O recrutamento pode ser caro e não é de se admirar que os gestores estejam constantemente buscando maneiras de reduzir os custos.
Todo profissional de RH está sob a mesma velha pressão quando se trata de cortar custos.
Com certeza, reduzir gastos nos processos de recrutamento é fundamental, mas saber como fazer isso é ainda mais importante.
Neste artigo, compilamos as melhores dicas para reduzir os custos de recrutamento e seleção na sua empresa, sem comprometer a eficácia dos resultados. Continue lendo!
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9 dicas para reduzir os custos de recrutamento e seleção
Para cada uma dessas dicas, escrevemos explicações detalhadas e etapas práticas sobre como você pode implementá-las.
1. Aumentar a retenção de pessoal
Em termos de marketing, o custo de aquisição é cinco vezes maior que o custo de retenção.
A lógica é simples.
Melhorar o planejamento da força de trabalho oferecendo planos de compensação ou horários flexíveis, por exemplo, pode aumentar significativamente a retenção de funcionários, reduzindo o tempo de contratação e os custos gerais de recrutamento.
Se você mantiver seus funcionários por mais tempo, a necessidade de novas contratações irá diminuir. Claro, a retenção também exige investimento, mas muito menor do que a aquisição.
Então, como você aumenta a retenção de sua equipe? Aqui estão algumas sugestões.
Crie uma cultura de farol
O primeiro passo para contratar as pessoas certas é criar a cultura certa. Seu local de trabalho é um farol. Você atrai o que irradia.
Crie um perfil de quem você está procurando atrair. Esse é seu ponto de partida. Então, descubra o que é atraente para essas pessoas.
Sua cultura deve estar exatamente aí.
Se você está procurando atrair técnicos de alta performance para um ambiente de startup, provavelmente estará indo na direção oposta, se sua cultura for rigorosa ou se o padrão de vestimenta for terno e gravata, por exemplo.
Se você contratar as pessoas certas, elas terão mais probabilidade de permanecer por mais tempo, porque irão “comprar” o que você está oferecendo.
Desenvolva sua oferta de treinamento
A progressão é um dos fatores mais significativos que influenciam a tomada de decisão do candidato, mas muitos profissionais de RH e outros líderes empresariais ainda ignoram isso.
Na verdade, estudos mostram que a progressão na carreira é a principal razão pela qual os funcionários deixam seus empregos.
Uma maneira óbvia de melhorar e reduzir os custos de recrutamento é investir em treinamento.
Você pode contratar um instrutor interno em tempo integral, investir em treinamento externo ou plataformas de aprendizagem online.
Você precisa enviar aos seus funcionários a mensagem de que investe neles, ou eles provavelmente buscarão alguém que faça.
Dicas profissionais
- Durante o processo de integração, certifique-se de cobrir as publicações sobre legislação trabalhista e acordos de não concorrência, que são cruciais para a conformidade e proteção dos interesses da empresa.
- Incentive o desenvolvimento de programas de estágio como uma forma econômica de avaliar potenciais futuros funcionários e reduzir os custos de recrutamento convertendo estagiários em contratações de tempo integral com base no desempenho.
- Enfatize a importância do gerenciamento de risco comportamental no processo de entrevista, usando entrevistas estruturadas e testes de julgamento situacional para avaliar melhor a adequação dos candidatos à cultura da empresa e aos requisitos da função.
Abrace a flexibilidade
Graças à pandemia global da COVID19, o trabalho flexível é uma grande tendência que definitivamente continuará.
Ou seja, as pessoas estão cada vez mais buscando oportunidades que possam atender às suas necessidades profissionais e pessoais.
Quanto mais flexível você for, maior será o grupo de candidatos que desejará trabalhar com você.
Pode parecer contraintuitivo, mas vários estudos mostraram que trabalhadores flexíveis são, na verdade, mais produtivos.
Aumente os salários
Se você calcular quanto economizará em custos de recrutamento se puder aumentar a retenção de funcionários, investir em salários melhores costuma ser uma medida eficaz.
Só não veja isso como uma solução definitiva. Colocar um zero no final pode funcionar no curto prazo, mas, no longo prazo, você precisará analisar outros fatores.
Seu objetivo deve ser garantir que seus salários sejam competitivos no mercado.
Introduzir um sistema de bônus pode ser uma opção muito econômica a ser considerada.
2. Melhore seu processo de contratação
Custo por contratação é uma proporção, certo? É o valor do seu investimento versus o número de contratações bem-sucedidas.
Mas, como você aumenta o rendimento de suas contratações?
Trata-se de identificar erros no seu processo, erros que afastam bons candidatos e que poderiam ser facilmente evitados. Se você puder minimizar esses erros, conseguirá atrair candidatos mais qualificados.
