Há mais de quatro décadas, Alvin Toffler, escritor e futurista norte-americano previu que nossa sociedade seria afetada pela Revolução da Informação devido à tecnologia fornecida pelo computador. Claramente, isso ocorreu.
Passamos de uma sociedade agrícola para uma fábrica/linha de montagem e de sociedade manufatureira, para uma sociedade automatizada, baseada no conhecimento.
Existem poucas profissões que não são tocadas pela tecnologia.
Quer um indivíduo esteja envolvido na produção de bens tangíveis ou na prestação de um serviço, os avanços técnicos remodelaram o trabalho e os estilos de vida.
Hoje, as principais atividades dos funcionários são reunir, criar, manipular, armazenar e distribuir informações relacionadas a produtos, serviços e necessidades dos clientes.
A tecnologia teve um efeito poderoso sobre a natureza do trabalho e tais empregos estão atualmente em demanda.
Na verdade, empregos que nunca foram imaginados há 20 anos estão sendo criados hoje.
No passado, havia empregos estáveis e claramente classificáveis, enquanto hoje existem muitos tipos de trabalho que mudam rapidamente.
A preparação da carreira, as escolhas e os objetivos são diferentes agora do que eram anos atrás.
Por exemplo, hoje muitos indivíduos estão visando empresas menores, agências de contratação de habilidades ou iniciando seus próprios negócios em vez de trabalhar para empresas maiores.
Além disso, os objetivos de carreira mudaram de simplesmente subir escadas organizacionais para mais desenvolvimento pessoal em áreas de especialização.
Quase todos os aspectos da carreira de um funcionário são influenciados pela tecnologia.
Desde o momento em que são contratados e selecionados através de aplicativos do site, treinados através de aprendizado on-line, orientados via e-mentoring, avaliados por sistemas computadorizados, bem como o tipo de trabalho que realizam e onde fazê-lo, os trabalhadores são expostos a alguma forma de tecnologia.
Assim, a tecnologia também impactou a forma como os indivíduos se candidatam a empregos, as estratégias usadas pelos empregadores para encontrar funcionários e treiná-los e os serviços fornecidos por conselheiros de carreira.
A tecnologia também impactou a psicologia vocacional e os serviços de orientação profissional.
Os conselheiros podem fornecer aos futuros trabalhadores uma abordagem de habilidades profissionais, permitindo que os indivíduos sejam transformados em profundos conhecedores de suas carreiras.
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Como a tecnologia mudou a natureza do trabalho e as habilidades exigidas
A tecnologia é considerada uma das forças mais amplamente reconhecidas que afetam o trabalho e como ele está mudando.
A tecnologia da microeletrônica, robótica e manufatura integrada por computador, juntamente com a explosão das telecomunicações digitais devido ao crescimento da Internet e da World Wide Web, levaram o mundo à beira de uma transformação semelhante a uma revolução industrial.
Espera-se que as quatro grandes tecnologias da informação – redes de computadores, tecnologia de imagem, armazenamento massivo de dados e inteligência artificial – continuem a ter efeitos revolucionários na formação das ocupações atuais.
A informatização está transformando a economia.
Os computadores estão mudando a composição e distribuição do trabalho, melhorando a eficiência e criando novos mercados e novas formas de organização.
A tecnologia molda o que as pessoas fazem e como fazem. Essa mudança muitas vezes cria novas ocupações e reduz ou elimina algumas ocupações existentes.
Além disso, a digitalização mudou os tipos de habilidades necessárias nos empregos.
Ela aumentou as habilidades analíticas e de processamento de informações necessárias em alguns trabalhos e diminuiu as habilidades manuais e sensoriais de outros.
Hoje, a inteligência está substituindo o trabalho manual, e os futuros trabalhadores devem se educar continuamente, aumentando suas habilidades para manter seu valor no local de trabalho.
A tecnologia reduziu o número de trabalhadores necessários para manter e operar fábricas e locais de trabalho de alta tecnologia deu origem à necessidade de “trabalhadores do conhecimento”, elevando a educação geral necessária.
Existem poucas ocupações emergentes para pessoas que não sabem ler, escrever e fazer matemática básica.
Assim, as pessoas com formação educacional fraca tendem a ser cada vez mais vulneráveis ao desemprego.
Para empregos futuros, será dada maior ênfase às habilidades cognitivas, de comunicação e interativas.
Os funcionários de todos os níveis da organização têm maior acesso às informações e maiores oportunidades de tomar decisões de trabalho.
Para alguns empregos, os computadores deram aos funcionários mais autonomia em seu trabalho.
Em outros, a necessidade de entrada contínua de dados em computadores e monitoramento para atender às necessidades dos clientes impôs uma nova forma de linha de montagem.
