O Que São People Skills e Como Desenvolvê-las

As people skills ou habilidades pessoais, são necessárias para os profissionais de todos os setores.

Ter essas habilidades desenvolvidas pode diferenciá-lo da concorrência ao procurar um novo emprego.

Existem várias people skills importantes que os empregadores procuram em candidatos em potencial, sendo as mais comuns o pensamento crítico e as habilidades interpessoais.

Aqui, exploramos o que são people skills e várias das principais habilidades pessoais que estão em demanda no momento.

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O que são people skills

As habilidades pessoais são consideradas soft skills, ou habilidades que são intangíveis, mas que melhoram sua vida profissional, aumentando sua capacidade de se expressar e interagir efetivamente com os outros.

Elas formam um conjunto de aptidões que você pode usar para antecipar o comportamento das pessoas, se comunicar de forma persuasiva e se sentir confortável em situações sociais.

Algumas das people skills mais relevantes, são:

  • Habilidades interpessoais;
  • Trabalho em grupo;
  • Construção de relacionamento;
  • Pensamento crítico, entre outras.

Quase todos os empregos exigem que os profissionais tenham boas habilidades pessoais, embora algumas delas sejam específicas, variando de cargo para cargo.

Os empregadores procuram funcionários em potencial que possuam diversas people skills, porque geralmente estão mais preparados para lidar com várias situações e contribuir para um melhor resultado nas organizações.

Indivíduos com fortes habilidades pessoais são apaixonados por seu trabalho e motivados para cumprir suas obrigações.

Além disso, são dispostos a ajudar os outros no local de trabalho e têm maior probabilidade de serem bem-sucedidos no desempenho de suas funções, em relação aqueles que não desenvolveram essas habilidades.

Habilidades pessoais x habilidades profissionais

As habilidades pessoais, ou soft skills, são aquelas que não podem ser facilmente quantificadas ou comprovadas.

Por exemplo, sua capacidade de se comunicar efetivamente com outras pessoas é considerada uma habilidade pessoal, mas não é algo que possa ser medido pelos empregadores.

Por isso, colocar na prática suas people skills é a melhor maneira de mostrar aos empregadores que você possui essas habilidades.

Você também pode usar exemplos específicos de vezes em que empregou anteriormente uma habilidade interpessoal no trabalho, ao ser entrevistado para um novo cargo para demonstrar uma people skill específica.

As habilidades profissionais, ou hard skills, por outro lado, são habilidades mensuráveis ​​que podem ser facilmente comprovadas.

As hard skills devem ser aprendidas e são mais frequentemente obtidas através da educação formal, materiais de treinamento, certificações e treinamento no trabalho.

Exemplos de habilidades profissionais incluem velocidade de digitação, programação de computador, edição de texto, entre outras.

Principais people skills valorizadas pelos empregadores

Existem várias habilidades pessoais que os empregadores procuram ativamente ao contratar novos funcionários.

Muitas delas podem ser divididas em diferentes categorias e as mais populares incluem:

Habilidades interpessoais

Essas habilidades permitem que você se comunique e interaja com outras pessoas de maneira produtiva e bem-sucedida.

Elas são necessárias em várias profissões, como em cargos administrativos, funções de atendimento ao cliente e funções gerenciais.

As principais habilidades interpessoais que os empregadores procuram, incluem:

Habilidades de trabalho em grupo

  • Motivação;
  • Empatia;
  • Paciência;
  • Flexibilidade;
  • Respeito;
  • Colaboração;
  • Atenção;
  • Consideração.

 Habilidades de construção de relacionamento

  • Habilidades sociáveis

Habilidades de pensamento crítico

São uma categoria importante e se referem à capacidade de uma pessoa de tomar decisões informadas e resolver problemas, por meio da criatividade e da análise.

Posições que muitas vezes exigem esse tipo de people skills incluem contadores, advogados, cientistas, pesquisadores e professores.

Habilidades comuns de pensamento crítico incluem:

  • Curiosidade;
  • Solução de problemas;
  • Habilidades de pesquisa;
  • Pensamento lógico;
  • Raciocínio dedutivo;
  • Habilidades de observação;
  • Habilidades para resolver problemas;
  • Habilidades de análise;
  • Habilidades de interpretação;
  • Habilidades de tomada de decisão;
  • Mente aberta.

Habilidades de motivação intrínseca

Estar intrinsecamente motivado é uma habilidade altamente atraente para os empregadores, porque significa que você é capaz de encontrar a motivação e a paixão necessárias para concluir tarefas, sem a necessidade de recompensas externas.

