QA – Quociente de adaptabilidade: como afeta a empresa?

A maneira como trabalhamos, vivemos e nos relacionamos uns com os outros está mudando. 

Avanços tecnológicos extraordinários em automação e inteligência artificial, inovação disruptiva e globalização resultaram em uma taxa de mudança sem precedentes. 

No mundo dos negócios, os líderes estão constantemente tendo que repensar como suas organizações criam valor e permanecem relevantes em um ambiente incerto. 

Além disso, o futuro do trabalho está mudando rapidamente. 

A data de expiração das habilidades dos funcionários está sendo encurtada pelos avanços tecnológicos, tanto que uma competência empresarial típica é relevante por aproximadamente 4,2 anos, abaixo dos 30 anos em 1984. 

O Fórum Econômico Mundial estima que 65 por cento dos empregos que existem atualmente não existirão mais quando as crianças do ensino fundamental de hoje entrarem no mercado de trabalho.

Para permanecerem relevantes, as organizações e os funcionários devem ser adaptáveis. 

Os empregadores estão colocando a agilidade cada vez mais alto na lista de habilidades humanas necessárias ao contratar novos funcionários. 

Então, é provável que seu QA, ou quociente de adaptabilidade, se torne decisivo em sua próxima candidatura a emprego. 

Mas o que exatamente é o quociente de adaptabilidade? Como você mede seu QA? E como você pode enfatizar seu QA para um potencial novo empregador? 

Neste artigo, vamos abordar todas essas questões e como esse fator pode afetar a sua empresa.

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O que é QA – quociente de adaptabilidade?

O Quociente de Adaptabilidade – QA, é a capacidade de determinar o que é relevante, esquecer conhecimento obsoleto, superar desafios e se ajustar a mudanças em tempo real. 

Aqueles com um QA alto demonstram os seguintes comportamentos:

  • mente aberta: eles trabalham ativamente no gerenciamento de seus preconceitos inconscientes para permanecerem abertos a possibilidades;
  • eles buscam ativamente ver as situações da perspectiva dos outros;
  • eles priorizam o desenvolvimento de novas habilidades e investem continuamente em seu próprio aprendizado para se preparar melhor para um futuro incerto.

Líderes e funcionários adaptáveis ​​estão mais bem equipados para dar suporte às necessidades de seus negócios à medida que mudam e crescem – e eles são muito procurados.

À medida que as demandas dos clientes, as tendências de mercado e os avanços tecnológicos continuam a evoluir, as organizações devem ter a capacidade de se ajustar e se adaptar às mudanças para permanecerem competitivas. 

Para fazer isso, elas precisam de líderes e funcionários que possam se adaptar facilmente a situações em rápida evolução. 

É por isso que o AQ é uma medida essencial para avaliar possíveis funcionários. 

Na verdade, o AQ é uma qualidade tão importante que a NASA a inclui como uma das cinco principais características que eles procuram em possíveis astronautas.

Um QA – quociente de adaptabilidade, mede a capacidade de alguém de se adaptar. 

É semelhante ao QI, que mede a inteligência geral, ou QE, que mede a inteligência emocional. 

Todas essas medidas são importantes à sua maneira, mas o QA é relativamente novo no cenário.

A capacidade de adaptação de uma pessoa pode incluir como ela lida com mudanças, aprende com seus erros, supera desafios ou se ajusta em tempo real. 

A adaptabilidade se tornou uma característica muito procurada em funcionários, com mais empresas e gerentes de contratação procurando candidatos que demonstrem alto QA. 

É uma habilidade que resulta em melhores companheiros de equipe, melhores líderes e beneficia o negócio como um todo.

Características e habilidades de alguém com alto QA incluem:

  • resolução de problemas;
  • curiosidade;
  • criatividade;
  • inovação;
  • atenção plena;
  • mentalidade de aprendizagem;
  • melhoria contínua;
  • disposição para cometer erros;
  • sem medo do desconhecido;
  • consideração para o futuro;
  • consciência ambiental;

Por que você deve se importar com a adaptabilidade?

Você não pode planejar o desconhecido, mas pode se preparar para ele. 

Construir as habilidades necessárias para se adaptar diante da mudança e considerar possíveis resultados para o futuro ajudará você a se preparar para o que quer que surja em seu caminho.

