Muitos profissionais desejam saber quando estão atendendo ou superando as expectativas de desempenho no trabalho.
Receber reconhecimento ajuda você a saber que seus colegas e gerente valorizam suas contribuições para a equipe.
Se você deseja obter reconhecimento profissional, é útil entender algumas das etapas que pode seguir para iniciar esse feedback.
Neste artigo, explicamos como alcançar o reconhecimento profissional mais rápido e abordamos outros temas relacionados, igualmente relevantes para você ter sucesso em sua carreira.
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O que é reconhecimento profissional?
O reconhecimento no trabalho é uma declaração formal do desempenho positivo de um funcionário.
Esse reconhecimento geralmente vem dos colegas, gerente ou supervisor de departamento.
O reconhecimento profissional pode vir de várias formas, como um e-mail de agradecimento, um comentário durante uma reunião de equipe ou um prêmio da empresa.
Receber reconhecimento profissional ajuda os colaboradores a se sentirem valorizados por suas contribuições e os motiva a continuar fazendo seu melhor trabalho.
Recompensa vs. reconhecimento profissional
Supervisores ou gerentes que buscam maneiras de valorizar sua equipe podem considerar a implementação de um sistema de recompensa ou reconhecimento de funcionários.
Tanto o reconhecimento como as recompensas podem melhorar a motivação, reduzir as taxas de rotatividade e aumentar a produtividade.
No entanto, existem distinções entre estes dois sistemas. Confira!
- Recompensa
Uma recompensa é um presente ou prêmio dado a um colaborador para comemorar suas realizações no trabalho.
Supervisores ou gerentes normalmente recompensam os funcionários quando eles atingem um marco ou meta específica.
As recompensas costumam ser tangíveis de alguma forma, como um almoço, um bônus financeiro ou um vale-presente.
- Reconhecimento
O reconhecimento é um elogio dado publicamente para homenagear o desempenho de um colaborador.
É uma expressão formal de agradecimento.
Os gestores podem oferecer reconhecimento aos colaboradores durante reuniões, por meio de e-mails, quadro de avisos ou outro canal de comunicação desenvolvido para atingir todos os colaboradores de uma equipe ou empresa.
Como alcançar o reconhecimento profissional mais rápido
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para obter reconhecimento no trabalho:
Comunique-se com seu gerente
É importante ter discussões regulares com seu gerente sobre suas responsabilidades e desempenho profissional.
Isso pode ajudar a garantir que ele entenda o escopo do seu trabalho em diversas tarefas e projetos.
Você pode enviar atualizações rápidas por e-mail ou agendar reuniões regulares para discutir seu progresso nas tarefas.
Quando você ultrapassar as expectativas de uma tarefa, inclua essas informações em suas atualizações.
Por exemplo, se você ficou até tarde para terminar um projeto dentro do prazo, avise seu gerente.
Isso pode ajudá-lo a perceber o esforço que você realiza para atender ou superar as expectativas.
Construa relacionamentos
Desenvolver relacionamentos com seus colegas pode ser útil para obter mais reconhecimento deles.
Esses relacionamentos podem ajudar seus colegas a compreender o trabalho que você faz e as contribuições que você traz para a equipe.
Inicie conversas com seus colegas e demonstre interesse no trabalho deles.
Também é útil construir relacionamentos com pessoas que trabalham em outros.
Seja gentil e respeitoso e procure participar de eventos da empresa.
Reconheça seus esforços
Ao trabalhar duro em uma tarefa, reserve um tempo para se reconhecer por seus esforços.
Embora possa ser desconfortável elogiar a si mesmo, reconhecer seu próprio trabalho pode ajudar a garantir que outras pessoas também demonstrem reconhecimento.
Ao discutir um projeto em uma reunião, explique como seu trabalho contribuiu para o resultado final.
Se você teve uma interação bem-sucedida com um cliente, comunique essa conquista à sua equipe ou gerente.
Ao trabalhar em equipe, certifique-se de reconhecer também as contribuições de outras pessoas, o que pode aumentar a probabilidade de elas reconhecerem seu trabalho.
Observe os outros
Pode haver pessoas em sua equipe ou na empresa que recebam reconhecimento e elogios consistentes por seu trabalho.
Observe esses funcionários para ajudá-lo a entender por que eles estão recebendo esse reconhecimento.
Considere o que eles podem fazer de maneira diferente de você em seu desempenho ou nas interações com outras pessoas.
Tente modelar seu comportamento e ações para que você também possa obter o reconhecimento dos outros.
Por exemplo, se você perceber que seu gerente costuma elogiar um colega de trabalho por ajudar outras pessoas em suas tarefas, informe sua equipe que você está disponível para oferecer assistência quando necessário.
Empenhe-se
É importante fazer bem o seu trabalho para mostrar por que merece feedback positivo.
Se houver habilidades que você possa melhorar, tome medidas ativas para fazer essas mudanças.
