O mercado tem exigido agilidade, inovação e produtividade.
Equipes eficientes, diversidade de competências e competências alinhadas têm possibilitado ganhos expressivos às empresas em diversas áreas.
Nesse contexto, a formação de squads tornou-se um modelo eficaz para os negócios, ao estruturar sistemas de equipes altamente produtivos.
Várias empresas mudaram o fluxo de trabalho e abandonaram as metodologias tradicionais para se adaptarem ao padrão squad.
Se você ainda não sabe o que é squad, continue lendo e veja como aplicar esse modelo de organização, garantindo equipes mais produtivas, eficientes e ágeis!
Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!
Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.
O que é squad?
Na tradução literal a palavra squad significa esquadrão, pelotão ou tropa.
O termo é conhecido na estratégia militar, mas no mundo corporativo ganha um novo significado.
A origem dos squads vem da evolução das metodologias ágeis, mais especificamente, do método Scrum.
Squad é a combinação de profissionais de diversas áreas reunidos para desenvolver soluções, inovações e entregar resultados de negócios com eficiência.
Diferentemente das equipes divididas por setores, em que todos os profissionais da equipe possuem formação e conhecimentos semelhantes, a metodologia squad organiza a empresa em equipes autogeridas, com objetivos específicos.
A grande novidade é que no squad as equipes multidisciplinares atuam de forma horizontal. Ou seja, não existe uma hierarquia rígida e a equipe trabalha para solucionar problemas.
Por exemplo, profissionais de desenvolvimento de redes, sites e aplicações podem compor o mesmo squad.
UX, designers e desenvolvedores full-stack, back-end e front-end, entre outros, são alocados em grupos de acordo com a necessidade dos projetos.
A metodologia se popularizou depois que a empresa de streaming de música Spotify elevou o nível ágil da equipe e desenhou o formato squad.
A empresa organiza suas equipes em torno dos conceitos de tribos, capítulos e guildas, que explicaremos mais adiante.
Os squads são equipes de até oito integrantes, preferencialmente, que focam em um objetivo comum, isto é, o mesmo fluxo ou produto.
Por exemplo, em vez de isolar as equipes por departamento, a ideia é reunir profissionais de diferentes áreas para alcançar um resultado melhor e mais integrado.
Podemos encontrar esse modelo principalmente em empresas de tecnologia, pois reúnem especialistas em UI, UX, testes de qualidade, programação, ciência de dados, entre outros.
Uma das principais características deste modelo é a autonomia. Independentemente da hierarquia, todos podem tomar decisões para resolver problemas.
Assim, a administração de squads ágeis difere significativamente da gestão de equipes tradicionais, especialmente no que diz respeito à liderança.
No modelo de desenvolvimento por squads, não é essencial contar com um líder permanente, mas sim com um facilitador que pode assumir um papel rotativo.
Características do squad
Para um melhor funcionamento, o modelo squad baseia-se nos seguintes valores:
Foco: quando utilizado corretamente, o foco pode garantir otimização de tempo e melhor concentração em uma tarefa por vez.
Propósito: ter um objetivo comum faz com que as pessoas se unam, gerando um senso de propósito e impulsionando a formação de equipes dentro da empresa.
Aprendizado: nesse modelo o conhecimento pode ser disseminado igualmente, garantindo que todos da equipe tenham as mesmas oportunidades.
Colaboração: com uma boa combinação de conjuntos de habilidades, os resultados melhoram com o tempo.
Desafio: um ambiente desafiador traz motivação aos profissionais e faz com que eles queiram aprimorar suas habilidades e crescer profissionalmente de forma contínua.
Segurança: uma boa segurança psicológica garante equipes automotivadas e auto-organizadas, além de um ambiente mais saudável.
Os projetos podem falhar, erros podem acontecer e decisões erradas podem ser tomadas, mas faz parte do processo e a união da equipe pode superar as barreiras.
Equipe de desenvolvimento: multidisciplinar e auto-organizada, a equipe de desenvolvimento é composta por profissionais que cuidam de tudo, desde o desenvolvimento do produto até os testes.
Scrum Master: são responsáveis por gerenciar um projeto baseado na metodologia Scrum.
A sua função é garantir que todas as tarefas sejam seguidas da melhor forma possível, de acordo com as recomendações para uma boa execução.
