Essa afirmação também se aplica a todos os setores de negócios.
Especificamente para o setor de recursos humanos, a tecnologia de RH é usada para atrair, contratar, reter e manter talentos, apoiar a administração da força de trabalho e otimizar o seu gerenciamento.
A gestão de recursos humanos está evoluindo para uma profissão mais baseada em tecnologia. Em muitas organizações, os funcionários agora veem a face do RH como um portal, em vez de uma pessoa.
A tecnologia de RH é usada por gestores, lideranças, colaboradores, profissionais de RH, departamentos de TI e operações, todos de maneiras diferentes para melhorar a forma como fazem o seu trabalho e os negócios.
A implementação da tecnologia no RH permite que os gestores reúnam, coletem e forneçam informações, bem como se comuniquem com os funcionários de maneira mais fácil e eficiente.
Automatizar certos processos de negócios pode reduzir muito a quantidade de trabalho administrativo e permitir que as lideranças concentrem mais seu tempo e energia no gerenciamento do que realmente importa.
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Transformando o RH por meio da Tecnologia: e-RH
Quase todas as empresas agora fornecem acesso universal aos serviços de RH por meio de tecnologia e aplicativos baseados na web, mudando drasticamente a prática da gestão de recursos humanos.
Essas mudanças muitas vezes resultam da necessidade de cortar custos e expandir ou melhorar os serviços.
Pesquisas recentes mostram que as organizações que adotarem com sucesso ferramentas de tecnologia de RH, irão superar suas concorrentes.
Mas possuir um RH básico automatizado, não garante uma vantagem competitiva. Em vez disso, as organizações devem determinar como usar a tecnologia para transformar suas práticas de gestão de pessoas, incorporando esse diferencial a sua marca de RH.
O RH está evoluindo para uma profissão mais baseada em tecnologia porque as organizações precisam:
- Otimizar os processos de RH e reduzir a carga administrativa;
- Reduzir os custos de administração e conformidade;
- Competir com mais eficácia pelo talento global;
- Melhorar o serviço e o acesso aos dados para funcionários e gestores;
- Fornecer métricas em tempo real permitindo que os tomadores de decisão identifiquem tendências e gerenciem a força de trabalho com mais eficácia;
- Permitir que o RH se transforme para que possa desempenhar um papel mais estratégico no negócio.
O termo “e-RH” descreve a transformação da entrega de serviços do setor usando tecnologia baseada na web.
Implementar e-RH requer uma mudança fundamental na forma como os profissionais que atuam mais diretamente na gestão de pessoas veem suas funções.
Agora, esses profissionais não devem dominar apenas as habilidades e conhecimentos tradicionais, mas também ter a capacidade de aplicar esse conhecimento por meio da tecnologia.
Novas tecnologias utilizadas na gestão de e-RH
As novas tecnologias utilizadas incluem inteligência artificial, aprendizado de máquina e realidade virtual.
As melhores soluções de RH evoluem continuamente para fazer o melhor uso da mais recente inovação em tecnologia, gerenciando e aprimorando cada aspecto das experiências e processos de RH e pessoas.
Realidade virtual
As tecnologias de realidade virtual estão se tornando mais comuns no treinamento e na gestão de talentos.
Candidatos e funcionários podem aprender e praticar habilidades e mostrar como agiriam e responderiam em um ambiente virtual.
IA e aprendizado de máquina
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina ajudam no recrutamento e aquisição, na seleção de inscrições e na correspondência da experiência do candidato com os requisitos da função.
Isso pode evitar preconceitos inconscientes na pré-seleção, entrevista e seleção, aplicando critérios exatamente da mesma maneira justa a todos os candidatos.
O aprendizado de máquina retroalimenta processos como este, identificando as características de contratações bem-sucedidas anteriormente e identificando as mesmas qualidades e habilidades em futuros candidatos.
Tecnologia de nuvem
Para agilidade ideal e para acompanhar as atualizações e recursos mais recentes, a maioria das novas soluções de tecnologia de RH usa a tecnologia de nuvem.
É seguro, flexível e móvel, para que os funcionários e gestores de RH possam usar onde quer que estejam.
Plataformas móveis e aplicativos são tecnologias importantes, dando aos colaboradores recursos de autoatendimento, para que eles possam acessar e atualizar suas próprias informações e escolhas de RH à vontade.
Automação
Nas equipes de RH, a automação já é amplamente utilizada, reduzindo o processamento manual e o erro humano.
Este recurso acelera os processos de ponta a ponta, como recrutamento e integração. A análise digital e o big data também desempenham um papel crucial, ajudando os líderes de RH e de pessoal a entender a melhor forma de envolver e motivar seus funcionários.
As 6 principais habilidades tecnológicas que todos os profissionais de RH precisam hoje
Com o mundo todo se tornando cada vez mais digital, as lideranças e o pessoal de RH precisam se adaptar às novas tecnologias, seja para gerenciar informações na nuvem, trabalhar em trânsito em celulares e tablets ou se envolver com pessoas em sites de mídia social.