As pessoas intrinsecamente motivadas geralmente gostam do processo de atingir uma meta e se mostram mais confiantes ​​​​no local de trabalho.

As habilidades que se enquadram na categoria de motivação intrínseca, incluem:

  • Determinação;
  • Confiabilidade;
  • Ambição;
  • Confiança;
  • Otimismo;
  • Positividade;
  • Paixão
  • Independência;
  • Boa atitude.

Habilidades de comunicação

As habilidades de comunicação são outro subconjunto que se enquadram na categoria de habilidades pessoais.

Essas habilidades são altamente atraentes para os empregadores e são necessárias em quase todas as profissões para ter sucesso no local de trabalho.

Exemplos de trabalhos que exigem fortes habilidades de comunicação incluem representantes de atendimento ao cliente, profissionais de relações públicas, professores e jornalistas.

As habilidades de comunicação sob demanda, incluem:

  • Escuta ativa;
  • Habilidades de comunicação verbal;
  • Habilidades de comunicação escrita;
  • Habilidades de comunicação não-verbal;
  • Simpatia;
  • Mente aberta;
  • Concisão e clareza;
  • Empatia;
  • Respeito;
  • Questionamentos.

Habilidades de desenvolvimento pessoal

São as habilidades necessárias para promover seu crescimento profissional e pessoal.

Um colaborador com boas habilidades de desenvolvimento pessoal é um trunfo para uma empresa, pois está continuamente se esforçando para melhorar a si mesmo.

Essas habilidades são essenciais para se destacar e podem ajudá-lo a atingir metas de carreira, progredir e melhorar vários tipos de talentos e pontos fortes.

As principais habilidades de desenvolvimento pessoal, incluem:

  • Auto confiança;
  • Integridade;
  • Forte trabalho ético;
  • Habilidades de liderança;
  • Automotivação;
  • Compromisso com o crescimento;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Compaixão.

Habilidades de gerenciamento de desempenho

Representam a capacidade que um indivíduo possui de gerenciar efetivamente seu próprio desempenho, bem como dos colaboradores sob sua liderança.

Esse conjunto de habilidades é especialmente importante para profissionais em cargos de gerência e líderes de equipe.

Nelas estão incluídos aspectos, como:

  • Habilidades de delegação;
  • Crítica construtiva;
  • Habilidades de mentoria e coaching;
  • Habilidades de estabelecimento de metas;
  • Habilidades de gerenciamento de metas;
  • Gestão de recompensas;
  • Escuta ativa;
  • Comunicação aberta.

Importância de ter e desenvolver people skills

No trabalho, você irá se deparar com muitas situações em que vai precisar de boas habilidades interpessoais.

Elas significam que você pode formar melhores relacionamentos no trabalho e será capaz de influenciar as decisões das pessoas.

As people skills permitem que você trabalhe bem em equipe, tenha empatia com os outros, resolva problemas com o grupo ou individualmente e, principalmente, que seja um profissional requisitado por empregadores.

Você provavelmente já tem muitas dessas habilidades.

Elas são importantes, esteja você procurando um emprego, desenvolvendo sua carreira ou fora do trabalho, com a família e os amigos.

Como desenvolver suas people skills

Quase todo ambiente de trabalho que você vivencia em sua vida profissional irá exigir que você interaja com outras pessoas.

Saber como socializar efetivamente em seu ambiente tornou-se uma habilidade crítica para o sucesso no local de trabalho. Você terá que se relacionar com gerentes, colegas e clientes de forma eficaz para ter sucesso em sua posição.

Algumas práticas específicas podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades pessoais no trabalho.

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para ajudá-lo a desenvolver suas people skills.

Cultive a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e compreender tanto suas emoções como as emoções dos outros.

Aprender como as emoções conduzem o comportamento e como controlá-las é fundamental para desenvolver sua inteligência emocional.

Se você entender como as respostas emocionais afetam o comportamento, isso pode ajudá-lo a controlar melhor suas reações diante de situações difíceis.

Também pode ajudá-lo a motivar outras pessoas, desenvolver relacionamentos positivos e formar equipes fortes que possam trabalhar juntas.

Aprenda a ouvir

Ouvir é mais do que simplesmente escutar o que alguém está dizendo.

Envolve prestar atenção efetivamente ao que está sendo dito para entender e responder adequadamente.

Permita que a pessoa termine de falar

Mesmo que você já tenha entendido o que a pessoa quer dizer ou possa terminar a frase por ela, deixe-a terminar de falar.

Isso mostra respeito e permite a possibilidade de que ela diga algo que você não esperava. Preste atenção na pessoa. Faça contato visual para mostrar que você está envolvido na conversa.

