[Guia Prático] Como Fazer um Perfil Atrativo no LinkedIn

Não importa em que estágio do processo de procura de emprego você esteja, você sempre irá precisar de um perfil do LinkedIn que se destaque.

Com mais de 875 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn é facilmente a maior rede profissional do planeta.

Se você leva a sério sua carreira e seu avanço profissional, precisa saber como criar um bom perfil no LinkedIn, otimizado e atualizado.

Seu perfil é sua chance de se apresentar a centenas (ou até milhares) de profissionais do seu setor. Se você está procurando emprego, isso é essencial.

No entanto, não basta apenas ter uma página no LinkedIn.

Você precisa de um bom perfil que chame a atenção, diga as coisas certas e ajude você a realmente se conectar com pessoas que podem ajudá-lo a desenvolver sua carreira.

Neste artigo, você irá encontrar algumas dicas simples de como fazer um perfil atrativo no LinkedIn. Confira!

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Adicione sua foto

A coisa mais simples que você pode fazer é dar um rosto ao seu nome e adicionar uma foto de perfil no LinkedIn – e uma boa foto.

Seja criativo se isso se adequar ao que você faz ou a quem você é, mas lembre-se de que esta é a primeira impressão que as pessoas terão da sua página.

Se você ainda não tem uma foto profissional para usar, vale a pena o investimento.

Com o grande número de pessoas no LinkedIn, aqueles que não têm foto são facilmente deixados de lado.

Crie um título atraente

Seu título está posicionado logo abaixo do seu nome no perfil do LinkedIn e será a primeira coisa que os visitantes do perfil irão ler.

As configurações padrão preencherão isso com sua posição atual e, para começar, tudo bem – mas pode ser o que você quiser.

Você tem 120 caracteres para trabalhar, então por que não escrever algo que se destaque?

Pense nisso como um pequeno outdoor publicitário para você e o que você faz.

Ao invés de simplesmente enumerar suas atividades, destaque sua especialização e os benefícios que proporciona à sua empresa ou clientes.

Lembre-se de adaptar sua comunicação conforme o público-alvo: você está se dirigindo a colegas do setor, clientes ou recrutadores?

Escreva para o seu público-alvo. Por exemplo:

“Representante de vendas de publicidade ajudando clientes a criar estratégias de branding vencedoras. Mais de 300 clientes de sucesso.”

Assim, você contou a eles seu trabalho, no que pode contribuir e forneceu um pouco de credibilidade de maneira fácil e eficaz.

Elabore um resumo interessante

Uma grande parte de aprender como fazer um perfil atrativo no LinkedIn é reconhecer que o seu resumo oferece a oportunidade perfeita para contar a sua história.

Seu resumo pode ser uma forma mais longa de título. Aqui você tem 2.000 caracteres para trabalhar, então você pode se aprofundar um pouco mais.

Não se concentre apenas em sua experiência anterior, mas no que você faz bem e no que pode trazer para um possível empregador.

A capacidade de atenção é curta hoje em dia, então não use todos esses 2.000 caracteres.

Em vez disso, mantenha-o em menos da metade disso. Seja criativo e pinte um retrato de quem você realmente é como profissional.

Aqui está um exemplo de resumo do LinkedIn:

“Na função de analista de segurança da informação no Hospital XX, localizado em XX, tenho a responsabilidade de gerenciar o fluxo contínuo de informações que circulam entre cinco hospitais e dois centros de emergência.

Com foco no gerenciamento de banco de dados, meu trabalho garante que sistemas computacionais críticos, arquivos médicos e histórico de pacientes permaneçam ativos e nunca falhem.

Minha equipe e eu nos mantemos atualizados sobre as últimas tendências em segurança da informação, não apenas para manter o Hospital XX seguro, mas também na vanguarda.”

Alinhe com seu currículo

Seu currículo e LinkedIn são, na maioria das vezes, o primeiro ponto de contato que um gerente de contratação terá com você.

A última coisa que você deseja é que eles apresentem experiências diferentes.

Certifique-se de que as informações apresentadas em seu perfil do LinkedIn estejam perfeitamente alinhadas com seu currículo, especialmente se você estiver procurando emprego ativamente.

