Obter o melhor de sua equipe requer o uso de uma variedade de estilos de gerenciamento. O estilo certo pode ajudar a construir confiança, gerar resultados e motivar os membros da equipe para a ação.
Dito isso, o melhor estilo de liderança depende de quais são seus objetivos e do seu próprio estilo.
Se você deseja trabalhar para o bem maior ou inspirar seus funcionários a causar impacto, a liderança servidora pode ser a certa para você.
Neste artigo, vamos definir a liderança servidora, discutir seus princípios e analisar os prós e contras do modelo.
Também abordaremos alguns exemplos de como esse tipo de liderança pode ser usado para motivar e inspirar efetivamente sua equipe e se encaixar no treinamento geral de liderança.
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O que é liderança servidora?
O pesquisador Robert K. Greenleaf utilizou pela primeira vez o termo "líder servidor" em 1970, no ensaio “The Servant as Leader ”.
Basicamente, o estilo de liderança servidora baseava-se na ideia de que os líderes priorizam servir ao bem maior.
Líderes com esse estilo servem primeiro à equipe e à organização. Eles não priorizam seus próprios objetivos.
A liderança servidora busca alcançar uma visão, fornecendo forte apoio aos funcionários.
Por sua vez, isso permite que os colaboradores aprendam e cresçam enquanto trazem seus próprios conhecimentos e visão para a mesa.
Isso depende da construção de influência e autoridade, em vez de usar controle e táticas de liderança tóxicas.
Na liderança servidora, os funcionários são empoderados. Mas o líder não desaparece simplesmente.
O líder servidor concentra-se em:
- Definir a visão estratégica para a empresa e comunicá-la ao nível da equipe;
- Incentivar a propriedade e estender a confiança apoiada à equipe;
- Garantir que a equipe tenha os recursos, orçamento, habilidades e atenção necessários para causar impacto;
- Fornecer uma estrutura dentro da qual sua equipe possa florescer, em vez de prescrever direções específicas para cada uma de suas funções;
- Capacitar de baixo para cima, o que significa desenvolver a autoconfiança, as habilidades de tomada de decisão e as habilidades de colaboração dos membros de sua equipe
10 princípios da liderança servidora
O criador desse estilo de liderança estabeleceu 10 princípios como fundamentos:
Ouvir : é importante ouvir os membros da equipe sem interromper.
Empatia: é importante conhecer sua equipe para que você possa usar uma liderança empática e ajudá-la a crescer.
Cura: os membros de sua equipe podem ter traumas de experiências de trabalho tóxicas anteriores. Ajude-os a criar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, dando-lhes espaço para a cura.
Autoconsciência: Um líder servidor também deve reconhecer suas próprias forças e fraquezas. Isso faz com que entendam como se encaixam na equipe.
Persuasão: os líderes servidores podem usar persuasão e influência em vez de apenas poder, para fazer com que os membros da equipe estejam em sintonia.
Conceitualização: os líderes servidores precisam ser capazes de usar o pensamento geral. Com isso, eles podem conceituar planos para sua equipe e sua organização.
Previsão: é importante usar o que você e sua equipe aprendem para melhorar no futuro.
Administração: lidere pelo exemplo para que sua equipe possa fazer o que você faz, não apenas fazer o que você diz.
Compromisso com o crescimento das pessoas: você precisa alocar tempo e recursos para ajudar pessoas e equipes a crescer.
Ferramentas como treinamento organizacional, programas de desenvolvimento e coaching de crescimento e transformação podem ajudar.
Construir comunidade: a liderança servidora requer a construção de relacionamentos entre colegas de trabalho.
Como resultado, os membros da equipe aprendem a confiar uns nos outros e se tornam mais produtivos.
7 características da liderança servidora
A liderança servidora trata de capacitar sua equipe e ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo.