Torne-se um especialista em um aspecto do seu trabalho para que outras pessoas saibam que podem confiar em você ao buscarem informações de qualidade nessa área.
Voluntarie-se para ajudar seus colegas em suas tarefas, mostrando que você trabalha em equipe e pode lidar com responsabilidades adicionais.
Trabalhar com empenho pode aumentar a probabilidade de seu gerente ou colegas demonstrarem reconhecimento.
Busque prêmios
Receber prêmios formais por seu desempenho profissional ajuda a mostrar que você merece reconhecimento.
Procure prêmios aos quais você possa ser elegível e trabalhe para conquistá-los.
Pesquise vencedores anteriores de prêmios para ver algumas das habilidades e qualificações que a organização ou comitê pode valorizar nos candidatos.
Se sua empresa concede prêmios por desempenho, pergunte ao seu gerente ou a um colega de confiança como você pode aumentar suas chances de receber o prêmio.
Reconheça os outros
Se você deseja obter reconhecimento pelo seu próprio trabalho, é importante que demonstre esse mesmo reconhecimento pelos outros.
Elogie um colega pela conclusão bem-sucedida de um projeto ou reconheça publicamente um colega de equipe que o ajudou em uma tarefa.
Mostrar esse reconhecimento aos outros pode ajudá-lo a construir melhores relacionamentos de trabalho e criar um ambiente onde os membros da equipe compartilhem feedback positivo entre si.
Ao agir assim, você está modelando o comportamento que deseja dos outros em relação a você.
Seja gentil
Quando seus colegas ou gerente oferecem seu reconhecimento, aceite os elogios com gentileza.
Mostre sua apreciação aceitando o comentário e agradecendo. Manter sua resposta simples pode ajudá-lo a receber o crédito por suas realizações de maneira profissional.
Por exemplo: “Obrigado. Trabalhei muito nessa tarefa e agradeço o reconhecimento”.
Este tipo de resposta mostra que você pode manter um padrão profissional e ao mesmo tempo se orgulhar de seu trabalho.
Benefícios do reconhecimento no trabalho
Ser reconhecido no trabalho traz uma série de benefícios que vão além da simples satisfação pessoal.
Essa valorização pode ter um impacto significativo tanto no ambiente profissional quanto no desenvolvimento individual. Aqui estão alguns benefícios destacados:
Motivação
Obter o reconhecimento de seus colegas ou gerente pode motivá-lo a continuar fazendo bem seu trabalho.
Ao receber feedback positivo sobre seu desempenho, você entende o que sua equipe ou gerente valoriza ao realizar suas atividades.
Isso pode motivá-lo a continuar atendendo às expectativas de seu desempenho, o que pode lhe dar mais orgulho.
Satisfação
Saber que os outros reconhecem seus esforços pode proporcionar um nível mais alto de satisfação.
Essa satisfação pode fazer você se sentir confiante em relação ao seu desempenho e seguro quanto à estabilidade no seu emprego na empresa.
Sentir-se satisfeito com seu trabalho também pode fazer com que você se sinta mais produtivo e menos estressado, ajudando a aumentar sua realização pessoal.
Avanço na carreira
Se você deseja avançar em sua carreira para uma posição mais elevada, obter reconhecimento pode ajudá-lo a se preparar para essa etapa.
O reconhecimento formal faz com que você se sinta confiante sobre seus objetivos de progredir na empresa.
Obter o reconhecimento do seu próprio gestor também pode lhe mostrar como dar o mesmo feedback positivo a outras pessoas, o que é útil se você deseja fazer a transição para uma função de gerenciamento ou supervisão.
Estímulo à inovação
Colaboradores reconhecidos e motivados tendem a se sentir mais à vontade para compartilhar ideias e sugestões inovadoras.
O reconhecimento cria um ambiente propício à criatividade e ao pensamento inovador.
8 maneiras de construir relacionamentos fortes no local de trabalho
Relacionamentos positivos são parte integrante do sucesso profissional.
Ao construir relacionamentos no local de trabalho, você notará um aumento na produtividade e na satisfação geral no trabalho.
Você pode construir relacionamentos profissionais duradouros tomando certas medidas para compreender sua inteligência emocional e conhecer seus colegas de trabalho.
Elementos de boas relações no local de trabalho
Compreender os elementos de um bom relacionamento pode ajudá-lo a avaliar suas interações e identificar as áreas em que deseja melhorar.
Boas relações no local de trabalho tendem a ter as seguintes características:
Confiança
A capacidade de confiar em seus colegas de trabalho e sentir que pode contar com eles é importante ao construir relacionamentos.
Aceitação
Aceitar os outros e ter a compreensão de seu papel no relacionamento no local de trabalho é um elemento importante.
Membro da equipe
Indivíduos que trabalham bem em equipe, fazendo sua parte e dando crédito quando é devido, tendem a ter relacionamentos mais fortes.
Comunicação aberta
A comunicação aberta é crucial para qualquer relacionamento, inclusive no local de trabalho.