Todas as etapas de um processo precisam passar por esse profissional e, dentre tantos atributos, uma de suas funções é garantir que os processos possam atender aos objetivos e necessidades de todos os envolvidos, incluindo a equipe, a empresa e os clientes.
Eles também são responsáveis por liderar e treinar a equipe, manter contato com outros Scrum Masters, planejar a implementação do Scrum e cuidar da produtividade da equipe.
PO – Product Owner: responsável por fornecer conhecimento da empresa em forma de requisitos à equipe, bem como sua ordem de aplicação.
Em termos práticos, o PO é a ligação entre os clientes e a equipe de desenvolvimento.
Eles também são responsáveis por alcançar o valor máximo com custo mínimo e gerenciar o portfólio de produtos, conhecido como Product Backlog.
As atividades do PO se concentram em cuidar do Product Backlog, o que ele contém e o desenvolvimento do produto, gerenciar o orçamento e medir os resultados do produto.
Metodologia squad e suas divisões
O funcionamento da metodologia squad é muito simples, mas ainda assim precisa ser explicado para evitar qualquer tipo de confusão.
Então, vamos entender como esse conceito se divide nas áreas de Tribos, Capítulos e Guildas.
Tribos
As Tribos são compostas por profissionais focados em um mesmo objetivo, seja para o desenvolvimento de uma funcionalidade, criação de uma campanha de marketing ou para a melhoria de um processo de atendimento.
Neste caso, as Tribos podem se comunicar da melhor forma possível e trocar experiências extremamente valiosas que auxiliam no pleno desenvolvimento do projeto.
Capítulos
Os capítulos também fazem parte da metodologia squad e trabalham com grupos de profissionais que possuem o mesmo interesse, mas atuam em tribos diferentes.
Juntos, eles trabalham para desenvolver um conceito que beneficie o trabalho rotineiro.
Como exemplo, podemos falar de desenvolvedores front-end que trabalham em tribos diferentes, mas juntos em um capítulo para melhorar os processos de sua função.
Isso proporciona a evolução desse grupo de profissionais e, consequentemente, a qualidade das entregas.
Guildas
Por fim, dentro dessa metodologia, temos profissionais de diferentes squads com interesses em determinado assunto.
Esses especialistas não necessariamente desempenham as mesmas responsabilidades.
Em outras palavras, observamos um ambiente em que desenvolvedores, atendentes, designers, vendedores e outros profissionais trocam uma variedade de conhecimentos, por exemplo.
É o caso de grupos de profissionais que desejam aprender sobre experiência do usuário, ou copywriting, email marketing, desenvolvimento funcional, etc.
Nas guildas o foco está sempre em uma ferramenta/habilidade de interesse de profissionais heterogêneos.
Benefícios da metodologia squad
Agora que você já tem a definição de squad, conheça seus benefícios e como eles impulsionam a tecnologia na sua empresa. Confira!
Conhecimento intrínseco
Uma das maiores vantagens dos squads é que cada integrante tem pleno conhecimento de todos os aspectos do projeto.
Isso facilita a transferência de conhecimento, elimina silos e permite que a equipe retenha o aprendizado para manutenção do produto ou fases futuras.
Como a equipe planeja em conjunto, os desenvolvedores, arquitetos, designers, controle de qualidade e proprietários de produtos estão todos cientes das funções e responsabilidades uns dos outros.
Essa abordagem reduz o risco pessoal e o risco de conhecimento para ajudar a manter a velocidade do projeto consistente e previsível.
Velocidade previsível
Um dos riscos mais comuns no desenvolvimento de produtos é o tempo.
À medida que as necessidades dos produtos evoluem e surgem novos desafios, as equipes que não são flexíveis e adaptáveis lutam para cumprir os prazos.
Como os squads planejam juntos de acordo com sua capacidade, compartilham conhecimentos e se comunicam com frequência, podem permanecer flexíveis e adaptáveis.
Como resultado, eles minimizam o tempo de inatividade, superam desafios rapidamente e oferecem velocidade de projeto previsível.
Entregas mais ágeis
A autonomia, como já mencionamos, é a característica mais marcante deste modelo.
Com ele ocorre maior e melhor agilidade nas entregas dos projetos, e além de tornar todo esse processo mais rápido, é possível perceber uma melhoria no relacionamento interno e externo da empresa.