- Trabalho em equipe: a equipe precisa vir em primeiro lugar;
- Satisfação dos funcionários: a satisfação e a cooperação dos funcionários são um ciclo constante;
- Adaptabilidade: a liderança servidora varia de ambientes de vendas com foco em receita a organizações sem fins lucrativos que se propõem a promover o bem social;
- Motivação: os líderes servidores fornecem altos níveis de suporte aos funcionários, alimentando a motivação e o engajamento;
- Comunicação transparente: a equipe confia em um líder que pode fornecer clareza, mesmo em situações complexas e mutáveis;
- Autenticidade: os líderes servidores se preocupam genuinamente com o desenvolvimento individual e da equipe;
- Responsabilidade: a propriedade ativa o compromisso e o propósito. Os funcionários trabalham em direção às metas que estabeleceram para si mesmos e assumem a responsabilidade pelos resultados.
Liderança servidora versus liderança tradicional
A liderança servidora representa o oposto do modelo de liderança tradicional.
A liderança tradicional é definida como um modelo onde o líder é visto como o ponto central da equipe. Os funcionários basicamente apoiam os esforços do líder para atingir as metas da empresa.
Em contraste, a liderança servidora coloca as necessidades dos outros em primeiro plano.
Sob essa filosofia de liderança, quanto mais você investe em servir como um suporte para seus funcionários, mais produtiva sua equipe se torna.
Aqui estão mais três características pelas quais a liderança servidora difere da liderança tradicional:
Mais inclusivo
Um líder servidor deve promover uma cultura inclusiva em sua equipe.
Equipes inclusivas permitem que cada pessoa construa um sentimento de pertencimento. Isso lhes dá uma chance de prosperar.
Focado na equipe, mais do que no cliente
Os líderes servidores focam nas necessidades de sua equipe, mas isso não significa que os clientes não se beneficiem.
Os líderes servidores se concentram no crescimento e no bem-estar do grupo. Dessa forma, eles podem desenvolver profissionais de alto desempenho, atendendo melhor os clientes.
Maior ênfase na ética
A liderança servidora tem implicações éticas que não são tão proeminentes na liderança tradicional.
Líderes servidores que se comportam de maneira antiética podem causar problemas em sua equipe, como diminuição da motivação e do crescimento.
Como é a liderança servidora na prática?
Líderes servidores bem-sucedidos têm um desejo genuíno de servir aos funcionários. Eles também são tomadores de decisão eficazes, carismáticos e claros quando estabelecem expectativas.
Aqui estão alguns exemplos concretos de liderança servidora.
Ser um exemplo - humildade, autenticidade e confiança
A humildade deve ser a base de sua liderança. Se você agir com superioridade e poder, seus subordinados farão o que você disser por medo.
Em vez disso, suas ações e palavras devem ser um modelo crível e genuíno a ser seguido.
Mostrando porque o trabalho é essencial — consciência e propósito
No mecanismo de um relógio, cada parte é crucial. O mesmo vale para qualquer equipe. Cada funcionário é essencial para o funcionamento do grupo.
Garantir que essa mensagem chegue aos funcionários pode aumentar sua motivação. Também pode melhorar seu desempenho.
Uma maneira de fazer isso é falar explicitamente sobre o impacto posterior de seu trabalho. Você pode mostrar a eles o impacto dentro e fora da empresa.
Fale menos sobre números e métricas e mais sobre a pessoa ou pessoas que usarão e desenvolverão o que fizeram.
Sempre vincule suas realizações específicas a objetivos organizacionais mais amplos. Isso promove uma conexão mais profunda com a missão da empresa.
Mais importante ainda, reconheça o bom trabalho que eles estão fazendo. Muitos trabalhadores consideram o reconhecimento de suas realizações como o aspecto mais importante de uma função.
Incentivo à colaboração — construção e comprometimento da comunidade
Como líder servidor, você é o motor que gera um senso de comunidade e trabalho em equipe.