Um dos primeiros passos para uma relação de trabalho é incentivar a comunicação aberta, fazer perguntas e conhecer melhor seus colegas.
Como construir relacionamentos no local de trabalho
Construir relacionamentos positivos pode ser natural para algumas pessoas, mas nem todas possuem a mesma condição para isso.
Se esse for o seu caso, considere as próximas dicas para construir bons relacionamentos e ter maior sucesso no seu trabalho.
Entenda seus pontos fortes e fracos
Antes de focar no desenvolvimento de novas relações no local de trabalho, pode ser útil compreender seus pontos fortes e fracos.
O desenvolvimento de habilidades de relacionamento como comunicação, escuta ativa e resolução de conflitos pode ajudá-lo.
Avalie os elementos positivos que você traz para um novo relacionamento no local de trabalho e considere as coisas que você precisa melhorar.
Avaliar sua inteligência emocional pode auxiliar nessa tarefa. Compreender isso envolve foco em:
Autoconsciência
É a capacidade de conhecer suas necessidades e desejos em sua carreira e relacionamento.
Autorregulação
É a capacidade de regular suas próprias emoções e pensamentos, mantendo em mente seus objetivos de longo prazo.
Empatia
É compreender e se colocar no lugar do outro.
Habilidades sociais
O desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, resolução de conflitos, comunicação e habilidades de resolução de problemas, é crucial no desenvolvimento de novos relacionamentos.
Reserve um tempo para desenvolver relacionamentos
Construir relações positivas leva tempo. As expectativas e deveres diários do seu cargo podem dificultar a interação com outros membros da equipe.
Mas você pode dedicar um horário durante o almoço, nos primeiros 10 minutos do seu dia de trabalho ou ao sair do escritório no final do dia.
Além disso, muitos empregadores realizam passeios ou eventos de equipe que podem ser ótimos para construir relacionamentos no local de trabalho.
Faça perguntas e ouça
Fazer perguntas e ouvir ativamente permitirá que você aprenda mais sobre seus colegas e também é uma parte importante na construção de relacionamentos.
Quando você faz perguntas sobre a vida pessoal, objetivos profissionais ou necessidades diárias, você está demonstrando interessa por eles.
Dê-lhes a oportunidade de compartilhar detalhes sobre suas vidas antes de compartilhar a sua.
Além disso, ao fazer perguntas e incentivar a comunicação aberta, seus colegas passarão a associá-lo a ser um bom comunicador.
É mais provável que venham até você com preocupações, comemorações ou quando precisarem de alguém os escute.
Ofereça assistência
Aliviar o fardo de um colega quando ele está com dificuldades para concluir um projeto é uma ótima maneira de construir um relacionamento.
Se você notar alguém se sentindo sobrecarregado e tiver alguns minutos extras, considere ajudá-lo.
A confiança é uma parte importante da construção de relacionamentos, e você demonstra essa qualidade ajudando seus colegas quando eles mais precisam.
Saiba quando pedir ajuda
Pedir ajuda também pode iniciar bons relacionamentos.
Ao pedir aos colegas que participem de seus projetos ou tarefas de trabalho quando se sentir sobrecarregado, você terá mais oportunidades de conhecê-los.
Além disso, lembre-se de que é mais provável que você receba a assistência necessária quando já ofereceu a mesma ajuda a outras pessoas.
Os relacionamentos envolvem dar e receber. Você pode demonstrar isso pedindo e oferecendo assistência.
Valorize o papel de cada funcionário
A apreciação é um poderoso construtor de relacionamento.
Às vezes, pode parecer difícil compreender os desafios de outro departamento e as frustrações podem levar a sentimentos negativos.
Tendo em mente que cada departamento tem objetivos diferentes, você pode avaliar o papel de cada funcionário na organização.
Em vez de tirar conclusões precipitadas ou atribuir a culpa, pode ser útil encontrar soluções para um problema.
Ao trabalharem juntos de forma produtiva e profissional, vocês desenvolverão uma nova apreciação por seus colegas, permitindo que comecem a desenvolver um relacionamento positivo.
Cumpra seus compromissos
Ser responsável constrói confiança e bons relacionamentos.
É mais provável que você desenvolva envolvimentos mais fortes quando seus colegas ou membros da equipe sabem que podem confiar em você.
Se você achar difícil cumprir compromissos devido a uma agenda de trabalho lotada, diga a eles.
Seja sempre realista ao concordar com responsabilidades de trabalho ou eventos futuros.
Esteja presente
Com as muitas responsabilidades e exigências, muitas vezes pode parecer que o dia passa voando.
Parece mais produtivo realizar multitarefas ao longo do dia, respondendo e-mails durante uma reunião de equipe ou trabalhando em seu relatório durante o almoço.
No entanto, essas tarefas impedem que você esteja presente.
Ao prestar atenção às pessoas ao seu redor, iniciar a comunicação e conhecer seus colegas de trabalho, você descobrirá que pode construir relacionamentos fortes e duradouros com o mínimo de esforço.
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