Trabalho 24/7
Com os avanços tecnológicos crescentes, os trabalhadores são capazes de fazer seu trabalho em quase qualquer lugar.
Laptops, aparelhos de fax, telefones celulares, redes, e-mail e correio de voz possibilitaram aos colaboradores trabalhar essencialmente 24 horas, sete dias por semana.
O trabalho agora pode ser feito independentemente de espaço, tempo ou limites geográficos.
A economia, a globalização e a demanda 24 horas por bens e serviços esgotaram a capacidade na semana de trabalho de 40 horas.
Hoje, todos os tipos de funcionários estão trabalhando à noite ou em turnos divididos.
Mudança de local de trabalho e teletrabalho
Atualmente, mais trabalhadores estão em teletrabalho. De fato, as inovações desta modalidade e das equipes virtuais estão experimentando uma taxa de crescimento anual de 5% a 10%.
Carreiras e empregos estão cada vez mais sendo vistos como sem fronteiras, flexíveis e virtuais.
O teletrabalho tem os benefícios de permitir que as pessoas trabalhem em casa, economizando tempo e custos de deslocamento, bem como custos de espaço de escritório.
Também pode ajudar os funcionários a equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional.
No entanto, alguns trabalhadores se sentem isolados e temem que a menor visibilidade possa afetar negativamente sua progressão na carreira.
Além disso, se não houver critérios e disciplina, os papéis de trabalho e de casa podem se cruzar, o que pode levar a um maior conflito e estresse entre os trabalhadores.
Empregos para o futuro
Conforme pesquisas, 8 das 10 ocupações de crescimento mais rápido estão relacionadas a computadores.
Empregos que exigem habilidades em tecnologia da informação estão em alta demanda para o futuro.
Uma consideração importante é que, como as habilidades nesses empregos podem se tornar obsoletas muito mais rapidamente do que em outras atividades, é cada vez mais importante para os empregadores e profissionais manterem suas habilidades atualizadas por meio de esforços de aprendizagem ao longo da vida.
Além disso, as habilidades sociais, como habilidades de comunicação e apresentação, são cada vez mais importantes para profissionais de TI devido à maior necessidade de explicar questões técnicas para pessoas não técnicas.
Tecnologia e saúde nas carreiras
A evolução tecnológica do ambiente de escritório produziu muitos benefícios, mas também trouxe alguns resultados negativos.
Estes incluem tanto preocupações com a saúde física quanto preocupações psicológicas.
Os empregadores precisam continuar a examinar o impacto dos avanços tecnológicos na saúde física e psicológica de seus funcionários e fazer os ajustes necessários.
Os problemas físicos mais comumente relatados são subprodutos da crescente sofisticação tecnológica, como ritmo de trabalho aumentado, ruído, demandas mentais e movimentos repetitivos.
Estes fatores podem levar a distúrbios musculoesqueléticos, por exemplo, síndrome do túnel do carpo, tendinite e lesões nas costas.
Esses distúrbios são caros e de longo prazo. Além disso, eles podem levar à perda de emprego, depressão e ruptura familiar.
Além dos problemas físicos associados ao aumento da tecnologia nos locais de trabalho, também existem preocupações com a saúde psicológica.
Estudos vincularam muitas variáveis relacionadas à tecnologia ao estresse psicológico, que pode levar a outros resultados negativos, como tensões, atitudes negativas, ansiedade, depressão, baixa satisfação no trabalho e distúrbios de humor, entre outros.
O impacto da tecnologia na carreira e nas práticas de desenvolvimento
Hoje, os empregadores observam que encontrar, atrair e desenvolver trabalhadores de qualidade tornou-se uma das principais prioridades à medida que tentam combater a escassez de mão de obra, atender às mudanças nas expectativas dos trabalhadores, atualizar sua força de trabalho e criar inovação e criatividade em organizações internacionalmente competitivas.
Empregadores e candidatos confiam cada vez mais na Internet como parte do processo de procura de emprego.
Estratégias individuais de busca de emprego
Com o advento da Internet e dos sistemas de carreira assistidos por computador, os indivíduos têm maior controle sobre suas próprias estratégias de busca de carreira e seu progresso.
De acordo com os candidatos, o uso da Internet para busca de emprego é visto como uma estratégia menos eficaz do que a rede pessoal, mas muito superior ao uso de anúncios em jornais e ligações frias para encontrar empregos.
Na verdade, a maioria dos recém-formados veem a Internet como uma importante fonte de ajuda na localização de oportunidades.
Sites de carreira populares são acessados não apenas nos horários de pico, mas também fora do horário comercial, entre 1h e 2h.
Estudantes universitários, em particular, são conhecidos por passarem a noite toda em busca de empregos on-line.
As pessoas costumam usar esses sites para visualizar listas de empregos e se candidatar.