A maioria das empresas não esperava que uma pandemia se espalhasse pelo mundo em 2020, e quase todas estavam despreparadas. 

Foi preciso uma rápida tomada de decisão, soluções diversas e desaprendizado  para que as empresas sobrevivessem. 

Empresas que antes não achavam que o trabalho remoto era viável rapidamente precisaram de um novo plano e de uma perspectiva totalmente nova sobre o que era possível.

As empresas que já priorizavam ativamente a resolução de problemas, a flexibilidade, a inovação e a adoção de novas tecnologias eram as mais bem preparadas para a mudança sem precedentes. 

Enfrentamos situações novas todos os dias. Aqueles que conseguem se adaptar podem se ajustar melhor ao futuro, por mais desconhecido que ele seja.

Como o QA – quociente de adaptabilidade pode ser medido?

Para garantir a resiliência de uma organização à mudança, seu pessoal precisa ter um alto QA. 

Parte da criação de uma cultura de adaptabilidade envolve contratar levando em conta essa habilidade. 

Um estudo descobriu que 91 por cento dos tomadores de decisão de RH ​​valorizam candidatos com a capacidade de “lidar com mudanças” acima de tudo.

Durante o processo de contratação, há muitas ferramentas que você pode usar para determinar o QA de um candidato. 

Incorpore avaliações de talentos em seu processo de contratação. 

Faça perguntas sobre as experiências passadas de cada candidato e preste muita atenção a exemplos específicos em que eles demonstraram adaptabilidade. 

Candidatos com um alto QA são entusiasmados e positivos ao discutir como enfrentaram novos desafios e responderam efetivamente às mudanças.

Benefícios do QA para organizações e funcionários

Benefícios da adaptabilidade para as empresas:

  • mudar o curso conforme necessário;
  • aproveitar o avanço da tecnologia;
  • aprender com os fracassos;
  • preparar-se para múltiplos resultados possíveis;
  • priorizar práticas comerciais sustentáveis;
  • lidar com uma crise inesperada;
  • sobreviver a uma recessão econômica.

Benefícios da adaptabilidade para funcionários:

  • resolver problemas de forma eficaz;
  • aceitar e gerenciar as mudanças;
  • ser flexível e receptivo com os outros;
  • aprender e adotar tecnologias emergentes;
  • manter-se relevante em sua carreira conforme a IA avança;
  • transitar entre funções ou carreiras com facilidade;
  • manter o emprego ou mudar de rumo em tempos de incerteza econômica.

Como melhorar seu QA – quociente de adaptabilidade 

A adaptabilidade leva anos de prática respondendo conscientemente aos desafios conforme eles surgem. 

Como líder, você tem a responsabilidade de influenciar sua equipe e fazer seu negócio avançar. 

Assim como a inteligência emocional, a adaptabilidade pode ser melhorada e refinada. Os princípios a seguir podem ser aplicados tanto a indivíduos quanto a empresas.

1. Aceite e abrace a mudança

Você não pode impedir a mudança, mas pode aprender a aceitá-la e abraçá-la. 

Ter um processo de gerenciamento de mudanças para guiá-lo simplifica as coisas e pode limitar o fator de choque durante grandes transições.

Mudanças simples no local de trabalho, como atualizações em tecnologia ou ajustes na gerência ou na equipe, podem fazer algumas pessoas temerem o futuro. 

Pratique aceitar a mudança e procure os pontos positivos em suas novas situações. 

Pergunte-se:

Como posso transformar uma mudança futura em uma oportunidade? 

O que posso aprender com a mudança? 

Quais problemas precisam ser resolvidos para seguir em frente com confiança?

2. Questione suas suposições

O que já foi verdade não será sempre verdade. 

Tudo na vida está em constante mudança, e só porque você pensou que sabia a melhor maneira de fazer algo não significa que continuará sendo a melhor maneira. 

Novas possibilidades e circunstâncias em evolução podem significar que uma nova solução é a melhor. 

Pessoas adaptáveis ​​estão sempre questionando suas suposições e prontas para abraçar uma nova solução a qualquer momento. 

Faça perguntas continuamente e avalie seus processos. 

Existe uma maneira melhor? O que você não considerou antes? 

Pedir  feedback construtivo  de outras pessoas pode ajudá-lo a reunir novos insights sobre como você pode melhorar.