Espera-se que os profissionais de RH atendam a uma variedade de demandas, incluindo:
- Ajudar a encontrar e recrutar funcionários talentosos;
- Gerenciamento de integração e treinamento para novos contratados;
- Rastreamento de folha de pagamento, feriados e registros de atendimento;
- Lidar com problemas pessoais ou profissionais dos colaboradores.
A tecnologia moderna pode tornar essas e outras tarefas mais fáceis, mas apenas se você entender quais ferramentas usar e como usá-las da maneira certa.
Como profissional de RH, saber como usar essas 6 ferramentas tecnológicas pode ajudar a manter uma vantagem no ambiente de negócios de hoje:
1. Plataformas de mídia social
Ferramentas de mídia social como Facebook, Twitter e LinkedIn tornaram-se essenciais para a rede de negócios, especialmente em RH. Elas são usadas para vários fins, como:
- Publicar informações sobre vagas de emprego nas páginas da empresa e incentivar os funcionários a compartilhá-las, alcançando mais candidatos.
- Verificar os perfis de mídia social e postagens públicas de candidatos em potencial determinando se eles serão adequados para a empresa.
- O uso de plataformas de mídia social para se comunicar com os funcionários e o público sobre os próximos eventos da empresa melhora a visibilidade da marca do empregador.
2. Software de informação de recursos humanos
A familiaridade com uma solução e-RH pode ajudar a otimizar várias tarefas e processos, reduzindo o erro:
- O preenchimento de formulários online e o armazenamento eletrônico de documentos minimizam a quantidade de documentos físicos que precisa ser mantida.
- Automatizar processos de folha de pagamento e outras tarefas de RH melhora a produtividade e eficiência da equipe. Isso economiza tempo e dinheiro.
- Os documentos arquivados em formato digital são mais fáceis de preencher, gerenciar e recuperar dentro do prazo. Isso ajuda a reduzir os problemas de conformidade.
3. Software de aquisição de talentos
Saber como usar um Sistema de Rastreamento de Candidatos pode ser extremamente útil para o recrutamento e contratação de RH. Algumas vantagens, são:
- Com uma mídia social integrada, é possível postar em vários painéis de empregos, páginas de carreiras e sites de redes sociais por meio de uma única plataforma.
- Os recursos automatizados de análise de currículo, triagem de candidatos e agendamento de entrevistas podem reduzir significativamente a carga de trabalho manual dos recrutadores.
- Usar filtros inteligentes ajuda a selecionar candidatos qualificados com mais rapidez, liberando tempo e energia para entrevistar pessoas e encontrar a melhor opção.
- Automatizando anúncios de empregos, comunicações, lembretes de entrevistas e outras tarefas, os custos administrativos e de pessoal irão reduzir.
4. Tecnologia em nuvem
Entender como operar um sistema de rastreamento de candidatos baseado em nuvem, plataforma de pré-seleção ou outro software de RH é importante, já que tudo está online hoje em dia:
- A centralização dos dados de RH e de negócios torna mais fácil acessar, organizar e gerenciar tudo, desde a integração à folha de pagamento, feedback e muito mais.
- Ter dados de candidatos e funcionários em um local melhora os tempos de resposta, reduzindo a comunicação de ida e volta entre os departamentos.
- Os sistemas de RH baseados na nuvem podem ajudar a melhorar a comunicação e a transparência dentro da empresa. Isso aumenta o engajamento e a retenção dos funcionários.
- Com políticas, métricas de desempenho e melhores práticas na nuvem, é possível aumentar a consistência em toda a organização, mesmo em locais diferentes.
5. Técnicas de Gamificação
Trazer um senso de competição e diversão para o recrutamento e outras funções de RH melhora a colaboração, a conexão e a motivação:
- Adicionar um jogo à página de carreiras da sua organização pode aprimorar a aquisição de talentos, criando interesse e engajamento entre os candidatos em potencial.
- Jogos e quebra-cabeças temáticos também podem ser usados para testar se os candidatos em potencial se encaixam na cultura, nos valores e no ambiente da empresa.
- Você pode usar ferramentas de gamificação para melhorar o aprendizado e o desenvolvimento, por meio do compartilhamento de conhecimento, networking e simulações de cenários da vida real.
- As técnicas de gamificação podem ajudar a fazer com que os funcionários se sintam conectados com sua equipe, ficando mais absorvidos e motivados no local de trabalho.
6. Software de gestão de talentos
Agiliza os processos de contratação, integração, treinamento e retenção:
- Com os dados orientados por esse sistema, você pode tomar decisões mais estratégicas e informadas para definir e atingir as metas de longo prazo de RH e aquisição de talentos.
- Ao rastrear avaliações e feedback de desempenho de funcionários, bem como habilidades e objetivos de carreira, este tipo de software ajuda a identificar e reter grandes talentos.
- Analisar os dados coletados permite que você planeje promoções ou forneça aprendizado e desenvolvimento aos funcionários que precisam.
- Automatizar a coleta de dados e a documentação por meio do sistema acelera o processo de integração para novas contratações. Também reduz o tempo de contratação.
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Tecnologia de RH: Agora é com você!
No mundo de hoje, as habilidades tecnológicas não são mais um bônus, mas uma necessidade para todo profissional de RH.
Novas tecnologias estão surgindo quase diariamente, o que significa que o RH precisa ser cada vez mais ágil.