Todos se beneficiam de uma cultura people centric.
Quando as empresas promovem uma cultura positiva, elas também estão preparando o terreno para maior produtividade e lucros, além de menores taxas de rotatividade e despesas desnecessárias com recursos humanos.
E, claro, trabalhar para melhorar a experiência dos funcionários também os torna mais felizes e saudáveis.
Criar um local de trabalho baseado no conceito people centric começa com a compreensão do que os funcionários precisam e então, tomar as medidas necessárias para suprir essas necessidades.
Neste artigo, abordamos o que significa people centric nas organizações, além de fornecer práticas recomendadas para aplicar na sua empresa.
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O que é people centric – empresa centrada nas pessoas?
Uma organização com cultura people centric, ou centrada nas pessoas acolhe a comunicação aberta, encoraja o feedback, fornece segurança psicológica e inspira inovação.
A força de trabalho se torna a principal prioridade.
Quando os funcionários sentem que sua organização age em seu melhor interesse, isso contribui para uma experiência positiva, resultando em uma força de trabalho engajada, feliz e produtiva.
Neste ambiente, todos podem expressar suas ideias e sugestões sem medo de serem repreendidos ou sofrer represálias.
Os funcionários constituem uma empresa. Então, incentivá-los a serem criativos e inovadores é essencial para o crescimento do seu negócio.
Benefícios de uma cultura people centric
Construir uma organização centrada no funcionário tem muitos benefícios para o negócio:
Funcionários engajados e produtivos
O engajamento dos funcionários acelera quando eles vivenciam relacionamentos positivos com seus supervisores diretos e sentem que seu empregador se importa com eles.
Essas experiências incluem ter um bom relacionamento com seus gerentes, ter as ferramentas certas para executar suas atividades e autonomia para tomar decisões.
As pessoas querem se sentir valorizadas, respeitadas e reconhecidas por seus esforços. Funcionários altamente engajados são mais produtivos e comprometidos com as organizações para as quais trabalham.
E o engajamento leva à produtividade, o que, por sua vez, ajuda no resultado final.
Estudos mostram que se sentir incluído, ouvido e apoiado no trabalho afeta a produtividade e a satisfação dos funcionários.
Redução da rotatividade
Um ambiente de trabalho agradável, onde os funcionários são o foco, cria uma experiência positiva para eles.
Funcionários felizes e engajados têm mais probabilidade de permanecer em suas organizações por mais tempo.
Pelo contrário, uma experiência negativa pode levar um colaborador a deixar a organização de repente, mesmo sem ter outro empregador em vista.
Essas reações são resultados de circunstâncias desfavoráveis, como falta de flexibilidade ou percepção de não ser reconhecido.
As organizações devem se concentrar nos funcionários para reter equipes excepcionais que atuem na estratégia de negócios e, ao mesmo tempo, reduzam os custos de recrutamento.
Clientes mais felizes
“Cuide dos seus funcionários e eles cuidarão do seu negócio”: esta é uma frase bem conhecida.
Quando as equipes de RH e liderança criam um ambiente de trabalho centrado nas pessoas, com remuneração justa, equilíbrio correto da carga de trabalho e forte cultura empresarial, elas estimulam uma atitude positiva em relação ao resultado por parte dos colaboradores.
Essa atitude positiva é transferida para os relacionamentos com os clientes.
Clientes felizes têm mais probabilidade de serem leais, promover seus produtos e serviços para seus amigos e familiares e fornecer mais feedback para ajudar a melhorar suas ofertas.
Por fim, a satisfação do cliente, a fidelidade e a promoção resultam em compras repetidas que contribuem para vendas maiores.
Maior receita e ROI
Conforme estudos, existe uma relação convincente e preditiva entre a experiência do funcionário e o desempenho financeiro superior da empresa.
Empresas de alto desempenho têm um foco muito forte em como seus funcionários se sentem em relação à organização: sentem-se inspirados pela missão e propósito da empresa, sendo capazes de atingir seus objetivos de carreira e tendo uma profunda confiança na alta gerência.
