Como melhorar o relacionamento com seu chefe

Desenvolver um relacionamento significativo com sua chefia pode levar a oportunidades de avanço, como aumento de responsabilidades ou promoções. 

Ao tentar se conectar com seu chefe, você pode criar um melhor relacionamento e mostrar a ele seus pontos fortes como colaborador. 

Aprender a desenvolver esse relacionamento chefe-funcionário é algo importante, independentemente do setor em que você trabalha.

Neste artigo, discutimos como melhorar o relacionamento com seu chefe, os benefícios dessa relação positiva e compartilhamos dicas para ajudar você aprimorar essa relação de forma eficaz.

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Características de um relacionamento forte com um chefe

O relacionamento entre você e seu chefe pode variar conforme o tempo que você trabalha com ele. 

Muitas vezes depende de vários fatores, como o ambiente de trabalho, sua função específica e o estilo de gestão do seu chefe. 

Como muitos colaboradores trabalham em estreita colaboração com seus superiores, é útil aprender a gerenciar esse relacionamento no local de trabalho de forma eficaz para aumentar a produtividade e desenvolver respeito mútuo. 

É importante lembrar que os relacionamentos levam tempo para se desenvolver e cada gerente pode abordar as interações de forma diferente. 

Um relacionamento ideal com seu chefe normalmente inclui as seguintes características:

Respeito: um componente fundamental é o respeito mútuo. Você pode conquistar o respeito do seu chefe concluindo suas tarefas de trabalho de forma eficaz.

Empatia: como qualquer tipo de relacionamento, ser empático com a outra pessoa pode ajudar vocês a criarem vínculos. 

Empatia no trabalho significa que você pode entender como a outra pessoa se sente e responder de acordo.

Apreciação: quando você e seu chefe demonstram apreciação pelos esforços um do outro, isso pode ajudar vocês dois a se aproximarem. 

Reconhecer o esforço dele e elogiá-lo pode incentivá-lo a fazer o mesmo.

Confiança: você e seu chefe confiam um no outro para cumprir suas promessas e manter suas responsabilidades pessoais. 

Conforme você desenvolve seu relacionamento, ele pode eventualmente confiar em você para trabalhos de maior responsabilidade.

Benefícios de ter um relacionamento positivo com seu chefe

Aqui estão alguns dos principais benefícios de ter um bom relacionamento profissional com seu chefe:

Mais oportunidades de avanço na carreira: construir um bom relacionamento lhe dá a chance de provar seu valor na empresa. 

Quando for a hora de dar um aumento ou promoção, ele pode estar mais propenso a considerar você.

Aumento da lealdade à empresa: conhecer seu chefe pode ajudar você a se sentir mais comprometido com seu trabalho. 

Isso aumenta seus sentimentos de motivação e foco, ajudando você a se sentir mais satisfeito com sua função.

Melhor delegação de tarefas: quando seu chefe conhece seus pontos fortes e fracos, ele pode atribuir a você tarefas que estejam mais alinhadas com suas habilidades e interesses.

11 dicas para melhorar o relacionamento com seu chefe

Você pode usar essas estratégias para construir um relacionamento produtivo com a sua liderança:

1. Aprenda sobre seu estilo de gestão

Entender como seu chefe prefere se relacionar com os membros da equipe pode ajudar você a construir um relacionamento produtivo com ele. 

Por exemplo, alguns chefes preferem ser chamados pelo primeiro nome e conversar com seus liderados sobre suas vidas pessoais, enquanto outros se sentem mais confortáveis ​​com um relacionamento formal. 

Se você está começando na empresa, pode perguntar ao seu chefe qual é seu  estilo de comunicação preferido. 

Você também pode usar seu tom e comportamento como pistas e seguir seu exemplo.

2. Interaja com ele

Embora seja importante manter um tom profissional no local de trabalho, você também pode conversar com seu chefe sobre planos de fim de semana ou outras atividades. 

Você pode discutir o clima, filmes que viu recentemente ou seus hobbies.

Considere começar com conversas curtas antes do trabalho ou durante os intervalos para construir um relacionamento amigável. 

Embora você queira mostrar ao seu chefe que é profissional, também pode mostrar um pouco da sua personalidade no trabalho. 

Essa  breve conversa  pode evoluir para conversas mais longas e ajudar seu chefe a conhecê-lo em um nível mais pessoal.

3. Crie uma presença positiva

Chegar ao trabalho com uma  atitude positiva  pode ajudar você a fortalecer seu relacionamento. 

Seu chefe pode apreciar sua presença positiva, pois isso influencia o resto de sua equipe a agir da mesma forma. 

Mostre a ele que você está ansioso para ajudar e assumir novos desafios. 