Utilize um Sistema de Rastreamento de Candidatos – ATS, para otimizar sua matriz de triagem e aproveitar os dados do fluxo de candidatos.
Dessa forma você irá tomar decisões mais informadas, aprimorando a experiência do candidato e melhorando a eficiência do processo de contratação.
Um grupo de candidatos mais qualificados significa que você tem mais chances de encontrar o candidato certo mais rapidamente, melhorando também sua taxa de retenção.
Aqui estão alguns elementos comuns do processo de recrutamento que você deve considerar reformular:
Barreira à aplicação
- quanto tempo demora uma candidatura?
- os candidatos podem enviar seus dados diretamente do LinkedIn, por exemplo?
- os candidatos podem simplesmente enviar um currículo ou precisam preencher vários formulários?
O processo de recrutamento é uma questão de equilíbrio.
Como encontrar as melhores pessoas, mas também fornecer uma experiência ótima ao candidato?
Na fase de inscrição, você deve ter como objetivo diminuir sua barreira para a inscrição o máximo possível.
Estamos em um mercado movido a candidatos no momento, então a responsabilidade é sua de convencer as pessoas a se candidatarem.
Se você dificultar isso, elas simplesmente não o farão.
Transparência
Nada prejudica mais rapidamente a experiência do candidato do que a falta de transparência.
Crie processos apropriados para garantir que seus candidatos estejam sempre bem informados dos processos de recrutamento.
Isso significa enviar mensagens de reconhecimento quando você receber currículos, sugerir cronogramas claros e informar sobre o resultado de suas candidaturas.
Velocidade
Você provavelmente já ouviu isso antes: “Nosso processo de contratação demora porque queremos ter certeza de que estamos contratando a pessoa certa.”
Há maneiras de garantir o mesmo rigor do processo de entrevista e ainda reduzir o tempo.
Para agilizar seu processo sem comprometer os resultados, analise seu cronograma.
Por exemplo, se você quer que os candidatos passem por uma entrevista de primeira, segunda e terceira etapas, faça o possível para realizá-las no mesmo dia.
Aumentar as contratações diretas
É provável que um dos maiores custos no recrutamento seja terceirizar o processo de contratação.
Aumentar as contratações diretas é uma forma de reduzir estes gastos.
Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isto:
Mídias sociais
Este é, sem dúvida, um lugar válido para investir seu orçamento de recrutamento, e pode resultar em uma redução de 50% nos custos.
Melhores anúncios
Se seus anúncios não estão trazendo o resultado esperado, faça uma análise das possíveis causas.
Invista tempo ou recursos na contratação de um redator para garantir que seu marketing esteja trabalhando a seu favor.
As descrições de cargos devem ser objetivas, claras, mas também devem ter conteúdo atraente.
Aumente as indicações
As indicações são uma das fontes de contratação de mais alta qualidade e menor custo.
Se você ainda não utilizou este recurso, considere desenvolver um programa de incentivo de indicações interno e externo e divulgue-o proativamente.
Você pode acompanhar essas indicações dentro dos seus sistemas de recrutamento.
Foque na mobilidade interna e transferências laterais de cargos para preencher suas vagas, diminuindo a dependência de contratações externas e promovendo uma cultura de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.
3. Construa sua marca de empregador
Sua marca de empregador é uma parte crítica da sua estratégia de recrutamento .
Muitas empresas ficam presas na rotina de estratégias de contratação de curto prazo, principalmente se suas necessidades de admissão forem altas.
Isso é um erro.
Campanhas de curto prazo podem ser eficazes, mas sempre devem ser complementadas por uma estratégia de longo prazo para construir sua marca.
Quanto mais positiva for sua presença no mercado, menos você terá que trabalhar para atrair candidatos.
Automaticamente você irá atrair pessoas alinhadas à sua marca, aumentando a retenção e diminuindo os custos de recrutamento.
Participe do recrutamento social e crie um portal de candidatos que reflita a cultura e os valores da sua empresa, tornando sua organização mais atraente para possíveis contratações.
4. Contrate mais talentos freelance
Talentos freelance são tradicionalmente vistos como uma grande despesa.
Mas, a principal vantagem do talento freelancer é a flexibilidade. Você pode contratar somente com base na necessidade.
Vivemos em uma era de instabilidade do mercado, então ter acesso a talentos que permitem que você controle os custos quando necessário é valioso.
Talentos freelancers podem preencher uma lacuna temporária, sem drenar seus recursos.
Considerar contratos de trabalho individuais para talentos autônomos pode fornecer a flexibilidade necessária para o trabalho baseado em projetos, sem o compromisso de longo prazo, otimizando assim os custos de recrutamento.
5. Aproveitando tecnologia e ferramentas
Graças às ferramentas de automação de recrutamento, encontrar, entrevistar e, finalmente, contratar pessoas requer menos tempo e esforço.