Apesar da popularidade da Internet, existem alguns problemas relatados associados ao seu uso para procurar empregos.
Isso inclui menos contato pessoal, menos precisão em relação à descrição do trabalho, dificuldades para encontrar as páginas da Web das empresas ou navegar por elas, problemas para enviar currículos de acordo com especificações da Web e receber uma confirmação ou ligação de acompanhamento dos representantes da empresa quando um currículo é submetido.
Uso da Internet pelos empregadores para contratar funcionários
Os empregadores estão confiando cada vez mais em sites de carreira e emprego para recrutar e selecionar funcionários.
Na verdade, o trabalho do recrutador mudou de tal forma que os candidatos podem ser identificados, selecionados e recrutados de forma on-line.
Dada a intensa competição entre os empregadores por funcionários qualificados, muitos recrutadores estão trabalhando até tarde da noite para procurar currículos em potencial.
A navegação noturna na Web agora é uma prática comum entre os recrutadores.
Caçadores de talentos determinados pegam currículos quentes antes do amanhecer, entrando em contato com os candidatos por e-mail e às vezes até por telefone.
Candidatos com habilidades técnicas que estão em alta demanda são bombardeados com ligações e e-mails minutos depois de postar um currículo on-line.
Assim, do ponto de vista do empregador, o recrutamento on-line tem enormes benefícios potenciais para as corporações.
Isso inclui reduzir o tempo necessário para contratar alguém, menos custos em relação ao uso de headhunters e empresas de busca externas, custos reduzidos em correspondências, folhetos e entrevistas no local e a capacidade de alcançar um grupo de candidatos mais diversificado.
O impacto da tecnologia no aprendizado e desenvolvimento dos funcionários
Devido à qualidade dinâmica do trabalho, as pessoas provavelmente se envolverão em sete ou mais empregos em suas vidas profissionais.
Elas também terão que ser retreinadas com frequência para permanecerem competitivas e gerenciarem seu próprio desenvolvimento de carreira.
Alguns trabalhadores podem se tornar “trabalhadores do mundo”, movendo-se entre as nações em busca de um trabalho adequado.
Assim, há uma mudança do desenvolvimento da “maturidade da carreira” para a “adaptabilidade da carreira”, ou seja, ser capaz de mudar para se adequar a circunstâncias novas ou alteradas.
A corporação do futuro terá o conhecimento acumulado e o potencial inovador de seus trabalhadores como seu maior patrimônio.
Assim, o treinamento e o aprendizado contínuo estão em demanda, pois os funcionários precisam de mais habilidades para se mover mais rapidamente entre os cargos.
Os funcionários também precisam de treinamento técnico e devem aprender a operar com discrição em um ambiente de informação aberta.
A reciclagem é cada vez mais importante devido à obsolescência de conhecimentos e habilidades entre os trabalhadores técnicos e profissionais.
Ou seja, como resultado do ritmo acelerado dos avanços tecnológicos, muitos trabalhadores precisam de conhecimentos e habilidades atualizados necessários para manter um desempenho eficaz em suas funções de trabalho atuais ou futuras.
Além disso, à medida que as empresas reduzem ou reestruturam sua força de trabalho, elas precisarão treinar novamente os funcionários atuais para outras funções ou fornecer aconselhamento de recolocação para que esses funcionários possam encontrar empregos em outras organizações.
Para que esses esforços sejam bem-sucedidos, é importante que haja apoio da alta administração nos programas de treinamento e que seja voluntário.
Também é útil se tarefas específicas forem atribuídas ao funcionário antes de ser treinado novamente, para que ele possa ver a relevância de aprender novas habilidades.
A tecnologia não apenas impactou a importância do aprendizado contínuo, mas também influenciou o tipo de treinamento que pode ser usado com os funcionários.
As metodologias utilizadas para treinar os trabalhadores mudaram devido aos avanços no treinamento baseado em computador e métodos on-line.
O e-learning está ganhando popularidade, pois permite que os indivíduos continuem seu aprendizado de maneira individualizada.
Assim, está imediatamente disponível para eles e não é limitado pelo tempo de viagem ou custos para participar de sessões de treinamento.
Conclusão
A tecnologia teve um impacto notável na natureza do trabalho em si, candidatos e trabalhadores, empregadores e conselheiros de carreira.
Mudou a natureza do trabalho e os tipos de trabalho que as pessoas fazem hoje. Alterou o conhecimento e as habilidades que os indivíduos precisam para serem trabalhadores eficazes.
Ela transformou a forma como os empregadores recrutam, selecionam e treinam sua força de trabalho.
Como resultado, indivíduos, empregadores e conselheiros de carreira precisarão acompanhar o avanço da tecnologia, ser adaptáveis e responsivos às mudanças para continuar tendo sucesso e enfrentar os desafios do novo mercado de trabalho.
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