QVT – quais os benefícios desse conceito e como implementar

Muito se fala sobre bem-estar no trabalho, experiência do funcionário e cultura da empresa. Mas você já ouviu falar sobre QVT?

O conceito QVT –  qualidade de vida no trabalho, nasceu na década de 1970 e ganhou força na década de 1980. 

Naquela época, o surgimento de novas tecnologias, a globalização e a automação estavam levantando preocupações sobre as condições de trabalho e o bem-estar dos funcionários.

Hoje, a qualidade de vida continua sendo uma questão importante para muitas organizações e um componente essencial da gestão de recursos humanos e da responsabilidade social corporativa.

Este artigo aborda a definição de QVT, identifica os benefícios desse conceito e como implementar em seu ambiente de trabalho.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!
Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!
Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é QVT – qualidade de vida no trabalho?

O objetivo do conceito QVT é medir e melhorar a experiência do colaborador em um determinado local de trabalho. 

Isso vai muito além de avaliações de desempenho, níveis de produtividade e eficiência do funcionário. O foco aqui é o bem-estar!

QVT é sobre considerar as necessidades, aspirações e expectativas dos trabalhadores para criar um ambiente mais centrado nas pessoas, onde todos possam desenvolver o máximo do seu potencial e se sentirem bem enquanto fazem isso. 

O QVT possui 5 pilares:

Saúde e segurança no trabalho

Os empregadores devem fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis ​​para proteger a saúde física e mental de seus funcionários.

Mesmo que um colaborador tenha uma boa higiene do sono, coma bem e se exercite, se ele sentir ansiedade no seu ambiente de trabalho, ele não conseguirá prosperar plenamente.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O trabalho deve permitir que os funcionários conciliem o trabalho com a vida pessoal e as responsabilidades familiares.

Afinal, trabalhamos para viver, não o contrário!

Autonomia e empoderamento

Os gerentes precisam oferecer aos funcionários algum nível de liberdade e envolvê-los na tomada de decisões.

Dar autonomia aos seus colaboradores os capacita a assumir maiores responsabilidades.

Você atingirá suas metas com mais facilidade ao envolver sua equipe nas principais decisões da empresa.

Desenvolvimento profissional

A empresa deve oferecer oportunidades de desenvolvimento de habilidades e treinamento contínuo para que os funcionários possam progredir em suas carreiras.

Um ambiente de trabalho positivo

Os gestores precisam construir uma cultura corporativa positiva e autêntica, baseada em valores que sejam incorporados diariamente.

Confiança, colaboração e valorização são excelentes fundamentos para criar um ambiente de trabalho positivo.

7 consequências de um baixo índice de QVT

Empresas que não levam a qualidade de vida no trabalho a sério sofrem as consequências. Aqui estão alguns exemplos fáceis de observar:

1. Deterioração do ambiente de trabalho

O primeiro impacto negativo quando a QVT é negligenciada é o ambiente de trabalho. 

Os relacionamentos entre departamentos podem ficar tensos quando os conflitos se tornam mais e mais frequentes entre os funcionários.

2. Menor produtividade e motivação 

Se os funcionários estiverem insatisfeitos e desmotivados, é provável que sejam menos produtivos e não façam seu melhor trabalho. 

Isso pode afetar a qualidade dos produtos e serviço ao cliente da sua empresa.

3. Queda na satisfação dos funcionários

O engajamento e a satisfação dos colaboradores são seriamente afetados quando a QVT é ignorada. Se as necessidades dos funcionários não forem levadas em conta, eles ficarão insatisfeitos. 

E é humanamente impossível alguém manter qualidade de trabalho e produtividade com algum nível de insatisfação no trabalho.

4. Mais problemas com funcionários

A saúde e a segurança da equipe são essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio. 

No entanto, quando a QVT não é uma prioridade, os funcionários podem passar por estresse, esgotamento, problemas de saúde e aumentando os índices de absenteísmo.

5. Maior rotatividade de funcionários

Não é de surpreender que funcionários desmotivados e desengajados frequentemente deixem seus empregos. 

Empresas com alta rotatividade de pessoal investem muitos recursos no recrutamento e treinamento de novos funcionários.

6. Impacto negativo na imagem da empresa

QVT ruim pode manchar a imagem corporativa. 

O boca a boca se espalha rapidamente, e funcionários atuais, candidatos em potencial e clientes podem ser influenciados de forma negativa pelo que ouvem sobre uma organização.

7. Dificuldade em recrutar novos funcionários

As empresas que não valorizam o conceito de QVT terão dificuldade em atrair e reter os melhores talentos.

O tempo em que apenas um salário razoável era suficiente para atrair candidatos já passou. A força de trabalho atual considera outras prioridades na busca por um emprego.

5 vantagens de adotar o conceito QVT na sua empresa

Vantagem nº 1: Uma boa qualidade de vida melhora a eficiência no local de trabalho

Não é verdade que todos nós já passamos por softwares que travam regularmente, acústica ruim ou microgerenciamento? Essas situações prejudicam a eficiência. 