Em vez de ver uma nova tarefa como um obstáculo, pense nela como uma oportunidade de desenvolver suas habilidades e experiência. 

Dessa forma, seu chefe irá saber que você é alguém em quem ele pode confiar quando precisar de ajuda.

4. Prove seu valor

Uma parte fundamental de um relacionamento profissional forte é o respeito, e você pode conquistar o respeito do seu chefe mostrando suas habilidades e tendo sucesso no seu trabalho. 

Superar as expectativas e produzir um trabalho de qualidade mostra que você é uma boa aquisição para a equipe.

5. Procure assistência ativamente

Os gerentes geralmente valorizam os membros da equipe que identificam áreas para melhoria e pedem ajuda quando precisam. 

Se você acha que pode precisar de ajuda com uma determinada tarefa, pergunte a ele com antecedência. 

Fazer isso mostra que você reconhece suas limitações, se importa em ter sucesso na tarefa e que entende a importância do desenvolvimento profissional.

6. Forneça feedback positivo

Quando seu chefe fizer algo extra para você e os outros colaboradores, agradeça pelos esforços e compartilhe algumas razões específicas para sua apreciação. 

Ser específico pode ajudar seu chefe a determinar os tipos mais eficazes de recompensas para sua equipe. 

Você também pode fornecer um feedback positivo sobre os sucessos da empresa ou outras realizações. 

Ao fazer isso, mantenha o foco nos aspectos profissionais de sua realização.

7. Estabeleça uma comunicação eficaz

Você pode fortalecer seu relacionamento com seu chefe respondendo rapidamente a qualquer comunicação que ele lhe enviar. 

Por exemplo, se seu chefe lhe enviar um e-mail com uma pergunta sobre uma conta de cliente, responder imediatamente mostra que você está atento e interessado. 

Às vezes, você pode não ter a resposta naquele momento. 

Nesses casos, responda imediatamente, dizendo que não sabe a resposta, mas que está procurando a informação.

8. Crie limites saudáveis

Como seu relacionamento com seu chefe é profissional, é importante  desenvolver limites saudáveis. 

Isso pode incluir limitar suas interações ao horário de trabalho ou garantir que ele trate você da mesma forma que os outros membros de sua equipe. 

Estabelecer limites dentro de relacionamentos profissionais pode ajudar a manter um ambiente de trabalho positivo para que a equipe possa continuar a funcionar efetivamente.

9. Esforce-se para uma comunicação aberta

Quantas vezes você discordou do seu chefe? É uma conversa assustadora para qualquer funcionário, mas é importante.

Você pode sugerir, educadamente é claro, que a ideia dele pode não ser o melhor caminho. 

Complemente apresentando outras sugestões ou aperfeiçoando o pensamento dele.

A chave é lembrar que você foi contratado porque tem um conjunto específico de habilidades que a empresa valoriza e, frequentemente, pode oferecer uma perspectiva diferente da que seu chefe pode ter. 

Sentir-se confortável o suficiente para discordar de seu chefe e ter uma linha de comunicação aberta construirá um relacionamento forte — um no qual você sabe que as melhores ideias sempre serão apreciadas.

10. Lembre-se de que seu chefe também é humano

A maioria dos líderes são trabalhadores da linha de frente, com suas agendas repletas de tarefas.

Eles passam os dias focados em levar a empresa mais perto de seus objetivos. 

No entanto, eles apreciam quando seus colaboradores os veem como algo mais do que aquele que “manda”.

Ele é tanto pessoa quanto você. Perguntar como ele está, como foi seu final de semana, vai sinalizar que você o vê como um ser humano, com forças e fraquezas.

11. Seja você mesmo

Você provavelmente já ouviu alguns de seus colegas de trabalho se referirem às suas “esposas de trabalho” ou “maridos de trabalho”. 

Geralmente é dito em tom de brincadeira, mas há alguma verdade nas expressões. Muitos de nós passamos mais tempo com nossos colegas do que com nossas famílias. 

E, às vezes, esse compromisso pode causar atrito em casa ou ressentimento no trabalho. 

Mas, seu chefe pode não ter ideia de que há um problema se formando em sua vida pessoal.

Então, se você é um pai cujo horário de expediente está pesando na sua família, proponha um cronograma que permita que você trabalhe em casa meio período. 

Ou, se você é um estudante universitário de meio período que precisa de um tempo extra de folga durante a semana de provas finais, veja se há uma maneira de compensar o tempo em outro momento na sua agenda. 

Peça o que você precisa e esteja disposto a se comprometer, e seu relacionamento com seu chefe será melhor.

Como pedir ajuda no local de trabalho

Pedir ajuda não é o mesmo que fracassar. 

