É um processo que deve envolver empatia, confiança e respeito, pois assim poderá ser bem entendido e recebido, dessa forma gerando bons resultados. Existem diferentes tipos de feedback, é essencial que eles sejam aplicados da forma correta.
Neste artigo você vai conhecer os principais tipos de feedback e dicas de como essa prática deve ser aplicada em sua empresa.
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Por que é importante aplicar o feedback nas empresas?
Você com certeza sabe que não se consegue chegar ao sucesso sem percorrer um caminho cheio de obstáculos, mas com muito esforço, não é mesmo?
O feedback permite que seja formada uma trajetória, onde há planejamento e aprimoramento constante, para que tanto profissionais como líderes possam dar forma a ela juntos.
Ou seja o feedback nada mais é do que uma troca de opiniões sincera entre colaboradores e gestores, onde todos podem realizar avaliações e assim ajudar uns aos outros a melhorar cada vez mais.
Esse processo possibilita que os profissionais se desenvolvam, podendo se tornar trabalhadores melhores, gerando serviços e produtos de maior qualidade, e assim consequentemente auxiliando no crescimento da organização.
Tipos de feedback
Para que o feedback tenha o efeito desejado é necessário que ele seja aplicado da forma correta. Por isso é importante conhecer os tipos de feedback e entender em qual situação cada um deve ser usado. Vamos conhecê-los:
Feedback positivo
Ele tem como objetivo reconhecer quando um funcionário realiza uma boa performance na execução de uma tarefa. Isso ajuda a motivar mais o profissional a continuar com o bom desempenho e se sentir mais valorizado e que sua dedicação foi de grande valia.
Por isso é essencial quando tiver a chance proporcione essa avaliação positiva para os colaboradores, caso contrário eles poderão ficar desmotivados e inseguros, além de gerar um ambiente de trabalho ruim.
Feedback negativo
Nesse caso é um feedback que deve ser dado quando o funcionário realiza uma ação inapropriada ou realiza uma tarefa de forma equivocada ou com má qualidade. O certo no feedback negativo é notificar o erro do colaborador por meio de uma crítica construtiva.
Por esse motivo não é bom fazer comparações com outros funcionários para não haver rixas e assim diminuir a performance da equipe, é preferível apontar as qualidades do profissional. Dessa forma será mais fácil para ele aceitar o feedback negativo e assim melhorar seu desempenho.
Feedback construtivo
Nesse tipo de feedback além de elogiar ou apontar as melhorias que o funcionário precisa realizar você deve mostrar soluções de como ele pode manter sua boa performance ou obter um melhor desempenho.
Dessa forma é essencial mostrar onde o colaborador está errando, para que a partir daí possa se corrigir e desenvolver. É recomendado que sejam mostradas as qualidades do funcionário e destacar como ele é importante para a equipe.
No entanto nunca se deve perder o foco, que é incentivar o colaborador a melhorar e ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Feedback informal
Quando o feedback ocorre de maneira informal o gestor geralmente demonstra sua avaliação durante o dia de trabalho. Pode ser por meio de um elogio quando algo é feito da forma esperada ou observações no caso de ser necessário refazer determinada tarefa.
Esse tipo de feedback pode ser expressado verbalmente ou por e-mail, no caso de parabenizar a equipe por um bom resultado. Essa avaliação deve ser oferecida de forma que não atrapalhe a produtividade dos colaboradores.
Ele pode acontecer por meio de um comentário ou mesmo pela expressão do gestor durante uma apresentação ou atendimento ao cliente.
Feedback formal
Esse tipo de feedback deve ser elaborado com cuidado, pois é mais completo, onde o gestor realiza uma reunião individual ou em grupo com os funcionários e assim são discutidas formas de desenvolver os profissionais.
Porém esse tipo de feedback não deve atrapalhar a produtividade da equipe e sim ajudar os profissionais a melhorarem sua performance e assim aperfeiçoar os resultados.
Feedback ofensivo
Esse tipo de feedback nunca deve ser oferecido, pois ofender um colega de trabalho ou membro de sua equipe pode prejudicar sua relação com ele.
Essa forma de avaliação geralmente acontece quando um líder desvaloriza o trabalho de um de seus liderados ou mesmo fala mal da pessoa ao invés de ajudá-la a melhorar como profissional.
Devido a isso o colaborador que foi desmoralizado pode se tornar agressivo e perder a segurança em seu trabalho, parando de dar ideias e expressar sua opinião. Isso acaba prejudicando a saúde do funcionário assim como o relacionamento com a equipe.
Quais as formas de oferecer o feedback?
Agora que você conheceu os principais tipos de feedback chegou o momento de saber quais as possíveis formas de oferecê-los. Confira elas a seguir.
Pessoalmente
Essa é a forma mais habitual de oferecer um feedback e também a que gera melhores efeitos, pois a comunicação é mais entendível, assim evitando enganos. Por meio dela também é possível identificar a reação do profissional e esclarecer dúvidas.
No entanto é preciso ter cuidado quando passar a informação, pois deve ser escolhida uma forma de falar que não seja ofensiva e que explique de forma clara a avaliação do profissional em questão.