3. Pense em como o futuro pode ser

Pessoas adaptáveis ​​entendem que a mudança é inevitável. Aceitar isso permite que você considere livremente o que o futuro pode trazer. 

Pratique pensar sobre o futuro e as muitas possibilidades que podem afetar você ou seu negócio. 

Por exemplo, como é um futuro em que a tecnologia de IA pode completar seu trabalho? Como você se encaixa nesse futuro? 

Quais habilidades e capacidades serão procuradas nos próximos anos e como você garante que não ficará para trás? 

Como será sua função ou indústria em 5 anos? 10 anos? 30 anos?

Isso não significa tentar prever o futuro ou se preocupar com tudo que pode dar errado. 

É um exercício de visualização de resultados possíveis preparando-se para as mudanças que o futuro, sem dúvida, trará. 

Além disso, pensar sobre isso exercita sua imaginação e melhora sua criatividade.

4. Modele o comportamento de alto AQ que você quer ver em seus funcionários

Líderes que adotam o estilo de liderança de marcação de ritmo podem aumentar o QA de sua equipe modelando a adaptabilidade e capacitando os membros a transformar e atualizar suas habilidades. 

Isso ajudará a criar um ambiente de resiliência ao estresse e adaptabilidade à mudança.

5. Assuma o controle da sua própria jornada de aprendizado

Reconheça que você precisa de desenvolvimento profissional contínuo. 

Assuma a responsabilidade pela sua própria educação e você se tornará mais comercializável nos próximos anos.

6. Tome decisões sobre quais papéis buscar com base no quanto você pode aprender

Priorize oportunidades futuras onde você aprenderá novas habilidades valiosas.

Adapte uma mentalidade de iniciante ao enfrentar mudanças. Lembre-se de sua capacidade de deixar de lado informações antigas e absorver novas informações.

Além disso, encontre um coach executivo ou mentor para ajudar a antecipar e desenvolver novas habilidades e competências ao longo do tempo.

7. Adote a regra das cinco horas

As pessoas mais adaptáveis ​​– e bem-sucedidas – dedicam cinco horas por semana à leitura e ao aprendizado.

Como melhorar o QA – quociente de adaptabilidade no local de trabalho

Um negócio rígido está se preparando para o fracasso. Como diz o ditado, o que não se dobra, quebra. 

Seja flexível

Ser flexível como empregador ou gerente ajudará você a se adaptar diante de uma crise. 

Também permitirá que seus funcionários trabalhem da maneira que melhor funcionam, o que melhora o engajamento, a motivação e a produtividade.

Ofereça horários ajustáveis, horários flexíveis e opções de trabalho em casa. Isso é um grande trunfo para os funcionários, mas também beneficiará seu negócio. 

A flexibilidade ajudará você a enfrentar emergências inesperadas e manter seu negócio funcionando, não importa as circunstâncias. 

Se houver um imprevisto de maior escala, sua empresa pode continuar funcionando remotamente? 

Se um funcionário tiver um familiar doente que precisa de acompanhamento, ele pode trabalhar de casa?

Ao praticar a flexibilidade, você estará mais bem equipado para se adaptar quando enfrentar uma emergência inesperada.

Deixe as pessoas falharem 

O fracasso nunca é o objetivo, mas é sempre uma excelente oportunidade de aprendizado. 

Encare o fracasso como uma chance de aprender e permita que sua equipe tenha a mesma liberdade. 

Repreender ou punir alguém se cometer um erro não impede que erros futuros aconteçam.

Ao contrário, apenas faz com que as pessoas tenham medo de ser honestas quando algo dá errado. 

O medo da punição também impedirá que as pessoas expressem novas ideias.

Estabeleça um ambiente de trabalho que abrace o fracasso como uma oportunidade de aprendizado. 

Você não pode despertar a criatividade, adotar inovação ou tentar novas formas de trabalhar sem estar aberto à possibilidade de fracasso. 

É intimidador antecipar erros, mas você corre o risco de estagnação se não o fizer. Não deixe que a próxima ideia revolucionária escape por medo de que algo possa dar errado. 

Promova feedback contínuo e melhore a adaptabilidade no local de trabalho 

Sem feedback, não crescemos. Mas quando o feedback é esporádico e aleatório, muitas vezes se torna algo a ser temido. 

Quem nunca teve um gerente que só dava feedback quando abordava uma falha? 