Quanto mais próximo for esse relacionamento, melhor será a visão positiva que o seu público terá e maior será o panorama da situação do seu negócio no mercado.
Aumento de produtividade e proatividade
A autonomia dos membros da equipe, aliada à facilidade de comunicação, são pontos que podem potencializar significativamente os resultados para a empresa.
Por exemplo, o número reduzido de profissionais numa equipa também irá contribuir para o ganho de agilidade e produtividade, significando menos reuniões e menos pessoas envolvidas na tomada de decisões.
No modelo tradicional, muitos fatores acabam reduzindo a produtividade na execução dos projetos.
Dentre as dificuldades, destacam-se questões burocráticas que têm o potencial de prejudicar todo o processo.
Além disso, podem surgir conflitos relacionados a cronogramas e prazos apertados.
Melhor alinhamento
Como esse modelo recomenda o debate e maior interação entre os membros do grupo, fica mais fácil alinhar o projeto às expectativas de todos.
Dessa forma, cada integrante pode expor seu ponto de vista e agregar mais valor à discussão.
É importante também que a cultura da empresa esteja devidamente alinhada a sua metodologia.
Mais autonomia e engajamento para as equipes
Como já mencionamos, a autonomia é uma das principais vantagens de implementar squads na sua empresa.
Através da autonomia, é possível conceder aos membros da equipe uma participação mais significativa nos processos organizacionais, proporcionando um acréscimo de valor aos colaboradores.
Isso evidencia a importância que a empresa atribui às opiniões e decisões dos seus membros diante das tarefas e desafios, refletindo de maneira direta e positiva nos resultados.
Profissionais qualificados
Como este modelo tem uma visão geral, espera-se que cada membro adquira uma noção básica sobre as demais funções envolvidas no projeto. Desta forma, a empresa e os profissionais se beneficiam deste processo.
É inevitável que a formação desses profissionais aumente, pois eles estarão em contato com competências, técnicas e estratégias de outras áreas, o que poderá resultar em pessoas mais capacitadas e melhor treinadas.
Velocidade de desenvolvimento mais rápida
Os squads permitem reduzir o desperdício e minimizar o tempo de inatividade.
Cada membro do esquadrão está envolvido no planejamento do sprint para que cada pessoa receba tarefas específicas que correspondam cumulativamente à capacidade do esquadrão.
As equipes podem se adaptar e articular rapidamente para atender às crescentes demandas do projeto.
Como resultado, é possível evitar problemas comuns de tempo de inatividade, como espera, talentos não utilizados e excesso de processamento.
Redução de risco
As equipes tradicionais de projeto normalmente enfrentam dois desafios significativos: risco de conhecimento e risco pessoal.
O primeiro é o resultado de má comunicação e colaboração e resulta em silos de conhecimento onde cada pessoa sabe o que precisa para fazer a sua parte, mas nenhum conhecimento das responsabilidades dos outros membros.
O risco pessoal está associado aos membros de cada equipe do projeto individualmente. Por exemplo, se alguém pedir demissão ou tiver uma emergência e precisar se ausentar os outros membros não conseguirão dar continuidade ao projeto.
Remoção
O desenvolvimento ágil baseado em squad ajuda a reduzir esses riscos, incentivando equipes multifuncionais que tenham uma visão de 360° do projeto.
A fácil transferência de conhecimento dentro das equipes permite que se adaptem rapidamente caso haja um problema de pessoal, sem ter que começar do zero.
A fácil transferência de conhecimento, a localização conjunta, o alinhamento da equipe e a autonomia permite entregar produtos melhores com mais rapidez, velocidade previsível e menor risco.
Como montar squads de sucesso
Muitas empresas acreditam que basta dividir o time e montar squads e poderão obter os benefícios da criação de equipes.
Infelizmente, a realidade é mais complexa do que isso.
Para executar a metodologia squad, os gestores precisam entender que, como qualquer mudança cultural, ela irá impactar toda a rotina do negócio.
Avançar nessa metodologia exige uma mentalidade diferente da empresa e de seus colaboradores.
É fundamental pensar nas novas formas de organizar equipes, promover a comunicação entre squads, exigir tarefas, medir o desempenho dos squads e dos colaboradores, entre outras.