Por outro lado, quando as condições materiais e as condições humanas no trabalho são favoráveis, os funcionários podem se concentrar em apenas realizar suas tarefas da melhor forma.

Vantagem nº 2: Promover a qualidade de vida pode reduzir o absenteísmo

Tomar medidas positivas para melhorar a qualidade de vida no trabalho aumenta o engajamento. 

De acordo com uma meta-análise realizada pela Gallup, é um círculo virtuoso: equipes engajadas têm uma taxa de absenteísmo 81% menor do que equipes com menor engajamento. 

Isso pode ser explicado pelo fato de que funcionários engajados têm melhor saúde física e mental, o que reduz o risco de doenças, bem como acidentes de trabalho.

Quando consideramos que os custos do absenteísmo são altos e que substituir um funcionário ausente representa alocar mais recursos, os empregadores têm tudo a ganhar ao se comprometerem com uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Vantagem nº 3: Melhorar a QVT reduz os custos de recrutamento

A maioria dos recrutadores considera que as candidaturas que recebem são desproporcionais. 

Os resultados não estão alinhados com o investimento humano, financeiro e técnico no recrutamento. 

Lembre-se de que o custo do recrutamento engloba o salário-hora do recrutador interno e os custos associados à utilização de um ATS. 

Se a empresa terceirizar o recrutamento, o custo aumenta o salário bruto anual do futuro funcionário em 15 a 25%. 

Oferecer uma boa qualidade de vida no trabalho tem repercussões positivas na experiência do colaborador atual e do candidato, o que tem um impacto positivo na capacidade da empresa de atrair talentos.

Como resultado, não apenas as inscrições serão mais qualificadas, mas o recrutamento também será mais rápido e o risco de erros será reduzido. Os custos são, portanto, mantidos no mínimo.

Vantagem nº 4: Ao investir em QVT, a empresa cuida da sua marca empregadora

A marca empregadora reflete a experiência do funcionário e o DNA da empresa. 

Se os funcionários estão satisfeitos com as perspectivas de crescimento profissional, os relacionamentos sociais, o conteúdo e as condições de trabalho, então a imagem interna da empresa é positiva. 

Ações de comunicação externa podem espalhar a palavra sobre boas práticas de QVT e cuidar da reputação da organização.

Vantagem nº 5: Agir em QVT significa adaptar-se à mudança

A QVT inclui uma dimensão individual na qual os funcionários também são partes interessadas que assumem a responsabilidade por seu próprio bem-estar. 

Para desenvolver essa capacidade de agir, uma soft skill é essencial: autoconfiança. 

Em outras palavras, ser autoconfiante significa acreditar em sua capacidade de agir para melhorar sua própria qualidade de vida no local de trabalho e superar dificuldades e desafios. 

O sentimento de autoeficácia tem um efeito positivo no bem-estar dos indivíduos.

Desenvolver a autoconfiança entre os funcionários também diminui sua resistência a mudanças. 

QVT na sua empresa: como implementar?

Agora que abordamos alguns dos riscos enfrentados pelas empresas que negligenciam a qualidade de vida no trabalho, vamos analisar algumas ideias para inspirar você a incorporar a QVT em suas próprias práticas de gestão.

Identifique suas prioridades

Comece tentando identificar as maiores deficiências da sua organização. Podem ser falta de acesso a áreas comuns, locais superaquecidos ou subaquecidos, equipamentos defeituosos, etc.

Você não pode lançar um programa QVT enquanto esses pontos de atrito não forem resolvidos. 

Se você estiver com pouco tempo e orçamento, planeje realizar grandes obras de reforma mais tarde e concentre-se nas realizações rápidas.  

Depois de organizar reuniões com os diferentes departamentos da empresa, você estará em condições de definir as principais medidas a serem tomadas para melhorar o bem-estar dos funcionários.

Escolha indicadores relevantes

É necessário estabelecer indicadores precisos que permitam monitorar a implementação da QVT e seu impacto em todos os colaboradores.

Esses indicadores são essenciais para orientar as ações e mensurar os esforços empreendidos, além de permitir confirmar a eficiência da estratégia e a direção tomada.

Os indicadores que você escolher serão definidos de acordo com suas prioridades. 

A relevância deles depende de suas necessidades, como redução do absenteísmo, redução de fatores que tornam as condições de trabalho difíceis, mais união de equipes, etc.

Exemplos de indicadores:

  • taxa de absenteísmo;
  • motivos das ausências;
  • número de acidentes de trabalho;
  • grau de acesso ao treinamento.

Treine seus funcionários sobre a postura correta 

Em muitas profissões, os funcionários passam longas horas sentados, frequentemente em posições que são prejudiciais à sua saúde física. 

Essas posturas habituais podem levar à tensão muscular e dor crônica se não forem corrigidas. 

Posturas ruins ou movimentos repetitivos impróprios podem rapidamente ter efeitos prejudiciais nas costas, pescoço e até mesmo nas articulações.