Outros fatores de experiência do funcionário que são exclusivos de empresas de alto desempenho, incluem:
- compreensão básica dos funcionários sobre os objetivos de trabalho;
- os gestores locais apoiam o seu pessoal; e
- organizar o trabalho por meio de agendamento e estruturas internas, processos eficientes e flexibilidade no local de trabalho.
Principais componentes de uma cultura people centric
Uma cultura centrada nas pessoas tem vários componentes essenciais a serem considerados, tais como:
Empatia e respeito: criar um ambiente de trabalho que incorpore empatia e respeito será o pilar de um espaço de trabalho centrado nas pessoas.
Dessa forma, você reconhece as diversas perspectivas dos seus funcionários.
Comunicação saudável: incentivar a transparência irá cultivar um ambiente em que todos na sua organização se sentem ouvidos e valorizados.
Bem-estar dos funcionários: priorizar o suporte aos seus colaboradores em relação à saúde mental e física é essencial para ter um ambiente de trabalho centrado nas pessoas.
Colaboração e trabalho em equipe: promover um espaço que incentive a colaboração e o trabalho em equipe promoverá a colaboração multifuncional.
Flexibilidade: horários e arranjos de trabalho flexíveis mostrarão que você entende as condições humanas e fornecerão aos seus funcionários o suporte de que eles precisam.
Reconhecimento: reconhecer que as contribuições dos seus funcionários devem ser apreciadas é especialmente importante se você deseja aplicar o conceito people centric em sua organização.
Liderança: garantir que os líderes incorporem a cultura centrada nas pessoas ajudará a definir o padrão no seu ambiente de trabalho.
Diversidade, equidade e inclusão: promover esses fatores ajudará a criar um ambiente em que seus funcionários se sentirão incluídos, valorizados e apoiados igualmente.
Como construir uma cultura people centric no trabalho? Guia de 8 etapas
Etapa 1: Avalie a cultura atual
Avalie seu ambiente de trabalho atual e certifique-se de obter dados de referência durante esse processo.
Você pode usar pesquisas, entrevistas e avaliações para fazer isso e ter uma melhor compreensão da experiência atual de seus colaboradores e, portanto, o que precisa ser melhorado.
Realize pesquisas de pulso regulares com sua equipe.
Existem ferramentas de pesquisa de pulso que você pode usar para conduzir pesquisas regulares e avaliar a cultura organizacional da sua empresa.
Etapa 2: Defina os valores e competências essenciais
De acordo com suas descobertas, defina valores essenciais que priorizem seu pessoal. Certifique-se de alinhar esses valores com a visão da sua empresa.
Considere envolver seus funcionários nesse processo para ajudar a construir propriedade e alinhamento também do lado deles.
Exemplos de valores e competências essenciais
Embora isso possa mudar dependendo da cultura da sua organização e de outros fatores, aqui está uma lista de alguns valores e competências essenciais bastante comuns e úteis para ter em sua equipe:
Integridade: comprometa-se com a honestidade e a transparência dentro da sua organização.
Diversidade e inclusão: celebre a diversidade em todos os aspectos, proporcionando um ambiente igualitário para que todas as perspectivas coexistam.
Inovação: abrace a criatividade e a adaptabilidade para garantir os resultados mais inovadores em suas criações.
Resolução de problemas: analise situações e identifique soluções com sua equipe.
Resiliência: esteja preparado para se recuperar de momentos difíceis e mantenha sua proatividade.
Liderança: inspire e oriente sua equipe, tome decisões acertadas e cultive um ambiente de trabalho positivo.
Etapa 3: Compromisso de liderança
Garantir o comprometimento dos seus líderes permitirá que você governe pelo exemplo, o que é um passo importante para garantir que esses valores sejam incorporados à cultura do seu local de trabalho.
Seja claro em suas expectativas e valores ao fazer isso e certifique-se de fornecer treinamento adequado.
Ao manter a comunicação aberta e liderá-los pelo exemplo, você pode garantir o comprometimento necessário dos líderes dentro de sua organização.