Para aplicar esse modelo de organização, considere o seguinte:
Alinhe a estrutura
Existem algumas etapas de estruturação de equipe que precisam ser levadas em consideração para que a metodologia funcione na sua empresa.
Cada esquadrão é uma unidade autônoma dentro da organização. No entanto, a comunicação entre as equipes deve ser fluida.
Então, a recomendação é que você organize seus esquadrões nos três níveis citados anteriormente: Capítulos, Tribos e Guildas.
Esses três fatores são responsáveis por manter alinhados toda a comunicação e os objetivos de gestão das squads. Relembrando:
Capítulos
É formado por profissionais da mesma área que exercem a mesma função em seus respectivos elencos.
O objetivo dessa subdivisão é manter contato entre profissionais de formação semelhante para a troca de conhecimentos específicos sobre suas áreas.
Tribos
É o conjunto de elencos que possuem objetivos parecidos e precisam estar mais conectados.
As tribos podem estar fisicamente próximas umas das outras para facilitar a troca de conhecimentos e experiências, para não perder tempo na mesma tarefa.
Guildas
É um grupo formado por pessoas de qualquer squad interessadas em algum tema em comum e, por isso, se reúnem para trocar aprendizados.
Conheça as competências da equipe
Um esquadrão militar é composto por diversos profissionais que reúnem as habilidades necessárias para vencer uma batalha específica.
O squad corporativo também é formado por pessoas com formações e experiências diversas, que se complementam para enfrentar desafios específicos do negócio.
A organização em squad prevê a articulação de equipes focadas em projetos específicos.
Assim, o primeiro passo para montar um squad é a definição de quais competências serão necessárias para compor a equipe e quais profissionais possuem competências complementares.
A equipe deve ter todas as competências necessárias para idealizar e desenvolver projetos em todas as suas etapas.
Entenda os valores técnicos, comportamentais e culturais essenciais ao projeto na hora de montar o squad.
Tenha objetivos claros
Toda empresa pode começar a inovar hoje.
Porém, mais do que ter um plantel para chamar de seu, o mais importante é ter clareza sobre os objetivos estratégicos desejados.
O líder do projeto deverá definir o nível de autonomia que os squads terão no desenvolvimento dos projetos e o prazo de entrega.
Outra questão fundamental é fazer com que todos os colaboradores se sintam confortáveis em trabalhar neste método e sintam que a sua opinião é essencial no desenvolvimento do sistema.
O elenco deve ter em mente o que precisa ser entregue de forma bem definida.
Isso irá gerar menos retrabalho e aumentará a clareza na execução. Lembre-se de que o objetivo é mais importante do que como alcançá-lo.
Deixe a equipe criar livremente as soluções para resolver o problema.
Integre o squad com a metodologia Ágil
A gestão ágil é essencial para medir o desempenho e identificar gargalos na equipe.
Portanto, é fundamental que o squad siga as rotinas ágeis e mantenha total transparência das atividades realizadas.
Um esquadrão é semelhante a uma equipe Scrum, mas foi projetado para parecer uma ministartup dentro de uma organização.
A equipe é auto-organizada e delibera sobre sua própria forma de trabalhar, seja com sprints de Scrum, Kanban ou mix de abordagens.
Em resumo, o Scrum visa agilidade no desenvolvimento de tarefas dentro dos times.
É uma estrutura utilizada para implementar a metodologia Ágil. Esta, por sua vez, é baseada em colaboração, auto-organização e equipes interdisciplinares.
Kanban é um método organizacional que sistematiza visualmente as demandas.
O objetivo é aumentar a produtividade e otimizar o rastreamento de tarefas.
Assemelha-se a um quadro e pode ser reproduzido fisicamente, com imagens em qualquer superfície lisa ou ferramentas virtuais.
A metodologia Squad surge como uma abordagem inovadora e eficaz.
Ao integrar equipes multifuncionais autônomas, centradas no produto e orientadas a resultados, a metodologia Squad proporciona maior flexibilidade, colaboração e velocidade no ciclo de vida do desenvolvimento.
A capacidade de adaptação rápida às mudanças, a comunicação transparente e a responsabilidade compartilhada são elementos-chave que impulsionam o sucesso dessa metodologia.
É importante que as organizações compreendam suas particularidades e estejam dispostas a investir na cultura e nos recursos necessários para maximizar os benefícios da metodologia Squad.
Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!
Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.