Para resolver isso, você pode oferecer sessões de treinamento por meio de profissionais especializadas, que treina equipes sobre os riscos de distúrbios musculoesqueléticos causados ​​pelo estresse e pelo comportamento sedentário no local de trabalho.

Considere também móveis ergonômicos, ajustes adequados para cadeiras de escritório e telas, e workshops de automassagem para garantir que seus funcionários trabalhem em condições ideais.

Conscientize os funcionários sobre alimentação saudável

Muitas vezes não fazemos uma pausa adequada para o almoço, levando a hábitos alimentares desequilibrados. 

Problemas como sedentarismo, obesidade e doenças associadas têm consequências diretas não apenas no bem-estar da população em geral, mas também dos trabalhadores.

Uma refeição equilibrada reduz a sensação de peso e fadiga após as refeições. 

Portanto, é essencial incentivar seus funcionários a adotar hábitos alimentares saudáveis ​​no trabalho e em suas vidas diárias. 

Uma ideia pode ser trazer um nutricionista para ajudá-los a estabelecer uma dieta equilibrada e personalizada.

Ofereça acordos de trabalho flexíveis

Teletrabalho e horários de trabalho flexíveis são maneiras excelentes, porém de baixo custo, de melhorar a qualidade de vida no trabalho. 

Esses fatores também apoiam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional para seus funcionários.

Não pode oferecer teletrabalho na sua empresa? Opte por outras alternativas, como por exemplo, permitir que os funcionários troquem de turno.

Essa é uma ótima maneira de empoderar os membros da sua equipe, bem como demonstrar sua confiança neles. 

Quando um funcionário não consegue fazer um turno, ele notifica a equipe, e aqueles que estão disponíveis podem se voluntariar para substituí-los.

Certifique-se de estabelecer regras claras para troca de turnos, incluindo quais turnos podem ser trocados e para quais funções, se a empresa permite horas extras, etc. 

Ofereça soluções de gerenciamento de estresse

Entre atendimento ao cliente exigente, pedidos de última hora, trânsito pesado e emergências, o trabalho pode ser altamente estressante para sua equipe hoje em dia. 

Então, implemente soluções para ajudar seus funcionários a gerenciar o estresse no trabalho.

Torne-se um líder em diversidade e inclusão

Criar um ambiente de trabalho equitativo e não discriminatório, onde todos são valorizados, não é apenas um grande passo para promover a QVT. 

É seu dever como empregador perante a lei. Então, por que não se tornar um líder em diversidade e inclusão?

A diversidade abrange todas as características da sua equipe, como idade, religião, origem étnica, estado civil, orientação sexual, deficiência, etc. 

A inclusão, por sua vez, significa valorizar e aceitar cada indivíduo em uma empresa, independentemente de sua origem, história, etc.

Entre outras coisas, utilize uma linguagem inclusiva em suas comunicações e celebre os feriados das diversas culturas da sua equipe.

Além disso, você pode implementar treinamentos para conscientizar os funcionários e uma política de tolerância zero em relação a qualquer forma de discriminação dentro da sua organização.

Estimule sua equipe com aprendizado contínuo

O desenvolvimento profissional é um dos principais pilares da qualidade de vida no trabalho. 

Ofereça oportunidades que permitam que seus funcionários permaneçam competitivos em um mercado em rápida mudança.

Ofereça treinamento avançado para seus garçons, treinamento de vendas para seus balconistas, cursos de gestão de pessoal para suas estrelas em ascensão, bolsas de estudo para seus funcionários que desejam cursar educação superior, e assim por diante. 

Os únicos limites são sua imaginação e seu orçamento!

Construa uma cultura de reconhecimento

Embora seu salário e condições de trabalho sejam uma forma de reconhecimento para seus funcionários, não pare por aí. Todos gostam de sentir que seu trabalho é útil e apreciado.

Crie o hábito de agradecer regularmente aos seus colaboradores e incentive-os a agradecer uns aos outros. 

O senso de pertencimento e o espírito de equipe dos funcionários em sua organização aumentarão. E a produtividade deles também!

Simplifique certas tarefas com a ajuda da tecnologia e da automação

Algumas tarefas podem ser monótonas e um desperdício de tempo para sua equipe. 

O mesmo vale para você como gerente. Então, faça bom uso da tecnologia e libere tempo no seu dia para estar disponível a seus funcionários e clientes.

  • adote software de agendamento;
  • centralize as comunicações da sua equipe;
  • use uma ferramenta de gerenciamento de projetos para evitar tarefas duplicadas;
  • mude de registro manual para uma ferramenta de registro de ponto on-line conectada ao seu sistema de folha de pagamento.

Dê sentido ao trabalho

O que motiva você a levantar de manhã e o que te impulsiona no trabalho? 

Compartilhe essa visão com sua equipe para ajudá-los a se identificarem com seus valores e a missão da sua empresa. 

Incorpore seus valores na sua vida cotidiana! Isso atrairá pessoas com valores semelhantes.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!
Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!
Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.
Pesquisar