Etapa 4: Comunicação e transparência
Promova canais para comunicação aberta para que todos possam compartilhar regularmente informações entre si sobre metas, estratégias e mudanças da empresa.
Esta etapa permite que você incentive o feedback e facilite um diálogo transparente.
Etapa 5: Empoderamento e autonomia
Ao conceder autonomia aos colaboradores, você pode capacitá-los dentro de seus processos de tomada de decisão, quando possível.
Você também pode ajudar a capacitá-los fornecendo suporte com programas de bem-estar que dão suporte aos seus funcionários além do trabalho, mas também em termos de saúde física e mental.
Etapa 6: Feedback de 360 graus, recompensas e reconhecimento
Invista e incentive feedback e oportunidades de desenvolvimento individual. Certifique-se de reconhecer, apreciar e recompensar seus funcionários por suas realizações.
Considere feedback, recompensas e reconhecimento uma função circular saudável que auxilia no progresso de seus negócios.
Etapa 7: Diversidade, Equidade e Inclusão – DEI
Criar uma cultura diversa e igualitária será fundamental para ter um ambiente de trabalho centrado nas pessoas.
Você não será capaz de promover uma cultura people centric sem incluir justiça e diversidade em suas estratégias de formação de equipe.
Etapa 8: Medição e responsabilização
Acompanhe como sua cultura se desenvolve ao longo do tempo em relação ao seu benchmark quando você começou.
Ao acompanhar e coletar dados sobre seu processo, você permite clareza na identificação de pontos de melhoria e responsabiliza sua organização por suas metas.
Não se esqueça, a cultura centrada nas pessoas é um processo em constante evolução que requer dedicação e consistência em seus esforços.
Seu comprometimento em se adaptar adequadamente conforme você cresce será decisivo conforme você se ajusta às necessidades de seus funcionários.
5 desafios na construção de uma cultura people centric
Construir locais de trabalho centrados nas pessoas também traz desafios próprios.
Aqui estão cinco fatores para observar se você estiver trabalhando na construção de uma organização people centric:
Resistência à mudança
Nem todos os funcionários em sua organização podem estar dispostos a abraçar uma mudança em seu local de trabalho.
Tal resistência pode afetar seu progresso em incorporar uma perspectiva empresarial focada em pessoas em sua organização.
Liderança inconsistente
Se seus líderes não apoiarem totalmente o modelo e não forem capazes de demonstrar os valores, isso pode retardar o processo de adoção de uma cultura centrada nas pessoas em seu ambiente de trabalho.
Restrições de tempo e recursos
Implementar tais mudanças em sua organização requer tempo e esforço, além de recursos financeiros.
Equilibrar isso com suas necessidades comerciais atuais pode trazer desafios quanto à suavidade com que as implementações são feitas.
Medindo o impacto
Quantificar e rastrear algo abstrato, como um ambiente focado em pessoas, pode ser desafiador. Certifique-se de determinar métricas realistas e aplicáveis para simplificar esse processo.
Mantendo a consistência
Para garantir que a cultura people centric seja sustentável, você terá que reconhecer que é um processo contínuo e permanecer consistente.
Essas mudanças culturais podem ser desafiadoras quando você também está trabalhando para gerenciar seu negócio dentro das condições de mercado e outros processos internos.
Embora navegar por esses processos possa ser desafiador, os efeitos a longo prazo de ter uma cultura centrada nas pessoas em sua organização serão especialmente recompensadores.
5 ações essenciais para construir um local de trabalho centrado nas pessoas
Você provavelmente já percebeu a diferença entre um local de trabalho onde as pessoas apenas comparecem para realizar suas atividades e outro onde os funcionários estão realmente engajados.
Assim, criar um espaço onde sua equipe se sinta conectada ao seu trabalho e entre si é o que faz a diferença.
As pessoas prosperam quando encontram significado naquilo que realizam e se sentem valorizadas por suas contribuições.
Então, qual é a mudança fundamental?
Um local de trabalho que atua com base no conceito people centric baseia-se na confiança, na conexão e em um propósito compartilhado que requer ação deliberada.