Aumente a colaboração incentivando o comprometimento dos funcionários uns com os outros.
Você também pode incentivá-los a delegar responsabilidades. Por fim, você pode envolver os membros da equipe nos processos de tomada de decisão.
Por exemplo, pergunte a eles o que gostariam de fazer naquele novo projeto ou como acham que podem agregar valor ao seu trabalho.
A chave aqui é ser paciente e reservar um tempo para fazer isso.
Apoiar o crescimento e desenvolvimento da equipe - visão e desenvoltura
Identificar e antecipar as necessidades dos funcionários é um aspecto importante do papel do líder servidor.
Por exemplo, ao atribuir tarefas do projeto a cada membro da equipe, certifique-se de fornecer os recursos ou a capacidade de realizá-las. Aja com uma mentalidade de serviço em primeiro lugar e você realmente os capacitará a realizar suas tarefas.
Cuidar dos membros da equipe - empatia e compaixão
Da mesma forma, o líder servidor cultivará um ambiente amigável.
Nesse ambiente, os funcionários devem se sentir confortáveis. Eles não devem se sentir ameaçados por expressar reclamações específicas ou fazer perguntas.
Neste contexto, parece especialmente importante favorecer a empatia e a compreensão.
Por exemplo, quando seu funcionário vem até você com uma reclamação sobre um colega de trabalho, você não dispensa porque está ocupado.
Você reserva um tempo para ajudá-los a lidar com o conflito e, finalmente, resolvê-lo. Você é compassivo.
Pedindo feedback - habilidades de escuta
Promover um nível de relacionamento suficiente com o colaborador que privilegie a escuta ativa e atenta.
Um líder servidor faz perguntas abertas e de acompanhamento como algo natural, não apenas quando algo está errado. Eles também são receptivos ao feedback.
Prós e contras da liderança servidora
O estilo de liderança servidora pode aumentar a motivação e a coragem de um funcionário para ser mais criativo e inovador.
Isso ocorre porque os líderes dão propriedade e algum controle aos colaboradores. Fazer isso pode:
- Fortalecer a cultura corporativa;
- Diminuir a rotatividade voluntária;
- Atrair mais engajamento e comprometimento dos funcionários.
Por outro lado, acertar leva tempo, energia e habilidade.
Conhecer realmente as pessoas, suas motivações e áreas de crescimento é um processo.
Também leva tempo para traduzir uma visão em objetivos e prioridades claros e comunicar essa visão para a equipe. Os resultados não acontecem da noite para o dia.
As lideranças exercem um papel fundamental nesse processo, mas é necessário encontrar o estilo certo, pois cada organização possui características específicas.
Conheça alguns prós e contras da liderança servidora.
Prós da liderança servidora
- As características do sucesso são bem definidas;
- Constrói relações mais profundas e baseadas na confiança;
- Encoraja maior propriedade e responsabilidade;
- Incentiva a inovação, a curiosidade e a criatividade;
- Desenvolve uma cultura focada nas pessoas;
- Oferece um impacto positivo significativo no desempenho da empresa;
- Um método forte para garantir que as decisões sejam tomadas no melhor interesse da empresa;
- Ao atender os funcionários de uma empresa, está atendendo ao cliente;
- Um alto nível de crescimento interno da equipe;
- Desenvolve futuros líderes;
- Aumenta o moral entre as equipes;
- Os líderes conquistam o respeito dos membros da equipe;
- Os funcionários se sentem mais valorizados e apreciados no local de trabalho.