Desde a sua experiência mais recente até a mais antiga, a consistência entre os dois documentos é crucial, pois transmite profissionalismo e rigor, inspirando confiança em potenciais empregadores e recrutadores.

Use as palavras-chave certas

Ao elaborar seu resumo e outras seções do seu perfil, não se esqueça de incluir palavras-chave relevantes.

O uso adequado de palavras-chave é uma das práticas recomendadas mais importantes para um perfil do LinkedIn.

Ao selecionar as palavras-chave certas para o seu perfil, você deve realizar uma pesquisa nas descrições de cargos anexadas às vagas em aberto em sua área que são de seu interesse.

Selecione algumas das habilidades e funções mais citadas e certifique-se de incluir essas palavras e frases específicas em todo o texto do seu perfil.

Por que as palavras-chave são tão importantes?

Bem, qualquer pessoa que realizar uma pesquisa por funcionários com o mesmo cargo e responsabilidades que você, provavelmente usará algumas dessas palavras e frases comuns em seus parâmetros de pesquisa.

Ao criar um perfil que use esses termos, você pode se tornar mais visível para recrutadores e outras pessoas interessadas em localizar candidatos em sua área.

Destaque sua experiência

Você pode fazer melhor do que simplesmente recortar e colar seu currículo no perfil do LinkedIn.

Você não tem a mesma regra de duas páginas aqui, mas tem leitores na Internet com pouca capacidade de atenção.

Certifique-se de incluir todos os empregos que você considera relevantes para onde deseja que sua carreira chegue e use de dois a quatro marcadores interessantes para cada trabalho incluído.

Além disso, use palavras de ação envolventes para mostrar não apenas o que você fez, mas o que realizou em cada posição.

A chave é demonstrar o impacto que você causou, a mudança que implementou, as iniciativas que liderou e os resultados que entregou.

Não negligencie suas habilidades

Não se esqueça de informações básicas importantes, como suas habilidades.

Qualquer recrutador que encontrar seu perfil vai querer garantir que você tenha o conjunto de habilidades certo para as vagas abertas que está tentando preencher.

Revise sua seção de habilidades regularmente e adicione ou atualize informações sobre todas as suas habilidades mais relevantes e comercializáveis.

Use mídia visual

Você sabia que pode adicionar uma foto de fundo no LinkedIn?

É simples de fazer e destaca seu perfil, então escolha um tema que corresponda à sua profissão ou personalidade.

O LinkedIn também permite que você conecte outras mídias ao seu perfil, como vídeos do YouTube, infográficos – você escolhe.

Seja criativo com mídias relevantes e faça sua página saltar da tela e exigir atenção.

Personalize seu URL

Seu URL do LinkedIn é o endereço da web do seu perfil.

Ao configurar um perfil, o URL padrão terá seu nome e alguns números sem sentido.

Por que não torná-lo algo mais relevante? No lado direito do seu perfil, você verá a opção de editar seu URL público do LinkedIn .

Use essa opção para tornar seu URL mais conciso.

Peça recomendações

Pense nas pessoas com quem você desenvolveu um bom relacionamento de trabalho no passado.

Quando você edita seu perfil, há um link para clicar que diz “Pedir recomendações”. Clique nisso.

Você escolhe no que gostaria de ser recomendado e pode escolher uma lista de pessoas de suas conexões. Em seguida, envie e espere obter um ótimo feedback.

Recomendações e endossos são essenciais para destacar seu perfil. Os empregadores querem saber se outras pessoas aprovaram o seu trabalho.

Muitas pessoas ainda negligenciam esse importante recurso e perdem uma grande oportunidade de demonstrar seu valor no mercado.

Você também pode aumentar as chances de fazer com que outras pessoas escrevam recomendações para você, fornecendo-lhes recomendações primeiro!

Mantenha sua página ativa

O LinkedIn é mais do que um currículo online – é um site de networking. Isso significa que para tirar o máximo proveito disso, você precisa permanecer ativo.

Confira o que outras pessoas estão postando, envolva-as com comentários atenciosos e curta e compartilhe postagens que lhe pareçam úteis.