Cada escolha que você faz – desde como você se comunica até como você capacita sua equipe – fortalece ou enfraquece essa base.
Com as etapas adequadas, você pode construir uma cultura onde os funcionários se sintam vistos e investidos em seu crescimento e, por sua vez, tragam o que têm de melhor para o trabalho todos os dias.
Vamos dividir em cinco ações práticas para ajudá-lo a criar esse espaço.
1. Promoção da segurança psicológica
Segurança psicológica significa que os funcionários podem expressar ideias, admitir erros e levantar preocupações sem medo de julgamento ou represálias.
Essa abertura leva a uma melhor resolução de problemas e criatividade. Incentive conversas transparentes modelando vulnerabilidades e ouvindo ativamente.
Sua equipe se sentirá segura o suficiente para contribuir quando você liderar pelo exemplo.
2. Construindo canais de comunicação significativos
Sessões regulares de feedback e fóruns abertos para diálogo garantem que todos se sintam conectados e envolvidos na tomada de decisões.
Pense na última vez que você ouviu as preocupações da sua equipe: isso mudou sua perspectiva? Ao promover a comunicação bidirecional, você constrói confiança e mantém sua equipe engajada.
3. Capacitando funcionários por meio da autonomia
Ao dar aos funcionários o controle sobre como eles alcançam seus objetivos, você os capacita a assumir a responsabilidade por seu trabalho.
Isso aumenta a motivação e a criatividade.
Defina claramente os resultados que você almeja e depois dê um passo atrás. Confie em sua equipe para traçar o próprio caminho para o sucesso.
4. Desenvolvimento contínuo e oportunidades de aprendizagem
Crie caminhos de aprendizagem personalizados e integre oportunidades de desenvolvimento ao trabalho diário.
Mentoria, workshops e plataformas de aprendizagem flexíveis ajudam sua equipe a se sentir investida em seu crescimento.
Como você está apoiando o desenvolvimento de longo prazo de seus funcionários neste momento?
5. Cultura de reconhecimento e valorização
O reconhecimento formal e informal regular contribui muito para aumentar o moral.
Crie o hábito de reconhecer as conquistas em tempo real. Um rápido agradecimento ou reconhecimento muitas vezes pode ter mais peso do que um prêmio formal.
Quando foi a última vez que você reconheceu espontaneamente a contribuição de um membro da equipe?
Erros que você não deve cometer ao implementar uma abordagem people centric
Semelhante aos desafios que você pode enfrentar, ao navegar em sua jornada para construir uma entidade centrada nas pessoas, você pode ter resultados negativos se cometer estes erros:
Falta de liderança
Um dos principais componentes para adotar uma cultura centrada em pessoas é integrar seus líderes a ela.
Se eles não estiverem totalmente comprometidos, seu sistema não estará totalmente operacional e pode levar a mensagens confusas.
Ignorar a contribuição dos funcionários
Uma cultura centrada nas pessoas prioriza seus funcionários, portanto, não incluir as percepções dos seus funcionários nesse processo seria contraintuitivo.
Abordagem de projeto único
Cultivar esse ambiente é um processo em constante evolução e uma abordagem única seria prejudicial à sua sustentabilidade e sucesso em um ambiente de trabalho focado nas pessoas.
Ignorar diversidade e inclusão
Uma equipe focada em pessoas sempre levará a diversidade e a inclusão em consideração.
Negligenciar esta etapa prejudicará seu sucesso geral com esta abordagem.
Falha em se ajustar
Uma vez que uma cultura centrada em pessoas está sempre evoluindo, você naturalmente terá que se ajustar às suas descobertas ao longo do caminho.
Se você falhar nesta etapa, então você enfrentará a consequência de que seu local de trabalho centrado em pessoas não terá um resultado sustentável.
Negligenciar a avaliação
Em relação à falha em se ajustar, negligenciar qualquer avaliação de tempos em tempos prejudicará seu progresso de forma semelhante.
Você precisa de dados para medir o impacto e identificar onde precisa de melhorias.
Se você evitar esses erros, terá um começo efetivo em sua jornada para criar uma organização com a cultura people centric.
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