Isto facilita encontrar candidatos relevantes e combiná-las automaticamente com os critérios do trabalho.
Além disso, os sistemas de rastreamento de candidatos economizam tempo, aceleram a análise de CVs, tornam a publicação de empregos mais fácil e rápida, melhoram a qualidade da contratação ao escanear grupos de candidatos, aceleram o processo de contratação e oferecem aos candidatos uma melhor experiência.
Assim como os sistemas de rastreamento, os testes psicométricos ajudam os recrutadores a tomar melhores decisões mais rapidamente.
Os recrutadores podem usar dados objetivos e mensuráveis para entender a personalidade, as habilidades inatas e os níveis de inteligência de um candidato e até mesmo ver o quão bem eles se encaixam na organização.
6. Tomada de decisão baseada em dados
Não há praticamente nenhuma área do processo de recrutamento que não possa ser aprimorada pela análise de dados.
Ferramentas de análise de dados oferecem insights profundos sobre custos de contratação, tempo para contratar, qualidade da contratação, taxas de retenção de candidatos e fontes de candidatos.
Usar uma abordagem orientada por dados pode ajudar você a otimizar seu anúncio de recrutamento identificando seu público-alvo com base em dados demográficos, comportamentos, interesses e necessidades.
Você também pode testar e comparar anúncios para ver qual tem melhor desempenho.
Depois de executar uma campanha publicitária, você pode utilizar suas descobertas e implementá-las em anúncios futuros.
Muitas ferramentas oferecem uma compreensão sólida de engajamento, ROI e taxas de conversão.
Os recrutadores também podem otimizar seus anúncios segmentando seu público, o que é especialmente útil ao procurar vários novos colaboradores com diferentes conjuntos de habilidades.
Os anúncios podem ser segmentados com base em vários fatores, como experiência, localização, setor de atuação, educação, motivação e muito mais.
7. Priorize a qualidade em vez da quantidade de candidatos
Mais candidatos ≠ Melhores contratações
Embora atrair o talento certo seja crucial, não há necessidade de reunir um vasto grupo de candidatos.
Avaliar um grande número de candidatos pode ser mais caro do que se concentrar em alguns poucos indivíduos bem qualificados.
Por exemplo, em anúncios de emprego patrocinados, se você estiver patrocinando um anúncio de emprego por 2 semanas, tente reduzi-lo para 1 semana ou menos.
Isso não apenas ajuda você a se concentrar em todos os candidatos sem pressa, mas também encurtará o prazo de contratação, o que naturalmente reduz os custos.
Além disso, garanta que suas descrições de trabalho sejam detalhadas e específicas para que apenas os candidatos certos se inscrevam.
8. Mantenha um pool de talentos
Tudo o que você está fazendo em seus esforços de recrutamento deve ser sobre construir um pipeline de talentos para o futuro, não apenas preencher as vagas abertas de hoje.
Um candidato com potencial para se encaixar na cultura, mas sem nenhuma vaga aberta adequada no momento, deve ser armazenado em um pool de talentos para consideração futura.
Imagine um cenário em que um candidato em potencial, que pode não ser uma combinação ideal para a vaga de emprego atual que você está anunciando, mas que se alinha perfeitamente com a cultura da sua organização, expressa interesse.
Então, seis meses depois, quando uma nova vaga de emprego se alinha com seu conjunto de habilidades, você rapidamente pode contratá-lo.
Isso resulta em uma excelente adição à sua equipe, elimina a necessidade de custos adicionais de recrutamento e o tempo gasto para contratar se alinha com seu período de aviso prévio em seu empregador anterior.
Este método de preencher lacunas de habilidades é extremamente econômico e eficiente.
Um bom software de recrutamento com recursos de agrupamento de talentos é projetado para ajudar você a aumentar seu grupo de candidatos ao longo do tempo, para que nenhuma inscrição seja desperdiçada, mesmo que você não contrate o candidato imediatamente.
9. Monitore seu pipeline de candidatos e outras métricas
A análise de recrutamento fornece insights valiosos sobre a eficiência e a relação custo-benefício do seu processo de contratação.
Ao rastrear métricas-chave, como fonte de contratações, tempo para contratação, taxas de rejeição de candidatos e dados de pool de talentos, você pode otimizar seu processo de contratação e minimizar custos.
Se você está tendo dificuldades para manter seus custos de recrutamento sob controle, aqui estão as principais perguntas que você precisa se fazer neste ano:
- qual é o custo por candidato para cada um dos nossos canais de contratação?
- qual canal está gerando mais contratações?
- qual canal está proporcionando o melhor retorno sobre o investimento?
Com base nas respostas, você pode otimizar os resultados, aplicando de maneira mais eficiente seus recursos.
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