Além disso, esteja ciente de que, enquanto uma pessoa está falando, ela também está se comunicando usando a linguagem corporal.

E muitas vezes, essa linguagem pode ajudá-lo a entender melhor o que ela está dizendo, como seriedade ou leviandade, que podem não ser comunicadas em palavras.

Faça também reconhecimento verbal. Encontre momentos apropriados para dizer “sim” ou “eu entendo”, enquanto a outra pessoa está falando.

Você pode pedir esclarecimentos se algo ficou vago ou se você não entendeu o que a pessoa efetivamente quis dizer.

Desenvolva habilidades de conversação

Envolver outras pessoas em uma conversa é uma habilidade pessoal importante e que você pode fortalecer com a prática.

Para superar o constrangimento inicial de iniciar uma conversa, especialmente com alguém que você não conhece bem, pergunte sobre seus interesses, aspectos agradáveis ​​de seu trabalho ou, se você estiver em um evento, o que a inspirou a comparecer.

Perguntas como essas podem encorajar o diálogo e ajudar ambos os lados a relaxar.

Você também pode elogiar a pessoa ou usar declarações abertas, como “Eu não esperava tantas pessoas aqui hoje” para facilitar o início da conversa.

Respeite as diferenças culturais

Ao desenvolver habilidades interpessoais, você precisa estar ciente de que as formas de engajamento social podem diferir de cultura para cultura.

Uma prática social aceita em uma cultura pode ser ofensiva em outra. Por exemplo, nas culturas ocidentais, é educado manter contato visual ao falar com alguém, enquanto na China e no Japão isso pode ser considerado um desrespeito.

Se você sabe que vai conversar com alguém de uma cultura diferente, pesquise as diferenças culturais para estar preparado.

É mais provável que você seja perdoado por erros bem-intencionados, se for sincero em seus esforços.

Converse com pessoas que você ainda não conhece

Desenvolver habilidades pessoais às vezes requer sair da sua zona de conforto. Uma maneira de fazer isso é envolver pessoas que você ainda não conhece na conversa.

Isso pode ajudá-lo a construir sua confiança social e inteligência emocional, bem como potencialmente encontrar novos amigos ou desenvolver novos contatos de negócios.

Certifique-se de usar boas habilidades de escuta e conversação para manter seu interesse e mostrar que você está prestando atenção a eles.

Ria de si mesmo

Você pode cometer erros em suas interações com outras pessoas.

Não se leve muito a sério. Use humor autodepreciativo quando apropriado, e não tenha medo de rir de si mesmo ou de seus próprios erros.

Esteja ciente de que uma das maiores barreiras para relacionamentos de trabalho produtivos é ser percebido como alguém rígido demais, que não consegue ver humor em suas próprias falhas.

Seja empático

Pratique ser empático. Isso significa tentar se colocar no lugar da pessoa com quem você está se relacionando.

Comunicar que você entende o impacto físico, mental e emocional que uma situação pode ter sobre alguém com quem você está interagindo, irá ajudar no desenvolvimento de relacionamentos positivos e de confiança.

Deixe uma impressão positiva e duradoura

Especialmente nos negócios, as pessoas que o encontram pela primeira vez provavelmente não lhe conhecem.

Elas precisam ter uma lembrança positiva de quem você é quando veem seu cartão de visita, reconhecem seu nome em algum e-mail ou quando você telefonema.

Faça um curso de treinamento

Invista em aprender a se comunicar de forma mais eficaz. Isso valerá a pena em todos os aspectos do seu negócio e da sua vida pessoal.

As pessoas mais bem pagas e poderosas do planeta são todas mestres da comunicação, que aprenderam como assumir o controle até mesmo nas situações mais desafiadoras, entendem a arte da persuasão e sabem como reconhecer e usar estratégias persuasivas.

Uma boa comunicação leva ao sucesso!

Demonstre apreço

Crie o hábito de agradecer aos outros por tudo que eles fazem para apoiá-lo. Um simples “obrigado” faz com que as pessoas se sintam apreciadas e reconhecidas.

Quanto mais você demonstrar gratidão sincera, mais fácil será causar uma boa impressão.

Faça elogios verdadeiros

Quando você elogia alguém sobre uma característica, habilidade, realização ou posse, isso lhe dá sentimentos de reconhecimento e valor.

Quanto mais você prestar atenção nas pessoas, mais importantes elas se sentirão.

Quando você faz elogios com frequência, mesmo em pequenas coisas, isso ajuda a criar um relacionamento duradouro e de confiança.

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