sentem respeitados e valorizados têm menos probabilidade de procurar novas oportunidades em outros lugares.

Melhora o alinhamento

Quando os funcionários compreendem os objetivos mais amplos de uma organização e o seu papel na consecução desses objetivos, é mais provável que trabalhem para melhorar as suas competências e promover o seu próprio desenvolvimento profissional.

A liderança facilitadora também incentiva as equipes a se envolverem mais e a compartilharem ideias sobre como melhorar os processos organizacionais com mais frequência.

Apoia a inovação

A liderança facilitadora ajuda a encorajar o pensamento criativo e a resolução de problemas.

Ao proporcionar às equipas um elevado grau de autonomia, permite que elas desenvolvam soluções únicas e inovadoras mais rapidamente, sem se sentirem microgerenciadas pelas lideranças.

Como incentivar a participação em reuniões

Organizar reuniões com os membros da equipe pode ser uma forma eficaz de discutir estratégias para próximos projetos, soluções para determinados obstáculos e anúncios sobre a empresa.

É mais provável que você tenha uma reunião bem-sucedida se conseguir envolver os funcionários.

Se você é gerente ou líder de equipe, aprender como motivar os funcionários a interagir e se comunicar uns com os outros pode garantir a condução de uma reunião produtiva e eficiente.

Benefícios de incentivar a participação durante as reuniões

Abaixo estão alguns dos principais benefícios de promover um ambiente participativo durante as reuniões de equipe:

Ideias mais criativas: quando todos os funcionários contribuem para as discussões da equipe, isso pode levar você a soluções mais inovadoras e exclusivas.

Maior satisfação dos funcionários: os funcionários podem se sentir mais confortáveis ​​e confiantes para expressar suas opiniões, pensamentos e ideias, o que aumenta a satisfação no trabalho.

Projetos de maior qualidade: quando você tem reuniões mais eficazes, muitas vezes isso ajuda a agilizar projetos, progredir e aumentar a qualidade do resultado final.

Mais feedback: a participação ativa também facilita o feedback entre a gestão e os funcionários, incentivando-os a compartilhar suas respostas a atualizações, políticas e anúncios importantes da equipe.

Siga estas dicas para incentivar a participação e a colaboração ao conduzir reuniões:

Construa e distribua uma agenda

Antes de cada reunião, elabore uma agenda e envie-a aos participantes com pelo menos alguns dias de antecedência.

A agenda da reunião oferece uma programação de tópicos que você planeja abordar. A revisão da agenda ajuda os funcionários a saber o que esperar da próxima sessão.

Eles podem preparar ideias para determinados tópicos de discussão ou desenvolver estratégias para superar desafios sobre os quais você possa falar na reunião.

A agenda também pode mantê-lo no caminho certo ao passar de um tópico para outro.

Você pode revisá-lo regularmente para garantir que está discutindo os assuntos corretos dentro dos horários designados.

Caso não tenha mais tempo para discutir determinados itens da pauta, você pode agendar outra reunião para conversar mais sobre o assunto ou adiar para a próxima.

Organize reuniões recorrentes

Ao agendar sua reunião e construir sua agenda, tente encontrar uma data e horário semanal que permita o comparecimento de todos.

Realizar sessões recorrentes todas as semanas pode fazer com que a equipe se sinta mais confortável em discutir entre si.

Isto leva a conversas mais produtivas, onde todos os membros da equipe desenvolvem regularmente soluções e estratégias inovadoras para quaisquer desafios.

Essas reuniões recorrentes podem criar uma atmosfera mais relaxante e colaborativa, onde os funcionários se sentem confiantes para trabalhar em projetos e expressar suas opiniões uns com os outros.

Ter reuniões contínuas também dá aos funcionários uma rotina definida a seguir e aumenta as chances de vocês sempre se reunirem para concluir itens de trabalho essenciais.

Ao agendar essas reuniões, analise atentamente o calendário de cada participante e encontre um horário que funcione bem para eles.

Você também pode enviar uma mensagem ou pesquisa perguntando qual dia e horário melhor se adaptam as suas programações individuais.

Comece com quebra-gelos ou exercícios

Considere iniciar a reunião com quebra-gelos ou exercícios para energizar os funcionários.

Isso pode tornar a reunião mais envolvente e motivar os funcionários a permanecerem envolvidos durante toda a sessão.

Começar com atividades ou quebra-gelos dá aos funcionários a oportunidade de se conhecerem melhor e aproximá-los como grupo.

Se você estiver se reunindo no início da manhã ou à tarde, quando os funcionários podem  se sentir cansados, tente realizar exercícios ou atividades que os despertem e desafiem seus cérebros.

Começar a reunião com atividades envolventes pode melhorar os níveis de criatividade e incentivá-los a contribuir com ideias inovadoras mais tarde durante a sessão.

Peça a outros funcionários para apresentarem

Você pode designar indivíduos ou pequenos grupos para liderar ou fazer uma apresentação na reunião.

Os funcionários podem liderar a reunião, fornecer atualizações sobre determinados projetos ou preparar apresentações que envolvam os demais membros da equipe.

Envolver outras pessoas garante que todos permaneçam sempre cientes do que está acontecendo na reunião.

É também uma forma eficaz de tornar a sessão sempre diferente para captar e manter a atenção de todos.

Tente manter uma atmosfera positiva onde os funcionários encorajem uns aos outros e permaneçam respeitosos durante essas apresentações.

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