Empresas que priorizam feedback construtivo promovem um ambiente de melhoria contínua. 

Reservar um tempo para dar e receber feedback fornece novos insights sobre como podemos melhorar e nos adaptar àqueles ao nosso redor. 

Isso garante que não fiquemos presos em nossos caminhos e que estejamos sempre abertos a aprender como podemos fazer e ser melhores.

Como o QA – quociente de adaptabilidade afeta sua empresa?

Nova pesquisa dos especialistas em marketing de autoridade Advantage ForbesBooks explora o conceito pouco examinado do QA – quociente de adaptabilidade, e seu papel fundamental na vida — ou morte — de um negócio. 

O estudo desvenda a importância da adaptabilidade no mercado turbulento de hoje e mostra aos líderes empresariais que aumentar seu QA efetivamente garante o crescimento futuro dos negócios.

Definido como “a capacidade de ajustar curso, produto, serviço e estratégia em resposta a mudanças não antecipadas no mercado”, o QA foi identificado como “o futuro do trabalho” e a “nova vantagem competitiva”. 

Os CEOs que pretendem permanecer à tona na economia atual devem fazer uma mudança estratégica fundamental em direção ao cultivo da adaptabilidade.

Não é mais a “sobrevivência do mais apto”, mas a “sobrevivência do mais rápido” que é o grande diferencial na era pós-COVID. 

Isso implica que tanto as pessoas quanto as empresas terão que se adaptar inevitavelmente.

Acompanhando as inovações tecnológicas e tendências da indústria

Como a tecnologia está avançando rapidamente, manter-se informado sobre as últimas inovações e tendências do setor é crucial para permanecer em vantagem.

Algumas formas de atingir esse objetivo, são:

Identificando oportunidades de crescimento

Ao ficar de olho em tecnologias e tendências emergentes, as empresas podem identificar novas oportunidades de crescimento. 

Por exemplo, a ascensão do e-commerce, inteligência artificial e marketing digital abriu novos caminhos para as empresas alcançarem clientes e expandirem suas operações.

Melhorando a experiência do cliente

A tecnologia desempenha um papel significativo na formação da experiência do cliente. 

Ao adotar as ferramentas e plataformas mais recentes, as empresas podem melhorar suas interações com os clientes, simplificar processos e fornecer serviços mais personalizados e convenientes.

Ficar à frente da curva

Em indústrias de rápida mudança, ser o primeiro a se mover pode fornecer uma vantagem significativa. 

Empresas que são rápidas em adotar novas tecnologias ou se adaptar às tendências da indústria podem se posicionar como líderes, ganhando uma vantagem competitiva sobre concorrentes de movimento mais lento.

Fomentando a inovação

Manter-se informado sobre as tendências da indústria e os avanços tecnológicos fomenta uma cultura de inovação dentro da organização. 

Quando os funcionários são encorajados a explorar novas ideias e experimentar tecnologias emergentes, isso leva à melhoria e ao crescimento contínuos.

Medindo a agilidade

O QA fornece uma estrutura para medir o quão ágil e flexível um negócio é em responder a mudanças. 

Negócios com um QA alto estão mais bem equipados para mudar de curso rapidamente, abraçar novas oportunidades e navegar por desafios.

Promovendo aprendizado contínuo

Um QA alto é frequentemente associado a uma cultura de aprendizado e melhoria contínuos. 

Empresas que priorizam aprendizado e desenvolvimento têm mais probabilidade de se adaptar a novas tendências, tecnologias e condições de mercado, impulsionando crescimento e inovação.

Melhorando a tomada de decisões

Empresas adaptáveis ​​são melhores em tomar decisões informadas em ambientes incertos. 

Ao avaliar seu QA, as empresas podem identificar áreas onde precisam melhorar sua adaptabilidade e tomar decisões estratégicas que apoiem o crescimento.

Atraindo e retendo talentos

No ambiente de trabalho dinâmico de hoje, os funcionários valorizam organizações que são adaptáveis ​​e inovadoras. 

Um alto QA pode ajudar as empresas a atrair e reter os melhores talentos que prosperam em ambientes que incentivam a criatividade, a flexibilidade e o crescimento.

Em uma era de rápidas mudanças e avanços tecnológicos, adaptabilidade e inovação são essenciais para o crescimento dos negócios.

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