Se você está sobrecarregado, sofrer com isso não vai beneficiar ninguém, – nem você, nem seu gerente, nem seus colegas de equipe. 

Quanto mais adiamos pedir ajuda, piores os problemas podem se tornar e menos opções haverá para resolvê-los. 

Então, considere essas dicas:

Descubra que tipo de ajuda você precisa

Antes de pedir ajuda a alguém, é importante descobrir por que você precisa de ajuda e como seria essa ajuda. 

Você está sobrecarregado porque é uma época particularmente agitada do ano? 

Se sim, você precisa estar ciente de que é provável que todos os outros também estejam se sentindo estressados ​​e sobrecarregados. 

Ou talvez seja porque lhe pediram para fazer mais trabalho do que você consegue encaixar nas horas do dia ou está cobrindo parte da carga de trabalho de um colega? 

Um projeto está consumindo o tempo que você alocou para suas tarefas do dia a dia? 

Determinar por quanto tempo você precisa de ajuda e quais tarefas você pode terceirizar para outros será um bom ponto de partida para sua discussão.  

Você pode prejudicar sua carreira pedindo ajuda?

Pedir ajuda pode mostrar força em vez de fraqueza. 

Se você abordar a questão da maneira correta, mostrará que você está se esforçando para obter a mais alta qualidade e tem os melhores interesses. 

A menos que esteja claro que todos em sua equipe estão sobrecarregados, comece abordando seus colegas para obter ajuda. 

Se você realmente precisa, a maioria das pessoas se sentirá lisonjeada por você ter se aproximado delas para obter conselhos ou assistência. 

No entanto, tome cuidado para não parecer estar transferindo tarefas para seus colegas e certifique-se de que, quando lhe pedirem ajuda, você responda positivamente. 

Você corre o risco de um resultado negativo se for até seu chefe reclamando que não consegue lidar com seu trabalho. 

Quando pedir ajuda ao seu gerente, não vá simplesmente bater na porta dele para reclamar sobre o quanto você tem que fazer. 

Aborde a situação de uma forma que mostre que você quer ser capaz de fazer seu trabalho de forma eficaz.

Use uma abordagem colaborativa

Quando você aborda seus colegas e supervisores com uma mentalidade colaborativa, você mostra a eles que está engajado no processo de resolução de problemas. 

Seus colegas de trabalho provavelmente apreciarão a comunicação, e vocês geralmente têm mais probabilidade de se lembrar da solução quando trabalham juntos. 

Essa colaboração também pode levar ao desenvolvimento de novos processos que podem evitar que um problema semelhante aconteça mais tarde.

Por que é importante pedir ajuda no trabalho?

Pedir ajuda no trabalho é importante porque você pode:

Construir um ambiente de trabalho colaborativo

Pedir ajuda pode promover um ambiente de trabalho colaborativo ao compartilhar habilidades entre colegas. 

O processo pode construir boa vontade entre você e seus colegas de trabalho, pois você reconhece a expertise deles e reforça que sua equipe está trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

Aprender novas habilidades

Pedir ajuda pode lhe dar novas habilidades conforme você segue os conselhos de seus colegas de trabalho. 

Você pode aprender a usar novas ferramentas ou explorar melhor as funções das ferramentas que você usa todos os dias. 

Você também pode ampliar sua capacidade de solucionar problemas.

Gerenciar melhor sua carga de trabalho

Você pode gerenciar sua carga de trabalho de forma mais eficaz explorando o que o levou a ficar sobrecarregado.

Além disso, pode trabalhar com seus supervisores e colegas sobre como criar uma programação mais eficiente. 

Você também pode descobrir que alguns de seus colegas lidam com tarefas melhor do que outros, levando a uma distribuição mais uniforme do trabalho.

Desenvolver relacionamentos mais fortes com seus colegas e chefia

Você pode desenvolver relacionamentos mais fortes reconhecendo as especializações e expertise dos seus colegas enquanto trabalham em direção a um objetivo comum. 

Muitas pessoas gostam de ajudar seus pares, e pedir ajuda pode construir esses relacionamentos.

Melhorar a produtividade e a eficiência

Pedir ajuda permite que seus colegas reconheçam suas limitações e criem fluxos de trabalho mais fortes para a equipe. 

Compartilhar desafios nos processos de produtividade e operações quando eles ocorrem pode melhorar os resultados da empresa em geral.

Obter uma melhor compreensão das expectativas e processos de trabalho

Pedir ajuda auxilia a determinar o que seus colegas e supervisores esperam de um projeto ou processo. 

Isso é especialmente verdadeiro se você estiver trabalhando em projetos complexos ou novos.

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