Contras da liderança servidora
- O conceito pode ser difícil de comunicar;
- Requer um alto nível de autenticidade que pode ser difícil de alcançar;
- Retreinar os líderes existentes como líderes servidores pode ser demorado;
- Alguns podem perceber os líderes servidores como fracos ou ineficazes;
- A autoridade formal do líder pode ser diminuída;
- Espera-se que os membros da equipe tomem uma decisão, mas eles podem não ter um forte entendimento do quadro geral;
- Diferentes estilos de pensamento nas equipes podem causar confusão;
- Os funcionários podem não ter a confiança necessária para assumir o comando e impulsionar os negócios;
- A velocidade inicial da tomada de decisão é mais lenta devido ao alto envolvimento da equipe;
- Potencial de desalinhamento entre a equipe;
Como se tornar um líder servidor
A liderança servidora é um estilo de liderança transformacional, mas requer alguma prática.
Aqui é onde você pode concentrar seus esforços para incorporar as características de liderança servidora.
Desenvolva fortes habilidades de comunicação
A teoria da liderança servidora é construída para tirar o máximo proveito de sua equipe.
Para fazer isso, você precisará ser capaz de comunicar claramente os objetivos e missões organizacionais.
Dessa forma você estará preparando sua equipe para tomar decisões mais eficientes.
Trabalhar em habilidades de comunicação, como concisão, linguagem corporal e clareza, ajudará você a conseguir isso.
Melhore suas habilidades de escuta
Comunicação não é tudo sobre o que você diz, no entanto.
Esse estilo de gerenciamento tem tudo a ver com ouvir os pontos de vista dos membros de sua equipe.
Pratique suas habilidades de escuta ativa para realmente entender seu processo de tomada de decisão.
Desenvolva empatia
A empatia é crucial em um papel de liderança. E é especialmente importante para a liderança servidora.
Empatia significa ser capaz de se colocar no lugar do outro. Ela permite que você veja as coisas de outra perspectiva.
Esta é uma habilidade vital para praticar se você deseja se tornar um líder servidor.
Trabalhe sua autoconsciência
Líderes servidores podem ser simpaticos e ótimos em comunicar suas ideias. Mas é importante que eles também tenham plena consciência de suas próprias limitações.
Desenvolver sua autoconsciência significa perceber como você age e o que diz e o impacto que isso tem sobre as pessoas ao seu redor.
Parte disso também é reconhecer onde suas ações não se alinham com sua visão ideal de si mesmo e determinar um caminho claro para corrigir isso.
Aprenda a usar sua influência para o bem
A persuasão faz parte de ser um bom líder. Significa ser capaz de convencer os outros de que seu pensamento é o caminho certo.
Essa habilidade pode ser vista como um estilo de liderança ligeiramente diferente da liderança servidora. Mas há um lugar para persuasão como um líder servidor.
Por exemplo, se sua equipe está dividida em um assunto, você pode precisar usar suas habilidades de persuasão e influência para chegar a uma decisão unânime.
Comece a colocar os outros em primeiro lugar
Um líder autocrático é aquele que cuida principalmente de si mesmo. Isso é o oposto do modelo de liderança servidora.
Para ser um líder eficaz, é importante desenvolver sua abnegação. Isso significa que você cuida dos objetivos e do bem-estar dos outros, antes de pensar em seus próprios objetivos.
Há uma linha a respeitar. Você ainda precisa cuidar do seu próprio bem-estar. Mas o ponto é despriorizar sua própria agenda.
Isso irá melhorar o engajamento dos funcionários, que é um fator conhecido por aumentar o desempenho em até 73%.
Aprenda a desenvolver os outros
Outros estilos de liderança têm abordagens diferentes para o desenvolvimento de funcionários.
Normalmente, o objetivo é melhorar a eficiência e a produtividade dos funcionários. Isso é verdade para liderança democrática ou liderança autocrática.
Eficiência e produtividade ainda são importantes sob o modelo de liderança servidora.
Mas é igualmente crucial treinar cada membro da equipe para que eles possam se desenvolver melhor:
- Habilidades de tomada de decisão;
- Habilidades de comunicação;
- Pensamento geral.
Desenvolver seus subordinados diretos de forma mais holística irá melhorar as capacidades da equipe. Também pode aumentar o engajamento dos funcionários.
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