Você também pode ingressar em grupos que estão no LinkedIn. Quaisquer que sejam os seus interesses profissionais, do marketing à contabilidade, haverá grupos falando sobre isso.

Junte-se a um ou dois e interaja dentro desse grupo. É uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e compartilhar ideias.

Uma ótima forma de ser ativo no LinkedIn é postar regularmente conteúdo informativo e relevante.

Seu objetivo deve ser usar seu perfil para se promover como um especialista em sua área, e o conteúdo que você postar será a maneira mais eficaz de estabelecer essa experiência.

Tente ficar por dentro dos novos desenvolvimentos em seu setor e compartilhe essas informações em sua página de perfil, junto com hashtags relacionadas.

Recrutadores e outras pessoas que possam estar interessadas em encontrar você costumam usar hashtags para realizar suas pesquisas.

Verifique a força do seu perfil no LinkedIn

Se você observar seu perfil atual, verá um medidor no lado direito que fornece uma medida de “Força do perfil”.

Essencialmente, isso indica o quão completamente você preencheu seu perfil.

Continue adicionando mais e usando as dicas do site até que o medidor classifique você como um “All-Star”.

Isso pode ajudá-lo a ver se você esqueceu alguma coisa.

Mantenha sua localização atualizada

Também vale a pena manter sua localização atualizada para ajudar conexões e recrutadores a encontrar você com mais facilidade.

Quando os recrutadores procuram novos talentos, a localização é um fator chave.

Incluir a sua localização ajuda as empresas a restringir a sua pesquisa mais rapidamente e aumenta as suas hipóteses de receber uma mensagem.

Construa uma rede boa e forte

O algoritmo do LinkedIn funciona para que o seu perfil seja mostrado às pessoas da sua rede de segundo e terceiro grau, incentivando-as a interagir com você.

Ao adicionar as pessoas certas, você poderá aprimorar essa rede mais extensa e criar melhores oportunidades de engajamento.

Adicionar pessoas à sua rede e nunca se corresponder com elas também impacta negativamente o algoritmo do LinkedIn, bem como o seu alcance.

Dicas para construir e manter uma rede:

  • compartilhe suas postagens com sua rede e especialistas;
  • marque pessoas relevantes em suas postagens;
  • curta e interaja com seu conteúdo por meio de comentários;
  • publique novamente artigos interessantes junto com um artigo compartilhando seu ponto de vista;
  • apoie colegas;
  • escreva e peça recomendações;
  • participe de grupos e fóruns de discussão do LinkedIn;
  • participe de webinários;
  • adicione influenciadores e especialistas do setor.

Evite erros de digitação

Isso não deveria ser dito, mas é importante o suficiente para ser mencionado.

Seu perfil do LinkedIn é a “sua cara” – você não pode cometer erros ortográficos básicos.

Portanto, é recomendável verificar novamente  – e novamente – o texto do seu perfil.

Não é bom em edição? Tente usar um software de verificação ortográfica que detecta 99% dos erros de digitação ou enganos comuns.

Você também pode pedir a um colega de trabalho ou amigo para revisá-lo se quiser estar 100% seguro.

Seja relevante

Seu perfil do LinkedIn deve ser 100% relevante para os cargos que você deseja ocupar, bem como para sua carreira.

NÃO fale indefinidamente sobre sua experiência e habilidades como se fosse um romance.

NÃO adicione tudo o que você conhece ou com o qual trabalhou, especialmente se não for de forma alguma relevante para suas aspirações de trabalho atuais e futuras.

NÃO preencha seu perfil com chavões, coisas como “pensador crítico, boa capacidade de comunicação, jogador de equipe, etc.”. Os recrutadores estão insensíveis a eles de qualquer maneira.

NÃO adicione habilidades interpessoais – elas irão apenas ocupar espaço e, de qualquer maneira, os recrutadores as avaliam durante as entrevistas

Ao preencher as diferentes seções do seu perfil do LinkedIn, sempre reserve um segundo para parar e pensar “o que estou escrevendo é relevante para o emprego que desejo conseguir?”.

Seja ativo

Ao procurar emprego no LinkedIn, também é importante estar ativo na plataforma. Ou seja, poste conteúdo profissional que você goste, além de interagir com postagens de outras pessoas.