O ideal é sempre fazer uma crítica construtiva, para que dessa forma o colaborador possa assimilar melhor o que está sendo dito e aceitar o feedback com tranquilidade. Por isso uma boa dica é planejar o que vai dizer, para que não haja mal-entendidos.
Por e-mail
Esse tipo de feedback facilita a elaboração do discurso do gestor, pois ele tem mais tempo para pensar se está colocando todas as informações necessárias de forma correta e bem entendível. Além disso, também é possível solicitar a opinião de outra pessoa para analisar se está tudo certo.
É recomendado eleger palavras que mostrem gentileza e cordialidade. Para tornar a compreensão da informação mais fácil você pode usar exemplos de situações reais que tenham relação com o assunto.
Por meio do e-mail o funcionário também tem a chance de responder com mais liberdade, podendo tirar suas dúvidas, uma vez que não há contato visual.
Por telefone
Essa forma de oferecer o feedback é interessante, pois por meio da voz é possível identificar a reação do colaborador. Também é possível obter uma resposta mais rápida e tirar dúvidas.
No entanto é preciso ter alguns cuidados, como: ser atencioso e cordial, pois assim a pessoa se sentirá mais à vontade e também se preparar antes de realizar a ligação. Assim você vai saber tudo o que precisa dizer e apontar todos os pontos necessários para que o feedback tenha um bom retorno.
Ferramentas Online
Existem ferramentas online que podem otimizar esse processo, inclusive já direcionando para soluções. A grande vantagem desta opção é que automatizando o feedback, você consegue de forma rápida e estratégica em poucos cliques dar ou receber o seu. Em segundos você envia os convites por e-mail e pronto, basta aguardar as respostas para entender como as pessoas estão enxergando seu trabalho.
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Como agir durante o feedback?
Primeiramente é importante saber que você pode ser tanto transmissor como receptor do feedback, pois esse processo permite que haja uma troca de avaliações, onde todos podem ser avaliados profissionalmente, tanto colaboradores como gestores.
Por isso é bom saber como agir em ambas as situações para que dessa forma não haja mal-entendidos e prejudique o relacionamento da equipe. Então confira como deve ser feito.
Como dar o feedback?
Fazer a avaliação de um profissional é algo difícil e que requer cuidado e empatia, para que a pessoa se sinta valorizada e motivada. Por isso quando for oferecer o feedback é importante que você:
- foque na solução dos problemas e melhoramento do desempenho profissional;
- motive, estimule o aprendizado e transmita confiança e colaboração;
- tire as dúvidas e incentive o profissional a melhorar;
- a pessoa que recebe o feedback deve ser compreendida e estimulada a agir.
Como receber o feedback?
Receber uma avaliação nem sempre é fácil, ficamos na expectativa e nem sempre reagimos bem quando o feedback é negativo. Assim sendo é importante sabermos agir nessa situação. Confira alguns comportamentos que você deve buscar ter.
Compreenda o que está errando e aceite o feedback
Algo que você deve ter em mente é que a avaliação apenas mostra determinada conduta que você teve, mas não determina quem você é. Por isso você deve vê-lo como uma chance de se desenvolver tanto como pessoa como profissionalmente.
Responsabilize-se por suas ações e aja para mudar
Você não deve tentar se justificar e nem apontar culpados para seu comportamento. O certo é receber o feedback e fazer um planejamento para mudar. Caso seja necessário você pode pedir ajuda, tente melhorar dia a dia e analise o que está melhorando.
Anime-se a buscar soluções para melhorar
Muitas vezes nos sentimos desanimados com um feedback negativo, no entanto você deve ver o lado positivo da questão, pois se seu líder está mostrando o que deve ser melhorado significa que ele gosta do seu trabalho e acredita que você pode se tornar um profissional ainda melhor.
Reflita sobre o que foi dito
Escute com atenção o feedback e reflita, não pense em mudar de profissão apenas porque recebeu um feedback negativo, analise o que você errou e pense em formas de evitar realizar o mesmo erro.
Aceite feedbacks dos membros de sua equipe
Como já contamos ser gestor não implica em nunca receber feedbacks. Você deve dar a chance deles expressarem sua opinião e fazer sua avaliação como líder.
Dessa forma você poderá se tornar um profissional ainda melhor e conseguirá otimizar ainda mais o relacionamento com sua equipe.
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Escolha os melhores tipos de feedback para sua empresa!
Como você viu existem diferentes tipos de feedback como feedback positivo, feedback negativo, feedback construtivo, feedback informal, feedback formal e feedback ofensivo. É importante que você eleja o tipo de avaliação que fará aos seus colaboradores de acordo com a necessidade.
No entanto você deve tomar cuidado para que o feedback seja realizado de forma tranquila, bem planejada, evitando ofensas e discussões que em nada ajudam a melhorar a performance dos profissionais.
Dessa forma a relação interpessoal de sua equipe se tornará melhor e todos se sentirão mais motivados e produtivos, o que ajudará a gerar bons resultados para sua empresa.