Isso permite que você se destaque de outros candidatos em potencial e aumenta a probabilidade de os recrutadores notarem você.

Portanto, sempre que surgir uma vaga para a sua função, há grandes chances de você ser o primeiro candidato no radar do recrutador!

Isso não significa que você precise passar o dia todo no LinkedIn. Basta dedicar de 10 a 20 minutos por dia no máximo e pronto!

Rede, Rede, Rede

Basicamente, o LinkedIn é uma plataforma de networking profissional.

Ou seja, não há problema em adicionar pessoas que você não conheceu na vida real – é para isso que serve a plataforma!

Sinta-se à vontade para adicionar à sua rede recrutadores, especialistas de RH e gerentes de contratação de empresas nas quais deseja trabalhar.

Dessa forma, você estará sempre atualizado sobre as vagas em aberto que eles possam ter e aparecerá no topo de todos os outros candidatos quando esses recrutadores procurarem alguém com seu conjunto de habilidades.

Porém, lembre-se de que, ao adicionar conexões no LinkedIn, é mais cortês enviar uma solicitação de conexão com uma mensagem curta.

Aqui está um exemplo de como é uma mensagem de boa conexão:

“Olá [primeiro nome],

Atualmente estou em busca de um novo emprego e ampliando meu networking com profissionais da área de RH, como você.

Ficarei feliz em discutir quaisquer oportunidades a qualquer momento.

Atenciosamente,

[Seu nome]”

Use o recurso “Encontrar nas proximidades”

O LinkedIn tem um recurso muito interessante para dispositivos móveis que muitos não conhecem: “Encontrar nas proximidades”.

O que ele faz é que, ao ligá-lo, o aplicativo mostra perfis de pessoas que estão fisicamente próximas, dentro do alcance do Bluetooth, e que também ativaram o recurso.

Como regra geral, você também aparece como ativo para usuários próximos.

Isso pode ser extremamente útil se você estiver participando de eventos físicos de networking, conferências ou encontros profissionais como forma de conhecer RHs em empresas específicas.

Depois de saber quem está na conferência ou encontro, você pode ficar atento a eles e dizer “oi” sempre que tiver oportunidade!

Para ativar o recurso “Encontrar nas proximidades”, você precisa:

  • ative o Bluetooth no seu dispositivo móvel;
  • toque no ícone Minha rede ➜ botão Conectar ➜ botão Encontrar próximo.

Dicas bônus

Não negligencie o óbvio

Além dessas dicas principais para ajudá-lo a aprender como fazer um perfil atrativo no LinkedIn, é importante abordar também algumas das coisas mais básicas que muitas pessoas às vezes negligenciam. Por exemplo:

Certifique-se de que suas informações de contato estejam precisas e atualizadas.

Às vezes, os recrutadores podem querer entrar em contato por e-mail ou mensagem de texto, ou até mesmo ligar para você pessoalmente.

Se você esquecer de incluir esses dados de contato atualizados, poderá perder ótimas oportunidades.

Se você deseja que seu perfil seja encontrado, defina suas configurações de privacidade para que sejam abertas ao público.

Isso permitirá que qualquer pessoa que faça uma pesquisa no Google tenha mais chances de encontrar você.

Seja minucioso ao adicionar informações ao seu perfil.

Se você listar cursos realizados, inclua a data de início e conclusão também. Analise todo o seu perfil e certifique-se de que esses detalhes aparentemente menores sejam devidamente cobertos.

Sempre que você mudar seu status profissional, conjunto de habilidades ou áreas importantes semelhantes, atualize seu perfil o mais rápido possível.

O objetivo é garantir que seu perfil esteja sempre pronto quando você precisar.

Seja notado!

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa e muito fácil de usar.

Aproveite ao máximo sabendo como fazer um perfil atrativo no LinkedIn que se destaque em um mar de candidatos, venda suas habilidades e valide suas realizações.

Você quer que sua página seja visualmente atraente para os visitantes, ao mesmo tempo que torna mais fácil para eles terem uma ideia de quem você é e do que você realmente pode fazer por eles profissionalmente.

Essas dicas podem ajudá-lo a começar com o pé direito na construção de seu perfil vencedor no LinkedIn.

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